Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sarah Menezes muda rotina em busca de medalha no Brasileiro Sênior de Judô

Para manter o peso de 48 kg, atleta adequa alimentação e altera rotina de treinos. Ela volta aos tatames sábado

10/11/2017 07:59

A judoca Sarah Menezes está pronta para mais um desafio dentro da categoria ligeiro (até 48kg). A medalhista olímpica embarca hoje (10) para Lauro de Freitas, na Bahia, onde disputa o Campeonato Brasileiro Sênior de judô no final de semana. Após o ouro no Troféu Brasil, que aconteceu em outubro, a judoca chega ainda mais motivada para competição que dá pontos no ranking nacional. 

O Troféu Brasil marcou o retorno de Sarah à categoria ligeiro, que a sagrou campeã olímpica em Londres-12. A atleta passou alguns meses competindo pela Seleção Brasileira na categoria meio-leve (até 52kg), mas a adaptação não aconteceu como o planejado e Sarah retornou à categoria ligeiro. Segundo a judoca, o maior desafio é se manter no peso e ter uma alimentação regrada. E, para conseguir, ela vem usando outros artifícios além da musculação e treinos de judô diários. 

Sarah Menezes é uma das medalhistas olímpicas na briga por medalha em Lauro de Freitas, na Bahia (Foto: Elias Fontenele/ O Dia)

“A mudança radical que eu tive foi na alimentação. Meus treinos continuam e inclusive aumentei mais uma atividade nesse ciclo porque eu aprendi, na faculdade, o spinning, o que melhorou muito meu condicionamento físico e minha resistência de pernas. Então, para mim, foi algo positivo. Para manter a categoria, é preciso suar duas vezes ao dia, ou diminuir uma refeição, então prefiro fazer todas as refeições e fazer um treino para queimar”, disse Sarah Menezes. 

Depois de quase um ano na categoria meio-leve (até 52kg), a judoca afirma que sentiu mudanças na tatame. “Para mim, foi tudo novo por conta da velocidade e dá agilidade, além das meninas mais leves. Quando voltei a lutar na categoria até 48kg, eu me sentia uma pena e não conseguia dar conta do meu corpo de tão leve que eu estava e estou me adaptando”, acrescentou Sarah. 

Além de Sarah Menezes, outros Medalhistas olímpicos como Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro estão entre os inscritos. Isso porque o Brasileiro Sênior é a última competição que distribui pontos no Ranking Nacional Sênior. O campeão vai somar 180 pontos. O Campeonato Brasileiro Sênior acontece neste sábado (11) e domingo (12), em Lauro de Freitas, na Bahia. Além de Sarah, Antônio Ítalo, Lucas Ramos, João de Deus, Stanley Torres e Francinaldo Segundo também irão representar o Piauí.

Edição: Aline Rodrigues
Por: Pâmella Maranhão
Mais sobre: