Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Progressistas descarta aliança com o PT, mas Bárbara pode dialogar

01/05/2023 11:17

O campo político que une Progressistas, PSDB e União Brasil teve desempenho de destaque nas eleições de 2022. Ao se analisar o resultado do pleito apenas na capital, é fato que Sílvio Mendes venceu Rafael Fonteles na disputa pelo Governo do Estado e Joel Rodrigues venceu Wellington Dias na eleição para o Senado.

A ideia do grupo representado pelos tons de azul é manter essa base unida em busca do comando do Palácio da Cidade. No momento, alguns pré-candidatos estão lançados, a exemplo de Luciano Nunes, Sílvio Mendes, Bárbara do Firmino e Joel Rodrigues.

A deputada Bárbara do Firmino já declarou que não tem apego a cargos, ao responder sobre a possibilidade de abrir mão do mandato de deputada estadual para se candidatar à prefeitura por outro partido. A parlamentar admite diálogo com diversas forças políticas, inclusive o PT.

Para o presidente regional do PP, Joel Rodrigues, a postura de Bárbara é admissível. “Nós vivemos em um momento de diálogo. O Progressistas não tem a mínima condição de fazer, para a eleição de 2024, uma aliança com o PT em Teresina. É natural dialogar com todos os políticos independentemente de partidos. No momento de definições tem limitações por parte do partido, mas cada líder pode tentar se viabilizar individualmente”, explica.

Foto: Assis Fernandes / O Dia

Tucanos mais tradicionais confirmam à coluna que defendem a permanência de Bárbara no grupo político em que ela está atualmente. Alguns psdbistas mais “raízes” enxergam uma possível aliança com o PT como inconfiável. Para eles, o apoio petista não passaria de ficção e a prioridade do partido dos trabalhadores seria fortalecer um nome próprio.  

Mais sobre: