• Banner Cultura Governo do PI
  • Obras no Litoral Cultura
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Da Arquibancada

20 de novembro de 2019

River amplia anúncios no setor defensivo com Murilo Souza e Wagner Silva

River amplia anúncios no setor defensivo com Murilo Souza e Wagner Silva

Murilo Souza é volante e estava no Lagarto (SE). O zagueiro Wagner Silva vestiu a camisa da Aparecidense (GO) nos últimos dois anos.

O elenco Galo Carijó 2020 está praticamente fechado. Nesta quarta-feira (20) o time anunciou mais dois reforços: volante Murilo Souza, de 22 anos, ex-Lagarto (SE) e o zagueiro Wagner Silva, que estava no Aparecidense (GO). O River se apresenta as atividades no dia 9 de dezembro e tem no calendário a disputa da Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série D do Brasileiro e o Piauiense.

Zagueiro Wagner (FOTO: Ascom River)

O volante Murilo Souza, de 23 anos, foi revelado pelo Internacional e com passagens pelo Cruzeiro e Grêmio, chega ao River após temporada pelo Lagarto, de Sergipe. O defensor Wagner Silva iniciou nos gramados no Internacional, de Porto Alegre e acumula passagens pelo Benfica, de Portugal, além de Portuguesa, CSA, Athletico, chega para o Galo na temporada 2020 após duas temporadas com a Aparecidense, de Goiás.

O River manteve muitos atletas da temporada 2019, apesar de ter avançado tanto dentro da Série D do Brasileiro, foram 10 nomes remanescentes. O time faz um investimento maior na formação do grupo para próximo ano com o objetivo de chegar até a segunda fase da Copa do Nordeste e o tão sonhado acesso de divisão até a Série C, como aconteceu em 2015.

Volante Murilo (FOTO: Ascom River)

O primeiro compromisso do ano será pelo Campeonato Piauiense, no dia 17 de janeiro, quando irá enfrentar o Picos. Depois disso, o Galo faz sua estreia na Copa do Nordeste contra o Náutico (PE), no dia 23 de janeiro, fora de casa, no estádio dos Aflitos, em Recife. 

19 de novembro de 2019

Altos anuncia atacante Xilú e volante Ray, ambos ex-Globo (RN)

Altos anuncia atacante Xilú e volante Ray, ambos ex-Globo (RN)

Xilú, de 22 anos e Ray, de 25 anos, ambos trabalharam com o técnico do Jacaré da temporada 2020 Fernando Tonet.

Aos poucos, o Altos da temporada 2020 ganha corpo. Essa semana a diretoria do clube anunciou a contratação do atacante Xilú, de 22 anos e do volante Ray, ambos com passagens pelo Globo (RN) e bem conhecidos do treinador do Jacaré, Fernando Tonet. O Jacaré se prepara para disputar Copa do Brasil, Série D do Brasileiro e Campeonato Piauiense em 2020.

O atacante Xilú, de 22 anos, acumula passagens pelo Globo (RN) Itabaiana (SE) e recentemente estava no Força e Luz (RN) onde disputou o Campeonato Potiguar. O atleta vem para sua primeira passagem em time piauiense e é uma das peças mais jovens do elenco.

Xilú irá reforçar o Altos 2020 (FOTO: Ascom GLOBO RN)

O volante Ray, de 25 anos, esteve no Santa Cruz de Natal na temporada 2019, disputou Campeonato Potiguar, Copa do Brasil e Série D do Brasileiro. Em 2018 defendeu o Globo (RN), assim como Xilú, o volante também trabalhou com Tonet nos clubes do Rio Grande do Norte.

Com as chegadas, o setor ofensivo agora conta com Jânio Daniel, ex-Parnahyba, Rafael Carioca e Klenisson, um dos nomes remanescentes da temporada 2019. No meio campo, o time confirmou os nomes de Rivaldo, Roger Gaúcho, que chega para sua segunda passagem e Rafael Piauí, e entre os volantes tem Netinho, Alberto, Max Carrasco e Ray.

No setor defensivo, o Alviverde tem Marcelão, que passou pelo clube em 2018, Rafael Araújo e Junior Pitbull como nomes confirmados. O goleiro Rodrigo Ramos, conhecido pelos trabalhos nas equipes do Maranhão, principalmente com a camisa do Sampaio Corrêa.  

Warton Lacerda presidente do Altos (FOTO: Jailson Soares/ODIA) 

Em 2020, o Jacaré pretende fazer uma pré-temporada diferente e irá usar a cidade de Oeiras, CT do Carcará, como casa por pelo menos 20 dias. A decisão segundo o presidente do clube, Warton Lacerda, é para trazer maior tranquilidade ao longo do período de preparação, já que o elenco será praticamente todo renovado. O Altos deve se apresentar as atividades no dia 17 de dezembro. A apresentação do elenco será no estádio Felipão, na cidade de Altos.

NOMES CONFIRMADOS NO ALTOS 2020:

Goleiros: Rodrigo Ramos

Zagueiros: Marcelão, Júnior Pitbull, Rafael Araújo

Meio-campo: Roger Gaúcho, Rivaldo, Rafael Piauí, Netinho, Max Carrasco, Alberto e Ray

Atacantes: Klenisson, Rafael Carioca, Xilú e Jânio Daniel 

18 de novembro de 2019

Piauí será sede do Campeonato Brasileiro Sub18 de judô em 2020

Piauí será sede do Campeonato Brasileiro Sub18 de judô em 2020

Após anos o Piauí volta a ser sede de uma competição nacional. A data e local onde irá acontecer o Brasileiro ainda será definido.

Após anos o Piauí voltará a ser sede de competição nacional. Foi definido que o Campeonato Brasileiro Sub18 de Judô irá acontecer em solo piauiense no ano de 2020. A última grande competição nacional que aconteceu na capital Teresina foi Campeonato Brasileiro Regional I.

Brasileiro Sub18 de judô será no Piauí (FOTO: Jailson Soares)

“Todos nós (federação) estávamos pensando e buscando isso há alguns meses e agora foi concretizado. A data de quando irá acontecer ainda não está certa porque o próximo ano é olímpico e por isso a definição do calendário junto a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) depende de muita coisa”, explicou Queiroz Filho técnico AJQ.

A categoria é uma das que o estado vive um bom momento. No último mês aconteceu a seletiva nacional Sub18 e o estado conseguiu classificar três atletas para o meeting, uma espécie de fase final da seletiva que acontece no mês de fevereiro no próximo ano. Um feito inédito dentro da categoria até 18 anos.

Felipe Silva (FOTO: Jailson Soares)

Entre os destaques da categoria está o garoto Felipe Silva (-90kg) que foi campeão da seletiva sub18 em seu peso e disputou a seletiva sub21 e terminou em quinto lugar. As mulheres também tem representantes fortes, caso de Michelly da Silva e Kayla Macedo, ambas estarão no meeting final no próximo ano e brigam para estar na seleção brasileira de base.

“Voltamos ao cenário nacional em uma categoria que tem nos surpreendido com nomes fortes, competitivos. A intenção era essa e estamos com planejamento engajado para que o cenário do judô no Piauí siga crescendo”, acrescentou Queiroz Filho.

A definição de data e local onde irão acontecer o Brasileiro Sub18 na cidade de Teresina devem ser feitas apenas próximo ano, após o fechamento do calendário nacional junto a CBJ. 

14 de novembro de 2019

Reforçado, Resenha embarca para Taça Brasil de Fut7

Reforçado, Resenha embarca para Taça Brasil de Fut7

A equipe é formada por nomes conhecidos dos gramados do Piauí. Essa será a 1ª participação na competição nacional.

O Fut7 do Piauí vive a expectativa por participações históricas. A modalidade que cresce cada vez mais com o passar dos anos terá a partir da sexta-feira (15) inicio a Taça Brasil de Fut7, que acontece em Fortaleza, no Ceará. A competição reúne 24 equipes de diversos estados do Brasil e o Piauí leva dois representantes – Resenha FC e Espartanos FC.

Equipe do Resenha encerrou treinos (FOTO: Jailson Soares)

A equipe do Resenha é formada por muitos nomes conhecidos, principalmente dos gramados no Piauí. O comando tem o experiente Carlos Alberto e o auxiliar-técnico Clemilton Miranda. “Elenco muito forte e que está à muito tempo se preparando, vamos para lá respeitando todas as equipes, mas nosso objetivo é ser campeão. A máxima é estar bem atento aos detalhes, pois isso vai fazer a diferença”, disse o auxiliar.

Entre os nomes conhecidos estão o volante Netinho, do Altos, o zagueiro Índio, o atacante Fabiano, ex-River. O Resenha buscou reforços e dois cariocas podem ser o ‘algo a mais’ dentro da competição. Rafael Dabá, ex- Vasco e com passagem até pela seleção brasileira e que pela segunda vez veste a camisa do clube piauiense. “Vim ano passado para disputar a Copa do Nordeste e retornei exatamente pelo bom trabalho realizado aqui, receptividade. Vamos com o objetivo de conquistar o titulo e representar muito bem o estado que está indo pela primeira vez para Taça”, conta.

O outro nome é Rafa Neguinho, ex- América e que recentemente disputou o mundial de clubes e foi vice-campeão. O atleta chegou poucos dias antes da competição, mas acredita que a parte de entrosamento com o elenco não será um problema. “Esses dias de convivência estão sendo ótimas, a rapaziada aqui é boa e sabe o que quer. Agora é chegar lá e conseguir fazer bons jogos, adaptar rápido”, conta.

Rafa Neguinho reforça a equipe do Resenha (FOTO: Jaílson Soares)

O Resenha está no Grupo 3 ao lado do Reali (CE), Ache Aqui (RN) e Pau Ferro (RJ), que será o primeiro adversário da equipe na sexta-feira (15), às 14h10min, na Arena Cearense. O Espartanos tem como adversários: Serpro (CE), Palestra (CE) e Sociedade Esportiva Pinimbu (RN), o primeiro confronto é contra o time potiguar.  

A Taça Brasil de Fut7 tem inicio nesta sexta-feira (15), em Fortaleza. A competição terá 24 equipes e mais de 400 atletas disputando o título. 

11 de novembro de 2019

1ª vez: Júlia Nunes será o Piauí no Brasileiro Adulto de handebol

1ª vez: Júlia Nunes será o Piauí no Brasileiro Adulto de handebol

As atletas do Júlia Nunes/GHC fazem sua estreia na competição nacional nesta terça-feira (12) quando irão enfrentar o Sport Recife.

O handebol do Piauí há alguns anos saiu do degrau ‘saco de pancadas’ nas competições nacionais e se tornou uma das principais escolas do país, mas esse status na maioria das vezes é exclusivo do naipe masculino. Aos poucos, as mulheres que praticam a modalidade no estado tentam mudar isso e a partir dessa terça-feira (12) o grupo que embarcou para Cascavel, no Paraná, para disputar o Campeonato Brasileiro Adulto colocou seu nome na historia, pois é a primeira vez que um time feminino representa o Piauí na competição.

Equipe feminina disputa Brasileiro Adulto de handebol pela 1ª vez (FOTO: Elias Fontenele)

“Nós sabemos que estamos fazendo história e até por isso a dedicação para chegar até a competição foi enorme”, disse a pivô Rebeca.

As atletas do Júlia Nunes/GHC tem Danilo Moreira como técnico e é formato por um elenco com atletas veteranas, sem experiência em brasileiro, mas com disputa de Jogos Universitários e Brasileiros Junior no currículo. A estreia na competição nacional será nesta terça-feira (12), às 14h, contra o Sport Recife. Ainda na primeira fase o time piauiense faz mais três jogos.

O elenco do Júlia Nunes disputa Brasileiro (FOTO: Elias Fontenele)

Por questões financeiras a equipe que deveria ir com 19 atletas levou apenas 11 para competição, mas o objetivo é superar essas dificuldades e conseguir fazer uma boa campanha. “Nós conseguimos um valor da SEMEL e o resto das passagens tiramos do bolso. O grupo vai reduzido e a parte física é que pode definir nosso avanço na competição ou não, mas todas elas estão cientes de que terão que dar seu máximo”, afirmou o técnico Danilo Moreira.  

O caminho das piauienses na primeira fase passa por: Sport (PE), Português (PE), Vikings (RJ), Associação Cascavelence (PR) e Londrina (PR).

O Campeonato Brasileiro Adulto de handebol tem inicio nesta terça-feira (12) e a primeira fase se encerra na quinta-feira (16). Quem chegar até a final da competição joga até o próximo sábado (18). Ao total, dez equipes brigam pelo título do torneio que é um dos principais no naipe feminino no país. 

O que a Copa Nordeste evidenciou no futsal do Piauí?

O que a Copa Nordeste evidenciou no futsal do Piauí?

O estado teve três representantes e o JES chegou a final da competição, apesar da falta de estrutura do esporte que no Piauí ainda é amador.

Quais as consequências que um vice-campeonato em uma Copa Nordeste pode trazer ao futsal do Piauí ? A competição que aconteceu na última semana teve 12 equipes de cinco estados na briga por titulo e entre elas clubes com tradição dentro das quadras. A final foi entre JES, representante do Piauí, e Ceará. Na prorrogação, o Ceará se sagrou campeão pelo placar de 3 a 2.


JES foi vice-campeão da Copa Nordeste (FOTO: Jailson Soares)

O estado do Piauí teve três representantes no torneio: AABB, eliminada ainda na fase de grupos. O Campo Largo, que chegou até as quartas de final e o JES, vice-campeão do torneio.

Porém existia uma diferença monstruosa entre os piauienses e os outros times que disputam a competição e que passa diretamente por duas palavras: Estrutura e planejamento. Ao longo desses seis dias desgastantes de competição, eu digo isso, pois quem chegou até a final jogou seis dias consecutivos em um ginásio com teto de zinco nas temperaturas NADA amenas da capital Teresina.

JES busca título Estadual (FOTO: Jaílson Soares)

No Piauí, o futsal ainda é amador. Os jogadores não vivem do esporte e maioria esmagadora tem outros empregos e precisam cumprir diversas funções antes de entrar em quadra e representar o estado e essa é a realidade dos membros da comissão técnica das equipes também. Porém do outro lado, eles encontraram adversários que treinam três períodos por dia, atletas que se dedicam apenas ao esporte e o principal, um suporte em torno dado pelos clubes que tem quadra fixa para treinos e alguns até CT, pelo fato de fazerem parte uma equipe que tem a estrutura do futebol de campo como aliada.

A escassez de quadra não é um ‘privilégio’ dos clubes. Realizar uma competição estadual de futsal, fechar tabela aqui no estado gera uma dor de cabeça gigantesca, e nos últimos anos quase todos os jogos acontecem na cidade vizinha de Timon. Os poucos que acontecem na capital se dividem entre: Ginásio da UFPI, Iate Clube e Verdão. 

Dito isto, acredito que o desabafo do técnico do JES, Paulo Evaristo, após a derrota vendida de forma bem ‘cara’ diga-se de passagem, resume a realidade; “Eu acredito que se olharmos e começarmos a investir no futsal do Piauí os resultados serão impressionantes, esses garotos (do JES) deram muito mais do que poderiam dar aqui (na Copa Nordeste). O futsal do Piauí tem muitos bons jogadores só que eles não conseguem somente com o emprego de jogador de futsal se sustentar. No dia que eles puderem trabalhar só como jogadores nós vamos enfrentar de igual por igual como aconteceu hoje aqui também”, finalizou.  

Técnico Paulo Evaristo (FOTO: Jaílson Soares)

O JES é uma equipe que pode ser considerada nova no futsal piauiense. O time é campeão Piauiense 2018. Em 2017, participou da Copa Nordeste e chegou até a semifinal, esse ano se sagraram vice-campeões. “O jogo foi decidido no detalhe, não houve diferença, pois quando você perde por 3 a 0, 4 a 0 ou 6 a 1 não é detalhe é diferença e aqui não houve diferença”, acrescentou o treinador Paulo Evaristo.

A equipe volta suas atenções ao Campeonato Piauiense de futsal 2ª turno. O time busca o titulo da competição esse ano e está mais próxima do que os adversários, pois foi campeão do 1ª turno da competição. No 2ª turno o time acumula; duas vitórias, um empate e uma derrota. O último jogo da primeira fase será no dia 22 de novembro contra o Cajuína, na cidade de Timon. 

08 de novembro de 2019

Semifinais da Copa Nordeste acontecem hoje; JES segue vivo

Semifinais da Copa Nordeste acontecem hoje; JES segue vivo

O jogo entre Garapa-PE e Ceará será às 17h e depois tem início o jogo entre JES e Eusébio-CE. Os finalistas se enfrentam no sábado (9), ás 19h, no Verdão.

A Copa Nordeste de Futsal chegou a suas semifinais. Eusébio, Garapa, Ceará e o JES, único piauiense que segue vivo na competição brigam por duas vagas na final. O primeiro jogo será às 17h30 entre Garapa-PE x Ceará, logo em seguida acontece a partida entre JES x Eusébio-CE, ambos os jogos no ginásio Verdão, em Teresina.

JES está na semifinal da Copa Nordeste (FOTO: Jailson Soares)

A competição teve inicio na segunda-feira (4) e tinha 12 equipes em quadra diariamente. Para chegar até as semifinais o Garapa venceu o Pires Ferreira-CE por 4 a 2. O Ceará passou pelo Sampaio-MA por 3 a 2.

O Eusébio eliminou o Campo Largo do Piauí por 4 a 3, em jogo emocionante e a equipe do JES fez o único jogo do dia que foi para prorrogação e decisão de pênaltis. No tempo normal empate em 2 a 2. Prorrogação sem gols e nos pênaltis Alexandre Timon, Dannylinho e Carapiá marcaram e colocaram o time na próxima fase.

Com pouquíssimo tempo de recuperação, o técnico Paulo Evaristo frisa as dificuldades de enfrentar um adversário forte, qualificado e que chega mais inteiro, pois apenas tempo normal. Além disso, o desgaste depois de quatro dias seguidos de jogos.

“O Piauí não está acostumado com isso, pois tem que está sempre inteiro, temos uma semifinal com um time super gabaritado vice-campeão cearense, forte e que está inteiro e nos pegamos uma prorrogação e é semifinal ainda. No dia que tiver alguém para olhar para o esporte do Piauí tem muito talento aqui dentro. Classificação todo mundo quer, mas eles estão dando mais do que podem dar”, afirmou o técnico Paulo Evaristo.

O jogo entre Garapa-PE e Ceará será às 17h e depois tem início o jogo entre JES e Eusébio-CE. Os finalistas se enfrentam no sábado (9), ás 19h, no Verdão. 

River conhece seu caminho na Copa do Nordeste 2020; “Traçar estratégias”

River conhece seu caminho na Copa do Nordeste 2020; “Traçar estratégias”

O Galo fará sua estreia na competição Nordestina dia 23 de janeiro dentro de casa. Recebe o Náutico (PE) a 1ª fase terá oito jogos.

O River conheceu seu caminho dentro da Copa do Nordeste. O Galo Carijó é único representante do estado na competição, que tem inicio no dia 23 de janeiro, e o primeiro jogo será em casa, o time recebe o Náutico, de Pernambuco. Dentro do novo formato utilizado desde esse ano as equipes fazem oito jogos na primeira fase. Quatro jogos em casa e quatro fora de casa. A primeira fase começa dia 23 de janeiro e encerra dia 21 de março, os quatro primeiros de cada grupo avançam.

Caminho do River na Copa do Nordeste (FOTO: Divulgação)

“Falando de Copa do Nordeste eu penso que nosso grupo é um grupo que irá pontuar bastante. Precisamos saber administrar bem nossos confrontos até porque nos não vamos ter o confronto direto com nosso grupo que vai está pontuando nos teremos confronto direto com o outro grupo e se você for olhar nosso adversário nos temos o América que está na mesma Série (D do Brasileiro) e temos o Santa Cruz e o Imperatriz na Série C e se for olhar as outras equipes são times de historia no cenário nacional”, disse Márcio Goiano técnico do River.

A estreia será em casa dia 23 de janeiro contra o Náutico (PE). Os outros jogos em casa serão contra: América (RN), Ceará e Santa Cruz (PE). Fora de casa o River irá enfrentar: CSA (AL), Confiança (SE), Imperatriz (MA) E Vitória (BA).

O River será o único representante do estado na competição (FOTO: Victor Costa/River AC)

Como de praxe o calendário das equipes do estado tem muitos jogos nos primeiros meses e calendário mais esvaziado no final da temporada. O técnico do Galo desde já fala sobre a necessidade de traçar uma estratégia para não desgastar o grupo. “Temos que fazer um bom planejamento pensando nessa logística, pois esse começo de temporada será de muitos jogos e precisamos dar um jeito de conseguir recuperar os atletas”, explicou.

A Copa do Nordeste 2020 terá 16 equipes brigando por título. A competição se divide em dois grupos com oito equipes e um grupo enfrenta o outro. O River é o único time do estado que conseguiu chegar até as quartas de finais da competição, mas quando ela era disputada em outro formato. 

07 de novembro de 2019

Com dois piauienses, quartas de finais da Copa Nordeste acontecem hoje

Com dois piauienses, quartas de finais da Copa Nordeste acontecem hoje

O JES e o Campo Largo seguem firmes na briga pelo titulo da Copa Nordeste de futsal. Os jogos acontecem no ginásio Verdão e tem entrada gratuita.

A Copa Nordeste de futsal segue a toda vapor e se afunilando cada vez mais. Após três dias de torneio restam apenas oito times e duas equipes piauienses seguem na briga por título; JES e Campo Largo. O outro representante do estado era AABB, que acabou sendo eliminada na fase de grupos. Hoje (7) acontecem quatro jogos o primeiro com inicio as 15h e o último ás 19h30.

JES enfrenta o Tamandaré (PE) (FOTO: Jailson Soares)

O primeiro confronto das quartas será entre Pires Ferreira (CE) e Garapa (PE), ás 15h. Logo em seguida acontece o jogo entre Campo Largo e Eusébio (CE), a partida se repete, pois na fase de grupos os dois times mediram forças em um belo confronto em que os piauienses saíram de quadra com uma vitória de virada por 6 a 4.

Depois será a vez da partida entre Ceará e Sampaio (MA), que acontece às 18h. O outro piauiense a entrar em quadra é o JES enfrenta o Tamandaré (PE), que na noite de ontem (6) goleou a AABB por 6 a 2 e acabou eliminando o outro representante do Piauí. Entre as oito equipes que seguem na competição, três são cearenses, demonstrando uma força do estado vizinho.

Todos os jogos da competição nordestina acontece no ginásio Verdão e tem entrada gratuita.

Retrospecto

O JES fez na noite de quarta-feira (6) um jogo equilibrado e muito tático diante o forte Ceará e ficou no empate por 2 a 2. Assim como nos outros dois jogos da competição a equipe comandada pelo técnico Paulo Evaristo, o Paulão, saiu atrás no placar e conseguiu reagir igualando o marcador. Antes disso, na rodada de estreia venceu o Sampaio por 5 a 2. Na terça (5) ficou no empate diante o Lagarto (SE) por 3 a 3.

Piauí tem duas equipes na briga pela competição (FOTO: Jailson Soares)

O Campo Largo enfrenta nessas quartas um time conhecido, pois se cruzaram na primeira fase. O Eusébio, que tem título de um dos favoritos do torneio, mas quem se deu melhor no primeiro encontro foram os piauienses que conseguiram de virada vencer o jogo por 6 a 4. Antes disso, na estreia ficou no empate 2 a 2 contra o Itabaiana (SE) e venceram o Eusébio e perderam para o Garapa (SE) por 2 a 1.

COPA NORDESTE QUARTAS DE FINAIS:

ÀS 15: PIRES FERREIRA –CE X GARAPA-PE

ÀS 16H30: CAMPO LARGO-PI X EUSÉBIO-CE

ÀS 18H: CEARÁ X SAMPAIO-MA

ÀS 19H30: TAMANDARÉ-PE X JES-PI

06 de novembro de 2019

Altos deve fazer pré-temporada em Oeiras: “Concentrar e corrigir falhas”

Altos deve fazer pré-temporada em Oeiras: “Concentrar e corrigir falhas”

O presidente do Jacaré, Warton Lacerda, afirmou estar bem próximo de fechar parceria com o Oeirense para usar o CT do Carcará por pelo menos 20 dias.

Aos poucos, a diretoria do Altos vai liberando as definições do planejamento para temporada 2020. Uma das novidades é que o time do Jacaré está muito próximo de fechar uma parceria com o Oeirense e usar o CT do clube para realizar pré-temporada. De acordo com o presidente Warton Lacerda depende apenas da resposta de um patrocinador. O Altos disputa no próximo ano a Copa do Brasil, Série D do Brasileiro e o Campeonato Piauiense, que tem inicio no dia 19 de janeiro.

“Todos os anos eu pensei em fazer isso, mas me faltava dinheiro (risos) agora com essa oportunidade dada pelo Oeirense fica mais fácil. Estar lá concentrado, corrigir falhas ou alguns erros de contratação que ninguém percebe”, acrescentou o presidente do Jacaré.

Inclusive o presidente do clube afirmou que chegou a visitar o CT do Carcará e se agradou do que viu. “Eu preciso conseguir patrocínios locais para conseguir, lavanderia, academia, o campo é bom, tem dormitórios que estão praticamente em cima do campo é coisa de 70 metros então me agradei muito do que vi e estou muito perto de fechar essa parceria”, explicou Warton Lacerda.

Warton Lacerda presidente do Altos (FOTO:Jailson Soares)

A equipe do Altos vem com uma renovação de quase 100% para temporada 2020. Entre os nomes remanescentes apenas o volante Netinho, o meia Rafael Piauí e o atacante Klenisson. Entre os reforços nomes conhecidos como o goleiro Rodrigo Ramos, com passagens por muitos clubes do Maranhão, o meia Roger Gaúcho, conhecido pelo período que vestiu a camisa do Santos e Inter, chega para sua segunda passagem no Altos. O zagueiro Marcelo Amaral, que também já vestiu a camisa do clube e o volante Alberto, piauiense, mas que nunca defendeu equipes do estado.

“Na verdade nos já estamos montando um bom time. Eu me arrisco a dizer que nos estamos fazendo bons negócios e estou até surpreso com o que estamos conseguindo fazer com o valor bem abaixo do que contratamos em anos anteriores, eu acredito que o segredo vai estar na preparação e eu já mudei de ideia e acredito que vou sair 20 dias dos treinos Altos e Teresina para fazer uma preparação fora, estou tentando Oeiras”, disse Warton.

A previsão de apresentação do Altos é no dia 17 de dezembro, no estádio Felipão, na cidade de Altos. 

05 de novembro de 2019

Com 21 nomes, River é o time piauiense mais próximo a fechar elenco 2020

O Galo manteve 10 nomes da temporada 2019, anunciou quatro reforços e tem cinco atletas da base que seguirão no profissional.

Entre as equipes piauienses, de longe o River é o está o elenco mais completo até então. O atual campeão Estadual tem ao total 21 nomes, entre os jogadores remanescestes da temporada 2019, contratações e os jogadores da categoria de base que foram integrados ao elenco profissional. O Galo Carijó tem calendário completo para o ano de 2020 e vai disputar Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro Série D e o Campeonato Piauiense. A previsão de apresentação do elenco é para o dia 2 de dezembro, mas essa data pode mudar por conta do inicio do Nordestão e Piauiense, que podem ser adiantados.

O meia Bismarck e o atacante Eduardo estão entre as renovações da temporada 2019 (FOTO; Victor Costa/RiverAC)

Na tarde de hoje (5) acontece uma nova reunião na sede da Federação de Futebol do Piauí com o objetivo de bater o martelo sobre o inicio da competição Estadual, prevista inicialmente para o dia 19 de janeiro e reduzir as datas da competição assim como pede a CBF, pois nacionalmente os estaduais tem apenas 16 datas e o Piauiense no atual formato precisaria de 18.

Apesar da eliminação precoce na Série D de 2019 a diretoria do River através do presidente Genivaldo Campelo optou por renovar com dez jogadores dessa temporada. Os goleiros Mondragon e Flávio Henrique, os zagueiros Anderson Alagoano e Cris, o lateral direito Carlos Henrique e o lateral esquerdo Biro-Biro, o volante Gustavo Henrique, o meia Bismarck e os atacantes Eduardo, Cris Maranhense e Roney, este último corre sérios riscos de não retornar por conta da boa campanha junto ao Sampaio Correa onde conquistou acesso até a Série B do Brasileiro como titular absoluto.

O volante João Paulo é uma das crias da categoria de base do Galo (FOTO: Victor Costa/RiverAC)

Além desses nomes, alguns jogadores que são crias da base do Galo seguem com espaço no time profissional. Goleiro Vinicius, os zagueiros Wallysson e Ismael, os volantes João Paulo e Kaio.

Entre contratados por enquanto apenas quatro nomes foram anunciados. Emerson, de 22 anos, que atraiu atenções ao longo da disputa da Série B do Piauiense. O atacante Valda Bacacal, o meia Jean Natal que chega para sua segunda passagem no River e o lateral João Ananias, ex- Náutico.

A previsão de apresentação do River é no dia 2 de dezembro. O Galo Carijó terá o treinador Márcio Goiano como comandante da temporada e a intenção é fechar o elenco com pelo menos 30 nomes, contando os atletas da base.

Elenco River 2020

Goleiros: Mondragon, Flávio Henrique, Vinicius 
Zagueiros: Cris, Anderson Alagoano, Wallysson , Ismael
Lateral- direita: Carlos Henrique e João Ananias
Lateral-esquerda: Biro-Biro
Volantes: Emerson, Gustavo Henrique, Juliano, João Paulo, Kaio
Meias: Bismarck, Jean Natal
Atacantes: Eduardo, Valdo Bacabal, Cris Maranhense e Roney

28 de outubro de 2019

Folha reduzida, anúncios e elenco renovado: O Altos da temporada 2020

Folha reduzida, anúncios e elenco renovado: O Altos da temporada 2020

O Altos terá Fernando Tonet como treinador e anunciou dois nomes: o goleiro Rodrigo Ramos e meia Roger Gaúcho que vem para sua segunda passagem no clube.

As equipes que irão disputar a elite do futebol piauiense começaram a se movimentar. O Altos anunciou os primeiros nomes, começando pelo técnico Fernando Tonet e sua comissão formada por mais quatro profissionais. Tonet acumula passagens por outros clubes do estado como Piauí Esporte Clube e Parnahyba. Entre os atletas os primeiros anúncios foram com nomes bem conhecidos, como o goleiro Rodrigo Ramos, ex-MAC e o meia Roger Gaúcho, ex- América (RN), mas que chega para sua segunda passagem na equipe, pois integrou o elenco de 2018.

Roger Gaúcho (FOTO: Luís Junior)

O Jacaré se prepara para disputar a Copa do Brasil, Série D do Brasileiro e Campeonato Piauiense, competição que é o atual vice-campeão. A grande mudança do Altos 2020 passa diretamente pelo fato de não manter uma ‘espinha dorsal’ diferente dos últimos anos, pois nomes como Manoel, Leone e Dos Santos depois de três e alguns até quatro anos não farão parte do plantel.

Roger Gaúcho, de 33 anos, é um nome conhecido do torcedor Altoense e tem um currículo com passagens por grandes equipes como Santos, Internacional e nos últimos anos rodou por clubes do Nordeste: Ceará, Treze (PB), CRB (AL) e Botafogo (PB) e até mesmo o Altos. O Camisa 1, Rodrigo Ramos, de 40 anos, é muito conhecido pela carreira consolidada no futebol Maranhense, só no Sampaio Correa foram sete temporadas.

Fernando Tonet, terá Cristiano Bassoli como auxiliar-técnico e o último trabalho foi no futebol Potiguar onde esteve à frente do Santa Cruz de Natal e terminou a competição em terceiro lugar. 

A decisão passa pela necessidade de renovação, mas principalmente pela parte financeira, desde quando começou a disputar a elite do Piauiense o ano de 2020 tem tudo para ser com menores recursos ao time do interior. A maior prova é folha salarial que chegou aos R$ 200 mil reais e deve ser reduzida a metade no próximo ano. Isso porque a diretoria do Jacaré não contará com as cotas de participação da Copa do Nordeste 2020, a mais generosa quando o assunto é a parte financeira dos times piauienses.

Entre os nomes conhecidos do torcedor Alviverde restaram três jogadores: o volante Netinho, o meia Rafael Piauí e o atacante Klenisson. Alguns jogadores devem ser repatriados, caso do volante Alberto, 31 anos, que vestiu a camisa do 4 de Julho em 2018. O jogador acumula passagens também pelo Treze (PB) e recentemente no Operário (MS).

Sem seus ‘medalhões’ o Altos da temporada 2020 deve ser montado diretamente por indicações do treinador Fernando Tonet, que estava no futebol do Rio Grande do Norte nos últimos anos e também próprio presidente do clube, Warton Lacerda.

A equipe ainda aguarda as definições de inicio do Campeonato Piauiense para bater o martelo sobre a data de apresentação do elenco, que por enquanto está prevista para o dia 27 de dezembro, no estádio Felipão, na cidade Altos. Uma reunião na sede da FFP acontece nesta terça-feira (29) e definirá isso. A competição em 2020 volta a ter oito equipes brigando por título e rebaixamento. 

27 de outubro de 2019

De virada, River vence Marília-MA e soma primeiros três pontos no Nordestão

De virada, River vence Marília-MA e soma primeiros três pontos no Nordestão

A equipe Sub20 conseguiu vencer o time maranhense por 3 a 2, com gols marcados por Nercken, Sukita e Geanzinho na tarde de hoje (27), no Albertão.

A noite de domingo (27) foi de Copa do Nordeste Sub20, no estádio Albertão. O River venceu o Marília, do Maranhã, por 3 a 2, de virada. Os gols foram marcados por Nercken, Sukita e Geanzinho no lado do Galo Carijó. O Marília (MA) diminuiu com Gustavo e Edvan. Com o resultado, o River terminou a rodada na liderança parcial do Grupo 1, com quatro pontos somados. O próximo compromisso será no sábado (2) quando o time encara o Ceará, fora de casa.

Nercken marcou o primeiro gol do Galo (FOTO: Victor Costa/River AC)

O jogo

A equipe do Galo sofreu no começo do jogo, talvez pela pressão da própria torcida e pela necessidade de conseguir somar os primeiros três pontos em casa. Quem abriu a contagem foi o time maranhense com Gustavo, após aproveitar boa cobrança de falta de Thiago. 1 a 0, no Albertão. O River chegou ao empate aos 23 minutos com Nercken. Contra-ataque de velocidade e o camisa 9 aproveita oportunidade cara a cara com o goleiro e marca. Ainda no primeiro tempo o River virou o jogo. Eric Pulga encontra espaço no meio de três marcadores, toca em Sukita, que tira do goleiro e bate.

Nercken quase amplia a vantagem, aos 42 tem chance claríssima. Ele e a trave, mas bate para fora. No segundo tempo o técnico José Roberto coloca o volante Kaio, como forma de dar maior solidez ao meio de campo. Aos sete minutos, nova chance desperdiçada pelo lado do Tricolor Piauiense, agora com Eric Pulga. Aos 10 minutos, Vitinho perde chance, ele bate forte da entrada da pequena área a bola toca a trave e sai.

River venceu o Marília por 3 a 2 (FOTO: Victor Costa/RiverAC)

Após tantas chances desperdiçadas se fez valer o ditado popular no futebol: Quem não faz leva e a equipe maranhense chegou ao gol de empate com Edvan, que tinha entrado no jogo a poucos minutos.

Depois disso, o River cresce na partida e começa aproveitar melhor os espaços e ao final do jogo um garoto de 16 anos, sai do banco para mostrar todo seu protagonismo. Geanzinho, marca aos 34 minutos o gol que coloca o Galo à frente no placar e dos três pontos da vitória. Final de jogo 3 a 2 para o River.

Com o resultado, o Galo chega aos quatro pontos no grupo A da Copa do Nordeste Sub20, com um empate e uma vitória. O próximo compromisso será contra o Ceará fora de casa no próximo sábado (2). O grupo tem quatro times e apenas o líder se classifica para próxima fase. Nesta primeira fase a competição tem jogos de ida e volta. 

Piauiense de judô movimenta atletas do estado

No sábado (26) aconteceram as disputas na categoria Sênior, Sub11 e Sub13.

Quem chegou ao shopping Riverside no último final de semana se deparou com um cenário diferente do habitual. O espaço central foi tomado por tatames e muitos atletas de kimono, pois está sendo a casa do Campeonato Piauiense da Modalidade. Na tarde de sábado (26) a maior expectativa girou entre as disputas da Categoria Sênior, mas o torneio também teve lutas nas categorias Sub11 e Sub13.

“Trouxemos a competição para dentro de um ambiente bem movimentado para que as pessoas comuns tivessem maior contato com o esporte. Vamos ter ainda um festival infantil acontecendo no domingo, uma quantidade gigantesca de garotos e garotas lutando judô. Colocamos as disputas do Sênior judô no mesmo dia do Sub11 e Sub13 como forma dos mais novos se inspirarem e ver um atleta de ponta ou as vezes seu professor lutando e mesclar os experientes com a juventude”, disse Queiroz Filho técnico AJQ.

Entre os nomes mais conhecidos e experiente está o judoca Stanley Torres (-81kg). O atleta vive em 2019 uma transição de categoria, pois sai da leve (-73kg) para a meio-médio (-81kg). No Piauiense Stanley não encontrou dificuldades para vencer seus adversários até pela falta de material humano no estado e isso se repete também ao longo das semanas de treinos e por isso o atleta acrescentou outra atividade como forma de melhorar principalmente o condicionamento físico.

“Comecei a treinar na Teresina Crossfit e com certeza já sinto uma melhora de 200% no meu preparado físico, é muito nítido. Aqui (no Piauí) nessa categoria não tem muito material humano (atletas) para treinar diariamente e a atividade a mais veio como uma forma de equilibrar isso. Eu esse ano acabei não disputando o Troféu Brasil por conta de problemas financeiros e por também não está tão bem para competir um dos principais torneios do país, mas irei para o Brasileiro Sênior e o objetivo é fazer uma boa competição e representar bem o estado”, declarou Stanley Torres.

Outro nome bem conhecido dos tatames piauienses que estava presente é o judoca Emerson Silva, que depois de sete meses na Europa retornou para o estado. Quando foi embora era o líder do ranking nacional na categoria ligeiro (-55kg). Agora ele retorna com mais experiência, mais peso e em busca de nova chance para poder representar o estado.

“Fiz essa transição de categoria para até 60kg por lá e inclusive disputei algumas competições, agora retorno para ficar e espero ter chance de competir pelo estado voltar a seleção. Volto mais experiente e quem sabe venha um novo Emerson Silva com mais títulos e conquistas para o nosso estado”, disse o judoca.

O Piauiense de judô se encerrou com uma festival infantil voltado para as crianças de 5 à 8 anos de idade. No cenário nacional as próximas competições será o Brasileiro Senior que acontece nos dias 30 de novembro e 1ª de dezembro em Balneário Camboriú (SC). O ano deve encerrar com a disputa da Copa Fortaleza. 

25 de outubro de 2019

Altos confirma Fernando Tonet como técnico na temporada 2020

Altos confirma Fernando Tonet como técnico na temporada 2020

O treinador conhecido do futebol piauiense com passagens pelo PEC e Parnahyba irá comandar o Jacaré na temporada 2020.

Fernando Tonet será o técnico do Altos na temporada 2020. O nome do técnico foi confirmado nesta sexta-feira (25) pela diretoria do clube. Tonet é um treinador conhecido pelos trabalhos na região Nordeste e esse ano comandou o Santa Cruz de Natal (RN) e também é conhecido pelas passagens no estado do Piauí, pois no passado comandou o Piauí Esporte Clube e o Parnahyba. A apresentação do treinador acontece junto com a do elenco, no dia 27 de dezembro, na cidade de Altos. O Jacaré tem no calendário 2020 a disputa da Copa do Brasil, Série D do Brasileiro e o Campeonato Piauiense.

"Fiquei muito feliz com a oportunidade de retornar ao futebol piauiense, pois foi o estado do Piauí quem me abriu as portas para o mercado nordestino, isso em 2013. De lá para cá, venho atuando no nordeste brasileiro e implantando um pouco da filosofia de trabalho utilizada no Sul do Brasil, local onde construí minha formação profissional foram anos de preparação no Paraná Clube (da Base ao Profissional). O que me fez aceitar o retorno ao futebol piauiense, foi o fator calendário e o gabarito da equipe do Altos, que nos últimos anos tem dois títulos estaduais e um vice-campeonato.", disse o treinador Tonet. 

Fernando Tonet novo técnico do Altos (FOTO: Reprodução)

Fernando Tonet esteve no ano de 2019 à frente do Santa Cruz de Natal (RN). Antes disso, foi técnico do Globo (RN) na temporada 2018, ao longo da Série C do Brasileiro. Junto ao treinador Tonet virá comissão técnica completa com preparador físico André Otaviano, preparador de goleiro Paulinho Surubim e auxiliar técnico Cristiano Bassoli e a distancia, na cidade de Curitiba, trabalha o analista de desempenho Vinicius Alves.

Para o ano de 2020 o Altos aposta é uma mudança na formação do elenco e apenas três peças serão remanescente do elenco dos últimos anos, caso do volante Netinho, o atacante Klenisson e o atacante Rafael Piauí. Tonet deve ter uma cota de indicação de atletas e nomes que trabalharam com ele no futebol potiguar devem reforçar o Alviverde.

A apresentação do elenco do Jacaré pode mudar de data caso o Campeonato Piauiense 2020 tenha sua data de inicio antecipada por conta das datas do calendário CBF. A equipe do Altos é o atual vice-campeão Piauiense. 

24 de outubro de 2019

Pressão por acesso, estrutura e mudanças: A chegada de Márcio Goiano ao River

Pressão por acesso, estrutura e mudanças: A chegada de Márcio Goiano ao River

O técnico Márcio Goiano, de 50 anos, foi oficialmente apresentado ao torcedor Riverino nesta quinta-feira (24). A apresentação do elenco acontece no dia 2 de dezembro.

Márcio Goiano se apresenta ao Galo (FOTO: Elias Fontenele)

Márcio Goiano deu o pontapé inicial em sua trajetória dentro da equipe do River na tarde de quinta-feira (24). O treinador, de 50 anos, deu suas primeiras palavras como comandante do Galo Carijó para temporada 2020, conheceu a estrutura do CT Afrânio Nunes, e teve seu contato com o torcedor, que se fez presente na apresentação. Márcio Goiano tem pela frente a disputa da Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Campeonato Piauiense e Série D do Brasileiro em que o grande objetivo é o acesso de divisão.

Márcio Goiano é conhecido pelo trabalho em grandes centros e pela primeira vez comanda um clube no Piauí, em que a realidade do futebol é bem distante do que está habituado. “O que me fez aceitar esse trabalho foi a conversa com o presidente, o discurso de estruturação, mudanças nesses dois anos em que ele está à frente do clube, pois esse é primeiro de muitos passos porque o caminho é longo para a evolução”, explicou o treinador do Galo.

Para o presidente do Galo o nome de Márcio Goiano foi assertivo e passa diretamente pelo fato de buscar trabalhos diferentes. “Tinhamos muitos nomes, como falei para o próprio Márcio em conversas, mas eu sou um cara ousado, gosto de novidade e pelo currículo de Márcio você percebe que ele se encaixa no momento que o River vive que é de buscar crescer, evoluir”, declarou o presidente Genivaldo Campelo.

Márcio Goiano conhece CT do Galo (FOTO: Elias Fontenele)

Elenco

O técnico demonstrou está bem ciente do que o clube tem de elenco. O River renovou com muitos jogadores que vestiram a camisa da equipe nessa temporada 2019 e as contratações serão pontuais. Márcio falou sobre nomes que tem contrato e podem sair e também sobre o atacante Eduardo, uma das referências e nome que tem historia forte com a camisa Riverina.

“Claro que quando entramos em um novo projeto precisamos está inteirado de tudo que o clube tem a oferecer. Minhas conversas com o Mazinho (Gerente de Futebol) estão sendo diárias e sei de todos esses casos, inclusive do Roney (atacante), que por mérito está no Sampaio, tem contrato com o River, mas pode ser liberado por questão de proposta. Eduardo é um cara referência, com uma historia no clube e é importante ter um cara assim no elenco. As outras contratações estão sendo pensadas, mas o que posso dizer é que o grupo está praticamente fechado”, afirmou.

Anúncio

Na coletiva a diretoria do Galo aproveitou para anunciar a contratação do garoto Emerson, 19 anos, que estava disputando até poucos dias a Série B do Piauiense vestindo a camisa do Cori-Sabbá. O jovem garoto foi uma das revelações da competição, marcou três gols em quatro jogos que disputou. No começo do ano vestiu a camisa do Piauí Esporte Clube na disputa do Piauiense e é o primeiro reforço visando 2020.

A apresentação do elenco do River será realizada no dia 2 de dezembro e junto a apresentação dos atletas acontece a inauguração da sala de troféus e também novos alojamentos. 

21 de outubro de 2019

Piauienses conquistam três medalhas no Brasileiro Sub18 de atletismo

Piauienses conquistam três medalhas no Brasileiro Sub18 de atletismo

Eline Eduarda, Breno Barbosa e Felipe Cauã estiveram no pódio da competição que aconteceu em Porto Alegre (RS)

O Piauí conquistou três medalhas no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub18. A competição aconteceu neste final de semana, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O estado mandou poucos representantes por conta da parte financeira, mas apesar disso, o Piauí esteve no pódio e voltou com um ouro, uma prata e um bronze. Conquistados por Breno Barbosa (ouro 14m42cm) e Felipe Cauã (bronze 14m23cm) na prova de salto triplo. Eline Eduarda, dos 400m com barreiras conquistou a prata com tempo de 1.02.73. 

Breno e Felipe Cauã (FOTO: Reprodução canal atletismo)

Eline Eduarda, de 17 anos, vive uma excelente fase dentro das pistas, apesar das dificuldades. A atleta especialista nas provas de salto havia conquistado na ultima semana duas medalhas no Norte-Nordeste de atletismo, um ouro e um bronze. Agora, foi para o Brasileiro da modalidade e volta com mais uma medalha em uma competição nacional, algo que deve acrescentar posições importantes no ranking nacional. Eline assim com muitos atletas da equipe 4F treina a prova de barreiras sem o equipamento.

“Realmente é uma dificuldade a mais, pois treinamos apenas com chinelos no chão como forma de marcar o espaço”, conta a velocista.

Os dois garotos que subiram ao pódio na prova de salto são atletas da equipe AMORMED (Associação de Moradores do Residencial Menino de Deus) natural da cidade de Monsenhor Gil, projeto que atualmente tem mais de 100 garotos praticando o esporte na cidade e já formou muitos campeões.