Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saque do FGTS: veja dicas de como utilizar o dinheiro

Crédito dos valores será realizado por meio de conta poupança social digital, o Caixa Tem

18/03/2022 15:49

Uma grana inesperada sempre cai bem, não é mesmo? Por isso, muita gente vibrou ao descobrir que vai poder sacar R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O calendário para a retirada do dinheiro já foi montado pela Caixa Econômica Federal, que pode ser resgatado de contas ativas e inativas – emprego atual e antigo, respectivamente (veja calendário no final desta reportagem). A liberação dos valores começa dia 20 de abril e segue até 15 de junho. A medida provisória foi publicada nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial da União.


“O FGTS é um direito do trabalhador, principalmente, para aquelas pessoas de carteira assinada. Antigamente, o Governo Federal só liberava o dinheiro em casos específicos: desemprego por justa causa, habitação/casa própria ou aposentadoria. Serão beneficiadas 40 milhões de pessoas de carteira assinada, que vão movimentar a economia do país”, disse o economista Valmir Falcão.


Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil

Vale ressaltar que é necessário que o trabalhador tenha valores liberados para fazer o saque. Quem antecipou o saque de aniversário e ficou com o valor bloqueado não poderá receber.

O crédito dos valores será realizado por meio de conta poupança social digital, o Caixa Tem. A movimentação do valor do saque emergencial poderá, inicialmente, ser realizada por meio digital com o uso do aplicativo Caixa Tem, sem custo, conforme o governo federal.


Veja algumas dicas de como usar o dinheiro:

1.  Você pode fazer uma reserva ou começar um planejamento financeiro. “Gastar com o indispensável para não sair do orçamento doméstico e até quem sabe começar o planejamento financeiro”, ressalta.

2.  Quitar pequenas dívidas. Agora, você tem o poder de negociar as suas dívidas porque está com dinheiro. Com certeza, a negociação será diferente.

3.  Essa dica é para você que está com a vida financeira tranquila. “É provável investimento. Com o crescimento da taxa Selic, os fundos de renda fixas são bem atrativos e isso facilita para quem quer aplicação”.

4.  Faça uma lista de prioridades para sair gastando dinheiro de qualquer jeito. Monitore o que você gasta. Pode ser através de anotações e, o ideal, é que você também anote o que você ganha.


Calendário pagamento FGTS:

Nascidos em janeiro recebem em 20/04

Nascidos em fevereiro recebem em 30/04

Nascidos em março recebem em 04/05

Nascidos em abril recebem em 11/05

Nascidos em maio recebem em 14/05

Nascidos em junho recebem em 18/05

Nascidos em julho recebem em 21/05

Nascidos em agosto recebem em 25/05

Nascidos em setembro recebem em 28/05

Nascidos em outubro recebem em 01/06

Nascidos em novembro recebem em 08/06

Nascidos em dezembro recebem em 15/06

Mais sobre: