Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Desafio de Bolsonaro

O estilo "œbélico" do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) atesta que o deputado não está preocupado com "œo politicamente correto" e sim em angariar votos com da defesa de medidas polêmicas, em especial na área de segurança

01/08/2018 09:00

Desafio de Bolsonaro 

O estilo “bélico” do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) atesta que o deputado não está preocupado com “o politicamente correto” e sim em angariar votos com da defesa de medidas polêmicas, em especial na área de segurança. A análise é do presidente da Associação Brasileira dos Consultores Políticos, Carlos Manhanelli. “A questão, segundo ele, é: quem é a favor da pena de morte; quem é a favor de ter arma em casa para se defender de bandido? Pelo visto, tem dado resultado”, avalia. Para Manhanelli, Bolsonaro não ganha eleição no 1º turno, como repete o candidato. “Ele não vai ter votos suficientes. Pode ir para o 2º turno e 2º turno é outra eleição”.   

Lula 

Sobre Lula, Manhanelli afirma à Coluna que caso a Justiça impeça a candidatura do ex-presidente, a tendência é de pulverização dos votos do petista aos outros candidatos. 

Voto pessoal 

“As pessoas não são petistas, são lulistas. Não é um voto partidário, é um voto pessoal. Esse é o grande problema aqui no Brasil: as pessoas têm ídolos, deuses”, pontua.

   

Voo tucano

O apoio dos partidos do Centrão deve alavancar a campanha do tucano Geraldo Alckmin, prevê o consultor: “Isso deve resultar na ascensão dele nas pesquisas”. 

Indicações políticas 

O Senado vai retomar a discussão de um tema recorrente que não avança no Congresso: o fim da indicação política para os tribunais de contas do País. Com apoio de 30 colegas - governistas e da oposição -, a senadora Rose de Freitas (Pode-ES) defende na Prosposta de Emenda à Constituição (PEC 2/2018) composição majoritária dos tribunais por selecionados em concursos públicos de provas e títulos. 

Práticas escusas 

No texto da PEC que tramita na Comissão de Constituição e Justiça, a senadora sublinha: “Os sistemas de controle de contas públicas hoje existentes são absolutamente ineficazes, muitos contaminados, eles também, pela corrupção e pelas práticas criminosas mais escusas”. 

Alô?..

A despeito das contas no vermelho e do discurso de austeridade, uma das prioridades do Governo na volta do recesso do Congresso é aprovar mudanças na Lei Geral das Telecomunicações e conceder benefícios no valor de mais de R$ 100 bilhões às operadoras de telefonia. 

.. É presente!

O líder do Governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), já tem assinaturas para o requerimento com pedido de urgência da votação. A proposta chegou a ser aprovada em 2016 por comissão especial no Senado e estava pronta para ser sancionada pelo presidente Temer. Mas, por ordem do STF, voltou à Casa para votação em plenário.   

Tucano na gaiola

Ninguém da cúpula do PSDB mineiro visitou até hoje o ex-governador Eduardo Azeredo na cadeia em Belo Horizonte. 

PT x Bicudo

Dilma Rousseff não divulgou e seu site uma linha sequer de pesar da morte de Hélio Bicudo, um dos fundadores do partido. O jurista pediu o impeachment dela. 

Boate Kiss

Familiares das vítimas da boate Kiss - tragédia que provocou a morte de 242 jovens - aguardam há anos resposta da Justiça sobre pedido de federalização das investigações. Argumentam que existem irregularidades no processo que tramita na justiça gaúcha. 

Comissão 

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Luiz Lula Couto (PT-PB), em apoio às famílias, solicitou audiência e aguarda posição da procuradora-geral da República, Raquel Dodge: “Estamos juntos no agendamento de audiência com a procuradora-geral. Agimos de acordo com fundamentos do Regimento Interno da Câmara”, afirma. 

Cabo candidato 

A ascensão meteórica com discurso retórico denunciante para todo lado levou Cabo Daciolo, deputado federal do Rio de Janeiro, ao estrelato dos “15 minutos” pelo Patriota. Após o partido perder o capitão Bolsonaro, investe no bombeiro Daciolo para presidente. O lançamento da candidatura é nesta semana. 

Exemplo

Com oceanos cada vez mais poluídos por ação dos humanos – e tão perto o caso da Baía da Guanabara – a inclusão da disciplina e temática de conscientização ambiental na grade curricular dos ensinos público e privado do Estado do Rio de Janeiro é um exemplo a ser seguido nacionalmente. 

Mais sobre: