Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O adeus à Cesarino Oliveira

De 1939 à 2018, morre Cesarino Oliveira aos 63 anos. Presidente da FFP.

02/11/2018 10:41

Cesarino Oliveira faleceu na madrugada do dia 1ª (FOTO: Jailson Soares)

A quinta-feira (1º) foi de tristes notícias para o futebol piauiense. Cesarino Oliveira, 63 anos, não resistiu à cirurgia no sistema digestivo e faleceu na madrugada de hoje (1º) por volta das 1h30min da manhã na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Marcos, em Teresina. O presidente da FFP deu entrada no local na madrugada de terça-feira (29), após romper uma artéria do esôfago e precisou passar por cirurgia de forma imediata. Ao longo desses dois dias Cesarino vinha demonstrando sinais de melhoras, mas acabou não resistindo. 

Méritos

Cesarino Oliveira assumiu a Federação de Futebol do Piauí (FFP) em um momento turbulento. Ele passou a comandar a entidade em 2012, depois de 17 anos da gestão de Lula Ferreira e de três presidentes interinos.

Oliveira disputou a primeira eleição em 2010, quando fez oposição ao então presidente Lula Ferreira. Derrotado nas urnas, ele recorreu à Justiça Comum e ganhou o direito de presidir a entidade a entidade. Começava um imbróglio judicial que se arrastou durante o ano de 2011. Nesse período, a Confederação de Futebol do Brasil (CBF) interveio e chegou a excluir a FFP dos seus quadros até a realização de novas eleições. Após vencer o hoje deputado federal Júlio Arcoverde nas urnas, Cesarino tomou posse em 2012.

O ex-jogador estava internado desde a terça (29) (FOTO: Jailson Soares)

De 2012 para cá, o futebol piauiense deu um salto. Cesarino foi responsável direto por algumas mudanças significativas. Uma delas foi o esforço para tirar o Piauí da região Norte do mapa da CBF e, junto com o Maranhão, ter o direito de participar da Copa do Nordeste, algo que acontece desde 2015.

Foi na gestão de Cesarino que uma equipe piauiense conseguiu o acesso no futebol piauiense. Em 2015, o River chegou às semifinais da Série D do Brasileiro e garantiu uma vaga na Série C do ano seguinte.

O dono do poder da oratória, Oliveira conseguiu conquistar espaço dentro da CBF e estabelecer boas relações politicas e isso refletiu diretamente no futebol do estado.

Sem exageros, Cesarino foi responsável direto por dar evidencia e representatividade ao futebol piauiense, além de profissionalizar a forma de trabalhar. O dono do poder da oratória, Oliveira conseguiu conquistar espaço dentro da CBF e estabelecer boas relações politicas e isso refletiu diretamente no futebol do estado, precisando viajar com frequência para participar de reuniões no Rio de Janeiro. 

Cesarino também foi chefe de delegação da Seleção Brasileira nos amistosos de novembro de 2014, quando a equipe enfrentou Turquia e Áustria, e participou da votação da próxima cede da Copa do Mundo.

Trajetória

Cesarino Oliveira sempre teve seu caminho trilhado junto ao futebol e diretamente ao estado do Piauí. Além de seis anos à frente da Federação de Futebol do Piauí (FFP) o presidente tem no currículo o fato de ser ex-jogador, treinador de clubes na capital (River e Auto Esporte) e até mesmo presidente do Piauí Esporte Clube (PEC).

Muitos cronistas esportivos do estado acompanharam de perto a trajetória de Cesarino. O que todos afirmam é que o grande talento sempre foi comandar e citaram a paciência, presidir e que demonstrou ainda mais isso durante seus seis anos à frente da FFP.

Nunca foi um cara de grandes promoções. “Na federação ele conseguiu mostrar organização, poder emocional é um cara equilibrado. Era um cara muito sério e você não ouve falar nada dele, diferente do seu antecessor (Lula Ferreira). Ele foi presidente do Piauí, presidente das Classes Produtoras, inclusive quando o Clube das Classes Produtoras mudou de sede. Ele sempre gostou de ser presidente”, lembra o cronista do Jornal ODIA Garrincha.  

Mas antes disso, Cesar jogou futsal, foi jogador de futebol em vários clubes de aspirantes e tentou se arriscar no futebol profissional, mas o meia-esquerda não teve tanto sucesso. Após encerrar a carreira como jogador comandou alguns clubes e em 1981 conseguiu resultados expressivos frente a Seleção Piauiense chegando até a final da Copa de Seleções. Em 1983, foi campeão piauiense como técnico do Auto Esporte, vivendo um momento de ascensão com a equipe.

Edição: Aline Rodrigues
Por: Pâmella Maranhão - Jornal O Dia
Mais sobre: