• Clínica Shirley Holanda
  • Semana do servidor
  • Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Esplanada

04 de julho de 2019

Corrida do gás: Brasil descobre reserva de gás natural em Sergipe

O gás é tão valioso quanto o petróleo.

Corrida do gás

Com essa descoberta de reserva gigante de gás natural na camada do pré-sal na bacia do Sergipe, o Estado ganhou a atenção do Brasil e do mundo. O gás é tão valioso quanto o petróleo. E não por acaso, lembram empresários, dois dos homens mais ricos dos Estados Unidos são os irmãos Koch, que operam no setor. O Governo quer tomar protagonismo no chamamento de investimentos (industrial, hoteleiro, comércio) junto a empresários. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, desembarca hoje em Aracaju, a convite do deputado federal Laércio Oliveira (Progressistas), para o “Simpósio de Oportunidades – Novo Cenário da Cadeia do Gás Natural em Sergipe”.

Sinais

O Palácio jogou Sérgio Moro no Coliseu da Câmara, onde a base é fraca. Quarenta deputados da oposição apareceram para massacrar o ministro, contra 15 aliados.

Fuga da ordem

Os militares têm um novo problema interno. É alto o número de deserções nas Forças Armadas, constatou o Superior Tribunal Militar (STM) nos últimos anos.

Tráfico militar

O STM explica que as 271 condenações de militares das três Forças, de 2014 a 2017, divulgados pela Coluna, foram por tráfico e também posse de entorpecentes.

Chico no Museu

O Museu Nacional ganhou apoio respeitável. Chico Buarque e outros mangueirenses aderiram à campanha para ajudar a instituição. De 10 a 12, a Mangueira promoverá oficina de percussão em benefício da recuperação do acervo prejudicado pelo incêndio do ano passado. Soa música para os ouvidos da direção do Museu, que recusou empréstimo de acervos milenares de Herculano e Pompéia, da Itália, como publicamos.

É que..

..a direção do Museu alega que precisa de doação, não de empréstimo. Uma delegação de italianos voltou cabisbaixa para a Europa. Mas nada foi firmado de concreto ainda. 

Cidade violenta

O conhecido epidemiologista Roberto Medronho, que mora no Rio, foi assaltado numa estação de metrô. O empurraram e levaram sua carteira em plena luz do dia. Em Paris.

C’est la vie

Medronho está de férias com a família na Europa e ficou pasmo com o episódio na estação Châtelet. “Aos 60 anos, frequentador de rodas de samba no subúrbio, nunca fui assaltado no Rio. Deve ser duro viver em um lugar inseguro”, reclama o doutor.

Agenda..

Fragilizado após a divulgação de supostas mensagens com procuradores da Lava Jato de quando juiz federal, Sérgio Moro tenta manter a normalidade à frente do cargo e intensificou a agenda positiva. Reforçou encontros e anúncios de medidas com outros colegas de Governo para evitar o isolamento.

..positiva

Moro assinou, recentemente, com Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, portaria interministerial que cria o Serviço Nacional de Notificação de Recall de Veículos. Semana passada, foi a São Paulo e posou sorridente ao lado do governador de São Paulo, João Dória (PSDB), ao receber a Grão-Cruz da Ordem do Ipiranga.

Emprego$

A aprovação da MP da Liberdade Econômica (881/2019) vai promover a retomada da geração de empregos no País. A projeção é do relator da medida, Jerônimo Goergen (Progressistas-RS). Ele menciona estudo técnico do Governo que aponta o impacto potencial sobre o PIB per capita e o emprego - ganho, no longo prazo, de 7% no PIB e de 4% na população ocupada.

É o Bicho

Originalmente brasileiro, o Jogo do Bicho completou 127 anos ontem. Tem em cada canto do  Brasil, o povo gosta, movimenta milhões de reais. Só falta ser legalizado.

ESPLANADEIRA

#  A nova sede da Associação dos Embaixadores do Rio de Janeiro começa a funcionar hoje, em  prédio histórico da Sergio Castro Imóveis na  Gamboa.

Esplanadeira é a seção da Coluna para divulgação de informações variadas como esporte, cultura, mercado, ações sociais. Mande e-mail para [email protected]

03 de julho de 2019

Clima de velório: Pacote Anticrime de Moro está praticamente enterrado

Vazamento de supostas mensagens entre Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato abafou uma das propostas prioritárias do governo Bolsonaro.

Clima de velório

O vazamento de supostas mensagens trocadas entre o então juiz Sergio Moro e procuradores da Operação Lava Jato praticamente enterrou o pacote de projetos de lei que endurece as punições de crimes de corrupção, a jóia da caixinha de Moro na sua gestão no Ministério da Justiça. Há quem aposte em nada, ou em adiamento para novo debate ano que vem. Fato é que o escândalo atrasa o cronograma do Governo sobre o tema. A previsão do grupo de trabalho na Câmara para analisar o texto era de conclusão dos trabalhos em meados de junho. Além da revelação das mensagens, divergências entre parlamentares que integram o grupo também retardaram o andamento da proposta tida como “prioritária” por Moro e pelo presidente Jair Bolsonaro. 

Cenário ruim

Os três projetos do pacote anticrime do Senado também estão parados na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. A bandidagem (do Congresso e das ruas) agradece...

Cela quente

Frase de um figurão petista com mandato, que visita todo mês o ex-presidente: “Enquanto Lula estiver preso o Brasil não terá sossego e continuará dividido”.

Cidadão sofre

Sabe a consulta que o cidadão paga para saber se o nome está sujo na praça? O senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) apresentou PL que isenta a pessoa na pesquisa.

E aí, Serasa?

Ciro espera contar com o apoio da gigante Serasa Experian. O senador diz admirar a empresa justamente por ela entrar em novos mercados de dados, baixando preços e forçando a concorrência. Acha que a Serasa será a primeira a aderir à tarifa zero.

‘Zap’ do MP

Apesar da ordem da PGR Raquel Dodge para que servidores do Ministério Público Federal troquem o Whatsapp e Telegram pelo software de comunicação e-Space – criadopelo MP, lançado em dezembro – não há portaria para regulamentar e disciplinar a medida. Ninguém está proibido de trocar mensagens pelos conhecidos app, ou será punido por isso. E, acredite, os procuradores continuam a trocar mensagens por eles.

Blindados?

No despacho em que impôs o uso do aplicativo, Dodge afirma que a conclusão dos trabalhos técnicos afastou situação de fragilidade da segurança institucional do MP e “comprovou que nenhum sistema disponibilizado pelo Ministério Público da União foi alvo de invasões ou ataques cibernéticos de qualquer natureza”.

Que CPI?

Apesar da pressão de alguns colegas, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), tem sinalizado que não pretende levar a votação neste semestre o requerimento de abertura da CPI para investigar os tribunais superiores. O pedido para criação da CPI da ‘Lava Toga’ teve o apoio de 29 senadores, número superior ao mínimo de 27.

Previdência ..

Deputados divergem sobre o número de votos que a reforma da Previdência terá no plenário da Câmara. Líderes governistas e aliados do Planalto dizem que os 308 votos necessários em dois turnos estão “praticamente garantidos”.

.. na pauta

Isso é visto com desconfiança por deputados do Centrão e da oposição. O presidente da comissão, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), também vê com cautela o otimismo. Ramos pontua que “se efetivamente os governadores conseguirem alguns votos da oposição, do PDT, PSB e até do PT, podemos ter garantia dos 308 votos no plenário”.

Desacato

O PSOL tenta barrar na Câmara o aumento da pena para casos de desacato. A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) apresentou voto em separado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania a projeto do deputado Eli Correa (DEM-SP) que aumenta a pena do crime de desacato praticado contra policiais e guardas civis.

Perigo da língua

O relator, deputado Sanderson (PSL-RS), deu parecer favorável à matéria que será apreciada pelo colegiado. No voto em separado, a deputada afirma que o projeto é inconstitucional, “já que afronta o direito fundamental à liberdade de expressão, previsto na Constituição e na Convenção Americana de Direitos Humanos”.

ESPLANADEIRA

#  A Secretaria Nacional da Família promove hoje, às 14h, a palestra “Boas práticas de Adoção”, no Bloco A da Esplanada. Mais informações no [email protected] . # Com curadoria da HSM, a Alta Books lançou o Alta Evolution Book Club, o clube do livro dedicado ao aperfeiçoamento profissional e pessoal de assinantes. www.bookclub.altaevolution.com.br. # Susana Madruga inaugura nesta quarta, às 16hs, projeto Tardes Culturais no Alegretti ( Copacabana Rio Hotel ) com Fernando Reski e Cida Moraes .

Esplanadeira é a seção da Coluna para divulgação de informações variadas como esporte, cultura, mercado, ações sociais. Mande e-mail para [email protected]

02 de julho de 2019

Tráfico militar: O governo sabe dos riscos de transporte de drogas

É alto o número de militares das três Forças Armadas processados por porte ou tráfico de drogas em serviço entre os anos de 2014 e 2017.

Tráfico militar 

O Governo deu bobeira na fiscalização porque já sabe, há anos, dos riscos de transporte de drogas em veículos terrestres, em navios e nos aviões da Força Aérea Brasileira. É alto o número de militares das três Forças Armadas processados por porte ou tráfico de drogas em serviço entre os anos de 2014 e 2017, segundo levantamento do Superior Tribunal Militar para a Coluna. Neste período, foram nada menos que 271 condenados, julgados em 2ª instância, dentro do Artigo 290 do Código Penal Militar: “Tráfico, posse ou uso de entorpecente ou substância de efeito similar”.

Livres

O STM também registrou 136 processos com ‘punibilidade extinta’ de 2013 a 2017. E 45 militares foram absolvidos. Os dados de 2018 ainda estão em compilação.

Reforminha básica

Mesmo no aperto no cofre e fechando embaixadas, o Governo vai honrar compromissos de gestões passadas e reformar residências oficiais em alguns países. 

Ah, ministro

O ministro Sérgio Moro frustrou delegados e agentes da Polícia Federal em discurso na Academia Nacional, na abertura do curso dos novos convocados, há dias, ao dizer que a PF já tem estatuto legal com autonomia e independência. É justamente por esses temas que corporação luta na PEC 412 que tramita na Câmara Federal há anos.

Reforço judicial

Delegados lembram que Sérgio Moro, enquanto juiz federal em Curitiba, teve de destinar recursos da Justiça para a PF comprar equipamentos e até pagar contas de luz, para a Operação Lava Jato não parar...

Desarticulação

A queda da MP 873, que instituía a cobrança de contribuição sindical por boleto, expôs mais uma vez a fragilidade da articulação do Planalto com o Congresso. Apesar de inúmeras tentativas, a líder do Governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), não conseguiu acordo nem para eleger o presidente e definir o relator da comissão. 

Pela tangente

A proposta, publicada no dia 1º de março, caducou na última sexta, 28, e havia recebido mais de 500 emendas para alterá-la. Agora, o Planalto e parlamentares aliados discutem a apresentação de um Projeto de Lei com mesmo teor da Medida Provisória.

Frevo da aliança

“O MDB de Pernambuco está pacificado”. A frase é do deputado federal Raul Henry que será o presidente da legenda e candidato à Prefeitura do Recife. O senador Fernando Bezerra Coelho constrói sua candidatura ao Governo com o apoio dos ex-adversários Jarbas Vasconcelos, novamente senador, e o federal Raul.

Índios & Justiça

O Conselho Nacional de Justiça aprovou Resolução específica para tratamento de indígenas acusados por crimes variados, em acordo com a Funai. Entre outras novidades, haverá encaminhamento dos autos do processo à Funai em até 48 horas; a garantia da presença de intérprete do processo; a realização de perícia antropológica.

MERCADO

Indústria vence

O decreto publicado ontem ampliando para 8% (de 1º de julho até 30 de setembro de 2019) e posteriormente para 10% (até 31 de dezembro de 2019) a alíquota do IPI sobre o xarope de refrigerante da Zona Franca de Manaus causará prejuízo diário de R$ 500 mil parta Estados e municípios, diz o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), presidente da Frente Parlamentar Mista em defesa da indústria brasileira de bebidas.

Drible oficial

Explica-se: a perda na arrecadação é em razão do paradoxo tributário que beneficia as companhias estrangeiras que possuem sede na Zona Franca, que conseguem reverter o IPI que deveriam pagar sobre o xarope em crédito tributário. Coisa do forte lobby. 

Gás total 1

Na esteira da publicação de resolução do CNPE que traz diretrizes para a abertura do mercado de gás natural, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, não perdeu tempo. Reuniu-se em Brasília com o diretor de Relações Institucionais da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento, Luís Fernando Quilici. 

Gás total 2

Enquanto Sergipe ganha destaque por novas descobertas de gás natural, as maiores desde o anúncio do pré-sal, o setor cerâmico tem importância na área da energia, por tratar-se do segundo segmento industrial que mais consome gás. Responsável por 14% de todo o consumo de gás natural de uso industrial no País, o setor cerâmico pode impulsionar o consumo no Estado e alavancar empregos.

ESPLANADEIRA

# Maria da Conceição Tavares - que fará 90 anos em 2020 - foi a figura central de encontro com Saturnino Braga, Hildete Pereira, Carmen Feijó e Glauber Carvalho, no Centro Celso Furtado. # Em comemoração à Independência Americana o Cine Brasília recebe o Concerto da Ostncs, com a pianista americana Solungga Liu e o solista George Gershwin. # Noca da Portela, Roberto Serrão, Luís Sacopã, parceiros de sambas gravados por Beth Carvalho (in memoriam) vão homenagear a cantora na primeira feijoada pré-carnavalesca do Bloco Rola Preguiçosa, dia 20. 

Esplanadeira é a seção da Coluna para divulgação de informações variadas como esporte, cultura, ações sociais e afins. Mande e-mail para [email protected] 

01 de julho de 2019

A Coluna solicitou ao STM o número de militares condenados por tráfico

A solicitação foi feita há seis dias, mas o mistério continua.

Burocracia x Negócios

Fiscalização feita pelo Tribunal de Contas da União aponta que excessos burocráticos prejudicam os negócios no Brasil. O TCU verificou que faltam transparência, organização e padronização das exigências por parte dos órgãos federais. Foi constatada ainda a ausência de controle sobre o prazo para prestação de serviços. No relatório, o ministro-relator Vital do Rêgo aponta haver “falhas de articulação e compartilhamento de dados entre órgãos”. O TCU determinou à Secretaria Especial de Desburocratização que “institua mecanismos para a utilização de dados da pesquisa de satisfação dos usuários dos seus serviços”.

Carequinha da direita

Dono da rede Havan, que começou a vida comercial vendendo tecidos, Luciano Hang tem se reunido com consultores e prepara candidatura a governador de Santa Catarina

Defunto viciado

A Polícia de São José do Rio Pardo (SP) prendeu o traficante Além-Drogas, que vendia entorpecentes no cemitério. Nenhum cliente foi denunciado. Deu no jornal Democrata

Mistério

A Coluna solicitou há seis dias ao Superior Tribunal Militar o número de condenações de militares das três Forças ligados ao tráfico de drogas. Continua o mistério.

Quebradeira prevista

Equipe do Planalto acredita que os governadores, excluídos da reforma da Previdência, não farão mudanças nos seus Estados, pressionados pela polícia e professores. Sindicatos fortes e ameaças de greves amedrontam os gestores – que em alguns anos poderão quebrar e aparecer com pires nas mãos em Brasília. E reclamando da União..

A conferir

Depois das visitas da Polícia Federal nos Governos passados, a Caixa entrou na era do compliance e concluiu seleção de profissionais (de fora e da carreira do banco) para 12 vice-presidências com apoio de uma multinacional de seleção de headhunters. Além de selecionar para 22 diretorias. 

Piadinha perigosa

A bancada do PT na Câmara vai representar na Comissão de Ética da Presidência sobre “conduta” do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Ao comentar o escândalo dos 39 quilos de cocaína dentro de avião da FAB, soltou: “No passado o avião presidencial já transportou drogas em maior quantidade. Alguém sabe o peso do Lula ou da Dilma?”. 

Jogos na TV

Um debate que vale a pena assistir. De um lado, Magnho José, do Instituto Brasileiro do Jogo Legal, maior especialista no País em jogos; e de outro Paulo Fernando Melo, do movimento Brasil Sem Azar, principal adversário da frente parlamentar da legalização dos Jogos no Congresso. Na TV Câmara amanhã à noite. De que lado você fica?

Timóteo

Os governadores João Doria (PSDB), de São Paulo, e Rui Costa (PT), da Bahia, têm telefonado para o Hospital das Clínicas para saber o estado de saúde de Agnaldo Timóteo, 83. Ele está internado há mais de mês após passar mal numa cidade baiana. Para quem não sabe, ou não lembra, Timóteo foi vereador e deputado federal.

Selfie-man

O vereador Eduardo Suplicy (PT), 78, comemora popularidade em tempos de baixa entre políticos. Tirou, diz, 3 mil selfies com populares em 2h30 na festa de aniversário.

MERCADO

Prédio do BB

Com US$ 88 bilhões em ativos, a Tishman Speyer, administradora de edifícios caros pelo mundo (como o Rockfeller Center em NY) lançou cotas do fundo de investimento para a Green Towers em Brasília. Vem a ser a sede construída do Banco do Brasil. 

Féria$

Com o início das férias de Julho, a Lendico, especializada em crédito pessoal online, identificou crescimento de 28% nas solicitações de empréstimos para viagens em comparação a abril deste ano. Já em relação a maio de 2018, o crescimento foi de 4%.

ESPLANADEIRA

# Maior especialista no Brasil sobre as microempresas, Afif Domingos viaja o País para palestrar sobre “a grandeza dos pequenos negócios’.  # Poesias inéditas de Leandro Bellini serão lidas por Paulo Betti, Nei Latorraca, Zezé Motta no documentário da cineasta Ekatala Keller - sobre vocações artísticas.

29 de junho de 2019

Na Caixa, uma servidora foi promovida sem processo seletivo

a servidora Tatiana Thomé de Oliveira foi alçada a Vice-Presidente de Governo sem passar por processo seletivo.

Pista livre

O Tribunal de Justiça do Paraná tomou uma decisão corajosa de acabar com o monopólio dos registros de automóveis no Estado, que rendia para a empresa Infosolo, de Brasília, mirabolantes R$ 100 milhões por ano – em regime de exclusividade e a preços caros para os consumidores. Espera-se que os paranaenses contem, agora, com um mercado aberto à livre concorrência, com redução expressiva de preços. A Infosolo já teve seus controladores denunciados no Mensalão e a empresa suspensa por inidoneidade pela CGU (Limpou o nome anos depois). A empresa conquistou monopólio no período em que Ricardo Barros era o manda-chuva do Paraná – em parte na gestão de Beto Richa, e na gestão da esposa, Cida Borghetti, que substituiu o tucano.

Altos valores

As concorrentes da empresa Tecnobank inventaram um faturamento para a empresa que jamais existiu. Usaram a matemática superfaturada. 

B3 sai 

Fontes anteciparam um movimento da B3 no mercado de registro de automóveis: a empresa está saindo do segmento e registradoras já operam diretamente com bancos.

Contramão 

Em outras ocasiões, já citadas, a Infosolo reclama ser vítima de concorrência, mas a decisão judicial recente prova que não. 

Promoção..

Uma ascensão curiosa na Caixa Econômica Federal: a servidora Tatiana Thomé de Oliveira foi alçada em fevereiro a Vice-Presidente de Governo sem passar por processo seletivo, conforme norma do banco. O Conselho de Administração da Caixa já cobrou explicações do presidente. Ela trabalha há 12 anos na instituição. 

..Interina

Em nota à Coluna, a Caixa informa que “a empregada, com mestrado e doutorado em Engenharia pela UFRS, com experiência em PPI, participou do processo seletivo para diretoria executiva do banco, apresentando pré-requisitos para a função”, e que assumiu o cargo, interinamente, com a saída de João Carlos Gonçalves da Silva. 

Pós-rebelião

Com a nova crise penitenciária, o secretário de Segurança do Amazonas já caiu, só falta deixar o cargo. O Governo procura, discretamente, um substituto em Brasília. 

Êpa, êpa

Apesar de apoiarem “incondicionalmente” a aprovação da reforma da Previdência, representantes do setor de máquinas e equipamentos trabalham para eliminar do texto a emenda que prevê que parte das receitas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) deixe de ser repassada ao BNDES e passe à Previdência Social. 

Nosso bolso?

A Lei determina que 40% dos recursos do FAT sejam transferidos ao bancão financiamentos das empresas. “Essa emenda vem para desidratar completamente o BNDES”, pontua o presidente do Conselho da Abimaq, João Marchesan. 

MERCADO

Bilhete na mão..

Porto Seguro vai ganhar novo e aeroporto internacional, via PPP. Os alemães que investiram ali no CT da seleção de 2014 ficaram animados com o potencial turístico da região, e bem desanimados com o atual terminal, concedido pelo Governo baiano. 

.. e Pé na areia

Não à toa, Porto Seguro é um dos principais (e mais caros) destinos do Brasil, nas quatro estações. O terminal recebe mais de mil passageiros por dia, que vão para as praias de Santo André, Arraial D’Ajuda, Trancoso, Caraíva, Coroa Vermelha e outras.

Caesar no Brasil

A venda do grupo Caesar de resorts e cassinos por US$ 8,5 bilhões para a também americana Eldorado pode mexer com os projetos do grupo que mira o Brasil. Investidores esperam legalização dos jogos para propor dois grandes resorts-cassinos.

Safadinhos(as)

A Paraná Pesquisa fez curiosa sondagem nacional sobre envio de nudes pelo celular. Os mais “safadinhos” - para ambos os gêneros - são os da região Sudeste: 82,3% já enviaram ou pretendem enviar nudes. Mas são os que mais ojerizam o ato (69,4%) entre as cinco regiões. No cenário nacional, 79,3% dos pesquisados disseram que não mandaram ou enviariam nudes; 12,1% já o fizeram, e 8,6% não opinaram.

ESPLANADEIRA

# O deputado federal Lucas Gonzales lança na terça-feira a Frente Parlamentar em Combate ao Suicídio e Automutilação.  # O Conselho Regional de Biomedicina-3ª Região marca presença no Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde), de 2 até 5 de julho, em Brasília,   # A Ambev criou movimento de apoio à diversidade intitulado #OrgulhoDaMinhaHistoria. Para cada tweet publicado com a hashtag, doará R$ 1 ao Centro de Acolhimento LGBT Casa 1. 

28 de junho de 2019

Oposição protocola convocação de Moro em várias comissões

O objetivo é driblar a blindagem dos deputados aliados do Governo

Polícia no laranjal

A prisão do assessor especial Mateus Von Rondon reforçou a pressão para que o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro (PSL), partido do presidente Jair Bolsonaro, peça demissão para evitar desgaste ao Governo. Foram presos, também, Roberto Soares, um dos coordenadores da campanha de Álvaro, e um ex-assessor dele na Câmara Federal, Haissander Souza de Paula. Parlamentares do próprio PSL e de partidos aliados afirmam, em conversas reservadas, que um pedido de demissão ou afastamento do ministro representaria “saída honrosa”. Além de Minas Gerais, as investigações da PF e do MPF sobre o laranjal do PSL avançam no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Mão firme

O que se sabe na alta roda é que Bolsonaro tem dívida pessoal com o agora ministro: foi Marcelo Álvaro um dos que salvou sua vida logo após o atentado de Juiz de Fora.

Agora é contigo

Álvaro é como aquele soldado que carrega o amigo ferido de morte no front campo de batalha, com todos os riscos. Bolsonaro é fiel a esse pensamento. Mas a paciência se foi.

Oi!..

Apareceu esbaforido no Ministério dos Direitos Humanos o ex-deputado federal Tildeu Santiago (PT), também ex-embaixador do Brasil em Cuba no Governo Lula.

..e tchau!

Tilden quis saber qual era o protocolo dele na Comissão da Anistia. Causou estranheza aos servidores que, em 16 anos do PT no Governo, ele não sabe disso.

Oposição x Moro

A oposição na Câmara Federal decidiu protocolar requerimentos de convocação do ministro da Justiça, Sérgio Moro, em várias comissões para driblar a blindagem dos deputados aliados do Governo.

Foi à CIA?

O vice-líder do PCdoB, deputado Márcio Jerry (MA), espera que Moro seja ouvido em audiência pública conjunta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. O parlamentar questiona o real motivo de uma viagem ‘de última hora’ de Moro aos EUA nesta semana supostamente para visitas à CIA. Te cuida, Glenn do The Intercept.

Lama abaixo 1

A CPI que apura as causas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) vai propor o aumento da tributação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral de 3,5% para 10% sobre o faturamento bruto das empresas. A proposta consta no relatório final da comissão que deverá ser votado até o dia 9 de julho.

Lama abaixo 2

O texto, de mais de 300 páginas, pedirá o indiciamento de pelo menos 14 pessoas por vários crimes – como omissão e homicídio culposo dos envolvidos -, além de recomendar em R$ 10 bilhões o valor de indenizações a estados e municípios.

Famosa Lista

O veto à proposta de lista tríplice para diretoria de agências reguladoras, anunciado pelo presidente Bolsonaro, não deverá mudar a “essência” do marco regulatório aprovado pelo Senado em maio. A expectativa é do vice-presidente da União Nacional dos Servidores das Agências Reguladoras, Tiago Botelho.

Argumentos

À Coluna, o dirigente pontua que a proposta que está na mesa dele (Bolsonaro) não tem o condão de retirar prerrogativas do presidente: “A questão da lista tríplice é desejável, por fazer filtro prévio ao presidente. Se por acaso vier veto nesse sentido, mas forem mantidos critérios mais objetivos para indicação dos futuros diretores, será excelente”.

Dona Renata

Ventila-se no Palácio das Princesas o nome da ex-primeira dama de Pernambuco Renata Campos para conselheira no Tribunal de Contas do Estado. A vaga foi aberta com a morte do conselheiro João Campos, vítima de infarto no sábado.

ESPLANADEIRA

# O professor João Daniel de Almeida palestra hoje no Centro Dom Vital, na Cinelândia, sobre O Poder das Forças Armadas na História Política brasileira. # O Américas Shopping, no Recreio dos Bandeirantes, acaba de receber unidades do laboratório Sérgio Franco e da clínica CPDI. # A Ala Moça do PDT - integrada por jovens pedetistas- promoveu sua primeira reunião nos jardins do Palácio do Catete.

27 de junho de 2019

Sérgio Moro passou dois dias nos EUA. Teria ido a escritórios da CIA e FBI

A agenda oficial do ministro nos Estados Unidos não foi divulgada

De$travamento

No esforço para manter investidores com planos para o Brasil no segundo semestre, para geração de renda e emprego, parlamentares que integram a comissão especial da reforma da Previdência mantêm diálogo com analistas do mercado financeiro. Apesar da queda na expectativa de economia, abaixo do R$ 1 trilhão previsto pela equipe econômica, investidores estão otimistas e apostam na aprovação do texto na Câmara Federal antes do recesso parlamentar. Nos últimos dias, o presidente do colegiado, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), proferiu palestras e se encontrou com representantes do Santander, Bradesco e Itaú. O parlamentar repetiu aos investidores que o calendário segue “estritamente dentro do prazo”, e que trabalha para a aprovação.

Mantra

O mesmo mantra é repetido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, aos amigos da alta do mercado. E complementa: Outras medidas de avanços virão após a reforma.

Nem Ciro salva

Um ex-senador do DF se recusa a pagar o débito com servidores que trabalharam na sua campanha de 2018. Depressivo após o calote, um dos funcionários foi parar no SPC.

Elas, Progressistas

Uma advogada, ex-namorada do presidente Dias Toffoli e também do deputado Dudu da Fonte, e uma conhecida ex-chefe de gabinete de outro ministro do STF, abrem portas para o deputado e o senador Ciro Nogueira na Corte. Os dois chefões do Progressistas são alvos da Lava Jato.

Asa Branca 1

A suspeita de autoridades militares do Governo e da Polícia Federal é que o oficial da FAB preso com 39 quilos de cocaína no avião presidencial nº 2, o que transporta staff de apoio ao presidente Bolsonaro, é apenas um entre outros oficiais que servem de mula. O caso pode expor um esquema de anos e envolveria mais gente graúda.

Asa Branca 2

Secretário de Relações Internacionais da Câmara, o deputado Alex Manente (Cidadania-SP) protocolou dois requerimentos no Ministério da Defesa e no GSI da Presidência exigindo detalhes sobre prisão do militar da FAB flagrado com a droga.

Asa Branca 3

No documento, o parlamentar solicita dados sobre o procedimento de embarque do militar na aeronave oficial, ainda em território brasileiro. “A quais procedimentos de inspeção e segurança foi submetido o referido militar e demais integrantes da comitiva presidencial antes de embarcar nas aeronaves da FAB?”, indaga.

Te cuida, Glenn

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, voltou hoje ao Brasil após passar dois dias nos Estados Unidos em agenda não divulgada. Teria ido a escritórios da CIA e FBI.

Bandidagem agradece

Aliás, o carnaval de expectativas criado pelo site The Intercept sobre os diálogos de Moro e Dallagnol viraram bloquinho de beco. Fato mesmo é que a bandidagem que atua em parte do Congresso aproveita para tentar minar o pacote de medidas anticrime.

Recondução?

A possível recondução da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, é vista com críticas por auxiliares próximos do presidente Bolsonaro. Isso porque, nos últimos meses, o Ministério Público Federal, comandado pela procuradora, se posicionou contra decretos e temas considerados “relevantes” para o Planalto.

Histórico..

Recentemente, Dodge elogiou decisões tomadas pelo STF sobre a criminalização da homofobia e a suspensão parcial de um decreto de Bolsonaro que extinguia todos os colegiados ligados à administração pública federal, como os conselhos e comitês em que há participação da sociedade civil. O que não foi bem recebido pelo presidente.

..de embates

Em maio, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, órgão do MPF, também elaborou nota técnica na qual apontou como inconstitucional o decreto sobre armas - revogado anteontem por Bolsonaro.

Bons ventos

Os bons ventos que a Bahia dá ao Brasil merecem divulgação. Após a ‘depressão pós parto’ dos Jogos do Rio, vem de Salvador a boa nova: o comodoro Marcelo Sacramento, do Yacht Clube, anuncia amanhã o Campeonato Mundial da Vela Jovem para dezembro de 2020.

ESPLANADEIRA

# O movimento Viva Rio, em parceria com os shoppings do grupo AD < adshopping.com.br >, promove a Campanha Inverno Quente para receber agasalhos até 7 de julho, para doação a entidades. # O edifício PO 700 em Brasília tornou-se oficialmente um Green Building e recebe certificação hoje pelo United States Green Building Council. # Dirigido por Carlos Alberto Serpa , o musical ABBA volta ao cartaz amanhã ao Teatro Cesgranrio. Com figurinos de Beth Serpa e Cyrano Sales.

26 de junho de 2019

O texto da reforma da Previdência compra briga com o Judiciário.

Põe fim à aposentadoria obrigatória remunerada para juízes e procuradores punidos por crimes ou irregularidades cometidos na função.

Reforma vem aí

O presidente Jair Bolsonaro, ministros e líderes na Câmara e no Senado reforçaram a articulação nos bastidores nos últimos dias para que mais partidos anunciem o fechamento de questão favorável à reforma da Previdência. A intenção é que as legendas votem em bloco quando a proposta for analisada em dois turnos no plenário da Câmara. Além do PSL, partido de Bolsonaro, apenas o PSDB e o Novo fecharam questão para a votação, prevista para a segunda semana de julho. Apesar dos três ministros no Governo Bolsonaro, o DEM - assim como legendas do Centrão -, permanece sem consenso e não deve votar em bloco, como insistem palacianos. 

Acabou a farra

O texto da reforma da Previdência compra briga com o Judiciário. Põe fim à aposentadoria obrigatória remunerada para juízes e procuradores punidos por crimes ou irregularidades cometidos na função. 

Sem privilégios

É um dos exemplos usados pelo relator da reforma na comissão especial, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), para reforçar que os pobres não pagarão a conta.

Medo de retaliação

O Ministério da Economia informa que não há desconto de gratificações de servidores do extinto Ministério do Trabalho com efeito retroativo. Servidores confirmam que sim.

Maioridade 16

O vice-líder do Governo, deputado Carlos Jordy (PSL-RJ), vai presidir a Frente Parlamentar Mista pela Redução da Maioridade Penal lançada na Câmara, conforme a Coluna antecipou em maio. “Vai ao encontro do que a maioria da população quer; a redução é uma questão de responsabilidade e justiça”, sustenta o deputado, que defende a idade mínima de 16 anos.

Juristas 

O objetivo da frente é discutir as propostas que tramitam no Congresso Nacional. Uma delas, a PEC 171/1993, foi aprovada na Câmara em 2015 e voltou à discussão na CCJ do Senado. Amanhã, o colegiado realiza audiência com juristas para debater a projeto relatado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI). Mais de 200 deputados e senadores assinaram o requerimento de criação da frente. 

Chapa quente

O líder do PSL na Câmara Federal, Delegado Waldir (GO), está na mira de palacianos, que pretendem promover ao cargo o deputado Jordy (RJ).

Fim da reeleição?

Comandada pelo PSL e com maioria de deputados aliados do Palácio, a Comissão de Constituição e Justiça não tem a menor pressa em analisar a PEC 376, que acaba com a reeleição. O projeto, do ex-deputado Ernandes Amorim (PTB-RO), tramita na CCJ há exatos 10 anos e tem parecer favorável do relator Valtenir Pereira (MDB-MT). 

A conferir

“O fim da possibilidade da reeleição para cargos do Executivo viria a contribuir para a lisura dos pleitos eleitorais e para o aperfeiçoamento do regime democrático, eliminando a desigualdade de chances entre os candidatos e a perpetuação de oligarquias no poder”, aponta Valtenir no relatório apresentado há duas semanas. Não há data prevista para votação do parecer no colegiado.

Concorrência na praça

Aliás, o presidente Bolsonaro, que na campanha indicava pensar no assunto e até defender um mandato, futuramente, já fala em reeleição. Tem seus motivos. Ciro Gomes (PDT) e João Dória (PSDB) já estão em campanha clara para o Palácio. 

Busão acelera

A crise da Avianca e o aumento abusivo dos preços das passagens pelas companhias concorrentes tem levado mais passageiros a viajar de ônibus interestaduais, comprovam estudos variados. A demanda cresceu 15%, constatou a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI).

Só faltam asas

Não só o aperto financeiro e os preços chamativos – até 10 vezes menor que nas aéreas – atraem os passageiros. Atentas à demanda mais exigente, as viações investiram em frotas novas, poltronas confortáveis, mais espaço entre passageiros e 20% das empresas oferecem multimídia a bordo. Além disso, 99% das empresas vendem passagens online.

Jornalismo vive

O renomado jornalista Aziz Ahmed lança “Memórias da Imprensa Escrita”, um detalhado resgate das redações desde os anos 50 até os dias atuais, com depoimentos de 26 jornalistas como Boechat, Anna Ramalho, e outros.

ESPLANADEIRA

A Lojas Americanas e a B2W Digital realizaram campanha para estimular a doação de sangue entre os funcionários do Rio. Foram coletadas mais de 140 bolsas de sangue para o Hemorio.   #  O Conselho Regional de Química promove o 6º Fórum Regional de Química, hoje, no  Teatro Carlos Gomes. O Rio tem o terceiro maior número de indústrias do País. # Bancada estadual do Amapá entrega hoje título de Cidadão Amapaense ao jornalista Clayton Aguiar, em Brasília, no gabinete do senador Eduardo Gomes. 

25 de junho de 2019

Com a baixa popular do PT, o PDT vai crescendo na oposição a Bolsonaro

E com Ciro Gomes já em campanha desde 1º de Janeiro correndo o País

Chamas do desencontro

No Brasil, como diz o ditado popular, tragédia pouca é bobagem. Não bastasse o incêndio no prédio histórico do Museu Nacional ano passado, que consumiu em poucas horas todo o seu acervo secular e milenar, a administração do órgão recusa uma oferta de ouro. O governo da Itália ofereceu peças arqueológicas raríssimas do acervo de Pompéia e Herculano, da região de Nápoles, em empréstimo por 20 anos para o Museu gerido pela Universidade Federal do Rio. A oferta foi recusada porque, segundo contam as testemunhas do episódio, a direção tupiniquim quer doação, não empréstimo. Não bastasse o constrangimento, havia plateia: Uma delegação de diretores de museus italianos, que guardam peças significativas de milênios de impérios variados.

Do arquivo

A direção do Museu Nacional confirma: “É importante destacar que o Museu tem como objetivo a doação de peças originais, única forma de recompor as coleções”, soltou nota.

Meia-volta

A vice-ministra da Cultura da Itália, Lucia Borgonzoni, viajou ao Rio de Janeiro especialmente para o anúncio, confirma o Consulado na capital.

A conferir

A direção do Museu afirma que “avalia positivamente o interesse” da parceria, mas que não há nada de concreto ainda em cooperação técnica. E que os “empréstimos a longo prazo poderão ser, eventualmente, discutidos no futuro”.

Memorial do fogo

Pelo menos oito prédios da UFRJ sofreram incêndios desde 2011, como os do laboratório da Coppe, do alojamento de estudantes e até no Hospital do Fundão.

Pro Guinness

Aliás, não há, no mundo, registro similar de uma gestão com tantos incêndios em universidades públicas, em tão pouco tempo. Nero ficaria enciumado.

Fala, Dr. Bonsaglia

O procurador Mario Bonsaglia, que encabeça a lista tríplice do MPF para procurador-geral da República, diz que pessoas “mal intencionadas, objetivando desconstruir a lista” passaram “afirmações totalmente inverídicas” sobre eventual ligação sua com o PT. Reforça que atua na área criminal desde 1991, inclusive combate à corrupção, “nunca formulando qualquer juízo de valor sobre partidos ou políticos”.

Fala, Dra. Luiza

Embora o Planalto a veja com restrições, a conselheira do CNJ Luiza Frischeisen, candidata na lista tríplice para o comando da PGR, garante à Coluna que defende a Justiça Militar e já citou isso em seminário. Enviou um link para provar.

Mão no coldre

A União dos Policiais do Brasil (UPB) – que tem muitos federais no grupo, além de civis e militares – faz hoje manifestação em frente à sede da PF em São Paulo, contra desdém dos Governos para as categorias.

PDT cresce

Com a baixa popular do PT, o PDT vai crescendo na oposição ao Governo Jair Bolsonaro. E com Ciro Gomes já em campanha desde 1º de Janeiro correndo o País. Hoje, ele e o presidente do partido, Carlos Lupi, comandam reunião com a bancada federal no Congresso para debater o que aprova e reprova na Reforma da Previdência.

Passa a carteira!

Funcionários do extinto Ministério do Trabalho vão perder gratificações, acredite, com desconto retroativo. Valores variados serão descontados nos próximos salários, referente ao que receberam a mais dos anteriores – por mérito. A assessoria do Ministério da Economia ainda não respondeu.

Chico e Lula

As cartas trocadas entre Lula da Silva e Chico Buarque, como citamos há dias, vão virar peça de teatro em Paris. Estreia hoje no Teatro Monfort. ‘Avril-avril, lettres à Lula’, dirigido pelo ator e diretor francês Thomas Quillardet e idealizado pela historiadora Maud Zohar. O compositor brasileiro confirmou presença.

Elenco extra

Serão lidas correspondências enviadas ao ex-presidente brasileiro, desde sua prisão, em abril de 2018, até o início desse ano. Marieta Severo, Camila Pitanga, Antonio Pitanga, Renata Sorrah e a atriz portuguesa Maria Medeiros, que estão na capital francesa, também estarão presentes.

ESPLANDEIRA

# O Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do País, irá oferecer um ano de degustação gratuita de seus serviços para corretores e imobiliárias de RR, AC, AP, TO, RO, PI, MA, AM, MS, PB, PA, MT e ES. # O jornalista Jacks Andrade estreia a coluna “Conectado em Você” na Rádio CBN de Macapá dia 5 de julho. Abordará temas ligados a Abordará temas ligados a Inovação, Comunicação e Comportamento.  

19 de junho de 2019

O MDB junta os cacos após derrota de Renan Calheiros no Senado

Mas é a ala contrária a ele quem se articula, para levar aos holofotes nacionais, desde já, a senadora Simone Tebet – cujo falecido pai, Ramez, não lidava com Renan.

Casa das Cobras - 2

A empresária Nora Rabelo, uma das herdeiras do Banco Rural, recuperou na Justiça a linda (e cara) Casa das Cobras, em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro (BA). A mansão numa falésia de frente para a praia da Pitinga, que vale uns R$ 30 milhões, foi arrematada, num leilão muito confuso e questionável, por apenas R$ 600 mil pelo filho do deputado federal Ronaldo Carletto (PP-BA), que mora na região. A Coluna revelou o imbróglio em julho do ano passado. Num processo meteórico, a casa foi a leilão após a defesa da empresária recusar acerto trabalhista com um ex-funcionário. Um representante de Nora já ocupa o lugar. Mas cabe recurso.

Vem pro Carro

Reboliço na firma. Um presidente de banco federal foi flagrado aos amassos com funcionária, dentro de um carro, no estacionamento da sede em Brasília. 

Força, PF!

Andou a PEC 412/09, a da autonomia orçamentária e administrativa da Polícia Federal. O relator escolhido é o deputado Felipe Francischini (PSL-PR), presidente da CCJ.

É a crise

Continua a derrocada do setor de imprensa. Uma revista, uma TV e dois jornais fecharam sucursais em Brasília nas últimas semanas.

Futuro do BB

Os funcionários do Banco do Brasil lançaram um movimento contra a eventual privatização da instituição e contra a venda da BBDTVM, nos planos do ministro da Economia, Paulo Guedes. A DTVM lucra bilhões por ano administrando fundos de investimentos e patrimônios de terceiros. Os integrantes da Associação Nacional dos Funcionários do BB – são quase 90 mil no País – criaram campanha nas redes sociais.

Balanço geral

Dirigentes de 10 centrais sindicais reuniram-se na noite de segunda-feira no auditório da Dieese, em São Paulo, para fazer um balanço da greve geral do último dia 14. A avaliação foi a de que a mobilização foi ‘positiva’.

Carta conjunta

Dia 24 de junho os sindicalistas voltarão a se reunir para lançar, em conjunto, um abaixo-assinado contra a proposta do Governo. O documento será entregue no dia 26 na Câmara Federal e no Senado. 

Construção

O MDB junta os cacos após a derrota de Renan Calheiros para presidência no Senado. Mas é a ala contrária a ele quem se articula, para levar aos holofotes nacionais, desde já, a senadora Simone Tebet – cujo falecido pai, Ramez, não lidava com Renan.

Funcionária

A ex-companheira da vereadora assassinada Marielle Franco, Mônica Tereza Benício, está empregada no escritório de representação do deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) no Rio, com salário de R$ 8.722,66.

Encontrão dos BRICs

O Ministério das Relações Exteriores prevê 100 reuniões, entre encontros de chefes de Estado, de ministros e de altos funcionários, na XI Cúpula dos BRICs, entre 13 e 14 de novembro, em Brasília. O presidente da China, Xi Jinping, é esperado. 

Bola fora

Michel Platini entrou para o time de Lula da Silva: aquele dos que mancham com ganância a bonita biografia.

Nos trilhos

O secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo,  Alexandre Baldy, garante que a pasta apenas indicou estudo para o Ministério da Infraestrutura fazer a licitação do monotrilho Cumbica-Morumbi, e que ele não tem participação no processo.

ESPLANADEIRA

# A Amcham Goiânia realiza o CEO Fórum 2019, dia 26, para empresários, sobre Legado e Inovação. Inscrições no amcham.com.br/goiania. # A cantora Hanna lançará sábado,  no Iate Clube do Rio,  seu novo CD “O Amor é Bossa Nova II”, em jantar de homenagem a Bayard Boiteux. 

18 de junho de 2019

O Whatsapp está preocupado com os vazamentos do Telegram

No Brasil, o app passou a enviar mais notificações e alertas aos celulares de usuários sobre login em outros dispositivos.

O bom aluno

O novo presidente do BNDES, Gustavo Montezano, de apenas 37 anos, é cria da escola Daniel Dantas, do Banco Opportunity – por onde já passou – e em especial de André Esteves, dono do BTG Pactual. Até ontem, ele era funcionário-sócio de Esteves – que tem ótima relação com o presidente da República, Jair Bolsonaro. Como deputado, Bolsonaro já fez palestras para os funcionários do BTG no Rio e em São Paulo, a pedido do amigo banqueiro – e na plateia lá estava o atento Montezano. 

Versões

Um livro de Geografia da plataforma Eleva, para a 7ª série, causa a ira discreta de civis e militares do atual Governo. Elogia Lula e cita que Dilma Rousseff sofreu golpe.

Cidadania 1

A Secretaria Nacional do Idoso, ligada ao Ministério dos Direitos Humanos (MDH), entregou o Programa Vida Ativa e Envelhecimento Saudável para 35 municípios. 

Cidadania 2

Os imigrantes venezuelanos acolhidos no Brasil vão receber a partir de hoje um guia, em língua espanhola, de deveres e direitos, organizado pelo MDH e pela ONU.

Sem impressão

Amparado na decisão do Supremo Tribunal Federal pela desobrigação do voto impresso, a despeito da lei, o Tribunal Superior Eleitoral não vai instalar impressoras nas urnas para a eleição municipal de 2020, segundo informou à Coluna. A necessidade do voto impresso foi uma das gritas do então candidato a presidente, Jair Bolsonaro.

Alertinha básico

A direção do Whatsapp ficou tão preocupada com o escândalo dos vazamentos do Telegram no Brasil que passou a enviar mais notificações e alertas aos celulares de usuários sobre login em outros dispositivos. 

Memória

O senador Fernando Collor marejou os olhos, há dias, ao receber uma foto do pai, então senador Arnon de Mello, de 1939, em jantar de homenagem na Embaixada do Brasil em Lisboa. Foi arrematada num leilão pelo presidente do Patriota-DF, Paulo Fernando Melo, que presenteou o senador, e dele recebeu um cartão de agradecimento.   

Jaleco & Justiça

A 2ª Vara Criminal do Rio de Janeiro adiou o julgamento do ex-presidente do Conselho Federal de Enfermagem Gilberto Linhares, acusado de duplo homicídio qualificado. Ele já foi preso pela PF, suspeito de desvios de verba do Cofen, e é réu na ação como suposto mandante do assassinato do casal Marcos e Edma Valadão, então diretores do Conselho estadual no Rio. Hoje, Linhares vive em Sergipe. 

Tendler escreve

O cineasta Silvio Tendler escreve sua biografia para comemorar seus 70 anos e 51 de carreira. O livro contará com fotos e depoimentos. do autor de 75 filmes. Ele vai lançar em breve o documentário ‘Nas Asas da PANAM’.

MERCADO

Voo alto

Os setores de drone e geotecnologia movimentam juntos R$ 1,5 bilhão no mundo, com a geração de mais de 100 mil empregos. O Brasil possui mais de 100 mil aparelhos (35% para uso profissional) – 70 mil deles cadastrados na ANAC. De 25 a 27 deste mês, a ‘DroneShow’ terá 52 expositores e 200 palestrantes no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Digitai$

O Banco de Brasília (BRB) vai lançar um banco digital ainda este ano, revelou o presidente, Paulo Henrique Costa, no programa ‘Ponto e Vírgula’, da Rádio JK FM. Num momento de economia estagnada no País, o novo concurso da instituição virou chamariz. Até sexta passada, foram 36 mil inscritos. 

ESPLANADEIRA

# Sueli Voltarelli, que comandou com sucesso o CCBB paulista, voltou ao Rio como gerente geral da filial carioca do Centro Cultural. # A Embaixada do Brasil em Londres promoveu o “Festival Nelson Rodrigues”, idealizado pelo neto Sacha Rodrigues, com direção de Ramiro Silveira e apoio da Fundação Cesgranrio.

13 de junho de 2019

Anvisa recolhe medicamentos para pressão alta em todo Brasil

Os medicamentos com o princípio "sartanas" é produzido por seis laboratórios.

Pressão total

Sem alarde, mas com cerco total aos fabricantes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recolheu das drogarias e distribuidoras em todo o Brasil, nas últimas semanas, medicamentos para pressão alta com o princípio da “sartanas”, produzidos por seis laboratórios. O alerta da OMS foi mundial, por impurezas encontradas na formulação dos remédios. Embora a Anvisa alerte que o risco de efeito colateral seja muito baixo, o alto grau de ‘nitrosaminas’ (as impurezas detectadas nos comprimidos) “têm potencial ou provável risco de causar câncer caso os medicamentos sejam consumidos todos os dias, em sua dose máxima, durante cinco anos seguidos”. A despeito da ação da Anvisa, há risco de muitos lotes estarem em comercialização na praça. 

Esclarecimento

Em contato com a coluna nesta sexta, o ex-prefeito Eduardo Paes negou que vá receber comissão caso a BYD vença a licitação do Governo federal para as obras e implantação do monotrilho de São Paulo. Embora reconheça o cargo de vice-presidente da multinacional, afirma que não é lobista, e sim executivo da empresa, e não é amigo do secretário de Transportes Metropolitanos do Governo do Estado, Alexandre Baldy, que tenta tocar a licitação junto à União.

Bula geral

De acordo com comunicado no site da Anvisa, estudos apontam que, neste cenário, o risco de câncer em pacientes é de um caso para cada grupo de 60 mil pessoas.

Alerta 2

É considerável o número de recolhimentos de diferentes medicamentos do laboratório EMS por irregularidades. Numa lista da Agência, há 40 notificações para produtos do laboratório nos últimos dois anos. A assessoria não respondeu até o fechamento.

No acostamento

Leonardo Farias Passos, filho do ex-ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos, foi nomeado para a corregedoria da Agência Nacional de Transportes, para Cargo Comissionado Técnico. Ele é servidor concursado da Anvisa, e foi cedido para ANTT. 

Então tá

É um retorno. Passos Filho já foi Analista Administrativo apadrinhado anos atrás pela então corregedora Maria Carolina Pullen, que acaba de voltar à Agência. A ANTT limitou-se a informar que o “Sr. Leonardo foi nomeado pela capacidade técnica e experiência que apresentou”. 

Contramão

Por falar em ANTT, ela acaba de baixar o valor da ‘multa de fuga’ dos motoristas de carga pesada das balanças de R$ 5 mil para R$ 500. Há dias, no Espírito Santo, uma pedra de dezenas de toneladas rolou para cima de um carro e matou toda a família.

Gira a roleta!

O ministro da Economia, Paulo Guedes, ficou animado com a pesquisa na Câmara sobre o humor dos deputados para aprovação dos Jogos de Azar (52% dos entrevistados apostam na legalização), conforme a Coluna noticiou, e quis saber mais do tema. 

Aposta no cofre

A sondagem, encomendada pelo Instituto Jogo Legal, foi entregue ao ministro em reunião ontem à noite, capitaneada pelo senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) e por um staff do Governo que analisa o setor. A União pode arrecadar, de início, R$ 20 bilhões/ano com impostos com a abertura de bingos, cassinos e oficialização do Bicho.

Torcida pergunta

Há algo estranho no indiciamento do ex-presidente do Flamengo Bandeira de Melo como um dos culpados do incêndio que matou 10 garotos no Ninho. Você compra um carro, o usa por algum tempo sem manutenção, perde o freio, colide com uma van e mata 10 passageiros. E a polícia indicia o ex-dono do veículo? Causa estranheza a ausência da responsabilidade, também, do atual presidente, Rodolfo Landim. 

Vaza Jato

O ex-senador e hoje vereador paulistano Eduardo Suplicy (PT) lançou o movimento ‘Vaza Jato’, em alusão e crítica à Lava Jato, com o escândalo Moro & Dallagnol. Vai acompanhar uma turma na rua na greve geral convocada para amanhã.

O de sempre

Suplicy avisou em casa que seus 78 anos, dia 22, serão comemorados num almoço com moradores de rua na capital, na antiga sede o INSS.

Tô fora!

A ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, negou o convite do site de namoros Sugar Mommy, para encontrar um namorado. Ela ganharia assinatura vitalícia. 

ESPLANADEIRA

# O Imovelweb oferecerá um ano de degustação gratuita de seus serviços para corretores e imobiliárias do Espírito Santo. # Afif Domingos, idealizador da Empresa Simples de Crédito, assessor especial do Ministério da Economia, palestra sexta no “9º Encontro Regional dos Empresários de Fomento Comercial Factoring do Estado de São Paulo” # Rafael Bokor lança hoje o volume II do livro “Rio, Casas e prédios antigos”,  na Casa de Laranjeiras da Sergio Castro Imóveis.

11 de junho de 2019

Pegou mal! The Intercept cita a palavra “facções” pejorativamente

Muita gente já vê um viés partidário ideológico nos textos, com desrespeito às instituições públicas do Judiciário.

Câmara aprova Jogos

A Câmara Federal está disposta a aprovar a legalização dos jogos de azar – bingos, cassinos, Bicho, apostas online e afins. É o que revela sondagem inédita da Paraná Pesquisas com 238 dos 513 deputados – 46,39% dos mandatários da Casa. Do total de entrevistados, 52,1% são a favor, 40,8% são contra e os indecisos somam 7,1%. Um projeto de lei sobre o assunto precisa de maioria simples, ou 257 votos, para passar. O resultado anima os defensores da legalização e vai estimular o Governo a investir no tema, que pode render R$ 20 bilhões/ano em impostos – além de R$ 6,7 bilhões imediatos com as outorgas e gerar 200 mil empregos diretos, cita Magnho José, maior especialista no Brasil sobre o assunto. A sondagem foi feita por telefone e presencial, de 27 a 31 de maio, a pedido do Instituto Brasileiro do Jogo Legal.

Rota

A maioria dos deputados (40,1%) indica que os cassinos e bingos devem ser abertos em cidades turísticas; ou em cidades de baixo IDH (21,6%).

Do contra

Os contra justificam possível lavagem de dinheiro (20,6%), aumento do vício (17,2%), Religião (10,1%), fiscalização deficitária (9,7%), e ausência de controle (9,2%). 

Recuo

Perdeu força a proposta bancada pelo bilionário Sheldon Adelson, dono de cassinos nos EUA e que passou em lobby por Brasília. Apenas 7,2% aprovam cassinos integrados a resorts – incentivado em um projeto pelo americano. 

É do jogo

A eventual aprovação da legalização vai obrigar o Governo a criar agência regulatória e fiscalizadora para o setor, a exemplo de outros países. Já tem esboço no Palácio.

Estímulo & tramitação

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente da Casa, Rodrigo Maia, ambos apoiadores da proposta, vão receber a pesquisa hoje. Uma cópia vai para o ministro Paulo Guedes, que sonha em arrecadar mais para a União. Dois projetos em tramitação, que liberam todos os jogos, interessam ao setor e ao Governo. A aprovação do substitutivo ao PL 442/91 na Câmara, ou o avanço do PL 186/14 no Senado.

Dupla do barulho

O MDB, partido dos senadores Jarbas Vasconcelos e Fernando Bezerra Coelho, não estará na base do governador Paulo Câmara (PSB) para a disputa da Prefeitura do Recife. Sem nenhum vereador na Câmara dos Vereadores e sem força política na capital, a legenda pretende lançar candidato próprio nas eleições de 2020.

Moro & Dallagnol

O portal The Intercept Brasil cita a palavra “facções”, pejorativamente, em relação aos procuradores da Operação Lava Jato. Pegou mal. Muita gente já vê um viés partidário ideológico nos textos, com desrespeito às instituições públicas do Judiciário. 

Confusão pra todos

Fato é que os dois lados devem explicações. Sérgio Moro agiu além de seus limites, se for comprovado seu conteúdo. E o site divulgou material privado obtido supostamente de forma criminosa, com arapongagem. A legislação do Brasil, defasada, não prevê punição para esse tipo de divulgação jornalística. 

CPI mista

O PDT engrossou o coro da oposição e vai pedir CPI mista (Câmara e Senado) para investigar procuradores e o ministro Moro. A decisão foi tomada ontem na sede do Rio.

Incansável 

O diretor de Planejamento da Plural, Hélvio Rebeschini, adora criticar a Petrobras e a política energética do Governo. A última bomba dele foi contra o aumento da concorrência no setor de refino. Questionado sobre a venda de 8 das 13 refinarias da estatal, Rebeschini afirmou: “as empresas que assumirem o comando das refinarias, assim como a Petrobras, tomarão o preço do petróleo no mercado internacional como base na hora de atribuir valor”.

Força, guerreiros!

Começou ontem em Brasília o curso preparatório de formação dos 177 delegados federais e mais de 900 policiais, peritos e papiloscopistas aprovados em concurso e convocados pelo Governo. Ao todo, serão mais 1.047 profissionais nas ruas.

GT da Fumaça

A Folha de S.Paulo entrou na história também, tema destacado pela Coluna há semanas, e publicou reportagem sobre o mistério do Grupo de Trabalho das cigarreiras, no Ministério da Justiça, que atua para tentar reduzir a carga tributária dos cigarros.

Prêmio Compliance 

A Associação Comercial do Rio de Janeiro lançou o Prêmio Tecnologia de Compliance 2019. Qualquer empresa do Brasil com soluções tecnológicas voltadas para o tema pode participar. Inscrição até 31 de agosto. < acrj.org.br >. 

07 de junho de 2019

A capitalização enfrenta resistência e críticas no Congresso

Paulo Guedes sustenta que a proposta possibilitará a abertura de vagas no mercado de trabalho

Capitalização 

Um dos pontos polêmicos do texto da reforma da Previdência, a capitalização – espécie de poupança que o trabalhador faz para garantir a aposentadoria no futuro – enfrenta resistência e críticas do presidente da comissão especial, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), e do relator, Samuel Moreira (PSDB-SP). O Palácio e o ministro da Economia, Paulo Guedes, sustentam que o regime previsto na proposta possibilitará, entre outros avanços, a abertura de vagas no mercado de trabalho. Durante encontro com entidades sindicais no Rio Grande do Sul, Marcelo Ramos disse que o modelo proposto é “um cheque em branco para o Governo e a Câmara não vai cometer essa irresponsabilidade”. 

Porém

Já o relator mantém posição de que capitalização “não 'para de pé' só com contribuição do trabalhador”.

Farda no cabide

Com a reforma vindoura – entrando o Estado ou não – Pernambuco vê-se num fenômeno: cresceu o número de pedidos de aposentadorias de policiais e bombeiros. 

Pijama na mão

Já são 2 mil pedidos de aposentadoria só este ano. Há déficit de 8 mil homens nas ruas das cidades pernambucanas, um dos Estados mais violentos do Brasil. 

Herança...

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), está com uma batata quente nas mãos. O Ministério Público questiona a decisão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), que desapropriou um terreno às margens da rodovia Raposo Tavares para beneficiar um projeto do ‘Minha Casa, Minha Vida’.

..perigosa

O empreendimento para 26 mil imóveis, que não tem laudo de impacto da SP Trans, pode virar um enorme ‘elefante branco’, já que depende exclusivamente dessa desapropriação para ter acesso à rodovia Raposo Tavares. Dois sócios do projeto são Victor Sandri, apontado pelo MP como operador do ex-ministro Guido Mantega, e José Rezek, segundo maior doador da campanha de reeleição de Haddad em 2016.

Sistema $

O ex-senador e empresário Ataídes Oliveira tem sido sondado por interlocutores da equipe econômica do Governo nos últimos dias. Maior crítico no Congresso do Sistema S, o tucano é cotado para integrar o time do ministro Paulo Guedes e tocar o plano do Governo que irá cortar os recursos das milionárias entidades. 

Memorial

Ataídes pediu ao Ministério Público e à Polícia Federal apuração sobre eventuais irregularidades na gestão do dinheiro destinado ao Sistema S. Também publicou um livro, ‘A caixa preta do Sistema S’, no qual divulgou os resultados de auditoria que identificou “pelo menos dois crimes”: falta da publicidade em seus atos, conforme exige a lei, e arrecadação direta de empresários, sem passar pela Receita Federal. 

Tucanetadas 

Numa canetada, o novo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, excluiu a prefeita de Caruaru, Raque Lyra, e o ex-governador João Lyra da indicação para comando da legenda em Pernambuco. Nomeou a única deputada estadual, Alessandra Vieira.

MERCADO

Ciência..

Representantes das instituições da área científica percorrem o Congresso Nacional e os órgãos públicos, como Ministério da Ciência e Tecnologia e CGU, para tentar reduzir a burocracia na atividade de pesquisa. Levantamento exclusivo do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica mostra que o Brasil desperdiça R$ 9 bilhões por ano em função da burocracia. 

..sem entraves

Conforme o CONFIES, os cientistas perdem 35% do tempo de trabalho com serviços burocráticos. A entidade propôs à CGU, como solução, a unificação das rubricas de custeio e dispêndios usados em projetos de pesquisa, definindo esses gastos como investimento, para que seja possível dar flexibilidade e racionalidade aos controles.

Soro na praça

O instituto Vital Brasil colocará no mercado, em 2020, o soro para picadas de abelhas, e um selante de fibrina, produzido a partir do veneno da cascavel para a cicatrização de feridas, que estará disponível em 2022 – uma parceria Cevap/Unesp.


ESPLANADEIRA

# Ex-APEX, Clóvis Horta é o novo chefe de gabinete de Carlos da Costa, secretário especial de produtividade do Ministério da Economia.  # O ministro Luis Roberto Barroso (STF), o secretário da Previdência, Rogério Marinho, e o Desembargador Davi Meirelles palestram hoje no 1° Summit de Assessoramento, do SESCON-SP.

03 de junho de 2019

Maia tem fugido da imprensa para não comentar falas de Bolsonaro

Nem os assessores são avisados de alguns compromissos do democrata.

Concessõe$

Senadores da Comissão de Serviços de Infraestrutura questionam a eficácia do modelo adotado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres para as concessões e querem um “esclarecimento formal” do Ministério da Infraestrutura sobre as ações da reguladora. A pedido do senador Esperidião Amin (PP-SC), o colegiado vai realizar audiência amanhã. É esperada a participação do ministro Tarcísio Freitas. Amin defende a avaliação do atual sistema de parcerias e concessões que, “segundo manifesto do atual ministro, deverá ser ampliado ao longo dos próximos anos”.

Livro de História

O deputado Guilherme Mussi (PP-SP) apresentou PL 747/19 para que Brasil reconheça o “extermínio sistemático de armênios” pelos otomanos na Primeira Guerra Mundial.

Leitura do cárcere

Através de sua mulher, Simone, José Dirceu recebeu em Curitiba o livro Memórias da Diverticulite, que o amigo e jornalista Pedro Rogério lançou recentemente em Brasília.

Aliás..

..um dos motivos que fez a Justiça transferir Eduardo Cunha para Brasília foi o fato de dividir cela com Dirceu em Curitiba. Os dois andaram se estranhando na pequena cela.

Mordaça..

O deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR) classifica como “lei da mordaça” trecho de circular (856/19) da Caixa que proíbe donos de lotéricas de criticarem o banco. Ele protocolou Projeto de Decreto Legislativo para derrubar a norma que cita como “verdadeiro cerceamento ao direito de livre expressão a todos os empresários lotéricos”. 

..nos lotéricos

Segundo Bueno, uma circular não pode limitar o direito à livre manifestação previsto na Constituição. O projeto passará pelas comissões de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça e de Cidadania e depois será votado no plenário da Câmara.

Na paz, na moral

Rodrigo Maia tem fugido da imprensa para evitar comentários a falas do presidente Bolsonaro. Nem os assessores são avisados de alguns compromissos do democrata. 

Em forma 

A ex-presidente Dilma Rousseff decidiu passar um tempo, novamente, no Rio Grande do Sul. Instalada em seu apartamento de 70 m² em Porto Alegre, no bairro da Tristeza (o nome não ajuda) ela já emagreceu seis quilos, desde as eleições de outubro, praticando pedaladas (de fato) e seguindo dieta rígida.

Cidadã comum

Nas horas de lazer, eia tem sido vista nas pracinhas e em shoppings da capital gaúcha com dois netos. Mas sem qualquer apoio popular. 


MERCADO

ANTT x buser

Segue a novela da agência reguladora no cerco ao aplicativo de viagens compartilhadas. A ANTT afirma que a liminar obtida pela Buser só é válida para o estado de São Paulo, e não para o estado de Minas Geais. Daí ter apreendido veículo de viação alugado pela empresa do app há duas semanas.

Na pista

Já os advogados da Buser garantem que estão de posse de liminar judicial com efeito em território federal para operação. Foi o seguinte: a ANTT derrubou liminar do app no TRF1, em Minas, e em seguida o STJ determinou que a Justiça de São Paulo tem jurisprudência sobre o mandado de segurança em questão – e o TRF1, em nova decisão, julgou improcedente o pedido da Agência contra a Buser. 

Parceiros digitais

Maior plataforma digital da América Latina, com 25,5 mil lojistas e 9 milhões de produtos, a companhia pretende chegar a uma base de 40 mil parceiros até o fim do ano. A gigante do e-commerce promoverá dias 4 e 5 de julho a primeira edição do B2W Marketplace Summit, que terá 48 horas de duração e mais de 30 palestras.

ESPLANADEIRA

# O pandeirista Pedro Miranda e cantora Sanny Alves vão interpretar Jackson do Pandeiro e Almira Castilho na festa em homenagem ao centenário do famoso músico que Haroldo Costa fará de 28 a 30 de agosto no Sesc do Centro do Rio.