Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Visibilidade do eclipse solar em Teresina será de 33%

O fenômeno tem previsão de início a partidas das 16h:22min desta segunda-feira (21)

21/08/2017 12:53

Um dos fenômenos mais aguardados do ano, o eclipse solar total acontecerá nesta segunda (21). Em Teresina, a visibilidade do eclipse será de quase 33%. A previsão de início é a partir das 16h:22min, mas por volta das 17h:15min será possível uma percepção mais forte, pois de acordo com a meteorologia será o ponto máximo do fenômeno. 


A visibilidade total do eclipse só será possível nos EUA. Foto: Reprodução

No Brasil será possível ver apenas o eclipse parcial, cerca de 50% da escuridão. O site meteorológico brasileiro, Clima Tempo, disponibilizou uma tabela com horário e porcentagem de visualização do eclipse solar. O lugar de menor observação do evento será no Acre e em Goiás, com apenas 0,4% e 0,5%, respectivamente. Nesses locais com baixo índice, os espectadores podem perceber apenas uma diminuição do brilho do sol. Nas regiões Sul e Sudeste, o eclipse não será visível.

De acordo com a NASA (Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica), o evento poderá ser observado por mais de 500 milhões de pessoas, de forma total ou parcial.  O momento em que o sol ficará completamente preto irá durar pouco tempo, a estimativa é de 2 minutos e 40 segundos. A transição completa pode durar mais de quatro horas. 

A totalidade do eclipse poderá ser vista apenas dos EUA, e as estrelas e os planetas poderão ser vistos no céu no momento máximo do evento.

Em 2017, este é o segundo eclipse solar registrado este ano. O primeiro aconteceu em fevereiro. A previsão da NASA é que não haja eclipse solar em 2018, e próximo seja em julho de 2019. A possibilidade de maior abrangência no Brasil, e seu trajeto de escuridão será na América do Sul. 


Proteção para ver o eclipse

O eclipse solar é um fenômeno que pode ocorrer de forma total ou parcial, onde Sol e Lua se alinham em um mesmo plano e há um bloqueio da lua à entrada de luz solar que chega à Terra. Os eclipses ocorrem uma vez a cada 18 meses.⁠⁠⁠⁠

Uma pessoa nunca deve olhar para o sol diretamente sem proteção adequada. Isso poderia machucar os olhos. Sendo assim, há muitas maneiras seguras de ver um eclipse solar, incluindo a visão direta, cuja é necessário algum tipo de dispositivo de filtragem. Além disso, há a visão indireta, onde uma imagem do Sol é projetada sobre uma tela. Os dois métodos produzem imagens limpas da fase parcial de um eclipse.

Edição: Karliete Nunes
Por: Geici Mello
Mais sobre: