Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Que tal fazer cerveja em casa?

Cursos para você aprender a própria cerveja.

19/01/2018 11:37

Olá queridos leitores, que tal começar 2018 sendo Técnico Cervejeiro Profissional?

A minha história começou em 2010, comprando algumas garrafas de cerveja artesanal em um supermercado local, único na época a ter esse tipo de cerveja. Me lembro bem que eram cervejas de trigo da Erdinger e Paulaner. A partir desse momento minha vida mudou, não sabia até então que havia outro tipo de cerveja além de Brahma, Skol e Antártica - mundo limitado esse meu na época. Quando você bebe cervejas com sabores e aromas, logo percebe-se que você vai querer mais e mais delas, e quer comprar mais diferentes, provar de diversos sabores, mais doce, mais amarga, mais ácida, mais maltada, com sabor de chocolate, café, frutas, etc, você tem um mundo de sensações a experimentar com cerveja e isso me fez ir atrás de me aprofundar no assunto.

Um amigo em 2011 falou na época que dava pra fazer cerveja em casa, aí o negócio pegou. Lá vai eu e meu esposo para Campinas fazer curso de cerveja na panela no Bar Brejas. E a partir daí só alegria, dedicação e estudo para um hobby que é fazer cerveja em casa. Fiz curso de Técnico Cervejeiro, Sommelier e farei o que mais aparecer pela frente, na verdade se tornou uma paixão na vida a gastronomia, e a cerveja está bem inserida nisso.

Mas então Anne pra eu fazer cerveja em casa tenho que fazer curso de Técnico Cervejeiro? HUmmmm, lógico que não, pode se fazer pequenos cursos de cerveja na panela que já lhe dá o como começar, vamos dizer que o Técnico é aprofundamento de conhecimento, mas também você tem instruções mais técnicas de pessoal que já está trabalhando na área a muito tempo.

No meu caso fiz Técnico Cervejeiro para aprofundar os conhecimentos, fazer uma boa cerveja em casa com mais técnica, mas existe sim um mercado crescente e quem quer escolher ser Cervejeiro como profissão é melhor ainda.

Com o curso de Técnico Cervejeiro você estará apto a:

✓ trabalhar nas mais diversas áreas de uma cervejaria;

✓ montar sua cervejaria desde o planejamento fabril até o comercial;

✓ gerenciar uma cervejaria em todos os aspectos cervejeiros;

✓ tomar decisões sobre o processo cervejeiro;

✓ elaborar receitas e saber escolher os ingredientes;

✓ optimizar os ingredientes a fim de reduzir custo;

✓ analisar processos visando o aumento de rendimento tanto na brassagem quanto envase;

✓ identificar, prevenir e remediar os off flavours na cerveja;

✓ adotar as melhores práticas de higienização;

✓ avaliar as cervejas e melhorar sua qualidade;

✓ avaliar o melhor método de Filtração, Envase, Carbonatação e Pasteurização;

✓ analisar seu fermento e decidir pela melhor forma de reutilizá-lo.

✓ armazenar o fermento corretamente;

✓ contar células de levedura.

E agora Anne? Quero fazer esse curso de Técnico Cervejeiro, onde faz? Vou ter que ir pra São Paulo? Não necessariamente meu caro futuro cervejeiro. Em Teresina estamos recebendo este curso, mas se o leitor está em outra cidade/estado segue também sugestões de locais e instituições que promovem o curso.





Fico aguardando vocês me chamarem para uma prosa e degustar uma boa cerveja artesanal, Santé!

Fonte: Anne Carolinne Carvalho Galdino
Mais sobre: