Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O Senhor é o meu pastor, de nada terei falta

Mesmo tendo sido rei, Davi inspirou-se na sua primeira profissão para escrever este Salmo

01/09/2017 14:03

Dia desses li novamente um trecho da Bíblia que, sem dúvida, está entre os mais conhecidos deste livro que há tempos é o mais vendido do mundo. Falo do Salmo 23, escrito por Davi, homem que tem em sua bibliografia uma lista imensa de títulos: pastor de ovelhas, guerreiro de Israel (que matou o temível gigante Golias), sogro do rei, amigo do rei (e depois inimigo), rei de Israel, filho caçula, esposo, pai, homem segundo o coração de Deus.

Mesmo tendo sido rei, inspirou-se na sua primeira profissão para escrever este Salmo. Foi como pastor que Davi teve suas primeiras experiências com Deus. Cuidando de ovelhas - animais dependentes de proteção e de orientação - Davi entendeu sua condição de servo, e nos deixou de presente estes versos tão profundos:

“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.

Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas;

Restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.

Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.

Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver”.

São muitas as lições que tiramos deste texto, mas faço questão de destacar algumas que têm falado fortemente ao meu coração:

- Se o Senhor é o meu pastor, eu não tenho falta de nada, porque Ele conhece bem as minhas necessidades e as minhas fraquezas. Se o Senhor é o meu pastor, ainda que me falte algo, eu tenho o mais importante – a presença dEle.

- Se Ele é o meu pastor, vou repousar em pastos verdes e beber em águas tranquilas. Mesmo que o mundo esteja de cabeça pra baixo, terei paz na presença dEle.

- Se o Senhor é o meu pastor, minhas forças serão renovadas a cada dia, e andarei em caminhos retos, por amor do nome dEle.

- Mesmo que eu ande pertinho da morte, não preciso ter medo, porque o meu pastor cuida de mim. Os lobos temem a vara e o cajado do bom pastor.

- Eu nem sou merecedor, mas meu pastor é bom e fiel, e será assim por toda a minha vida.

Que as verdades deste texto sejam refrigério para sua alma, caro leitor, como têm sido para a minha. Não importa a sua condição – se você ocupa uma posição de servo ou de rei – que na presença dEle você escolha ser ovelha, para receber o cuidado e a proteção do Bom Pastor. 

Edição: Pollyana Rocha
Mais sobre: