Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Buscando projeção, atletas do Projeto QG da Luta irão para os EUA

Lívio Ribeiro e Marco Mendes irão disputar competição em Santa Catarina próxima semana e em março competem Pan nos EUA e devem passar três meses fora do país.

29/01/2019 15:06

Atletas do QG da Luta irão para fora do país (FOTO: Jailson Soares)

O Projeto Social QG da Luta é conhecido por incentivar e principalmente revelar muitos nomes do jiu-jitsu no Piauí. Recentemente, o mentor do projeto Major Luiz Oliveira vem buscando dar projeção a esses garotos e garotas e abriu portas fora do país. Lívio Ribeiro e Marco Mendes ‘Morcego’  para os Estados Unidos no mês de março disputar o Pan-Americano da IBJJF, federação internacional da modalidade e depois disso os dois ficam pelo menos quatro meses fora do país.

Lívio Ribeiro e Ana Luiza Oliveira foram os primeiros a fazer essa conexão Piauí – Brasil – Estados Unidos. Por lá, os piauienses disputaram inúmeras competições, subiram ao pódio em praticamente todas elas e tiveram contato com treinos mais modernos e principalmente a oportunidade de transformar a dedicação pelo o jiu-jitsu em trabalho. “Fiquei três meses, retornei para Teresina e fiquei mais três meses e o mais legal é que fui abrindo portas para os outros atletas daqui. Muitos tem potencial, mas falta oportunidade, dinheiro e conseguir se medir lá fora”, disse Lívio Ribeiro.

Lívio Ribeiro (FOTO: Jailson Soares)

Além de Lívio, o jovem Marco Mendes, 16 anos, também vai ter sua oportunidade de lutar e treinar em solo americano. As dificuldades para conseguir viajar são grandes, mas nada que diminua a empolgação do atleta. “Eu preciso ir com minha mãe porque sou menor de idade. Vou ter que tirar o visto novamente, pois eles tinham liberado somente três meses, tem um gasto com passagens, entrevista, mas estou focado em conseguir isso”, conta Marco.

Lívio é o mais experiente e dono de um currículo irretocável na modalidade. E quando questionado se tem objetivo de morar fora do país o ‘sim’ vem de forma fácil. “Com certeza eu quero. Poder estar bem lá e recebendo a galera daqui, dando oportunidade para outros nomes”, afirmou o atleta.

Antes de ir para os Estados Unidos, os atletas irão disputar o Sul-Brasileiro, em Florianópolis, Santa Catarina. Em março, viajam para os Estados Unidos onde competem o Pan-Americano, em Irvine e ficam mais quatro meses em treinamentos.

Por: Pâmella Maranhão - Jornal ODia
Mais sobre: