Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

20 agentes do serviço secreto de Israel circulam por Brasília há mais de mês

A turma do considerado melhor serviço do mundo, especialistas em combate ao terrorismo, está afinada com a Polícia Federal, mas sem interfaces.

31/12/2018 07:34

Secretos

Um expert no assunto indica à Coluna que, com a presença do premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, na posse de Bolsonaro amanhã, pelo menos 20 agentes do serviço secreto israelense (Mossad) já circulam pela capital há mais de mês. Os israelenses levam tão a sério a segurança do chefe que andam a pé, de metrô, bicicleta e até ônibus por Brasília para mapear riscos e eventuais locais vulneráveis.

Incólumes

Eles evitam andar em duplas - embora em alguns casos seja inevitável - e se passam incólumes por cidadãos comuns ou turistas. 

Bloqueador

Caminhões do Exército com bloqueadores de sinal de aparelhos de celular já estão estacionados em vários pontos da Esplanada dos Ministérios e proximidades. O objetivo da medida é impedir o eventual acionamento de explosivos durante o trajeto de Bolsonaro. 

Posse

Camisetas com estampa de Jair Bolsonaro (PSL) e itens verde-amarelos tomaram o comércio, vias e feiras de Brasília às vésperas da posse do novo presidente. A “febre Bolsonaro” rendeu um bom extra aos comerciantes da Capital. 

Sucessão 

O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), garante a interlocutores que as críticas recebidas pelo Governo eleito por não ter ainda escolhido um candidato a presidente da Câmara cairão por terra após a posse.

Centrão 

A decisão de Jair Bolsonaro de se manter neutro fez com que siglas do Centrão já fechassem apoio para a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ), visto pelo PSL como um nome não alinhado com o novo presidente da República.

No posto

Quem organiza a posse de Jair Bolsonaro, em substituição a Paulo Uchoa, é o diplomata Carlos Alberto França, que já trabalhou no cerimonial do Planalto, com Dilma Rousseff e Michel Temer. 

Desligado 

Uchoa foi desligado da equipe de transição por ter sido contra o gesto de desconvidar os presidentes de Cuba e da Venezuela para as cerimônias desta terça, em Brasília.

Vigília

Candidato derrotado à Presidência, Fernando Haddad (PT-SP) enviou vídeo-convite aos militantes para a vigília de réveillon (Lula Livre) em frente à sede da PF em Curitiba. “É de extrema importância que o povo leve ‘o calor humano’ ao ex-presidente”, diz o petista. 

Armas 

Paro o deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), autor do projeto que flexibiliza o Estatuto do Desarmamento, o anúncio de Jair Bolsonaro de que pretende garantir por meio de decreto a posse de armas de fogo “é o primeiro passo importante para mudarmos a legislação de uma vez por todas”. 

Aquisição & porte

O Projeto de Lei n° 3.722/2012, de autoria de Peninha, que disciplina normas sobre aquisição, posse e porte de armas de fogo, está pronto para ser votado no plenário na Câmara Federal. Outros 96 projetos sobre o assunto tramitam na Casa “apensados” ao de Peninha. 

Ciro 

Ciro Gomes dará a palestra de abertura e Carlos Lupi fará o encerramento do Encontro Nacional do PDT, que acontecerá dias 11 e 12 de janeiro, na sede da Fundação Leonel Brizola, no Rio de Janeiro. 

Líderes 

Na ocasião, serão eleitos para a liderança do partido na Câmara Federal e no Senado, respectivamente, o deputado federal André Figueiredo, do Ceará, e o senador Weverton Rocha, eleito pelo Maranhão.

__________________________________________________________

ESPLANADEIRA

Projeto de Lei 10697/18, do deputado Laudivio Carvalho (Pode-MG), aumenta pena para crimes cometidos contra crianças e adolescentes. A cada dia são registrados aproximadamente 200 casos de violências contra crianças no Brasil, segundo a Secretaria de Direitos Humanos. 

Mais sobre: