Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

A dupla de Lula

Edição de domingo (11), do Jornal O DIA

13/02/2018 15:24

A dupla de Lula

Embora evite aos holofotes falar em desistir da candidatura ao Palácio do Planalto, o agora ficha-suja Lula da Silva testa internamente no PT dois nomes para as urnas: O ex-prefeito Fernando Hadadd (SP) e o ex-governador Jaques Wagner (BA). Ambos seguem estratégias distintas, porém conversam discretamente com a militância. Haddad tem aparecido em entrevistas falando de sua gestão, uma forma de entrar no debate popular. Wagner, amigo mais próximo de Lula, continua discretíssimo, sem aparições.

Três na linha

O comando da poderosa e bilionária Confederação Nacional do Comércio é disputado por Laércio Oliveira (SE), José Tadros (AM) e Orlando Diniz (RJ).

Bola cantada

A Coluna cantou sobre Fernando Segóvia. Ele está a trabalho de Michel Temer e José Sarney – com quem se reuniu meses antes quando foi avisado que seria o DG da PF.

Armas

Pré-candidato ao Planalto, o senador Álvaro Dias defende flexibilização da lei sobre armas. “Quem desejar poderá sim ter sua arma, consciente de suas responsabilidades”.

Quem é o pai?

O presidente Michel Temer garante que partiu dele a ordem para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) investigar os aumentos de preços da gasolina nos postos de combustível. Mas um dia antes de dar a declaração, o ministro Moreira Franco anunciava: “Solicitei ao presidente do CADE que preserve o direito dos consumidores de combustível aos benefícios da livre concorrência”.

Enquete

O PSDB consultou a militância sobre “qual das posições recentes do PT é mais absurda e prejudicial ao Brasil?”. A maioria dos tucanos (41%) votou na opção: “Os ataques de Lula à Lava Jato, dizendo que a operação tira empregos dos brasileiros”.

Salário 1

A Advocacia Geral da União se manifestou em um processo sob a relatoria do ministro Luiz Fux (STF), em que o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas questiona a constitucionalidade da lei que versa sobre a política de valorização do salário mínimo.

Salário 2

O ponto-chave da questão é: A lei diz que “o salário mínimo deve atender às necessidades básicas do trabalhador” e que o reajuste do salário mínimo deve corresponder ao acumulado da inflação dos últimos 12 meses.

Fator Executivo

Para o sindicato, um dos artigos permite que, sem a divulgação do INPC acumulado, o Poder Executivo é quem estima os índices e, permite que esses índices permaneçam válidos. Ou seja, o Governo reajusta o salário abaixo da inflação.

Precedentes

Para a AGU, que cita diversos precedentes no próprio STF, a ação não deve ser acolhida. Diz uma parte da mensagem, onde são apresentados todos os últimos reajustes do mínimo, que os valores “não são impostos arbitrariamente”.

Imprensa de olho

A coordenadora do Programa Tim Lopes, Angelina Nunes, e o integrante da equipe da Abraji, Rafael Oliveira, estiveram em Edealina (GO), onde o radialista Jefferson Pureza foi assassinado a tiros em janeiro.

Livro do Pacotão

O jornalista Fernando Fonseca mandou para o prelo ‘Um bloco na contramão’, sobre a história do Pacotão, criado em 1978, que saiu nas avenidas de Brasília ontem.

Mais sobre: