Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Manual para pais e filhos

Nem precisa fazer o teste para saber que uma criança que não é educada acerca do que é certo ou errado facilmente irá escolher o erro e será motivo de vergonha para os pais

16/07/2013 09:28

A Bíblia é um livro completo, e eu costumo dizer que ela é o manual para o ser humano, que o ensina a viver e a viver bem! Ela é rica em conselhos para homens e mulheres; crianças, jovens e adultos; maridos e esposas; políticos e sociedade; patrôes e empregdos; mães, pais e filhos...


Teremos tempo para tratar de muitos exemplos, mas hoje vamos destacar alguns versículos direcionados aos pais. Em Provérbios 29:15 e 17, está escrito: "A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar sua mãe" e "Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma". Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje, os mesmos versos são escritos desta forma: "�‰ bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha" e "Corrija os seus filhos, e eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha".

Não é necessário fazer o teste, todos sabem que se uma criança não for educada e ensinada acerca do que é certo ou errado, ela facilmente escolherá o erro e cumprirá o que diz os versículos em Provérbios: fará os pais passarem vergonha! 

Diz o conhecimento popular que é inteligente quem logo aprende com seus erros, e sábio quem aprende com os erros dos outros. Eu, quando criança, devo ter sido inteligente, pois pelo que os meus pais me contam, precisei sentir o peso da "vara" poucas vezes para saber o que devia e, principalmente, o que não devia fazer. Mas que bom que a vara não foi tão pesada ao ponto de me deixar marcas na alma, seu peso foi equilibrado, na medida certa para me educar, instruir e ainda me fazer grata por ter tido pais tão amorosos que não puderam deixar a correção de lado. 

Aqui não iremos discutir que tipo de vara é a mais eficiente, se é a palmatória, o cinturão, o cipó de goiabeira, o chinelo ou a palma da mão, mas o que o manual ensina é que a vara deve ser usada, e claro, com amor e sabedoria. Alguém deve questionar como pode haver amor se um pai bate em seu filho. Ora, se Deus, que é o Pai Perfeito, serve de referência, vamos ver o que está escrito em Hebreus 12:6 - "O Senhor corrige a quem ama e castiga (em outras versões açoita) a todo filho a quem recebe". 

Deus sabe que a correção é a melhor ferramenta que um pai tem para ensinar seu filho a se tornar o melhor possível, por mais que seja doloroso tanto para um quanto para o outro. Assim diz a Sua Palavra: "Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, frutos de justiça" (Hb. 12:11). 

Sendo assim, filhos, agradeçam aos seus pais pela boa correção aplicada no tempo certo, com amor. E, pais, amem seus filhos, como Deus, que nos ama tanto ao ponto de nos corrigir, ao invés de permitir que permaneçamos errando. 

Edição: Pollyana Rocha
Mais sobre: