Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Morre Cesarino Oliveira presidente da Federação de Futebol do Piauí

O presidente da FFP faleceu na madrugada de hoje (1º). Ele se recuperava de uma cirurgia, após romper artéria do esôfago.

01/11/2018 06:36

Cesarino Oliveira faleceu na madrugada dessa quinta-feira (1º) (FOTO: Jailson Soares)

A manhã foi de tristes noticias para o futebol piauiense. Cesarino Oliveira, 63 anos, não resistiu e faleceu na madrugada de hoje (1º) por volta das 1h30min na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Marcos, em Teresina. O presidente da FFP deu entrada no local na madrugada de terça-feira (29), após romper uma arteria do esôfago e precisou passar por cirurgia de forma imediata. Ao longo desses dois dias Cesarino vinha demonstrando sinais de melhoras, mas acabou não resistindo. 

Cesarino estava estável, mas apresentou uma piora ao longo da tarde de ontem (31) e teve novamente sangramento na região gastrointestinal. 

No começo desse mês aconteceram as eleições na FFP e Cesarino Oliveira foi reeleito para o seu terceiro mandato, que inicia no ano de 2019 até 2022. O vice-presidente da chapa é Robert Brown. 

Ao longo do dia anterior ao incidente, Cesarino trabalhou normalmente, inclusive participou dos sorteios de chaveamento da Copa Piauí de Futebol Feminino e Campeonato Piauiense Sub11, torneios organizados pela FFP que iniciam no mês de novembro. Durante os últimos dois dias os boletins citaram melhoras expressivas do presidente, ele chegou até mesmo a acordar e conversar com seus familiares.

Cesarino Oliveira, 63 anos, assumiu a Federação de Futebol do Piauí (FFP) em 2011, assumiu o posto de Lula Ferreira, e foi o oitavo presidente deste a fundação do órgão no estado. 


Através de nota a FFP comunicou a noticia e desejou força aos familiares: 

É com profundo pesar que informamos a morte do nosso grande amigo e companheiro Cesarino Oliveira, presidente da Federação de Futebol do Piauí.

Cesarino estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Marcos desde as primeiras horas da última terça-feira (30), quando precisou passar por um procedimento cirúrgico após passar mal em casa.

Neste momento de dor e consternação, rogamos a Deus que dê conforto à seus familiares e amigos ao tempo em que pedimos encarecidamente que seja respeitado o momento difícil pelo qual todos nós estamos passando.

Atenciosamente,

Federação de Futebol do Piauí

Informamos que o corpo do presidente Cesarino Oliveira será velado a partir das 7h na Pax União, localizada na Av. Miguel Rosa, N.3405, Centro Sul, Teresina. O sepultamento do corpo será às 17h no cemitério Jardim da Ressurreição. 


Em nota, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Antônio Carlos Nunes de Lima, prestou homenagem ao trabalho do dirigente piauiense.

"Cesarino teve uma vida dedicada ao futebol piauiense e brasileiro. Estava em seu 6º ano como presidente da Federação, tendo sido reeleito no último mês de outubro. Antes de comandar a FFP, Cesarino foi jogador das equipes profissionais do Piauí e do Auto Esporte, além de ter atuado como treinador após encerrar a carreira. Cesarino foi chefe de delegação da Seleção Brasileira nos amistosos de novembro de 2014, quando a equipe enfrentou Turquia e Áustria. Neste momento de luto do futebol brasileiro, a Diretoria e os colaboradores da CBF prestam sua solidariedade aos familiares e amigos do presidente Cesarino, desejando que tenham força para superar este momento".

Trajetória:

A trajetória de Cesarino Oliveira no esporte e no futebol começou cedo. Ele foi jogador de futebol e também treinador de duas equipes no estado, o River e também o Auto-esporte, clube que ele chegou a ser campeão em 1983, mas teve destaque comando a seleção piauiense que chegou até a semifinal do torneio perdendo para a seleção do Rio Grande do Sul. Cesarino também foi presidente do Piauí Esporte Clube (PEC).

Com o passar dos anos, Cesarino teve destaque no cargo e esse ano chegou a participar da votação para a próxima sede de Copa do Mundo, quando o Catar foi eleito casa para Copa do Mundo 2022. Além do trabalho local, Cesarino conquistou confiança na cúpula diretoria da CBF e fazia parte administração da entidade precisando viajar com frequência para o Rio de Janeiro. 

Por: Pâmella Maranhão - Jornal O Dia
Mais sobre: