Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Itens de decoração e alimentos podem representar perigo para os pets

As festas de final de ano já passaram, mas deixamos dicas para o próximo Natal e Réveillon

23/01/2019 17:18

Com as festas de fim de ano, uma época inspiradora, onde nos lembramos da magia e fazemos várias reflexões acreditando em um recomeço com o ano que chega, porém nesse período a procura por atendimentos de urgência e emergência aumentam devido a acidentes como ingestão de enfeites natalinos, choque e queimaduras devido à mordedura de lâmpada de iluminação, intoxicação alimentar e fugas devido ao excesso de barulho provocado por fogos de artifícios que simplesmente enlouquecem alguns animais.

A mudança de rotina, a casa cheia de convidados, podem ser fatores de estresse prolongado, causando danos à saúde dos pets. A decoração nessa época do ano instiga a curiosidade de cães e gatos, e eles podem roer o que encontrarem pela frente, a atenção deve ser redobrada com os filhotes que simplesmente amam esses penduricalhos, Então, se o seu animal for do tipo curioso ou bagunceiro, guarde os presentes, fitas, bolinhas, bonecos em um lugar que ele não alcance.

Outro perigo a ser considerado é a comida e a bebida que nas ceias costumam ser farta e muitas vezes ficam ao alcance dos nossos amigos, ou são oferecidas por nossos convidados, podendo causar vômitos, diarreia, obstruções (no caso de ossos), em relação as bebidas, muitas vezes os copos alguns animais chegam na urgência em coma alcoólica, muitas vezes os copos ficam cheios e de fácil acesso, colocando a saúde dos nossos peludos em risco, uma opção segura seria procurar um hotel para animais para garantir a saúde desses meninos se você não tiver certeza que pode controlar esse tipo de situação.

Quem tem filho pet, sabe que a maioria desses animais fica altamente estressados e assustados com os barulhos dos fogos de artifícios e apesar do barulho ser momentâneo o reflexo desse tipo de situação pode durar dias, deixando os animais muito agitados e sensibilizados à qualquer barulhinho, e não se enganem, os grandões também passam por isso, inclusive podem se machucar feio em busca de abrigo, para amenizar o sofrimento, que dependendo da situação pode até chegar à desmaiar ou apresentar convulsões.

O ideal seria que ao adotar um animal, se procurasse ajuda do médico veterinário para saber o que fazer para dessensibilizar seu amigo à esse tipo de barulho durante o período de socialização (em torno de 5 meses), essa atitude visa ensinar os peludos à não reagir de maneira negativa à várias situações e pode prevenir fugas, ataques de pânico, entre outras situações desagradáveis que podem levar à morte. Mas se esse momento já passou não se desespere, esse comportamento pode ser minimizado se for desenvolvido um trabalho de dessensibilização, ou seja, expor o animal de maneira progressiva a sons, cada vez mais intensos e associar esta situação a coisas agradáveis, tais como petiscos. Importante não deixar seu animal sozinho, mantê-lo em um lugar onde os ruídos possam ser abafados, para ajudar, você pode ligar o ar condicionado, colocar música instrumental para diminuir os ruídos.

Deixe que ele se esconda, que ele fique em um lugar onde se sinta seguro, importante procurar reagir de maneira natural à essa situação para não reforçar esse comportamento, por isso evite colocá-lo no colo ou oferecer afago, essas atitudes vão intensificar o que ele está sentindo.

Não prenda o animal em correntes ou guias, ele pode acabar machucado ou enforcado. Os médicos veterinários podem ajudar, tratamento naturais como Florais de Bach, Aromaterapia, por exemplo, podem ajudar a amenizar a situação.

É interessante lembrar colocar uma coleira com plaqueta de identificação com número de telefone no pescoço do pet, isso irá ajudar a achá-lo no caso de fuga. Em gatos, a coleira deve ser elástica, para que não haja risco de enforcamento ao se prender em algo.

E se você quiser contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção, escreva pra gente: [email protected] ou entre em contato pelo WhatsApp 86 988831393

Mais sobre: