Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

1ª turma de engenheiros do PI completa 40 anos, entre a pérola e o ouro

Por Antônio Aderson dos Reis Filho - Engenheiro Agrimensor, Prof. Doutor do Centro de Tecnologia/UFPI

17/12/2018 16:52

1975, são semeadas as primeiras sementes em solo piauiense para frutescência inaugural de engenheiros no Piauí, regada com muitos sonhos, ideais e desejos próprios de jovens encantados com a profissão escolhida, mas muitas dúvidas também por sermos cobaias na criação do Centro de Tecnologia. A aspiração se compôs com a maturação perfeita e os frutos foram gerados, e em 20 de dezembro de 1978 (quarenta anos atrás) no Centro de Convenções do Piauí em ato solene de colação de grau para todos os cursos de Universidade Federal do Piauí, o magnifico reitor Prof. José Camilo da Silveira Filho pronuncia em alto e bom som em seu discurso “Estou entregando para a sociedade os primeiros engenheiros formados no Piauí, são os primeiros de muitos que virão no futuro”. Antônio Aderson dos Reis Filho, Deocleciano Ferreira Torres, Edvaldo Henrique Ferreira Soares, Elizabeth Maria Veloso Campos, Ireneu Verçosa do Nascimento, José Lincoln de Sousa Meneses (em nossa saudosa memória deixou o nosso convívio em 9 de abril de 2017), José Matias Filho (em nossa saudosa memória deixou o nosso convívio em 6 de março de 2018), José Raimundo Neto, José Borges de Sousa Araújo, Lúcia de Fátima Coelho Batista, Lúcia de Fátima de Sousa Santos, Maria José Ferreira de Oliveira Damasceno, Raimundo Francisco Ferreira, Rogério de Carvalho Veras, e Jorge Ancelmo Mendonça Bezerra. Hoje, somente por meio da UFPI, originários do Centro de Tecnologia já são mais de 2400 profissionais entre arquitetos e engenheiros das mais diversas modalidades. Para falar da comemoração dos 40 anos de Engenheiros Agrimensores faz-se necessário recompor o cenário remoto e longínquo. Momento oportuno para homenagear pessoas que irrigaram os anseios daqueles jovens idealistas. Com o mesmo prazer e igual grau de importância saudamos nossos professores da época: Antônio Manoel Gayoso Castelo Branco (primeiro diretor do Centro de Tecnologia), Rafael Victor do Rego Monteiro “in memoriam” (diretor do CT em 1978), Djalma Veloso Filho (nome da turma), José Isaías da Silva “in memoriam” (coordenador do Curso e paraninfo da turma), Edgar Carneiro Machado (aula da saudade), Allan Karkec, Aline Elvas, Antônio Trindade Barros, Ausair Chaib, Elizabeth Paz, Francisco Nilson, Frutuoso Jusselino da Silveira Neto, Gilberto Serra e Silva, José Geraldo de Oliveira Ferro, José de Ribamar (Joel) “in memoriam” , Luiz Gonzaga Carneiro “in memoriam”, Paulo Henrique Ribbentrop Castelo Branco, Rômulo Gayoso Castelo Branco, Valmir Miranda (Pró-reitor) e Wilson Martins de Sousa, nossa eterna gratidão.

Uma sessão nostálgica encanta e alimenta nossas almas. Dos anos de faculdade, o ano de 1978 saudosamente foi memorável, enfrentando muitos desafios próprios dos sacolejos da agitada vida estudantil tornou a turma mais coalescente, robusta e com musculatura para celebrar a vitória em 20 de dezembro. Vitória esta que é fruto do esforço pessoal de cada um de nós juntamente com o apoio incondicional da família. Podemos recordar alguns desses momentos após vencida alguma batalha. E.g. Ao termino de uma noite de estudos relaxávamos tocando violão na calçada do Monte Castelo para embalar os sonhos; viagem a São Raimundo Nonato em expedição com os professores José Isaias (Zeca Diabo) e Wilson Martins com o propósito de extrair rochas para o acervo do laboratório de geologia recém implantado do Centro de Tecnologia, como não lembrar da “mala” conduzida pelo nosso colega Jorge Mendonça, em plena praça pública, oferecendo medicamento aos transeuntes; viagem a Bom Jesus promovida pela Universidade com estágio no CRUTAC (Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária) para efetuar o levantamento topográfico da área urbanizada da cidade, como não lembrar das marcantes tertúlias e festas da região, como não lembrar do Pe. Anchieta Cortez nos levando para a demarcação e implantação da localidade Taquari. O mês de dezembro deste mesmo ano foi muito intenso, além da solenidade de formatura participamos de uma Missa em Ação de Graças na igreja São Benedito, aula da saudade, diversos jantares, churrasco e um baile no antigo Clube dos Economiários. Bem, as demais recordações, que são muitas, serão comentadas em nosso jantar de confraternização dos 40 ANOS que será realizado no dia 18 de dezembro. Os protagonistas deste cenário que citaremos a seguir seguiram seus destinos.

Algumas fotografias da colação de grau, descerramento da placa e da aula da saudade, muitas delas já amareladas pelo tempo. 

Além da nossa formatura como acontecimento importante ocorrido em 1978, podemos relatar outros fatos no mesmo ano dignos de nota. Único na história, três papas num mesmo ano, o papa Paulo VI depois de 15 anos de pontificado, o papa João Paulo I que seu pontificado durou apenas 33 dias e depois um novo conclave escolheu o o papa João Paulo II. Foi também em 1978 que aconteceu um milagre da medicina: Louise Brown se tornava o primeiro bebê de proveta da história, nasceu através da fertilização in vitro. O Guarani de Campinas se tornou a única equipe vinda do interior a se consagrar campeã brasileira da história. No mesmo ano a onda do disco fervia por meio do filme Os Embalos de Sábado à Noite estrelado por John Travolta, no Brasil a novela Dancin Days de Gilberto Braga fez sucesso com Sônia Braga no personagem de Júlia Matos e lançou modismos como as meias de lurex. 

Chegou dezembro de 2018 entre as Bodas de Pérola que são trinta anos e o Jubileu de Ouro que são cinquenta anos, estamos aqui. Parafraseando o compositor Accioly Neto “Se avexe não toda caminhada começa no primeiro passo, a natureza não tem pressa segue seu compasso, inexoravelmente chega lá”. Hoje todos maduros ou “jovens há mais tempo” constituíram família, alguns com a prole maior ou menor, mas com filhos e netos, morando e com sua vida laboral no Piauí, Pará, Distrito Federal e Estados Unidos da América, desempenhando bem na sua profissão. Alguns são empresários bem-sucedidos, outros seguiram a carreira do magistério superior em Universidades Federais, outros como funcionários públicos federal, estadual e municipal, outros se destacaram na política como prefeitos no Piauí, enfim um feito importante no seio de cada qual como um distintivo de vitória, somos hoje homens e mulheres de bem. Felizes agora por encontrarmo-nos novamente celebrando a vida, começamos com uma viagem prazerosa ao Vila Galé Cumbuco. Foram três dias formidáveis de pura descontração e prazer, revivendo e recordando muitos momentos da vida estudantil, desde os perrengues passados aos momentos lúdicos e de entusiasmo em cada conquista, e ao final sempre acabava em festa. Faremos aqui um destaque aos nossos amigos Lincoln e Matias que fecharam seus ciclos presencial de vida recentemente, que serão sempre lembrados com alegria por aqueles que continuam por aqui segurando de forma firme e forte a Tocha, como significado ancestral da Grécia Antiga, a nossa chama foi acesa em 1975 na Universidade Federal do Piauí.  Como estão aqueles jovens hoje


Mais sobre: