• Banner OAB
  • Campanha da Santa Missa
  • Vencer 03
  • Vencer 02
  • Vencer 01
  • Prerrogativas da advogacia
  • Peregrinos da fé
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Flávio Ricco

03 de abril de 2020

Paralisação levará TVs a um total replanejamento do calendário

Ainda não há a mínima segurança de se planejar qualquer coisa.

Paralisação levará TVs a um total replanejamento do calendário

Assim como em tantos outros setores, na TV também a incerteza é muito grande com relação a prazos e a possibilidade de restabelecer a antiga ordem dos trabalhos.

Ainda não há a mínima segurança de se planejar qualquer coisa.

Por enquanto, entre as principais, casos de Globo, SBT e Record, nada está sendo previsto antes do final de junho ou julho.

Há o entendimento que, como melhor dos cenários, só mesmo a partir do segundo semestre haverá a possibilidade de retomar as produções do entretenimento.

Por aí se entenda, gravações de novelas e programas, o que também levará essas emissoras a replanejar tudo o que estava previsto para este ano.

Muito do que foi pensado, ou será transferido ou simplesmente colocado de lado.

O SBT, como exemplo, só iniciará as gravações da segunda temporada de “Poliana” em 2021.

TV Tudo

Fina Estampa

Teodora, vivida por Carolina Dieckmann, começa a aparecer em “Fina Estampa” no capítulo de segunda-feira. Aguardando, como todo mundo, a crise do coronavírus passar, ela fala da personagem: "A Teodora é inconsequente, interesseira, mas tudo com uma certa leveza. Ela não é uma vilã, apesar de fazer coisas bem feias. As roupas dela são excelentes. Foi um trabalho muito feliz".

Na mesma

Em nada se alterou a situação de Lívia Andrade no SBT, após deixar a apresentação do “Fofocalizando”. Ela cometeu, sim, um engano: foi levada ao erro por uma informação falsa. Mas quem nunca?

Linha direta

O que chama um pouco atenção nessa situação da Lívia, é que as decisões tomadas pela direção do SBT jamais foram impulsionadas por estranhos. Nunca de fora para dentro. Ainda mais, no caso de agora, por alguém da Igreja Universal.

Curiosa situação

Uma igreja, como a Universal, deveria ser a primeira a pregar a paz e saber perdoar. Mas não. Ao contrário. Lívia Andrade reconheceu publicamente que errou. Assim mesmo a sua cabeça foi pedida.

Antecedente

O caso da Lívia Andrade foi agora, mas antes, e todo mundo deve lembrar, algo semelhante aconteceu com a Rachel Sheherazade. Ela também enfrentou problemas, foi afastada do “SBT Brasil”, porque um anunciante pediu a sua cabeça.

Não custa?

A Globo, em suas equipes externas, tem usado mais de um microfone. Um para o repórter ou outros para eventuais entrevistados. E o que se informa, todos sendo higienizados antes que qualquer utilização.

Porém...

Nisso, que a Globo também deveria ser copiada, ela não é. Na maioria das emissoras, de forma escancarada e como mau exemplo, o que se verifica é que o microfone é o mesmo para o repórter e entrevistado. Um perguntando, o outro respondendo e o perigo à solta.

Não para

Impedido de continuar com as gravações, assim como tantos, Fábio Porchat resolveu usar entrevistas gravadas na primeira temporada do programa e, com nova montagem, para o “Que História é Essa, Porchat?”, não sofrer solução de continuidade. Serão montadas edições por assunto.

Problema técnico

A Claro/Net está apresentando problemas com a Band no Paraná. A programação continua normal, mas sempre com a tela de informações anunciando Futebol Feminino.

Sessão de filmes

A Record escolheu a animação “Meu Malvado Favorito 2”, para exibição no “Cine Maior”, neste domingo, às 13h30. É a sessão de filmes definida para o lugar da Sabrina Sato.

Lançamento

Patrícia Abravanel também vai lançar seu próprio canal no YouTube, prometendo para todas as quintas-feiras um vídeo diferente. O primeiro, o da estreia, será com Iris Abravanel, sua mãe, quase um passeio na vida pessoal das duas, com revelações bem interessantes.

Movimentação

A pedido do SBT, os atores de “As Aventuras de Poliana” começaram a fazer lives no Instagram da novela. Todos os dias, a partir das 17h. Uma ação importante, para mexer com os contratados e o público. 

Bate – Rebate

·A 104 FM, emissora do Grupo Pampa, se consolidou na liderança entre as rádios musicais de Porto Alegre...

·... De acordo com as últimas pesquisas, está atingindo mais de 611 mil ouvintes.

·Está tudo esquematizado para a nova temporada da “Escolinha do Professor Raimundo”...

·       ... Só não há decisão de quando será possível colocar o trabalho em prática...

·       ... A princípio, a ideia era iniciar a sua exibição em meados de julho...

·... Mas já se trabalha com a possibilidade de deixar para setembro.

·A interrupção da produção de entretenimento não é um problema só daqui...

·... Quase no mundo inteiro isso vem acontecendo...

·... Mesmo depois que tudo passar e o problema da pandemia for contornado, ainda será necessário certo tempo para tudo voltar ao que era.

·Está ficando curioso o trabalho das assessorias de comunicação de várias TVs...

·... Quando localizadas e chamadas a se posicionar sobre determinado assunto, ou não respondem ou não podem se manifestar sobre aquilo...

·... Aí, quando alguma coisa é publicada, esperneiam. Dizem que tem perseguição etc. Aí é complicado...

·... Esse mundo está bem estranho.

C´est fini

“Êta Mundo Bom!”, primeiro, e “Avenida Brasil”, depois, vão dividir apenas uma semana no “Vale a Pena Ver de Novo”, a partir do dia 27 de abril. Do dia 4 de maio em diante, espaço para a novela de Walcyr Carrasco. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau! 

02 de abril de 2020

O canal TV Rá Tim Bum lança amanhã, 3, o aplicativo TV Rá Tim Bum Play

Diversos conteúdos estarão disponíveis para a criançada e para os adultos que desejam relembrar os desenhos que marcaram época, como “Cocoricó”.

Band pretende levar marca “Bora” para todo País

A Bandeirantes planeja levar a marca “Bora”, do seu jornalismo, para todas as emissoras da rede.

Aliás, um trabalho que já foi iniciado, mas que será retomado e concluído no segundo semestre ou imediatamente após a crise do coronavírus.

Hoje, já existem o “Bora PR”, “Bora Nordeste”, “Bora Minas”, além de São Paulo, com Joel Datena e Laura Ferreira, que foi o primeiro de todos.

“Band Notícias” e “Notícias da Redação” também serão alvos de cuidados, assim como existem outros investimentos projetados para o jornalismo, desfalcado, em alguns dos seus setores, durante o processo de implantação da CNN Brasil.

O Grupo Band trabalha com planos para dar uma resposta ao público e ao mercado, e não apenas no seu canal aberto.

O BandNews TV, canal de notícias, já possui um plano de revigoramento, tocado pelo diretor Marcelo D’Angelo, e que inclui um novo formato para o “Jornal BandNews”, além de outras iniciativas para a programação.

TV Tudo

Lado bom

Devem ser reconhecidas e louvadas as iniciativas da Band em relação ao jornalismo.

Esta, como o esporte, sempre foi uma das suas marcas, mas que foi colocada um pouquinho de lado nos últimos tempos.

Mas tem o outro

Num momento como o de agora, com tamanho desencontro de informações, há uma insegurança instalada nos mais diferentes setores da Band.

As medidas tomadas nas emissoras de rádio, com a suspensão de alguns contratos de trabalho, foram muito mal recebidas internamente.

Freud explica?

Chama atenção como, na televisão ou até mesmo fora dela, em outros tantos e diferentes setores, todo e qualquer sucesso provoca reações que irritam certas pessoas.

Há, por parte de alguns, um inconformismo meio maluco. Incontrolável. 

Doideira

O “BBB20”, na eliminação de terça-feira, ultrapassou a casa de 1,5 bilhão de votos, total que chama atenção de todos.

E assim como dos tantos países que produzem o “Big Brother”. Marca para repercutir no mundo inteiro.

Porém...

Também teve quem não acreditou ser possível chegar a de tal número.

Que houve enganação, manipulação. Nada a ver. O sistema de mecanismos de segurança muito seguros e pessoal trabalhando dobrado desde a noite de domingo. Bobagem levantar suspeita.

App

O canal infantil TV Rá Tim Bum lança nesta sexta-feira, dia 3, o aplicativo TV Rá Tim Bum Play. Diversos conteúdos estarão disponíveis para a criançada e para os adultos que desejam relembrar os desenhos que marcaram época, como “Cocoricó”.

O serviço será gratuito no primeiro mês.

Documentário

O Discovery vai apresentar na próxima quarta-feira, às 22h, o documentário com uma hora de duração, “Pandemia: Covid-19”. Este trabalho ganhará uma reprise no sábado, dia 11, às 23h40, e poderá ainda ser conferido no site do canal.

E mais: a TV Cultura também exibirá esse documentário, no dia 11, às 22h.     

Internacional

No dia 4 de maio, faixa das 20h30, a Globo estreia em Portugal a novela “Bom Sucesso”, sucesso recente das 19h, protagonizada por Antonio Fagundes e Grazi Massafera.

Vai substituir “A Vida da Gente”, da Lícia Manzo.

(Crédito: Victor Pollak)

Férias forçadas

A partir da próxima semana, a maior parte da equipe do “Domingão” vai entrar em férias na Globo.

Ficarão apenas alguns profissionais, o suficiente para manter o programa no ar.

Rádio

Luciano Gomes é o novo gerente artístico da Brasil FM. Entre os seus planos, ampliar a participação de outras praças na programação, especialmente jornalismo.

Profissional com passagens pelo Sistema Globo de Rádio (98 FM), 104 FM, FM O Dia, FM 100.5, MPB FM, no Rio de Janeiro, além dos jornais O Dia e Meia Hora.

Bate – Rebate

·Em função do impacto causado pelo novo coronavírus, a TV Aparecida decidiu adiar as estreias previstas para abril...

·... As novidades da grade, nos seus 15 anos em setembro, incluíam lançamentos, bem como alterações de horários dos programas noturnos...

·...  Portanto, “De Papo com Amanda Françozo”, “Visita na Roça” e “Arte Brasil” terão que esperar mais um pouquinho.

·Sobre o UFC, um aviso: todo sábado, no Facebook, 21h, será disponibilizada a exibição de um documentário ou uma série especial...

·... A escolha, por meio de uma enquete, caberá ao público...

·... Ao todo, mais de 70 horas de material, divididas em mais de 100 episódios de 17 títulos diferentes.

·No sábado, 21hh5, o Canal Brasil vai exibir “O Aspirante”...

·... O filme, dono de vários prêmios, conta a história de um jovem interessado em se tornar jogador de futebol...

·... Em seu elenco, Ariclenes Barroso, Sérgio Malheiros e Julia Bernat, entre outros.

·Recentemente, antes de o coronavírus chegar, levantamento do Ibope apontou que o tempo médio do consumo da TV no Brasil estava em 6h17...

·... No entanto, há o entendimento que esta marca já foi superada.

 C´est fini

“Malhação: Toda Forma de Amar” está em seus capítulos finais na Globo e batendo recordes semanais de audiência. Nas últimas duas, a temporada fez seus melhores índices,  com 21 pontos em São Paulo e 25 no Rio.

Até o momento, a média geral da novela é de 18 pontos em São Paulo e 21 pontos no Rio, superando os números da temporada anterior, mesmo tendo seu fim antecipado por conta da expansão do Covid-19.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

27 de março de 2020

O canal Humor Multishow atingiu a marca de 5 milhões de inscritos

Esse crescimento reflete o modelo integrado e multiplataforma do Multishow.

Questão do hábito faz toda diferença na alta audiência da Globo

O que se observa, na troca de “Amor de Mãe” por “Fina Estampa”, é que o telespectador se acostumou assistir a TV Globo naquele horário.

Independentemente de ser uma reprise, cuja escolha ainda é debatida entre os prós e contrários, os índices de audiência no horário não sofreram alteração quase nenhuma.

São praticamente os mesmos.

Aí é que entra, o que sempre se fala e se repete ou que se tem como norma: televisão é hábito.

O público está cansado de saber que todos os dias, naquele mesmo horário, ele vai encontrar uma novela, seja qual for a história que esteja sendo contada.

A Globo, em termos de fidelidade de grade, é única. Existem pontos estratégicos na sua programação que não se alteram praticamente desde o dia em que foi inaugurada.

Daí as críticas às concorrentes que, sem ter certeza ou confiar naquilo que fazem, o tempo todo ficam promovendo mudanças. Os resultados mostram quem age corretamente

TV Tudo

Mundo mudou

Os últimos relatórios de audiência indicam que o número de ligados aumentou consideravelmente nos últimos dias. Esperado. Nem poderia ser diferente, com quase todo mundo trancado em casa.

Olha só

Em 9 de março, uma segunda-feira, quando as grades de programação eram as mesmas, o número de ligados nas 24h era de 39,3%. No dia 23, última segunda, saltou para 48,1%.

Outro detalhe

Em termos gerais, até agora, SBT e Record estão mantendo os mesmos números de fevereiro. Globo, com 1,3, e Band, 0,1, observaram crescimentos na média/dia. É a força da TV aberta.

Importante considerar

O que se observa, examinando esses resultados mais profundamente, é que muitas pessoas voltaram a ver televisão. Embora os acessos aos serviços de streaming também tenham observado crescimentos, o da televisão aberta está sendo muito maior.

Muito se deve

Verdade é que, com uma pandemia mexendo com a vida de todos, também passou a ser muito maior o interesse das pessoas em buscar os telejornais e os canais de notícia. Um consumo cada dia maior, conforme atestam esses resultados de audiência.

Melhores momentos

O “Altas Horas” de Serginho Groisman, sábado, terá Claudia Leitte, Ivete Sangalo e Daniela Mercury. As cantoras participam de edição especial em homenagem ao Axé, ao lado de Bell Marques, Margareth Menezes, Beto Jamaica, Compadre Washington, Ricardo Chaves, Durval Lelys e Mari Antunes.  O programa vem destacando seus grandes momentos. 

(Créditos Zé Paulo Cardeal / TV Globo)

Crescimento

O canal Humor Multishow, no YouTube  atingiu a marca de 5 milhões de inscritos na quarta-feira, dia 18 de março. Esse crescimento reflete o modelo integrado e multiplataforma do MultishowNa internet, além de disponibilizar conteúdos inéditos relacionados à programação da TV, também exibe projetos exclusivos. 

Destaques

Entre os conteúdos inéditos do Humor Multishow, “Tô De Graça” é o que alcançou maior audiência. Já entre os projetos originais, “Verão Multishow”, com Lexa, e o programa “#TBT de Família”, sobre o BBB20, ambos deste ano, são os grandes destaques. Em agosto deste ano, irá ao ar o projeto original “De Graça na Rua”, com Rodrigo Sant’Anna.

Grandes jogos

A recém-criada “Faixa Especial”, do SporTV, nesta sexta-feira, às 19h, exibirá a final da Copa do Mundo de 94 entre Brasil x Itália. O programa vai resgatar matérias exibidas na época, depoimentos dos principais personagens e terá uma narração inédita de Luiz Carlos Jr., com os comentários de Lédio Carmona e Pedrinho.

Inusitado

Luiz Carlos Jr., que trabalhou na final de 94, diz que ”narrar novamente um jogo histórico é como um músico, que vai ter que regravar um clássico. É pegar uma música muito especial, famosa e conhecida e ter que colocar uma roupagem atual”. “É assim que eu vejo essas novas narrações e acho muito interessante e inusitado”, conclui.

Parabéns

Como registro necessário, em 1989, um domingo, 26 de março, foi ao ar o primeiro “Domingão do Faustão” na TV Globo. Ontem, quinta, o programa completou 31 anos de exibição. Uma história.

Começa hoje

A Rede TV! decidiu antecipar para esta sexta-feira(27), às 22h15, a estreia do “Especial 20 Anos”, que vai relembrar as principais atrações de sua programação ao longo de duas décadas de história.  No primeiro, o público poderá rever o trabalho de Hebe Camargo. 

Bate – Rebate

·Assim como todas as outras TVs, a Globo meio que deu um tempo no que estava planejado para a sua programação...

·... A partir de agora, tudo passa a depender de quanto tempo será necessário essa pausa na produção...

·... Muito do que estava sendo pensado para ser exibido este ano, dificilmente será.

·O “Domingo Show”, da Sabrina Sato, na contramão de todos os outros, deve continuar por muito tempo com inéditos no ar ...

·... Uma consequência da quantidade de gravações realizadas desde o final do ano passado...

·... Tem muita coisa pronta, dependendo só do trabalho de edição.

·A Globo ainda não fala nada, mas a novela da Lícia Manzo ficou para o ano que vem...

·... E, por consequência, a do João Emanuel Carneiro também...

·... Não tem como ser diferente.

C´est fini

O “Fox Sports Rádio”, com todos os seus participantes de casa, teve como convidados, Kaká, Zico, Jadson, em sua primeira entrevista após deixar o Corinthians, e Roberto Carlos, ontem. Todas com enorme repercussão. Programa embalado como era nos estúdios. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

25 de março de 2020

Fake News: até o Coronavírus é usado por esta indústria do mal

O Coronavírus está preocupando a todos, se espalhando pelos cantos mais diferentes do mundo.

Os meios de comunicação, entre jornais, portais de notícias, emissoras de rádio e televisão têm se desdobrado o tempo inteiro para atualizar informações sobre o desenrolar dos acontecimentos.

Inclusive prestando serviços, como informar as medidas que devem ser tomadas como prevenção.

Mas assusta, em meio a este momento tão difícil que a humanidade inteira atravessa, o número cada vez maior de fake news distribuídas. São métodos de cura que não existem, informações que o álcool em gel não é eficaz ou áudios atribuídos a médicos ou autoridades envolvidas com a epidemia.

Não bastassem todas as preocupações, tornou-se também necessário desmentir o tanto de bobagem e maldade que são propagadas.

Este é o momento, talvez o mais oportuno até agora, para que as pessoas redobrem o cuidado para chegar à melhor informação. Essa indústria do mal instalada e sem meios de ser controlada, tem que parar de ser consumida.

TV Tudo

Sinal vermelho

Ao que parece, o discurso da Igreja Internacional da Graça, do R.R. Soares, na prática, é bem outro. Pelo menos na sua TV, a RIT, os funcionários com mais de 60 anos e aqueles com doenças pré-existentes estão sendo obrigados a trabalhar. É só jogo de empurra-empurra e ninguém toma decisão nenhuma. Não há humanidade nenhuma.

Por acaso

R.R. Soares, se alguém não sabe, é o pastor que, além de uma TV própria, ainda tem horários comprados na Band e Rede TV!. O mesmo também que, nesses tempos de coronavírus, teve um vídeo distribuído na internet, apelando para que seus fiéis depositem as doações.

Uma coisa...

A Globo não trabalha com prazos. Não há qualquer possibilidade de definir quanto tempo, por exemplo, “Fina Estampa” ficará no ar. Se será exibida integralmente ou compactada a partir de um determinado momento.

... E outra

Vai daí que não se trabalha com a possibilidade de “Amor de Mãe” retomar seus trabalhos antes de quatro meses. Antes de julho ou agosto, segundo pessoal da dramaturgia da Globo, a chance é nenhuma.

Revisão

Toda a programação de estreias que a Globo já tinha estabelecido para 2020 e 2021 terá que ser revista. Entre todas as produções interrompidas, uma boa maioria só será reiniciada no ano que vem.

E atenção

O SBT ainda não informa, mas já existe a decisão de continuar com a exibição de “As Aventuras de Poliana” até agosto. Uma outra, que ainda não foi escolhida – talvez uma produção antiga da própria emissora, entrará em seu lugar.

Diante disso

Também já está decidido que a segunda parte de “Poliana” ficará para o ano que vem. Trabalha-se com a possibilidade de iniciar as suas gravações só em janeiro de 2021.

Lançamento

Nesta quinta-feira, no YouTube, às 11h, estreia a 2ª temporada da série “Sheila de Charme”, já indicada por dois anos consecutivos como Melhor Série Brasileira, Melhor Elenco e Melhor Série de Comédia, no Festival Internacional do Rio. Nos principais papéis, Danielle Di Donato, Juliana Baroni e João Baldasserini.

Fique em casa

O selo Believe Films se uniu à plataforma Videocamp e às produtoras Maria Farinha Filmes e Participant Media, para liberar filmes inspiradores, gratuitamente, a partir desta quinta-feira. Dentre os títulos, “O Começo da Vida”, “Nunca me Sonharam”, “Mesa para todos”, “Território do Brincar”, “A Juíza”, “Longe da Árvore” e “Tarja Branca”.

Dose dupla

“Manda Nudes”, um dos programas da atriz Maru Karv, vai estrear no SexPrivé, da Band, no dia 3 de abril, às 22h30, contando com a participação da apresentadora Krishna Mahon. Elas farão comentários dos nudes que recebem em suas redes sociais e nas redes do próprio canal. Já a sessão “Top SexPrivé”, com estreia dia 12 de abril, às 22h30, terá apenas Maru Karv no comando. 

Sandy & Júnior   

A edição especial do “Altas Horas” com Sandy e Junior, reprise, exibida na noite de sábado, foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. A hashtag #AltasHoras figurou por 6 horas nos trending topics mundo e 10 horas nos TTs Brasil. Teve ainda 22 termos entre os mais comentados no país. Em São Paulo, o programa marcou 16 pontos de audiência (31% de share) e, no Rio, 17 pontos (35% de share).

Reta final

Em “Malhação: Toda Forma de Amar”, capítulo da próxima sexta-feira, será exibida a sequência em que Lígia (Paloma Duarte) perde a guarda de Nina para Rui (Romulo Arantes Neto) durante uma audiência. No capítulo de segunda, ela terá que entregar a filha para o vilão. 

(Crédito João Miguel Júnior/TV Globo)

Bate – Rebate

·Consultada, a Record informa que não existe nenhuma negociação com Carla Vilhena para o seu jornalismo.

·“Mestre do Sabor” teve todos os seus programas gravados antes do fechamento dos estúdios da Globo...

·... Entra em edição e tem sua estreia confirmada para 30 de abril.

·Carlos Nascimento, 65 anos, continuar apresentando o “SBT Brasil”...

·... A decisão de não parar também contou com a aprovação dele.

·Do jeito que tudo caminha, há uma tendência de mudanças muito importantes na TV, pós- coronavírus...

·... O fortalecimento do jornalismo e o reconhecimento da sua importância devem contar muito mais a partir de agora...

·... E até no aspecto comercial, toda TV que atualmente não conta com um jornalismo à altura, começa a enfrentar sérias dificuldades.

·Em tempos de quarentena, o humorista Mauricio Meirelles iniciou o projeto em seu canal do YouTube chamado “Stand-Up em Casa”...

·... Ele apresenta textos cômicos para a esposa, Emily, o filho Gabriel de 2 anos e o cachorro Uber, já que não pode trabalhar nos teatros.

C´est fini

Nesta altura do campeonato já se pode aguardar o cancelamento da Rio Content Market 2020, considerado o maior encontro de audiovisual da América Latina. O evento aconteceria entre 5 e 10 de maio na Cidade das Artes. Em relação a novas datas, procurada ontem, a organização informou que “teremos um posicionamento oficial em breve”. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

18 de março de 2020

Nunca os médicos infectologistas foram tão procurados pelas TVs...

No entanto, a maioria mal tem conseguido sair dos hospitais.

TVs tomam medidas e comportam-se de maneira diferente frente ao Covid-19

Louvável, em todos os aspectos, as medidas adotadas pela TV Globo em função do Covid-19, paralisando quase que por completo as atividades da maioria dos seus setores e intensificando ainda mais a presença do jornalismo em toda a programação.

Além de levar em conta a segurança dos seus funcionários, também foi priorizada a necessidade de manter o telespectador o tempo todo informado sobre o desenrolar dos acontecimentos. SBT e Record, não com a mesma intensidade, também tomaram decisões parecidas. Mas dois casos, em especial, em meio a todas as TVs, chamam atenção. Por exemplo: em sentido completamente oposto ao que os seus próprios telejornais e programas jornalísticos têm anunciado, a Band continua obrigando todas as produções a trabalhar em salas lotadas e sem ventilação. Nenhuma providência para o bem-estar de todos foi anunciada até agora, apesar de três casos suspeitos em seus interiores. A mesma coisa a TV Cultura: funcionários com mais de 60, 70 anos, continuam sendo obrigados a comparecer normalmente. São centenas de pessoas. Na própria redação de jornalismo, em situação tenebrosa, muitos, ao mesmo tempo, dividem o mesmo metro quadrado. Um quadro de horror. É bem o caso: depois não diga que não avisei.

TV Tudo

Sobre a Cultura

Pelo descaso de antigas administrações, as próprias instalações da Cultura, principalmente os seus banheiros, deixam muito a desejar. A maioria deles em completo estado de abandono. Falta até o essencial. O tal do álcool gel, por exemplo, ou ninguém ouviu falar ou só existe nos seus boletins informativos.

Novo programa

“Cultura & Design” é o programa que a TV Cultura vai estrear em maio, nas noites de sábado. Segundo os seus idealizadores, tem uma proposta inovadora, irreverente e divertida. Apresentação de Dani Duf.

Uma...

No último sábado, ignorando recomendações que já existiam, o SBT manteve uma gravação do “Fábrica de Casamentos”. Além de produção, apresentadores e técnica, mais de 200 pessoas convidadas.

... E outra

Ontem, terça, foi definido que as gravações da maioria dos programas do SBT serão interrompidas. Inclusive do “Esquadrão da Moda”. Um dos seus editores, que voltou recentemente da África, foi submetido aos testes de coronavírus.

Programa do Serginho

O próprio Serginho Groisman informa sobre o “Altas Horas”:

- O programa, com ou sem plateia, vai parar. Continuará no ar, mas vamos exibir momentos especiais desses quase 20 anos.

Programa do Fausto

O próximo “Domingão”, basicamente, terá só a sua abertura ao vivo, no palco, com duas câmeras – ao contrário das oito costumeiras – no estúdio. Fausto Silva vai gravar várias “cabeças” e o programa, nesses próximos tempos, também será apresentado com base nos “melhores momentos”.

Não volta

O executivo José Eduardo Muniz, que vinha prestando serviços na Band, colaborando diretamente com a produção e programação, decidiu não renovar seu contrato que vence no próximo dia 23. Como foi obrigado a viajar a Portugal, seu país, entendeu que não deveria voltar. Deixou amigos, especialmente o dono, Johnny Saad.

Fim de linha

Terminaram as gravações de “Malhação: Toda Forma de Amar”. Um efeito direto da pandemia. A novela, se fosse obedecer ao seu curso normal, só sairia do ar em maio.

Últimas cenas

As últimas cenas de “Salve-se Quem Puder”, relativas ao que a Globo está chamando de “Primeira Temporada”, serão gravadas nesta quarta-feira. O elenco lamenta, mas entende a necessidade. Todo cuidado é pouco com o coronavírus.

Recorde

“Salve-se Quem Puder”, também forçada a sair de cena em breve, foi recorde de audiência segunda-feira no Rio (35 pontos) e em São Paulo (32). Um dos destaques foi Alexia (Deborah Secco) descobrindo que Renzo (Rafael Cardoso) é o novo sócio da Labrador e todo o desdobramento para a atriz não ser reconhecida por ele.

Maisa

Em programa inédito do próximo sábado, no SBT, Maisa vai receber Caio Castro e a cantora Naiara Azevedo.  O ator participa de um novo quadro, “Guardado a sete chaves”, em que revela, ou não, sete segredos. Em tempo: Maisa está gravando “normalmente” o seu programa. Ou seja, sem plateia.

(Crédito Beatriz Nadler / SBT)

Mau jeito

Curioso esse “VIVO” 17h30 por dia estampado na programação da CNN Brasil, sendo a Claro uma das suas principais patrocinadoras. No início dos anos 2.000, as emissoras trocaram o “vivo” pelo “ao vivo” justamente por causa da operadora.

Bate – Rebate

·       Nunca os médicos infectologistas foram tão procurados pelas produções das TVs...

·       ... Na medida do possível, alguns têm procurado atender esses chamados, até para necessários esclarecimentos ao público...

·       ... No entanto, a maioria mal tem conseguido sair dos hospitais.

·       Mas também existem maluquices como o programa da Nani Venâncio na Rede Brasil...

·       ... O convidado dela foi o dr. Ray, conhecido pelas suas performances na Rede TV...

·       ... Ele que, até onde se sabe, é cirurgião plástico, especialista em embelezamento, foi falar do coronavírus. Aí não, por favor.

·       O Fox Sports, em medida contra o Coronavírus, cancelou todas as viagens de seus profissionais...

·       ... Além disso, entre outras ações, equipes estão sendo orientadas a trabalhar em casa, enquanto comentaristas, apresentadores e repórteres obedecem a esquema de revezamento...

·       ... A ordem é ter a menor quantidade possível de pessoas nas instalações do Rio. E um médico ficará à disposição o dia todo para apoio aos funcionários.

C´est fini

De acordo com informações que chegam do Marrocos, onde a Record grava atualmente a novela “Gênesis”, a maioria dos atores não esconde a preocupação e quer voltar logo ao Brasil. Por causa do coronavírus, o país está suspendendo uma série de voos. Mas nada se fala, por enquanto, sobre a antecipação dessa volta. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

17 de março de 2020

Globo para todas as novelas e já busca reprises

Já ficou decidido que “Amor de Mãe”, produção das 21h, será a primeira a ter suas gravações interrompidas.

Por causa do novo coronavírus, já classificado como uma pandemia, o Grupo Globo decidiu parar as gravações de todas as novelas e assim como dos demais produtos da dramaturgia.

Em função desta drástica decisão, que visa principalmente o bem-estar dos seus funcionários, os trabalhos agora serão centrados em dois princípios: organizar encerramento das atuais produções e, ao mesmo tempo, estudar reprises que serão exibidas nesses horários.

Já ficou decidido que “Amor de Mãe”, produção das 21h, será a primeira a ter suas gravações interrompidas. Na sequência será a vez de “Salve-se Quem Puder”, cada uma dependendo de um bom momento da trama.

Quanto a “Éramos Seis”, em seus momentos finais, vai encerrar na data prevista, 27 de março, mas ainda não há uma decisão se “Nos Tempos do Imperador”, a sua substituta, estreará ou não no dia 30. Quase certo que não.

A direção da dramaturgia da Globo também estuda o que será colocado no lugar delas. Este é o quadro oficial.

TV Tudo

Esquema de série

Essa decisão sobre as novelas da Globo será tratada basicamente como “Final de Temporada” – cada uma deixando um gancho importante para sua retomada, que ninguém sabe quando acontecerá. É a orientação passada para todos os autores.

Entretenimento

Assim como o “Mais Você”, o “Altas Horas”, do Serginho Groisman, do jeito que é e com a presença de público, teve as suas gravações canceladas. Uma outra maneira está sendo analisada para que os trabalhos do programa não sejam interrompidos e suspensa a sua exibição.

Sem saída

Assim como em todo lugar, também nas emissoras de televisão o drama do coronavírus está muito presente. Preocupando e levando a todos a tomar medidas emergenciais

Gravações suspensas

No SBT, por exemplo, as gravações dos programas Silvio Santos, Raul Gil e “A Praça é Nossa” estão suspensas por tempo indeterminado. Por enquanto, “Domingo Legal” e “Eliana” devem seguir normalmente, mas sem plateia.

Mesma situação

Na Record, ontem, a gravação do “The Four”, da Xuxa, foi mantida. Porém, com plateia mínima. Num auditório para quase 500 pessoas, só 30 foram autorizadas a entrar.

Outro problema

“Gênesis”, a próxima bíblica da Record, segue com suas gravações no Marrocos, um país que também vem adotando cuidados com relação à doença. Os voos de alguns lugares da Europa, por exemplo, foram suspensos.

Roteiro

Não há, no entanto, nenhuma garantia que “Gênesis” irá estrear em abril, como a princípio se confirmou. Elenco e equipe no Marrocos estão sendo monitorados, mas na volta ao Brasil terão que obedecer a um período de quarentena.

Insegurança 

No Rio, as gravações de “Amor Sem Igual”, novela da Record, prosseguem normalmente, apesar da preocupação  do elenco. Muitos atores estão assustados, em especial os idosos. A Record, vale informar, enviou uma cartilha de prevenção contra o coronavírus para a equipe. Se as gravações vão parar ou não, é uma decisão que ainda não foi tomada. Os atores querem parar.       

Cuidados

Assim como Globo e SBT, observa-se que a Record também vem adotando uma série de medidas para preservar seus funcionários. Medidas, aliás, que não combinam com declarações do seu dono, Edir Macedo, “que coronavírus é inofensivo e que Satanás e mídia promovem o medo”.

Não tem como

A direção de esportes do Grupo Globo, também em função do atual momento, decidiu cancelar a gravação do “Grande Círculo”, programa do Milton Leite. Será colocada uma reprise.

A propósito

O esporte da Globo começou a semana com um número bem reduzido de pessoas nas redações. Quem puder trabalhar em casa, o fará. Por enquanto, os programas ao vivo continuam no ar.

Novos integrantes

A Globo anunciou ontem a chegada de Monique Alfradique, para fazer os bastidores, e do chef Rafael Costa e Silva ao reality “Mestre do Sabor”. José Avillez, que chegou a fazer algumas gravações para a nova edição, deixou o programa e voltou a Portugal. Justificou que precisa ficar ao lado do seu pessoal, por causa do coronavírus. 

Bate – Rebate

·       Diante de tantas restrições e recomendações para que as saídas de casa se reduzam ao mínimo indispensável, naturalmente a TV será mais acionada...

·       ... Medidas que já começam a mexer com o Ibope...

·       ... A tendência natural é o crescimento do número de ligados...

·       ... O “Fantástico”, por exemplo, no domingo, fechou com 24 de média e 34 de share. 

·        A Igreja Mundial do Poder de Deus realiza neste momento um culto com centenas de pessoas, dentro de sua igreja no Brás, em São Paulo...

·       ... No meio delas, idosos e crianças...

·       ... E com transmissão, ao vivo, pela Ideal TV, canal 32, em São Paulo.

·       Na Record já existem sérias preocupações com o domingo...

·       ... Considerando o Ibope, desde o “Hoje em Dia” até o “The Four”, nada está funcionando.

·       A diretora Cininha de Paula já está envolvida nos trabalhos da próxima temporada da “Escolinha do Professor Raimundo”. 

·       Os canais SporTV já estão se preparando para uma nova maratona de reprises. Efeito coronavírus. 

04 de março de 2020

Rubens Barrichello e Marcelo Médici participam do “Lady Night”

Confira estes e outros destaques na coluna do Flávio Ricco.

Band avalia jornal de rede, entretenimento e esporte para o sábado 

Depois de um período dedicada basicamente a cortar gastos e a fazer mudanças nos comandos da televisão, a direção da Band trabalha agora num projeto de reposicionamento de sua grade de programação, visando atrair receita e audiência. O plano inclui também o dia de sábado, alvo de pouco investimento nos últimos tempos. 

São muitos os planos e uma enorme torcida para que esses projetos possam sair do campo das ideias e movimentar o mercado. Algumas conversas sobre eles já aconteceram e os envolvidos aguardam apenas o toque de reunir para dar início à próxima fase.

Se tudo caminhar como se espera, a nova grade de sábado terá um jornal de rede por volta de 7h da manhã, seguido do “Aqui na Band”, às 9h e ainda uma edição do “Jogo Aberto”, com ou sem Renata Fan, às 11h. Após essas atrações, uma sessão de filmes livre para todas as idades. Há muito existe a cobrança de um programa de esportes nesse dia, como o “Globo Esporte” da Globo, abordando vários segmentos.

Disso tudo, segundo apurado, a conversa está mais adiantada com o pessoal do “Aqui na Band”. O que se observa é que muita gente está disposta a colaborar nesse processo de recuperação da Band. Resta torcer, no entanto, que a vaidade ou rusga de alguns poucos não jogue contra.   

TV Tudo

Plantão obrigatório

Diante das estreias do próximo domingo, “Hoje em Dia”, Sabrina Sato e Xuxa, a direção da Record decidiu montar um esquema de plantão. Já estão todos convocados.

Glória no teatro

Glória Menezes está preparando a sua volta ao teatro, em maio, com a peça “Ensina-me a Viver”, do filme “Harold and Maude”, clássico da década de 1970. É a história de uma jovem com 80 anos e um velho de 22. Trata-se de uma remontagem. Temporada no Teatro Porto Seguro-SP. Glória, com 85 de vida, está tocando toda a produção. 

Conversa

A Globo trabalha com os dias 23 ou 30 de março para início da temporada 2020 do programa “Conversa com Bial”. Sempre considerando a virada de segunda para terça-feira.

Mais exigido

Cauã Reymond tem sido o mais exigido do elenco de “Um Lugar ao Sol”, próxima novela das nove da Globo, nas primeiras gravações realizadas no Rio de Janeiro. Tem sentido: ele interpreta irmãos gêmeos, de diferentes núcleos. Os personagens são Christian (o irmão pobre) e Renato (o irmão rico).

Problema

Alinne Moraes também tem gravado para “Um Lugar ao Sol”, mas não tanto como se pretendia. As chuvas no Rio de Janeiro estão atrapalhando os trabalhos da novela. Isso porque muitas das sequências são em externa. 

Novo programa

Dirigido por Alberto Renault - da série “Casa Brasileira” e indicado ao prêmio Emmy em 2018 – o programa “Caminho Zen” estreia no próximo dia 11, às 23h, no GNT. A atração usa como pano de fundo paisagens urbanas, domésticas, artísticas, culturais, rurais e religiosas japonesas, para uma viagem de autoconhecimento na companhia de Monja Coen e Fernanda Lima.   

Motivação

Além de toda a expectativa criada em torno do novo canal de notícias, o que também tem animado muito o pessoal na CNN Brasil é buscar furos e entrevistas de peso. Tudo porque o material poderá entrar na CNN Americana e, consequentemente, no mundo todo.

Gravando

A Record já iniciou a produção do próximo “Top Chef”, que tem apresentação de Felipe Bronze. Por enquanto, gravação da nova abertura e chamadas.

Troca de comando

No Fox Sports, Marcio Moron já assumiu a VP de Produção no lugar de Eduardo Zebini. A linha de trabalho, até porque sempre existiu uma parceria entre os dois, seguirá sendo a mesma.

Mulheres

Neste fim de semana, o GNT realiza uma ação especial para celebrar o Dia Internacional das Mulheres. A marca entrará como curadora de conteúdo no Festival GRLS!, que acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo, e promove o “GNT Talks”. O espaço vai reunir talentos do GNT, como Mônica Martelli (foto), e convidados para debater assuntos atuais sob a ótica feminina. 

(Crédito Raphael Dias/TV Globo)

Deu negativo

Em relação ao jornalista que foi afastado da Redação do SBT, em São Paulo, por suspeita de infecção pelo Coronavírus, a assessoria da emissora informou que a contraprova do exame deu negativo. Ele possui sintomas de uma gripe comum, mas ainda não tem data para voltar ao trabalho.

Bate – Rebate

·       Acontece nesta quinta-feira, às 19h, na sede do Google em São Paulo o coquetel de lançamento do canal da apresentadora Astrid Fontenelle, em  parceria com o YouTube.

·       Em “Amor de Mãe”, Belisário, personagem de Tuca Andrada, deixará a cadeia no capítulo da próxima segunda-feira. 

·       Além do “CNN 360º” em parceria com Carol Nogueira, na faixa da tarde, Reinaldo Gottino estará à frente do “CNN Novo Dia”, no período da manhã.

·       Rubens Barrichello e Marcelo Médici participam do “Lady Night” nesta quinta-feira.

·       Começaram no SBT as gravações da segunda temporada da novela “As Aventuras de Poliana”.

·       VP de Conteúdo da Rede TV!, Homero Salles encontra-se em Portugal visitando a família...

·       ...A partir de segunda-feira, Salles retomará suas funções...

·       ...Fica a expectativa para novidades na programação da emissora.

·       Somando centenas de milhões de acessos com suas músicas nas plataformas digitais, o cantor gospel Isaias Saad se apresenta nesta quarta-feira, no "Encontro com Fátima Bernardes".

·       Bruno Guedes viverá a fase jovem de Noé, na novela "Gênesis", da Record. Depois, o papel caberá a Oscar Magrini...

·       ...”Gênesis” tem estreia marcada para abril.

C´est fini

Os presidiários da série “Xilindró”, liderados por Gustavo Mendes e Oscar Filho, voltam para as telas do Multishow a partir de 25 de março. A quarta temporada promete  muitas confusões e reviravoltas, além de uma nova personagem – a diretora do presídio, Lázara Camburão, também interpretada por Mendes. Os 15 episódios inéditos têm direção-geral de Marcio Trigo e produção da Formata. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

03 de março de 2020

José Loreto vive Sidney Magal no filme “Meu Sangue Ferve Por Você”

O elenco conta ainda com Giovana Cordeiro vivendo a mulher do protagonista

Jornalismo da Record realiza encontro e sinaliza mudanças

A Record pretendia disparar no ano passado um projeto para ampliar o número de correspondentes internacionais. Por alguma razão a ideia não avançou, mas o assunto voltou agora com força à mesa de discussão, curiosamente, faltando poucos dias para o lançamento da CNN Brasil. A ida de Leandro Stoliar para Israel, na segunda quinzena deste mês, incialmente para cobrir as férias de Herbert Moraes, já é vista como um indicativo. Ele é o mais cotado para se fixar em Londres. A propósito, Antonio Guerreiro abriu e fechou o Encontro de Jornalismo da Record, realizado ontem, durante todo o dia, no Grand Hyatt, em São Paulo. Reunião que serviu para implementar um padrão de trabalho em todas as emissoras da rede. Como curiosidade, ou lado folclórico de tudo, o Grand Hyatt onde se realizou este encontro, fica exatamente em frente à sede da TV Globo, em São Paulo. Parece mais uma do destino, uma sempre ficar de cara com a outra.

TV Tudo

As três

As editoras Mariana Ferrari, Larissa Werren e Mariane Salerno são as novas contratações do jornalismo da Record. Estavam na Band.

Como é bom

O trabalho do dr. Drauzio Varella, através dos seus ensinamentos ou orientações, foi sempre merecedor do maior respeito e admiração.  Mas a reportagem do último “Fantástico”, mostrando o trabalho que ele desenvolve com as mulheres trans presas, escancarou o seu tamanho como ser humano. Meus respeitos sempre.

Vice-líder

A terceira temporada de “Aeroporto: Área Restrita”, exibida todos os sábados desde 18 de janeiro, contribuiu para que o Discovery garantisse a segunda posição no ranking geral da TV por assinatura no horário nobre, ficando atrás apenas do SporTV. O resultado se deu tanto no target do canal (pessoas 25 a 54 anos) quanto no total ‘indivíduos’.

Vem mais 

Pela primeira vez, “Aeroporto: Área Restrita”, uma coprodução com a Moonshot Pictures, mostrou não apenas as operações de segurança e inteligência do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, como também dos aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro) e Confins (Minas Gerais). A quarta temporada já está garantida e em breve iniciam-se os trabalhos de produção.

Preparando alterações

Prometidas desde o ano passado, as mudanças na Record News devem ocorrer ainda neste primeiro semestre. Investimentos estão sendo planejados para a sua programação, mas também no campo técnico, através da utilização de um novo satélite.

Por outro lado

Não há ainda qualquer decisão na Record sobre a apresentação dos realities “Power Couple”, “Canta Comigo”, “Canta Comigo Kids” e “A Ilha”. Todos continuam sem ninguém, mesmo com algumas produções já ativadas.

Festa

Na próxima segunda-feira, o espaço Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, deverá receber algo em torno da sua capacidade, 750 pessoas, durante o evento oficial de lançamento da CNN no País. Já a data de estreia do canal foi anunciada para o dia 15.

Falta anunciar

O que a CNN Brasil ainda não revela é o horário em que o canal iniciará a sua operação no dia 15. A explicação é que anda depende de algumas questões operacionais. Mas certeza que será na faixa da noite, ou com o “Expresso CNN”, da Daniela Lima e Monalisa Perrone, ou “Jornal da CNN”, com William Waack.

Constatação

A TV paga continua observando uma fuga muito forte no número de assinantes. Mas vale observar como por parte de uma grande maioria dos canais, rigorosamente nada é feito para alterar este estado de coisas.

Olha só

Além dos filmes intensamente repetidos e programações que não despertam a atenção de ninguém, há também o desinteresse em se aproveitar de algumas situações. Domingo, por exemplo, teve Real Madrid e Barcelona. Jogão. Escondido no Fox Premium. Só nos chamados pacotes “à la carte”. Insensatez.

Cinebiografia

Além de José Loreto como Sidney Magal, o filme “Meu Sangue Ferve Por Você” também contará com Giovana Cordeiro (foto) no elenco, vivendo a mulher do protagonista. Elenco em tempo de preparação. 

(Crédito Paulo Belote/Globo)

Bate – Rebate

·       SBT terá “Domingo Legal” e “Eliana” inéditos para encarar as estreias da Record.

·       O programa “Acelerados”, do Rubinho Barrichello, Gerson Campos e Cássio Cortês domingo, no SBT, apresentou uma reportagem do Porsche elétrico...

·       ... O “Auto Esporte”, na Globo, levou ao ar a mesma matéria...

·       ... As duas gravadas numa pista de neve...

·       ... Só que a do “Acelerados”, com duas câmeras dentro do carro, uma pegando o motorista/repórter de frente e outra de lado...

·       ... Nada do carro nas retas ou curvas... 

·       ... Enquanto a do “Auto Esporte” se preocupou em apresentar tomadas internas e externas.

·       “Vik – O Micro Espetáculo” estreia dia 28 de março no Teatro Alfa, em São Paulo...

·       ... Tem Maicon Clenk como criador e diretor do espetáculo, precursor da linguagem Teatro Ilusionista...

·       ... Será o primeiro solo de uma atriz portadora de nanismo, Juliana Caldas, que ficou conhecida nacionalmente na novela “O Outro lado do Paraíso”, da Globo.

·       Band destaca em suas chamadas a estreia da série "Orange Is The New Black", a partir de sábado, às 23h.

C´est fini

Um dos protagonistas de “Nos Tempos do Imperador”, próxima novela das seis da Globo, o ator Michel Gomes, intérprete de Jorge/ Samuel está tendo aulas de árabe. Ele vai falar na trama e dará aulas de árabe para Dom Pedro II, vivido por Selton Mello. Na história, o personagem terá um envolvimento com Pilar, Gabriela Medvedovski, também protagonista. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

27 de fevereiro de 2020

Fabiana Scaranzi é a entrevistada de Daniela Albuquerque no “Sensacional”

O programa será exibido hoje, às 22h45, na Rede TV!. No Piauí assista no canal 23.1, na O Dia TV

“Fora de Hora” observou melhora importante e já é um outro programa

Ainda está longe de ser o que foi tão intensamente anunciado ou capaz de atender o que dele se esperava, mas é justo reconhecer que o “Fora de Hora”, da Globo, observou uma melhora bem significativa em suas últimas edições.

Por exemplo, o programa levado ao ar nesta última terça-feira em nada foi parecido com os primeiros, especialmente o de sua estreia. As correções realizadas em plano voo, verifica-se, foram das mais acertadas.

E o que se percebe é que o “Fora de Hora” de agora resgatou muito daquilo que o “Tá no Ar” apresentou no passado, o que também leva qualquer um a questionar o porquê da troca. Ou da substituição de um pelo outro. Enfim, nada mais justo este reconhecimento, assim como são sempre muito bons os trabalhos de Renata Gaspar, Paulo Vieira, Marcelo Adnet, Verônica Debom e Welder Rodrigues, entre outros. 

TV Tudo

Isso é Brasil

A CNT, que se anuncia como “canal da esperança” e, de vez em quando, “a rede que abraça o Brasil”, tem no ar um telejornal, “CNT Notícias SP”, gravado, com uma apresentadora lendo notícias cobertas por imagens da internet. Constrangedor. TV Camanducaia perde.

Está escolhido

João Paulo Vergueiro, 37 anos, com passagens bem importantes em diversas emissoras e nesses últimos tempos no “Aqui na Band”, foi definido como apresentador do “Primeiro Jornal”. Passa a ocupar o lugar do Luiz Megale, ainda no “Café com Jornal”, que em breve deixará de existir.

Vamos acertar

O programa “A Praça é Nossa”, do SBT, que irá marcar a estreia do ator Pierre Bittencourt como “Guarda Belo” irá ao ar na semana que vem. Nesta quinta ainda será uma reprise.

Nova edição

A nova temporada de “Mestre do Sabor” na Globo irá de 30 de abril a 23 de julho, com exibição sempre às quintas-feiras. Total de 13 programas e final ao vivo. Comandado pelo chef Claude Troisgros, e acompanhado por Batista, o programa mantém no time José Avillez, Leo Paixão e Kátia Barbosa.

Padrão único

O jornalismo da Record, em dois dias, 1º e 2 de marco, irá realizar o “Encontro do Jornalismo PNT”. Na oportunidade, com a presença de representantes de toda a rede, serão discutidos o futuro do jornalismo, conteúdo multiplataforma, audiência, manual de redação, visagismo, infografia e criação.

Objetivo

A intenção número um deste evento que o jornalismo da Record vai realizar é a implementação de um padrão em todas as praças. Hoje, entende-se, está tudo muito solto, com cada um fazendo de uma maneira.

Já era

O Carnaval foi em frente e nem se deve mais perder muito tempo com ele. Porém, em uma próxima oportunidade, será muito bom que alguns repórteres, nas entradas ao vivo e até gravadas, escolham melhor as suas posições. Do lado da caixa de som não dá.

Entrevista

Fabiana Scaranzi é a entrevistada de Daniela Albuquerque no programa “Sensacional”, hoje às 22h45, na Rede TV!. No bate-papo, ela conta como foi a transição entre as profissões de bailarina, modelo, publicitária, jornalista e empreendedora. 

Jesus

O Smithsonian, parceiro da Band, estreia dia 20 de março, às 22h, a série “Jesus de Nazaré”, em 4 episódios. Robert Powell, ator inglês que interpretou Jesus em “Jesus de Nazaré” (sucesso da TV na década de 1970, dirigido por Franco Zeffirelli), conduz os telespectadores numa jornada pela Terra Santa. Este trabalho combina imagens da jornada de Powell em Israel com cenas da produção estrelada por ele há mais de 40 anos.

Novo modelo

Eder Luiz está renovando seu contrato com a Transamérica FM, onde já está há 20 anos, mas por meio de um novo modelo. A rádio, agora, passa a ser responsável pela equipe esportiva. Eder, por sua vez, além de narrar e continuar participando das vendas, também será um dos responsáveis pela implantação do esporte em outras emissoras da rede. Começa pelo Rio.

Cuidados especiais

Marcos Veras rodou hospitais e conversou com vários especialistas para a  montagem do pediatra Leo,  seu personagem em “Um Casal Inseparável”, do Sérgio Goldenberg. Filmagens encerradas.

(Crédito: Auri Mota – Legenda: Marcos Veras brinca de operador de “boom” nos bastidores de “Um Casal Inseparável”)


Bate – Rebate

·       Fafy Siqueira só vai retomar suas atividades no palco depois do dia 15 de março. Está de molho, se recuperando...

·       ... No dia 7 de fevereiro, a atriz teve três costelas quebradas após sofrer uma queda.

·       “Salve-se Quem Puder” tem os problemas dela, alguns até fáceis de resolver, por serem tão ingênuos...

·       ... Mas segue com audiência muito boa...

·       ... Na terça-feira, a entrega para o “Jornal Nacional” foi com pico de 33 pontos na Grande São Paulo.

·       Regiane Alves, uma das atrações da última “Dança dos Famosos”, foi confirmada em “Malhação: Transformação”...

·       ... Será uma das protagonistas.

·       “Alcântara, a história inspirada na História”, livro de Miriam Rezende Gonçalves sobre a retomada do programa espacial brasileiro, vai virar filme...

·       ... Especialmente o episódio da explosão em 2003...

·       ... No próximo dia 25, o livro será lançado em Brasília.

C´est fini

Chegaram ao fim as gravações do reality “Troca de Esposas”, apresentado por Ticiane Pinheiro. O programa é a versão brasileira do formato “Wife Swap”, produzido em mais de 20 países. Na Record, uma próxima temporada já é dada como certa. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!   

20 de fevereiro de 2020

O ser engraçado virou obrigação nos programas esportivos

Hoje parece que é quase uma obrigação todos serem engraçados, pitorescos e informais.

Desde 2009, quando Tiago Leifert assumiu o “Globo Esporte”, os programas esportivos adotaram uma maneira diferente de se apresentar, com maior leveza e descontração.

No entanto, verifica-se que, com o passar do tempo, aquilo que o Tiago fez tão bem até a sua saída para o entretenimento, acabou se transformando quase numa regra que a maioria deve seguir, com os exageros que são consequentes.

Hoje parece que é quase uma obrigação todos serem engraçados, pitorescos e informais. Uma suposta ironia, que deveria ser exceção, virou regra.

Lucas Gutierrez, por exemplo, que é muito bom e há muito vinha merecendo uma melhor oportunidade, agora no “Segue o Jogo” assumiu essa obrigação de ser brincalhão em tempo integral.

O meio termo é sempre a melhor saída. Nem engessado e nem exagerado. Certeza que quando encontrar o ponto terá resultados muito melhores. Vai por mim, não força.

TV Tudo

Informação

A fase de testes do reality “Uma Vida, Um Sonho”, que a Glenda Kozlowski vai apresentar no SBT, já começou. Os cerca de 120 garotos inscritos passam pela primeira seleção. A segunda fase será ainda mais rigorosa na avaliação técnica e física. E, já na terceira, serão formadas as equipes. Estreia em maio nas manhãs de domingo.

Resultado

Sábado passado, pela Copa do Nordeste, o SBT transmitiu Ceará e Bahia. Deu empate: 2 a 2. A TV Jangadeiro, em Fortaleza, marcou 16,1 de média, contra 7,3 da Verdes Mares (Globo) e 1,8 da TV Cidade (Record). Em Salvador, 11,6, na frente da TV Bahia  (9,8) e Itapoan (6,3). Um baile.

Ainda por aí

A Band está para anunciar a transmissão da Série C do campeonato brasileiro, até como uma maneira de atender diversas emissoras da sua rede. A competição terá a presença de diversos pontos do país. Trata-se de um outro acordo com a DAZN.

Meio estranho

“Salve-se Quem Puder” vai indo, com resultados bem razoáveis de audiência. Não houve uma queda muito grande em relação ao que “Bom Sucesso” vinha conseguindo. No entanto, existem ainda alguns detalhes que podem ser melhor ajeitados. Por exemplo, a interpretação de João Baldasserini como Zeca. Não convence.

Descanso

Fernanda Gentil negociou com a Globo e ficará todo o período do Carnaval e mais alguns dias longe do “Se Joga”. Fabiana Karla e Érico Brás vão tocar o programa.

Trabalho normal

Na Record, tem quem jure de pés juntos que não há nenhuma outra razão, muito menos religiosa. Só mesmo a necessidade está levando a isso. Resultado é que foram marcadas gravações normais de “Amor Sem Igual” nos dias de Carnaval.

A explicação

A informação, se é que alguém vai entender, é que as gravações estão até adiantadas, mas o cronograma, atrasado. E que as muitas modificações realizadas no texto original de Cristianne Fridman determinaram tais problemas. Vai daí que, trabalho normal para todos.

Pode chegar

Enquanto isso, um festejado camarote convidou todo o elenco e outros integrantes da novela “Salve-se Quem Puder” para os desfiles da Sapucaí, no Rio. Flávia Alessandra, Juliana Paiva, Vitoria Strada, Murilo Rosa, João Baldasserini, Sabrina Petraglia, Carolina Kasting... e o autor Daniel Ortiz já confirmaram.

Amanda assinou

Amanda Françozo acaba de assinar novo contrato com a TV Aparecida, agora para um novo programa, produto fixo de grade. Estreia em abril.

Amaury

O “Programa Amaury Jr.” desta sexta-feira destaca a 16ª edição do Baile da Vogue, no Rio de Janeiro. No evento, o apresentador da Rede TV! entrevistou Patrícia Poeta, Cléo Pires(foto), Sabrina Sato, Juliana Alves, Fabiana Karla e Thaynara OG. Começa às 21h30.

(Crédito Divulgação)

Bate – Rebate

·       A TVE, na Bahia, está prometendo cobertura de mais de 70 horas do Carnaval...

·       ... E os seus trabalhos terão início já nesta quinta-feira.

·       A TV Cultura, ontem, também distribuiu nota de apoio à jornalista Patrícia Campos Mello, sua colaboradora, diante da “repetição dos ataques abjetos de que tem sido vítima”.

·        Ontem, com a morte de Luís Alberto Volpe, o jornalismo esportivo perdeu uma das suas vozes mais marcantes...

·       ... Volpe teve passagens importantes na TV Cultura e ESPN Brasil.

·       O quarto episódio da série “Milton e o Clube da Esquina” terá a cantora Iza como convidada...

·       ... Vai ao ar, nesta sexta, no Canal Brasil, a partir das 22h30.

·       Olha a Record como é: terça-feira, exibiu o filme “Tropa de Elite”...

·       ... No fim, corte seco, entrou a série “Chicago P.D. – Distrito 21”, com dois policiais conversando ...

·       ... Um parecia continuação do outro.

·       Globo anuncia segunda temporada para “Arcanjo Renegado”, série da Globoplay.

C´est fini

Que a Band e Rede TV!, já de algum tempo, enfrentam sérios problemas de audiência na faixa da manhã não chega a ser novidade alguma. Na Band, ainda, a melhora acontece a partir da Renata Fan. O mais sério é que nenhuma das duas chega a um ponto na faixa da manhã. Isso bate no caixa. Pior de tudo é que, tanto no caso de uma, como da outra, nada está sendo feito para melhorar. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

19 de fevereiro de 2020

Mariana Godoy está bem no "Rede TV News", porém só fica até sexta-feira

Na semana que vem, a titular Amanda Klein já estará de volta da licença-maternidade.

Band muda nome e define lançamento de novo canal de agronegócios

Não será mais “AgroNews”, mas “AgroMais”, o nome do novo canal de agronegócios do Grupo Band. Com sede em Brasília, o seu lançamento está confirmado para 18 de março, às 17h, durante solenidade no Congresso Nacional.

Chama atenção a velocidade adotada para colocar o “AgroMais” no ar, porque a sua existência só veio a público recentemente, durante um evento, em São Paulo, que contou com a presença de Jair Bolsonaro.

Porém, todos os processos para o lançamento, informa-se, estão muito adiantados, como a base de operações, em Brasília, montagem de grade, profissionais contratados e colaboradores.   

Será um canal exclusivo de notícias, destinado a atender principalmente o segmento de produção rural. Canal pago, sim, mas que também terá uma forte atuação no digital, presente em todas as plataformas. Esse é o plano. Haverá programação 24h, todos os dias e apoio de profissionais do BandNewsTV. 

Marcello D’Angelo, diretor-executivo do BandNews, também ficará responsável pelo “AgroMais”. Aliás, na última segunda-feira, ao lado da executiva Monica Monteiro (diretora de canais pagos do grupo), ele comandou a primeira reunião com todos os apresentadores e analistas.

Já estão fechados para a programação: Roberto Rodrigues – ex-ministro da Agricultura; o pesquisador Evaristo de Almeida (Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária); e Samanta Pineda, do Terra Viva, advogada e especialista em direito socioambiental, além do site AgroData.

TV Tudo

Bom problema

A direção da Rede TV! está diante de um problema, no futebol falado como “problema bom”, quando o treinador tem dois bons valores para a mesma posição.

Mariana Godoy está se saindo muito bem no “Rede TV News”.  Após sua entrada, a audiência subiu. Porém, ela só ficará até esta sexta-feira.

Na semana que vem, a titular Amanda Klein já estará de volta da licença-maternidade.

Malhação

Após “O Sétimo Guardião”, Yanna Lavigne acertou um novo trabalho com a Globo. Ela vai integrar o elenco de “Malhação: Transformação”, que estreia no dia 11 de maio.

E outra

A influenciadora digital Julia Rodrigues, de São Paulo, será uma das muitas caras novas da próxima “Malhação”. Ela viverá Meiri, moradora de uma comunidade.

Ajuda

Carol Sampaio vai gravar uma participação em “Salve-se Quem Puder” como ela mesma. Na história, a promoter entrará em cena para "salvar" a inauguração do restaurante de Micaela (Sabrina Petraglia). Hugo (Leopoldo Pacheco)  sabotará o evento da própria filha e afastará os convidados. Micaela então pedirá ajuda a Carol Sampaio, que lotará o lugar.

Renovação

A próxima edição do “Dancing Brasil” na Record deverá renovar por completo o quadro de coreógrafos. Ou quase isso. Na edição vencida pelo cantor D’Black, sobraram reclamações desses profissionais.

Teatro

Antônio Fragoso, que integra o elenco do “Zorra” na Globo, estreia o monólogo “O baterista” no dia 3 de março, no Teatro Poeira, em Botafogo, no Rio. No espetáculo, ele conta com a parceria de seus colegas de programa, como o autor Celso Taddei – com quem divide a produção –, o diretor Diego Molina e o assistente Alexandre Régis.

Empolgado

Leonardo Brício, atualmente em “Arcanjo Renegado”(Globoplay), ficou 15 anos afastado de produções da Globo. E após um período na Record, entre 2006 e 2012, também parou de ser chamado. Estranho. Agora, entende que é a hora de recuperar o tempo perdido e está muito confiante com a possibilidade de novos trabalhos na Globo.

(Crédito João Cotta / TV Globo)

Fase das batalhas

Claudia Leitte se reuniu com seu time de 24 crianças para um papo sobre o início das ‘Batalhas’ do The Voice Kids. A nova etapa do reality musical começa neste domingo, dia 22. Nela, as crianças se dividirão em trios e caberá ao próprio técnico escolher quem permanece na competição. A etapa dura quatro semanas.

Elétrico

O vínculo de Aguinaldo Silva com a Globo termina no próximo dia 29. E a informação de amigos é que o autor tem produzido como nunca. Outro dia, numa rede social, ele comentou: “Todo dia acordo com a cabeça fervilhando de novas ideias e projetos...”. Tudo indica que o Aguinaldo vai mesmo para o streaming, apesar da “paquera” de algumas emissoras de TV.

Convidada especial

A Record tem mais é que usar de todos os meios para alavancar a estreia do novo “Domingo Show”, da Sabrina Sato. Contar com o elenco da casa, por exemplo. Ontem foi a vez da Xuxa gravar participação.

Bate-Rebate

·       “Oléé S.A. – Business & Sports”, sob o comando de Beetto Saad, tem estreia prevista para o dia 31 de março...

·       ...Detalhe: os primeiros 30 minutos do programa serão exibidos ao mesmo tempo no BandSports e no BandNews TV...

·       ... Depois, os convidados continuarão por mais uma hora e meia com o programa somente no canal de esportes...

·       ...Aliás, o lançamento do “Oléé”, realizado segunda-feira em São Paulo, foi dos mais concorridos.   

·       O “Vale a Pena Ver de Novo” mostra sexta-feira o centésimo capítulo de “Avenida Brasil”.

·       Dani Bolina e Quitéria Chagas também estarão na cobertura do Carnaval pela Rede TV!.

·       A partir de sábado, 14 de março, às 22h, o Discovery revela os bastidores de operações realizadas pelos agentes que patrulham os limites dos territórios brasileiro e colombiano com a série “Operação Fronteira – América do Sul...

·       ... Serão vinte episódios de meia hora, numa coprodução entre a Mixer Films e a Discovery.

·       Equipes da CNN Brasil já estão espalhadas, em busca de material para a estreia, em março. 

·       A volta de Celso Zucatelli foi mesmo um grande acerto da direção de jornalismo da Record.

·       “Salve-se Quem Puder” registrou recorde semanal  na terceira semana de exibição, entre os dias 10 a 15 de fevereiro...

·       ...Em São Paulo, marcou 28 pontos de audiência e 44% de participação. No Rio registrou 30 pontos de audiência e 49% de participação.

·       Silvio Santos mandou suspender a produção de “A Semana do Presidente”.

C´est fini

Brincando com a inversão de papéis no carnaval, o Band Folia vai premiar a Melhor Cantora com um troféu na cor azul em formato de coração, e Melhor Cantor (coração rosa).

Os troféus foram criados por Luciana Dias, diretora do Núcleo de Arte e Criação do Grupo Band, e feitos pela artesã Adriana Suzuki.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

14 de fevereiro de 2020

TV aberta não olha para o telespectador de amanhã

No mais, só na TV por assinatura, total que chega a 13 canais, com oferecimentos dos mais diversos.

A programação infantil na televisão convencional, indispensável durante muito tempo e também responsável pelo surgimento de grandes talentos, hoje está resumida aos desenhos do SBT e algumas poucas realizações da TV Cultura.

No mais, só na TV por assinatura, total que chega a 13 canais, com oferecimentos dos mais diversos.

A proibição da propaganda infantil, de fato, foi decisiva para acabar com as pretensões das grandes emissoras e invalidar quaisquer tentativas de novos investimentos.

Mantidas as condições atuais, para todo o sempre uma faixa bem significativa de público não será contemplada com realizações na altura do “Sítio do Picapau Amarelo”, “Castelo Rá-Tim-Bum”, “Vila Sésamo”, até mais antigos como “Grande Ginkana Kibon”, “Circo do Arrelia”, “Turma dos 7” etc.

Porém este é um caso que ainda cabe melhor análise.

Se são tantos os canais fechados, operando 24h, o retorno comercial e de audiência com certeza são os mais compensadores.

E o que nos leva também a concluir que, além de não haver qualquer perspectiva, também falta criatividade nas grandes redes de televisão em melhor atender desde agora aquele que poderá vir a ser o seu telespectador de amanhã.

TV Tudo

Por outro lado

Sempre é importante considerar que a realidade brasileira ainda é a TV aberta. Segundo dados de dezembro passado, cerca de 16 milhões domicílios têm acesso à TV por assinatura.

Noves fora

Números colocados, conclui-se que milhões de menores brasileiros, data hoje, não têm o que assistir na televisão. Ou a televisão dos tempos atuais não produz nada que possa atendê-los.

Em cima disso ainda

Vale lembrar também que no último domingo, o ministro Sergio Moro anunciou o lançamento de uma consulta pública a respeito de novas regras para a publicidade em programas infantis. Resta aguardar o desfecho disso e o que poderá vir a representar.

Mais leve

Como consequência do grupo de discussão recentemente realizado, “Amor de Mãe” já começou a apresentar algumas mudanças bem significativas. É possível perceber, por exemplo, que aquele clima pesado, quase que em tempo integral do começo, aos poucos está diminuindo.

Uma observação

“Amor de Mãe”, capítulo de quarta-feira, teve um plano sequência maravilhoso, na investigação do crime. Coisa de quem sabe fazer televisão. Mas também exagerou na contraluz e em cenas com penumbra, muitas vezes dificultando identificar quem estava em cena.

Última forma

A transmissão de Bordeaux e Dijon, prometida pela Band para este sábado, foi cancelada. Pegou na parte burocrática. A informação é que ainda falta uma assinatura no contrato.

Melhora

As mudanças realizadas começam a fazer efeito no “Melhor da Tarde”, da Cátia Fonseca, nas tardes de Band. O programa, depois da volta das férias, passou a observar crescimento de audiência, às vezes batendo na casa dos 3 pontos em São Paulo e, em algumas regiões, como no Recife, chegando à vice-liderança.

Internet

Já está disponível a sexta temporada do “Porta Afora”, programa apresentado por Fábio Porchat e Rosana Hermann na internet. Nos próximos episódios, os convidados serão Maitê Proença, Fernando Rocha e Álvaro Garnero. A série sobre viagens é disponibilizada às quartas-feiras, 18h, no YouTube.

(Crédito Divulgação)

Preparem os corações

A “Semana do Presidente” vai voltar no SBT. Ordem do dono, Silvio Santos, direto dos Estados Unidos. O miniprograma, levado ao ar durante muitos anos, ainda nos tempos do regime militar e criado para destacar os atos do governo federal, estará novamente no ar muito em breve. Providências já estão sendo tomadas.

Vale dizer

A informação é que Silvio Santos, muito próximo ao atual governo e entusiasmado com esta amizade, entende ser necessário destacar o trabalho do presidente Jair Bolsonaro em rede nacional. Decorrência também do fato de o SBT, nos tempos atuais, ser um dos maiores beneficiados com as verbas federais. Uma mão lavando a outra.

Uma coisa é uma coisa...

O “BBB20” tem feito uma série de homenagens a edições passadas, como a Globo divulgou antes mesmo da estreia. Decoração e Casa de Vidro entre elas.

... Mas outra coisa é outra coisa

Mas em se tratando de Carnaval, no entanto, quem vive o dia a dia do programa garante que não existe a menor chance de algum “brother” deixar a casa para curtir momentaneamente a folia. Não existe nada programado.   

Bate – Rebate

·       Larissa Manoela, em sua estreia na Globo em “Além da Ilusão”, será filha da Claudia Raia.

·       Conquistar, cada dia mais, o mercado asiático é um dos planos da Globo para os próximos tempos.

·       São muitos, e merecidos, os elogios para o desempenho do elenco de “Éramos Seis”...

·       ... No podcast Uol Vê TV, por exemplo, Maurício Stycer destacou o trabalho de Glória Pires...

·       ... Especialmente a morte do seu filho, Carlos, vivido por Danilo Mesquita...

·       ... Mas deve ser louvado também o trabalho do diretor Carlos Araújo e sua equipe. Digno do melhor reconhecimento.

·       O cantor Daniel, neste sábado, vai participar do “Ritmo Brasil”, programa da Faa Morena na Rede TV!.

·       Começou em São Paulo a preparação com atores para a série “Mal Secreto”...

·       ... Sérgio Guizé e Viviane Araújo estão no elenco...

·       ... Produção da Globoplay, será dirigida por Mauro Mendonça Filho.   

·       Ivete Sangalo é a atração do “Música na Band” nesta sexta-feira, a partir das 22h45.

C´est fini

A CNN Brasil divulgou ontem que o programa “CNN 360°” terá uma dupla na apresentação: Carol Nogueira e Reinaldo Gottino. Causou surpresa. Após tirar Gottino da Record, muita gente imaginava que ele comandaria sozinho um jornalístico no novo canal de notícias. De qualquer forma, a entrada de Nogueira nesse jornal só eleva o nível. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!   

12 de fevereiro de 2020

Streaming da Globo ainda procura um “Game of Thrones”

A série “Arcanjo Renegado” não apresenta novidades, apenas entra na fila do mais um

Com direito a exposição na “Tela Quente” segunda-feira para aumentar divulgação do produto e, claro, atrair mais assinantes para a plataforma, está no ar, pela Globoplay, a série “Arcanjo Renegado”, protagonizada por Marcello Melo Júnior e dirigida por Heitor Dhalia.

Sem tirar os méritos da produção e o trabalho desenvolvido, a sensação é que essa história já passou em outro lugar. Ou lugares. Policial subindo o morro, batendo na cara de bandido, “playboy” envolvido com drogas e armas, a ação da Segurança Pública, políticos querendo levar vantagem em tudo; enfim, a série traz, sim, à tona muito da nossa realidade, e, ao mesmo tempo, levanta discussões.

Mas o fato é que não apresenta novidades, apenas entra na fila do mais um. Portanto, se existe a pretensão de fazer frente à Netflix, Amazon, Disney +, e se firmar como potência no setor, será necessário também usar de maior criatividade.

Tentar fazer a diferença e investir ainda mais na capacidade do profissional brasileiro e também pensar em novas alianças internacionais. Parece não haver outro caminho.

Cinema


Crédito: Raquel Cunha/TV Globo

No Rio, estão chegando ao fim as filmagens da comédia “Um Casal Inseparável”, com Nathalia Dill e Marcos Veras. Nathalia, que não parou, após as gravações de “A Dona do Pedaço”, interpreta a jogadora de vôlei Manuela. Veras, par romântico, dá vida a um médico, Vladmir.

Paquera

Tom Cavalcante e Band estão bem próximos de um “namoro”. As conversas, iniciadas despretensiosamente no final do ano passado, tornaram-se bem mais frequentes nos últimos dias. A produção de um programa semanal é o ponto.

Um dia daqueles

No SporTV, segunda-feira, em uma entrada da Fabíola Andrade, ao vivo, direto da redação, a câmera pega duas figuras ao fundo travando uma guerra de gel. Mais tarde, no “Jornal Nacional”, durante um comentário do Junior, gravado – o que é ainda pior-, uma pessoa aparece com as pernas esticadas e os pés sobre a mesa.

Bola na rede

Na última segunda-feira, Band e DAZN sacramentaram a transmissão do campeonato francês. Agora tudo certo. Passo seguinte: também com a mesma empresa, a Série C do campeonato brasileiro, para atender especialmente os interesses da rede.

Que mais?

No “Hora 1”, ontem, da Globo, o repórter informou que os brasileiros, vindos da China e confinados em Anápolis, estão recebendo seis refeições por dia. E descreveu com detalhes cada uma. Abriu e fechou o boletim só com este detalhe. Deve ter problema com comida.

Desempenho

O humorístico “A Praça é Nossa”, em janeiro, na Grande São Paulo, fechou com 9,7 pontos de média. A Globo, em primeiro, marcou apenas 1,9 ponto a mais e registrou 11,6 de média. Nessa faixa, a Record, em terceiro, anotou  apenas 3,2 pontos.Carlos Alberto de Nóbrega e companhia continuam muito bem nas noites de quinta-feira.

Cenário

Também em janeiro, o “Domingo Legal” de Celso Portiolli abriu 3 pontos de vantagem para a Record e encerrou o mês, na Grande São Paulo, com 7,9 pontos. A Record, em 3º lugar, deu 5 pontos. A Globo liderou com 11,9 de média. Sabrina Sato, que pega o “Domingo Show” em 8 de março,  vai precisar mostrar serviço.

Feira

A série “O Anjo de Hamburgo”, parceria Globo e Sony, tem previsão de lançamento mundial na L.A Screenings, nos Estados Unidos, em maio. Conforme acordado, caberá à Sony Pictures os direitos de distribuição no exterior, e à Globo, a exibição nas suas plataformas.

Desistência

A bailarina Brunna Gonçalves, mulher da cantora Ludmilla, depois de tudo acertado, desistiu de participar da cobertura do Carnaval da Rede TV!. Disse que estava sendo muito pressionada pelas redes sociais e optou por não fazer o “Baile da Arara”.

11 de fevereiro de 2020

Globo diz que boato sobre não renovação com Marina Ruy Barbosa é fake news

Marina é uma de nossas principais estrelas”, diz a Globo, que informa ainda que o seu contrato está em vigência.

Cobertura das chuvas em São Paulo tem destaques e ausências esperadas 

A chuva em São Paulo, forte desde a noite de domingo, que provocou um verdadeiro caos na cidade, com enchentes, interdições e sérios problemas no transporte, deve ter passado longe da TV Cultura, embora ela tenha a sua sede em um ponto dos mais atingidos pela água. Era só abrir a câmera e a janela.

Mas não. Foi absolutamente tímido, resumido, o seu trabalho diante do desastre instalado.

Desde as primeiras horas da manhã de ontem, até já na madrugada de segunda-feira, SBT, Globo, Record – com uma cobertura muito boa-, Band e Rede TV!, um pouco mais tarde, procuraram atualizar seus telespectadores sobre as condições da cidade. Vários repórteres foram para o sacrifício.

Um necessário trabalho de utilidade pública. Indispensável.

Só a TV Cultura é que não, preferindo seguir com a sua programação normal de desenhos.

Aí alguém poderia perguntar: e a TV Gazeta não entra nesta conta?

Na verdade, se valessem origem e tradição, deveria. Mas já há algum tempo o jornalismo deixou de figurar entre as prioridades da sua direção.

TV Tudo

Trabalho de superação

Apesar das adversidades e não contar com as mesmas condições das concorrentes, a Rede TV! derrubou os programas “Tricotando” e do Edu Guedes para cobrir as consequências das chuvas. Uma cobertura que envolveu até o seu superintendente de jornalismo, Franz Vacek, Boris Casoy e o editor do digital, André Lucena. Esforço compensado.

Caos em SP

O SBT deveria ter encerrado ontem os trabalhos da primeira temporada de “As Aventuras de Poliana”. Mas as chuvas e as diversas áreas inundadas não permitiram. Aliás, não só no SBT, mas em outras emissoras, um bom número de profissionais foi orientado a trabalhar de casa.

Intervalo

E assim que for possível finalizar este trabalho, toda a equipe de “Poliana” será novamente dispensada. As gravações da segunda fase, anunciada como “Poliana Moça”, só terão início depois do Carnaval.

Posicionamento

Direção da Globo classifica como fake news os muitos boatos em não haver interesse de renovar com Marina Ruy Barbosa. “Isso não é verdade. Marina é uma de nossas principais estrelas”, diz a Globo, que informa ainda que o seu contrato está em vigência. Mesmo de férias, Marina tem participado de alguns compromissos, como o lançamento da Globoplay, semana passada, em Miami. 

Loteria

Após Bruno Gagliasso e Bruna Marquezine deixarem a Globo, foram muitos os rumores sobre a saída de outros valores. O nome de Reynaldo Gianecchini também foi envolvido nessa boataria. Mas, nada a ver.

Tem conversa 

Elizabeth Savala, após “O Sétimo Guardião”, deverá voltar às novelas em “A Morte Pode Esperar”, substituta de “Salve-se Quem Puder”. Já existe um começo de conversa. A produção, escrita por Mauro Wilson, estreia no fim de julho. 

Possibilidade

Apesar de estar no ar em “Amor de Mãe”, existe a possibilidade de Vladimir Brichta também aparecer em “A Morte Pode Esperar”. Resta saber se ele vai deixar a atual das nove, mais cedo, ou sair de uma e entrar imediatamente na outra. 

(Crédito Estevam Avellar/TV Globo)

Destaque

A chamada da Olimpíada do Japão, na Globo, está de emocionar. Texto preciso, belas imagens e edição caprichada. Trabalho que merece ser visto e destacado.

Futebol

No próximo domingo o futebol volta a provocar alterações na grade da Globo, só que na faixa da manhã e por causa da decisão da Supercopa do Brasil. Jogo às 11h, entre Flamengo, campeão brasileiro, e Athletico Paranaense, campeão da Copa do Brasil, no Mané Garrincha, em Brasília.

Bate – Rebate

·       Assessoria de Mateus Solano confirma sua presença em “A Morte Pode Esperar” ...

·       ... É a próxima da Globo, faixa das 19h...

·       ... E desconhece o noticiário de que ele poderia fazer “Mal Secreto”, série da Globoplay.

·       É bom preparar o remedinho: a Globo informa que o “Fora de Hora” seguirá com a sua temporada até 14 de abril.

·       A chegada do AgroNews, novo canal de agronegócios do Grupo Band, além de contratações, resultará também na criação de dezenas de programas. 

·       Na TV  de Porto Alegre, Mônica Fonseca deixa a apresentação do “Masbah”, no ar aos sábados, no SBT.

·       Nova temporada de “Segunda Chamada”, com elenco liderado por Debora Bloch, já iniciou gravações em São Paulo.

·       Globo/CBN trabalha com algumas possibilidades, mas ainda não acertou com ninguém para o lugar do narrador Marcelo do Ó, contratado pela BandNews...

·       ... A propósito de CBN, interessante e bem descontraída a cobertura da festa do Oscar comandada pela Tatiana Vasconcellos...

·       ... Participações de Tiago Beloti, Joyce Pais e Chico Fireman.

C´est fini

Em “Salve-se Quem Puder”, houve a necessidade de ajustar um pouco o “tom” da personagem de Vitória Strada, Kyra, que estava muito acima. As mudanças poderão ser notadas a partir do instante em que ela começar a trabalhar como babá na casa de Alan (Thiago Fragoso).

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

06 de fevereiro de 2020

Contrato da Rede TV! com a DAZN para a Sul-Americana começa dia 11

Com a transmissão do jogo entre Deportivo Cali e River Plate.

Globo garante que ainda tem nos filmes um grande negócio

A TV Globo, através da sua Comunicação e diferentemente do que pensa a coluna, assegura que o investimento em filmes continua como uma das prioridades da programação.

E com a audiência crescendo ao longo dos anos.

Também informa que, há mais de uma década, mantém as mesmas oito sessões de cinema, exibindo cerca de 900 filmes por temporada, por meio de contratos com todos os estúdios americanos, bem como os maiores do mercado independente.

Em 2019, segundo a nota, foram levadas ao ar 114 produções brasileiras e que, ainda no ano passado, 198 milhões de pessoas assistiram a um dos seus filmes, enquanto 98 milhões pelo menos um por semana.

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas aqui, quando se fala em filmes na televisão, a referência não é feita só ou diretamente à TV Globo. Mas também ao SBT, Record, Rede TV!, Band etc., que há tempos se desinteressaram em manter contratos milionários com as grandes distribuidoras. E isto, claro, sem deixar de considerar que a TV paga, hoje tem a maioria dos seus canais em situação das mais delicadas. 

TV Tudo

Por acaso

Na noite de terça, a Record, uma das redes mais poderosas, às 22h30, na sessão chamada “Cine Record Especial” exibiu “Velozes e Furiosos”. Existe outro mais gasto e esmerilhado? Ficou atrás de Globo e SBT, com o Ratinho em reprise.

Vale destacar

O SBT, por exemplo, às terças-feiras alcança resultados muito bons com o “Cine Espetacular”. Mas há o cuidado de respeitar uma janela mínima de seis meses entre uma exibição e outra. O que nem sempre acontece em outras emissoras.

Poderosa

A Band - talvez no mundo, mas no Brasil com certeza - é a que reúne o maior número de emissoras de TV por metro quadrado. Da sua sede, no Morumbi, em São Paulo, partem os sinais da Band rede, TV Bandeirantes SP, Terra Viva, BandNews, BandSports e Sex Privé. O SBT, que é o SBT, só tem uma. Tudo isso, fora as rádios, que também não são poucas.

Postura

Julia Duailibi é sempre o exemplo perfeito de alguém com elegância e postura correta, à frente das câmeras. Dá gosto de ver. Cuidados que nem mesmo na própria GloboNews são obedecidos o tempo todo e por outras apresentadoras.

Vale a pena

Se ter canal no YouTube já era, o podcast também passou a ser uma alternativa para a realização de trabalhos dos mais interessantes. Por exemplo: a entrevista de Ivan Moré com Mauro Naves, à disposição. Vale ouvir.

Aniversário

No dia de ontem, quarta, o canal Fox Sports completou oito anos de existência. Está no ar desde 5 de fevereiro de 2012. E ainda com o seu futuro indefinido. Nada se pode assegurar sobre ele. Conviver com essa insegurança, para os seus funcionários, deve ser desesperadora.

Também ontem

Estava marcada para esta quarta-feira, reunião do Cade, onde o assunto Fox Sports seria novamente colocado em pauta. Não foi. Será que surgiu alguma novidade? É o que se espera.

Bem recebido

O reality show “Extreme Make Over Brasil – Casa dos Sonhos” ainda nem estreou no GNT e já é considerado um sucesso comercial. Em fase adiantada de gravações, o programa fechou a venda de três cotas, para Coral, Panasonic e Vivo. O primeiro episódio vai ao ar em 10 de março.

Nova temporada

Patricia Abravanel grava, a partir de março, a nova temporada do “Topa ou Não Topa”, o formato das maletas, sucesso da Endemol Shine. O programa tem ocupado o segundo lugar nas noites de sábado.

Streaming

Rita Guedes integra o elenco da série “Arcanjo Renegado”, que chega à Globoplay dia 7 – mas, como “aperitivo”, terá o seu início destacado em “Tela Quente”, segunda-feira. Vive Manuela Berengher, uma ambiciosa deputada, casada, que mantém relacionamento extraconjugal com Gabriel (Leonardo Brício), comandante-geral da PM.

(Crédito Divulgação)

Bate – Rebate

·       Robson Santos, ex-Band, será o diretor do programa “CNN 360º”, do Reinaldo Gottino na CNN Brasil...

·       ... Aliás, a CNN Brasil trabalha na contratação de outros profissionais. 

·       Ontem, no UOL, foi colocada uma foto do Roberto Carlos ao lado de um Chrysler Imperial 1965...

·       ... Carro, principalmente os modelos mais antigos, sempre foi uma das suas manias...

·       ... Por exemplo, quando está em São Paulo, ele só circula com um Ford Escort 1986, preto...

·       ... Que ele tem desde zero quilômetro.

·       Novo contrato da Rede TV! com a DAZN para a Sul-Americana começa a valer a partir da próxima terça-feira, 11...

·       ... Deportivo Cali e River Plate jogam na Colômbia...

·       ... Transmissão da partida de volta no dia 25. 

C´est fini

Globo observou uma boa resposta do público infantil na audiência de “Salve-se quem Puder”. E isso certamente terá reflexos no espaço de alguns personagens, como Kyra, vivida por Vitória Strada, um tanto atrapalhada, e das crianças Alice Palmar e Ygor Marçal – Queen e Mosquito, respectivamente.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!