• SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia
Da Arquibancada

Piauiense de atletismo une gerações e tem destaques no arremesso de peso

Marcos Vinicius, 23 anos, voltou a competir no arremesso e lançamento depois de cinco anos parado. Luís Fábio, 18 anos, foi campeão com a marca de 18m40cm.

16/03/2019 11:51h - Atualizado em 16/03/2019 12:23h

Luís Fábio campeão na prova de arremesso de peso (FOTO: Assis Fernandes)

Que o estado do Piauí é referência nas provas de velocidade não é novidade, mas nos últimos anos o estado também ganhou destaque nas provas de arremesso (de peso) e lançamento (disco/dardo/martelo). Neste sábado (16) aconteceu o Campeonato Piauiense de atletismo Adulto, Sub20 e Sub18, na pista de atletismo da UFPI e prova reuniu duas gerações.

De um lado o garoto Luís Fábio, 18 anos, promessa na modalidade nas provas de arremesso e lançamento. Fabinho, como é chamado pelos colegas, saiu da pista do setor de esportes da UFPI campeão Estadual com a marca de 18m40 no arremesso de peso. Mas dessa vez ele teve como adversário Marcos Vinicius, 23 anos, que depois de cinco anos voltou a competir.

Marcos Vinicius atleta (FOTO: Assis Fernandes)

“A sensação de voltar a competir foi muito boa, senti muita satisfação e era isso que eu esperava. Por alguns motivos eu tive que deixar o atletismo, pois antes não tinha tanto apoio como hoje. A motivação hoje é maior, pois antes não tinham tantos atletas com qualidade e isso fez com que eu não conseguisse evoluir tanto na época”, disse Marcos.

Entre os 14 e 17 anos Marcos Vinicius foi a referência no estado nas provas de arremesso e lançamento. Ainda garoto chegou a conquistar medalha em campeonato Sul-Americano e agora voltou aos treinos sob o olhar do técnico Antônio Nilson. “Ele (Marcos) ficou parado cinco anos e retornou agora, mas é um atleta muito talentoso e está treinando apenas dois dias na semana, mas é um começo para que ele consiga fazer grandes marcas assim como nas categorias de base”, conta.

Antonio Nilson técnico (FOTO: Assis Fernandes)

Luís Fábio hoje é dono das melhores marcas do estado e busca índice para Pan e Sul-Americano esse ano. E nada melhor do que ter um concorrente forte dentro do estado para se motivar. “Conversei pouco com ele, mas eu o admiro muito, pois meu treinador já falava dele para mim e estar competindo com ele é bacana. Sempre é bom ter um concorrente no mesmo nível, você tem aquela disputa por aumentar marcas sem perceber só querendo ganhar”, brinca Luís.

Marcos Vinicius conseguiu arremessar 14m47cm e foi vice-campeão da prova. O titulo ficou com Luís Fábio que em três arremessos teve como melhor marca 18m40cm. A meta é chegar aos 18m50cm exigido para garantir vaga no Pan e Sul-Americano. 

Piauiense de atletismo acontece no setor de esportes da UFPI (FOTO: Assis Fernandes)

Por: Pâmella Maranhão - Jornal Odia

Deixe seu comentário