• SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Flávio Ricco

20 de fevereiro de 2020

O ser engraçado virou obrigação nos programas esportivos

Hoje parece que é quase uma obrigação todos serem engraçados, pitorescos e informais.

Desde 2009, quando Tiago Leifert assumiu o “Globo Esporte”, os programas esportivos adotaram uma maneira diferente de se apresentar, com maior leveza e descontração.

No entanto, verifica-se que, com o passar do tempo, aquilo que o Tiago fez tão bem até a sua saída para o entretenimento, acabou se transformando quase numa regra que a maioria deve seguir, com os exageros que são consequentes.

Hoje parece que é quase uma obrigação todos serem engraçados, pitorescos e informais. Uma suposta ironia, que deveria ser exceção, virou regra.

Lucas Gutierrez, por exemplo, que é muito bom e há muito vinha merecendo uma melhor oportunidade, agora no “Segue o Jogo” assumiu essa obrigação de ser brincalhão em tempo integral.

O meio termo é sempre a melhor saída. Nem engessado e nem exagerado. Certeza que quando encontrar o ponto terá resultados muito melhores. Vai por mim, não força.

TV Tudo

Informação

A fase de testes do reality “Uma Vida, Um Sonho”, que a Glenda Kozlowski vai apresentar no SBT, já começou. Os cerca de 120 garotos inscritos passam pela primeira seleção. A segunda fase será ainda mais rigorosa na avaliação técnica e física. E, já na terceira, serão formadas as equipes. Estreia em maio nas manhãs de domingo.

Resultado

Sábado passado, pela Copa do Nordeste, o SBT transmitiu Ceará e Bahia. Deu empate: 2 a 2. A TV Jangadeiro, em Fortaleza, marcou 16,1 de média, contra 7,3 da Verdes Mares (Globo) e 1,8 da TV Cidade (Record). Em Salvador, 11,6, na frente da TV Bahia  (9,8) e Itapoan (6,3). Um baile.

Ainda por aí

A Band está para anunciar a transmissão da Série C do campeonato brasileiro, até como uma maneira de atender diversas emissoras da sua rede. A competição terá a presença de diversos pontos do país. Trata-se de um outro acordo com a DAZN.

Meio estranho

“Salve-se Quem Puder” vai indo, com resultados bem razoáveis de audiência. Não houve uma queda muito grande em relação ao que “Bom Sucesso” vinha conseguindo. No entanto, existem ainda alguns detalhes que podem ser melhor ajeitados. Por exemplo, a interpretação de João Baldasserini como Zeca. Não convence.

Descanso

Fernanda Gentil negociou com a Globo e ficará todo o período do Carnaval e mais alguns dias longe do “Se Joga”. Fabiana Karla e Érico Brás vão tocar o programa.

Trabalho normal

Na Record, tem quem jure de pés juntos que não há nenhuma outra razão, muito menos religiosa. Só mesmo a necessidade está levando a isso. Resultado é que foram marcadas gravações normais de “Amor Sem Igual” nos dias de Carnaval.

A explicação

A informação, se é que alguém vai entender, é que as gravações estão até adiantadas, mas o cronograma, atrasado. E que as muitas modificações realizadas no texto original de Cristianne Fridman determinaram tais problemas. Vai daí que, trabalho normal para todos.

Pode chegar

Enquanto isso, um festejado camarote convidou todo o elenco e outros integrantes da novela “Salve-se Quem Puder” para os desfiles da Sapucaí, no Rio. Flávia Alessandra, Juliana Paiva, Vitoria Strada, Murilo Rosa, João Baldasserini, Sabrina Petraglia, Carolina Kasting... e o autor Daniel Ortiz já confirmaram.

Amanda assinou

Amanda Françozo acaba de assinar novo contrato com a TV Aparecida, agora para um novo programa, produto fixo de grade. Estreia em abril.

Amaury

O “Programa Amaury Jr.” desta sexta-feira destaca a 16ª edição do Baile da Vogue, no Rio de Janeiro. No evento, o apresentador da Rede TV! entrevistou Patrícia Poeta, Cléo Pires(foto), Sabrina Sato, Juliana Alves, Fabiana Karla e Thaynara OG. Começa às 21h30.

(Crédito Divulgação)

Bate – Rebate

·       A TVE, na Bahia, está prometendo cobertura de mais de 70 horas do Carnaval...

·       ... E os seus trabalhos terão início já nesta quinta-feira.

·       A TV Cultura, ontem, também distribuiu nota de apoio à jornalista Patrícia Campos Mello, sua colaboradora, diante da “repetição dos ataques abjetos de que tem sido vítima”.

·        Ontem, com a morte de Luís Alberto Volpe, o jornalismo esportivo perdeu uma das suas vozes mais marcantes...

·       ... Volpe teve passagens importantes na TV Cultura e ESPN Brasil.

·       O quarto episódio da série “Milton e o Clube da Esquina” terá a cantora Iza como convidada...

·       ... Vai ao ar, nesta sexta, no Canal Brasil, a partir das 22h30.

·       Olha a Record como é: terça-feira, exibiu o filme “Tropa de Elite”...

·       ... No fim, corte seco, entrou a série “Chicago P.D. – Distrito 21”, com dois policiais conversando ...

·       ... Um parecia continuação do outro.

·       Globo anuncia segunda temporada para “Arcanjo Renegado”, série da Globoplay.

C´est fini

Que a Band e Rede TV!, já de algum tempo, enfrentam sérios problemas de audiência na faixa da manhã não chega a ser novidade alguma. Na Band, ainda, a melhora acontece a partir da Renata Fan. O mais sério é que nenhuma das duas chega a um ponto na faixa da manhã. Isso bate no caixa. Pior de tudo é que, tanto no caso de uma, como da outra, nada está sendo feito para melhorar. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

19 de fevereiro de 2020

Mariana Godoy está bem no "Rede TV News", porém só fica até sexta-feira

Na semana que vem, a titular Amanda Klein já estará de volta da licença-maternidade.

Band muda nome e define lançamento de novo canal de agronegócios

Não será mais “AgroNews”, mas “AgroMais”, o nome do novo canal de agronegócios do Grupo Band. Com sede em Brasília, o seu lançamento está confirmado para 18 de março, às 17h, durante solenidade no Congresso Nacional.

Chama atenção a velocidade adotada para colocar o “AgroMais” no ar, porque a sua existência só veio a público recentemente, durante um evento, em São Paulo, que contou com a presença de Jair Bolsonaro.

Porém, todos os processos para o lançamento, informa-se, estão muito adiantados, como a base de operações, em Brasília, montagem de grade, profissionais contratados e colaboradores.   

Será um canal exclusivo de notícias, destinado a atender principalmente o segmento de produção rural. Canal pago, sim, mas que também terá uma forte atuação no digital, presente em todas as plataformas. Esse é o plano. Haverá programação 24h, todos os dias e apoio de profissionais do BandNewsTV. 

Marcello D’Angelo, diretor-executivo do BandNews, também ficará responsável pelo “AgroMais”. Aliás, na última segunda-feira, ao lado da executiva Monica Monteiro (diretora de canais pagos do grupo), ele comandou a primeira reunião com todos os apresentadores e analistas.

Já estão fechados para a programação: Roberto Rodrigues – ex-ministro da Agricultura; o pesquisador Evaristo de Almeida (Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária); e Samanta Pineda, do Terra Viva, advogada e especialista em direito socioambiental, além do site AgroData.

TV Tudo

Bom problema

A direção da Rede TV! está diante de um problema, no futebol falado como “problema bom”, quando o treinador tem dois bons valores para a mesma posição.

Mariana Godoy está se saindo muito bem no “Rede TV News”.  Após sua entrada, a audiência subiu. Porém, ela só ficará até esta sexta-feira.

Na semana que vem, a titular Amanda Klein já estará de volta da licença-maternidade.

Malhação

Após “O Sétimo Guardião”, Yanna Lavigne acertou um novo trabalho com a Globo. Ela vai integrar o elenco de “Malhação: Transformação”, que estreia no dia 11 de maio.

E outra

A influenciadora digital Julia Rodrigues, de São Paulo, será uma das muitas caras novas da próxima “Malhação”. Ela viverá Meiri, moradora de uma comunidade.

Ajuda

Carol Sampaio vai gravar uma participação em “Salve-se Quem Puder” como ela mesma. Na história, a promoter entrará em cena para "salvar" a inauguração do restaurante de Micaela (Sabrina Petraglia). Hugo (Leopoldo Pacheco)  sabotará o evento da própria filha e afastará os convidados. Micaela então pedirá ajuda a Carol Sampaio, que lotará o lugar.

Renovação

A próxima edição do “Dancing Brasil” na Record deverá renovar por completo o quadro de coreógrafos. Ou quase isso. Na edição vencida pelo cantor D’Black, sobraram reclamações desses profissionais.

Teatro

Antônio Fragoso, que integra o elenco do “Zorra” na Globo, estreia o monólogo “O baterista” no dia 3 de março, no Teatro Poeira, em Botafogo, no Rio. No espetáculo, ele conta com a parceria de seus colegas de programa, como o autor Celso Taddei – com quem divide a produção –, o diretor Diego Molina e o assistente Alexandre Régis.

Empolgado

Leonardo Brício, atualmente em “Arcanjo Renegado”(Globoplay), ficou 15 anos afastado de produções da Globo. E após um período na Record, entre 2006 e 2012, também parou de ser chamado. Estranho. Agora, entende que é a hora de recuperar o tempo perdido e está muito confiante com a possibilidade de novos trabalhos na Globo.

(Crédito João Cotta / TV Globo)

Fase das batalhas

Claudia Leitte se reuniu com seu time de 24 crianças para um papo sobre o início das ‘Batalhas’ do The Voice Kids. A nova etapa do reality musical começa neste domingo, dia 22. Nela, as crianças se dividirão em trios e caberá ao próprio técnico escolher quem permanece na competição. A etapa dura quatro semanas.

Elétrico

O vínculo de Aguinaldo Silva com a Globo termina no próximo dia 29. E a informação de amigos é que o autor tem produzido como nunca. Outro dia, numa rede social, ele comentou: “Todo dia acordo com a cabeça fervilhando de novas ideias e projetos...”. Tudo indica que o Aguinaldo vai mesmo para o streaming, apesar da “paquera” de algumas emissoras de TV.

Convidada especial

A Record tem mais é que usar de todos os meios para alavancar a estreia do novo “Domingo Show”, da Sabrina Sato. Contar com o elenco da casa, por exemplo. Ontem foi a vez da Xuxa gravar participação.

Bate-Rebate

·       “Oléé S.A. – Business & Sports”, sob o comando de Beetto Saad, tem estreia prevista para o dia 31 de março...

·       ...Detalhe: os primeiros 30 minutos do programa serão exibidos ao mesmo tempo no BandSports e no BandNews TV...

·       ... Depois, os convidados continuarão por mais uma hora e meia com o programa somente no canal de esportes...

·       ...Aliás, o lançamento do “Oléé”, realizado segunda-feira em São Paulo, foi dos mais concorridos.   

·       O “Vale a Pena Ver de Novo” mostra sexta-feira o centésimo capítulo de “Avenida Brasil”.

·       Dani Bolina e Quitéria Chagas também estarão na cobertura do Carnaval pela Rede TV!.

·       A partir de sábado, 14 de março, às 22h, o Discovery revela os bastidores de operações realizadas pelos agentes que patrulham os limites dos territórios brasileiro e colombiano com a série “Operação Fronteira – América do Sul...

·       ... Serão vinte episódios de meia hora, numa coprodução entre a Mixer Films e a Discovery.

·       Equipes da CNN Brasil já estão espalhadas, em busca de material para a estreia, em março. 

·       A volta de Celso Zucatelli foi mesmo um grande acerto da direção de jornalismo da Record.

·       “Salve-se Quem Puder” registrou recorde semanal  na terceira semana de exibição, entre os dias 10 a 15 de fevereiro...

·       ...Em São Paulo, marcou 28 pontos de audiência e 44% de participação. No Rio registrou 30 pontos de audiência e 49% de participação.

·       Silvio Santos mandou suspender a produção de “A Semana do Presidente”.

C´est fini

Brincando com a inversão de papéis no carnaval, o Band Folia vai premiar a Melhor Cantora com um troféu na cor azul em formato de coração, e Melhor Cantor (coração rosa).

Os troféus foram criados por Luciana Dias, diretora do Núcleo de Arte e Criação do Grupo Band, e feitos pela artesã Adriana Suzuki.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

14 de fevereiro de 2020

TV aberta não olha para o telespectador de amanhã

No mais, só na TV por assinatura, total que chega a 13 canais, com oferecimentos dos mais diversos.

A programação infantil na televisão convencional, indispensável durante muito tempo e também responsável pelo surgimento de grandes talentos, hoje está resumida aos desenhos do SBT e algumas poucas realizações da TV Cultura.

No mais, só na TV por assinatura, total que chega a 13 canais, com oferecimentos dos mais diversos.

A proibição da propaganda infantil, de fato, foi decisiva para acabar com as pretensões das grandes emissoras e invalidar quaisquer tentativas de novos investimentos.

Mantidas as condições atuais, para todo o sempre uma faixa bem significativa de público não será contemplada com realizações na altura do “Sítio do Picapau Amarelo”, “Castelo Rá-Tim-Bum”, “Vila Sésamo”, até mais antigos como “Grande Ginkana Kibon”, “Circo do Arrelia”, “Turma dos 7” etc.

Porém este é um caso que ainda cabe melhor análise.

Se são tantos os canais fechados, operando 24h, o retorno comercial e de audiência com certeza são os mais compensadores.

E o que nos leva também a concluir que, além de não haver qualquer perspectiva, também falta criatividade nas grandes redes de televisão em melhor atender desde agora aquele que poderá vir a ser o seu telespectador de amanhã.

TV Tudo

Por outro lado

Sempre é importante considerar que a realidade brasileira ainda é a TV aberta. Segundo dados de dezembro passado, cerca de 16 milhões domicílios têm acesso à TV por assinatura.

Noves fora

Números colocados, conclui-se que milhões de menores brasileiros, data hoje, não têm o que assistir na televisão. Ou a televisão dos tempos atuais não produz nada que possa atendê-los.

Em cima disso ainda

Vale lembrar também que no último domingo, o ministro Sergio Moro anunciou o lançamento de uma consulta pública a respeito de novas regras para a publicidade em programas infantis. Resta aguardar o desfecho disso e o que poderá vir a representar.

Mais leve

Como consequência do grupo de discussão recentemente realizado, “Amor de Mãe” já começou a apresentar algumas mudanças bem significativas. É possível perceber, por exemplo, que aquele clima pesado, quase que em tempo integral do começo, aos poucos está diminuindo.

Uma observação

“Amor de Mãe”, capítulo de quarta-feira, teve um plano sequência maravilhoso, na investigação do crime. Coisa de quem sabe fazer televisão. Mas também exagerou na contraluz e em cenas com penumbra, muitas vezes dificultando identificar quem estava em cena.

Última forma

A transmissão de Bordeaux e Dijon, prometida pela Band para este sábado, foi cancelada. Pegou na parte burocrática. A informação é que ainda falta uma assinatura no contrato.

Melhora

As mudanças realizadas começam a fazer efeito no “Melhor da Tarde”, da Cátia Fonseca, nas tardes de Band. O programa, depois da volta das férias, passou a observar crescimento de audiência, às vezes batendo na casa dos 3 pontos em São Paulo e, em algumas regiões, como no Recife, chegando à vice-liderança.

Internet

Já está disponível a sexta temporada do “Porta Afora”, programa apresentado por Fábio Porchat e Rosana Hermann na internet. Nos próximos episódios, os convidados serão Maitê Proença, Fernando Rocha e Álvaro Garnero. A série sobre viagens é disponibilizada às quartas-feiras, 18h, no YouTube.

(Crédito Divulgação)

Preparem os corações

A “Semana do Presidente” vai voltar no SBT. Ordem do dono, Silvio Santos, direto dos Estados Unidos. O miniprograma, levado ao ar durante muitos anos, ainda nos tempos do regime militar e criado para destacar os atos do governo federal, estará novamente no ar muito em breve. Providências já estão sendo tomadas.

Vale dizer

A informação é que Silvio Santos, muito próximo ao atual governo e entusiasmado com esta amizade, entende ser necessário destacar o trabalho do presidente Jair Bolsonaro em rede nacional. Decorrência também do fato de o SBT, nos tempos atuais, ser um dos maiores beneficiados com as verbas federais. Uma mão lavando a outra.

Uma coisa é uma coisa...

O “BBB20” tem feito uma série de homenagens a edições passadas, como a Globo divulgou antes mesmo da estreia. Decoração e Casa de Vidro entre elas.

... Mas outra coisa é outra coisa

Mas em se tratando de Carnaval, no entanto, quem vive o dia a dia do programa garante que não existe a menor chance de algum “brother” deixar a casa para curtir momentaneamente a folia. Não existe nada programado.   

Bate – Rebate

·       Larissa Manoela, em sua estreia na Globo em “Além da Ilusão”, será filha da Claudia Raia.

·       Conquistar, cada dia mais, o mercado asiático é um dos planos da Globo para os próximos tempos.

·       São muitos, e merecidos, os elogios para o desempenho do elenco de “Éramos Seis”...

·       ... No podcast Uol Vê TV, por exemplo, Maurício Stycer destacou o trabalho de Glória Pires...

·       ... Especialmente a morte do seu filho, Carlos, vivido por Danilo Mesquita...

·       ... Mas deve ser louvado também o trabalho do diretor Carlos Araújo e sua equipe. Digno do melhor reconhecimento.

·       O cantor Daniel, neste sábado, vai participar do “Ritmo Brasil”, programa da Faa Morena na Rede TV!.

·       Começou em São Paulo a preparação com atores para a série “Mal Secreto”...

·       ... Sérgio Guizé e Viviane Araújo estão no elenco...

·       ... Produção da Globoplay, será dirigida por Mauro Mendonça Filho.   

·       Ivete Sangalo é a atração do “Música na Band” nesta sexta-feira, a partir das 22h45.

C´est fini

A CNN Brasil divulgou ontem que o programa “CNN 360°” terá uma dupla na apresentação: Carol Nogueira e Reinaldo Gottino. Causou surpresa. Após tirar Gottino da Record, muita gente imaginava que ele comandaria sozinho um jornalístico no novo canal de notícias. De qualquer forma, a entrada de Nogueira nesse jornal só eleva o nível. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!   

12 de fevereiro de 2020

Streaming da Globo ainda procura um “Game of Thrones”

A série “Arcanjo Renegado” não apresenta novidades, apenas entra na fila do mais um

Com direito a exposição na “Tela Quente” segunda-feira para aumentar divulgação do produto e, claro, atrair mais assinantes para a plataforma, está no ar, pela Globoplay, a série “Arcanjo Renegado”, protagonizada por Marcello Melo Júnior e dirigida por Heitor Dhalia.

Sem tirar os méritos da produção e o trabalho desenvolvido, a sensação é que essa história já passou em outro lugar. Ou lugares. Policial subindo o morro, batendo na cara de bandido, “playboy” envolvido com drogas e armas, a ação da Segurança Pública, políticos querendo levar vantagem em tudo; enfim, a série traz, sim, à tona muito da nossa realidade, e, ao mesmo tempo, levanta discussões.

Mas o fato é que não apresenta novidades, apenas entra na fila do mais um. Portanto, se existe a pretensão de fazer frente à Netflix, Amazon, Disney +, e se firmar como potência no setor, será necessário também usar de maior criatividade.

Tentar fazer a diferença e investir ainda mais na capacidade do profissional brasileiro e também pensar em novas alianças internacionais. Parece não haver outro caminho.

Cinema


Crédito: Raquel Cunha/TV Globo

No Rio, estão chegando ao fim as filmagens da comédia “Um Casal Inseparável”, com Nathalia Dill e Marcos Veras. Nathalia, que não parou, após as gravações de “A Dona do Pedaço”, interpreta a jogadora de vôlei Manuela. Veras, par romântico, dá vida a um médico, Vladmir.

Paquera

Tom Cavalcante e Band estão bem próximos de um “namoro”. As conversas, iniciadas despretensiosamente no final do ano passado, tornaram-se bem mais frequentes nos últimos dias. A produção de um programa semanal é o ponto.

Um dia daqueles

No SporTV, segunda-feira, em uma entrada da Fabíola Andrade, ao vivo, direto da redação, a câmera pega duas figuras ao fundo travando uma guerra de gel. Mais tarde, no “Jornal Nacional”, durante um comentário do Junior, gravado – o que é ainda pior-, uma pessoa aparece com as pernas esticadas e os pés sobre a mesa.

Bola na rede

Na última segunda-feira, Band e DAZN sacramentaram a transmissão do campeonato francês. Agora tudo certo. Passo seguinte: também com a mesma empresa, a Série C do campeonato brasileiro, para atender especialmente os interesses da rede.

Que mais?

No “Hora 1”, ontem, da Globo, o repórter informou que os brasileiros, vindos da China e confinados em Anápolis, estão recebendo seis refeições por dia. E descreveu com detalhes cada uma. Abriu e fechou o boletim só com este detalhe. Deve ter problema com comida.

Desempenho

O humorístico “A Praça é Nossa”, em janeiro, na Grande São Paulo, fechou com 9,7 pontos de média. A Globo, em primeiro, marcou apenas 1,9 ponto a mais e registrou 11,6 de média. Nessa faixa, a Record, em terceiro, anotou  apenas 3,2 pontos.Carlos Alberto de Nóbrega e companhia continuam muito bem nas noites de quinta-feira.

Cenário

Também em janeiro, o “Domingo Legal” de Celso Portiolli abriu 3 pontos de vantagem para a Record e encerrou o mês, na Grande São Paulo, com 7,9 pontos. A Record, em 3º lugar, deu 5 pontos. A Globo liderou com 11,9 de média. Sabrina Sato, que pega o “Domingo Show” em 8 de março,  vai precisar mostrar serviço.

Feira

A série “O Anjo de Hamburgo”, parceria Globo e Sony, tem previsão de lançamento mundial na L.A Screenings, nos Estados Unidos, em maio. Conforme acordado, caberá à Sony Pictures os direitos de distribuição no exterior, e à Globo, a exibição nas suas plataformas.

Desistência

A bailarina Brunna Gonçalves, mulher da cantora Ludmilla, depois de tudo acertado, desistiu de participar da cobertura do Carnaval da Rede TV!. Disse que estava sendo muito pressionada pelas redes sociais e optou por não fazer o “Baile da Arara”.

11 de fevereiro de 2020

Globo diz que boato sobre não renovação com Marina Ruy Barbosa é fake news

Marina é uma de nossas principais estrelas”, diz a Globo, que informa ainda que o seu contrato está em vigência.

Cobertura das chuvas em São Paulo tem destaques e ausências esperadas 

A chuva em São Paulo, forte desde a noite de domingo, que provocou um verdadeiro caos na cidade, com enchentes, interdições e sérios problemas no transporte, deve ter passado longe da TV Cultura, embora ela tenha a sua sede em um ponto dos mais atingidos pela água. Era só abrir a câmera e a janela.

Mas não. Foi absolutamente tímido, resumido, o seu trabalho diante do desastre instalado.

Desde as primeiras horas da manhã de ontem, até já na madrugada de segunda-feira, SBT, Globo, Record – com uma cobertura muito boa-, Band e Rede TV!, um pouco mais tarde, procuraram atualizar seus telespectadores sobre as condições da cidade. Vários repórteres foram para o sacrifício.

Um necessário trabalho de utilidade pública. Indispensável.

Só a TV Cultura é que não, preferindo seguir com a sua programação normal de desenhos.

Aí alguém poderia perguntar: e a TV Gazeta não entra nesta conta?

Na verdade, se valessem origem e tradição, deveria. Mas já há algum tempo o jornalismo deixou de figurar entre as prioridades da sua direção.

TV Tudo

Trabalho de superação

Apesar das adversidades e não contar com as mesmas condições das concorrentes, a Rede TV! derrubou os programas “Tricotando” e do Edu Guedes para cobrir as consequências das chuvas. Uma cobertura que envolveu até o seu superintendente de jornalismo, Franz Vacek, Boris Casoy e o editor do digital, André Lucena. Esforço compensado.

Caos em SP

O SBT deveria ter encerrado ontem os trabalhos da primeira temporada de “As Aventuras de Poliana”. Mas as chuvas e as diversas áreas inundadas não permitiram. Aliás, não só no SBT, mas em outras emissoras, um bom número de profissionais foi orientado a trabalhar de casa.

Intervalo

E assim que for possível finalizar este trabalho, toda a equipe de “Poliana” será novamente dispensada. As gravações da segunda fase, anunciada como “Poliana Moça”, só terão início depois do Carnaval.

Posicionamento

Direção da Globo classifica como fake news os muitos boatos em não haver interesse de renovar com Marina Ruy Barbosa. “Isso não é verdade. Marina é uma de nossas principais estrelas”, diz a Globo, que informa ainda que o seu contrato está em vigência. Mesmo de férias, Marina tem participado de alguns compromissos, como o lançamento da Globoplay, semana passada, em Miami. 

Loteria

Após Bruno Gagliasso e Bruna Marquezine deixarem a Globo, foram muitos os rumores sobre a saída de outros valores. O nome de Reynaldo Gianecchini também foi envolvido nessa boataria. Mas, nada a ver.

Tem conversa 

Elizabeth Savala, após “O Sétimo Guardião”, deverá voltar às novelas em “A Morte Pode Esperar”, substituta de “Salve-se Quem Puder”. Já existe um começo de conversa. A produção, escrita por Mauro Wilson, estreia no fim de julho. 

Possibilidade

Apesar de estar no ar em “Amor de Mãe”, existe a possibilidade de Vladimir Brichta também aparecer em “A Morte Pode Esperar”. Resta saber se ele vai deixar a atual das nove, mais cedo, ou sair de uma e entrar imediatamente na outra. 

(Crédito Estevam Avellar/TV Globo)

Destaque

A chamada da Olimpíada do Japão, na Globo, está de emocionar. Texto preciso, belas imagens e edição caprichada. Trabalho que merece ser visto e destacado.

Futebol

No próximo domingo o futebol volta a provocar alterações na grade da Globo, só que na faixa da manhã e por causa da decisão da Supercopa do Brasil. Jogo às 11h, entre Flamengo, campeão brasileiro, e Athletico Paranaense, campeão da Copa do Brasil, no Mané Garrincha, em Brasília.

Bate – Rebate

·       Assessoria de Mateus Solano confirma sua presença em “A Morte Pode Esperar” ...

·       ... É a próxima da Globo, faixa das 19h...

·       ... E desconhece o noticiário de que ele poderia fazer “Mal Secreto”, série da Globoplay.

·       É bom preparar o remedinho: a Globo informa que o “Fora de Hora” seguirá com a sua temporada até 14 de abril.

·       A chegada do AgroNews, novo canal de agronegócios do Grupo Band, além de contratações, resultará também na criação de dezenas de programas. 

·       Na TV  de Porto Alegre, Mônica Fonseca deixa a apresentação do “Masbah”, no ar aos sábados, no SBT.

·       Nova temporada de “Segunda Chamada”, com elenco liderado por Debora Bloch, já iniciou gravações em São Paulo.

·       Globo/CBN trabalha com algumas possibilidades, mas ainda não acertou com ninguém para o lugar do narrador Marcelo do Ó, contratado pela BandNews...

·       ... A propósito de CBN, interessante e bem descontraída a cobertura da festa do Oscar comandada pela Tatiana Vasconcellos...

·       ... Participações de Tiago Beloti, Joyce Pais e Chico Fireman.

C´est fini

Em “Salve-se Quem Puder”, houve a necessidade de ajustar um pouco o “tom” da personagem de Vitória Strada, Kyra, que estava muito acima. As mudanças poderão ser notadas a partir do instante em que ela começar a trabalhar como babá na casa de Alan (Thiago Fragoso).

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

06 de fevereiro de 2020

Contrato da Rede TV! com a DAZN para a Sul-Americana começa dia 11

Com a transmissão do jogo entre Deportivo Cali e River Plate.

Globo garante que ainda tem nos filmes um grande negócio

A TV Globo, através da sua Comunicação e diferentemente do que pensa a coluna, assegura que o investimento em filmes continua como uma das prioridades da programação.

E com a audiência crescendo ao longo dos anos.

Também informa que, há mais de uma década, mantém as mesmas oito sessões de cinema, exibindo cerca de 900 filmes por temporada, por meio de contratos com todos os estúdios americanos, bem como os maiores do mercado independente.

Em 2019, segundo a nota, foram levadas ao ar 114 produções brasileiras e que, ainda no ano passado, 198 milhões de pessoas assistiram a um dos seus filmes, enquanto 98 milhões pelo menos um por semana.

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas aqui, quando se fala em filmes na televisão, a referência não é feita só ou diretamente à TV Globo. Mas também ao SBT, Record, Rede TV!, Band etc., que há tempos se desinteressaram em manter contratos milionários com as grandes distribuidoras. E isto, claro, sem deixar de considerar que a TV paga, hoje tem a maioria dos seus canais em situação das mais delicadas. 

TV Tudo

Por acaso

Na noite de terça, a Record, uma das redes mais poderosas, às 22h30, na sessão chamada “Cine Record Especial” exibiu “Velozes e Furiosos”. Existe outro mais gasto e esmerilhado? Ficou atrás de Globo e SBT, com o Ratinho em reprise.

Vale destacar

O SBT, por exemplo, às terças-feiras alcança resultados muito bons com o “Cine Espetacular”. Mas há o cuidado de respeitar uma janela mínima de seis meses entre uma exibição e outra. O que nem sempre acontece em outras emissoras.

Poderosa

A Band - talvez no mundo, mas no Brasil com certeza - é a que reúne o maior número de emissoras de TV por metro quadrado. Da sua sede, no Morumbi, em São Paulo, partem os sinais da Band rede, TV Bandeirantes SP, Terra Viva, BandNews, BandSports e Sex Privé. O SBT, que é o SBT, só tem uma. Tudo isso, fora as rádios, que também não são poucas.

Postura

Julia Duailibi é sempre o exemplo perfeito de alguém com elegância e postura correta, à frente das câmeras. Dá gosto de ver. Cuidados que nem mesmo na própria GloboNews são obedecidos o tempo todo e por outras apresentadoras.

Vale a pena

Se ter canal no YouTube já era, o podcast também passou a ser uma alternativa para a realização de trabalhos dos mais interessantes. Por exemplo: a entrevista de Ivan Moré com Mauro Naves, à disposição. Vale ouvir.

Aniversário

No dia de ontem, quarta, o canal Fox Sports completou oito anos de existência. Está no ar desde 5 de fevereiro de 2012. E ainda com o seu futuro indefinido. Nada se pode assegurar sobre ele. Conviver com essa insegurança, para os seus funcionários, deve ser desesperadora.

Também ontem

Estava marcada para esta quarta-feira, reunião do Cade, onde o assunto Fox Sports seria novamente colocado em pauta. Não foi. Será que surgiu alguma novidade? É o que se espera.

Bem recebido

O reality show “Extreme Make Over Brasil – Casa dos Sonhos” ainda nem estreou no GNT e já é considerado um sucesso comercial. Em fase adiantada de gravações, o programa fechou a venda de três cotas, para Coral, Panasonic e Vivo. O primeiro episódio vai ao ar em 10 de março.

Nova temporada

Patricia Abravanel grava, a partir de março, a nova temporada do “Topa ou Não Topa”, o formato das maletas, sucesso da Endemol Shine. O programa tem ocupado o segundo lugar nas noites de sábado.

Streaming

Rita Guedes integra o elenco da série “Arcanjo Renegado”, que chega à Globoplay dia 7 – mas, como “aperitivo”, terá o seu início destacado em “Tela Quente”, segunda-feira. Vive Manuela Berengher, uma ambiciosa deputada, casada, que mantém relacionamento extraconjugal com Gabriel (Leonardo Brício), comandante-geral da PM.

(Crédito Divulgação)

Bate – Rebate

·       Robson Santos, ex-Band, será o diretor do programa “CNN 360º”, do Reinaldo Gottino na CNN Brasil...

·       ... Aliás, a CNN Brasil trabalha na contratação de outros profissionais. 

·       Ontem, no UOL, foi colocada uma foto do Roberto Carlos ao lado de um Chrysler Imperial 1965...

·       ... Carro, principalmente os modelos mais antigos, sempre foi uma das suas manias...

·       ... Por exemplo, quando está em São Paulo, ele só circula com um Ford Escort 1986, preto...

·       ... Que ele tem desde zero quilômetro.

·       Novo contrato da Rede TV! com a DAZN para a Sul-Americana começa a valer a partir da próxima terça-feira, 11...

·       ... Deportivo Cali e River Plate jogam na Colômbia...

·       ... Transmissão da partida de volta no dia 25. 

C´est fini

Globo observou uma boa resposta do público infantil na audiência de “Salve-se quem Puder”. E isso certamente terá reflexos no espaço de alguns personagens, como Kyra, vivida por Vitória Strada, um tanto atrapalhada, e das crianças Alice Palmar e Ygor Marçal – Queen e Mosquito, respectivamente.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

05 de fevereiro de 2020

Chamada pelo Leo Dias, Thaís Endo Yamamuti trocou o SBT pela Rede TV!.

O trabalho dela foi considerado essencial na reformulação do “TV Fama”.

Cissa Guimarães e Zeca Camargo farão participação especial em Amor de Mãe

A equipe da novela “Amor de Mãe” tomou gosto pela coisa e vai continuar promovendo a participação do cantor Ryan, personagem de Thiago Martins, em programas da Globo e a  contracenar com celebridades da música. No capítulo da próxima terça-feira, o filho de Lurdes (Regina Casé) irá “aparecer” no “É de Casa”.

Já foi gravada a sequência na qual o rapaz será entrevistado por Zeca Camargo e Cissa Guimarães. Durante o programa, Ryan fará um apelo para que alguém possa dar informações sobre o paradeiro do irmão, Domênico, e contará para o público todo o drama da família.

Anitta, Luciano Huck e Luiza Sonza foram alguns famosos que já marcaram presença em “Amor de Mãe”, em cenas com o músico da ficção. E tudo caminha para que o ponto alto aconteça por meio de uma participação no “Domingão”.

Internamente, atores e outros profissionais da emissora classificam esse cruzamento, entre personagens e figuras da vida real, como “momento ‘Bar da Jura’”, numa referência ao trabalho de Solange Couto em “O Clone”(2001). Como se recorda, além dos famosos pastéis, não faltavam celebridades no famoso bar da trama, escrita por Gloria Perez.

(Ryan (Thiago Martins) se apresenta no programa “É de Casa” / Crédito Victor Pollak /TV Globo)

TV Tudo

Na segunda

Ficou para a próxima segunda, dia 10, o início das atividades da TV Democracia, TV do Fábio Pannunzio, que vai funcionar como uma verdadeira emissora de televisão, com 12 horas diárias de programação, na internet. Um deles, o “Tertúlia”, de debates, irá ao ar das 9h às 12h, com a participação de jornalistas e convidados.

Descuido

A Disney é tão poderosa, dona de tantos canais, entre outros negócios, daí ser inexplicável o seu pouco caso para algumas situações.Por exemplo: o Disney XD não possui sinal digital em nenhuma operadora.

Calmaria

Depois de algumas semanas sob forte tensão, com autor titular rescindindo contrato e vários setores se colocando contra as intervenções da igreja no roteiro, o ambiente acalmou um pouco nos bastidores de “Gênesis”, nova novela bíblica da Record. Resta saber até quando.     

Título

“CNN 360º” é o título do programa que será apresentado por Reinaldo Gottino na CNN Brasil, inspirado no “Anderson Cooper 360º”. O novo canal de notícias ainda não definiu o horário de entrada do Gottino na grade. 

Gluglu

Vinicius Vieira, humorista, após “A Fazenda”, embarca em outro reality da Record, o “Made in Japão”. Trata-se de um dos principais investimentos do novo “Domingo Show” com Sabrina Sato, que estreia dia 8 de março.

Desempenho

A tensão entre EUA e Irã, o surto de coronavírus na China, os problemas da água no Rio de Janeiro e as chuvas em Minas Gerais foram algumas das coberturas que garantiram à GloboNews a liderança entre os canais de jornalismo e o 7º lugar no ranking geral da TV por assinatura em janeiro. De acordo com o Kantar/Ibope, somente no primeiro mês do ano, mais de 14 milhões de pessoas passaram pelo canal de notícias da Globo.

Visita

Repórter e apresentadora da Record no Rio Grande do Sul, Paloma Poeta (irmã da Patrícia) passou boa parte da última sexta-feira em São Paulo. A profissional gravou um trabalho para o “Domingo Espetacular” e aproveitou para conhecer a emissora. Não se trata ainda de uma mudança de ares.

Combinado assim

Nos interiores do SporTV o comentário é que o acerto com  Everaldo Marques aconteceu já há algum tempo. Ou mais  precisamente em novembro do ano passado, quando Roby Porto deixou a emissora. A informação é que, inicialmente, o trabalho do novo contratado será esse: transmitir basquete. Depois, além do canal pago, futebol na TV aberta e possivelmente Olimpíada, no Japão. 

E outra:

O interesse do SporTV pela NFL também é comentado no meio esportivo. Dizem que o namoro pode se tornar casamento ao fim do contrato da Liga com a ESPN. Assim como... a contratação de novos valores e o aproveitamento cada vez maior de cada um deles tem incomodado os mais antigos do SporTV. O espaço que eles estão perdendo é bem significativo.

Peça fundamental

Chamada pelo Leo Dias, Thaís Endo Yamamuti trocou o SBT pela Rede TV!. O trabalho dela foi considerado essencial na reformulação do “TV Fama”.

Próxima das seis

Roberto Birindelli fará uma participação especial em “Nos Tempos do Imperador”, substituta de “Éramos Seis” na Globo, como o ditador paraguaio Solano López. Em tempo:  parte do elenco dessa nova novela das 18h grava esta semana em Chapada Diamantina, na Bahia. O diretor artístico Vinícius Coimbra comanda os trabalhos. 

(Crédito Paulo Belote / TV Globo)

Bate – Rebate

·       Marco Pigossi finaliza na Espanha as gravações da série “Alto-Mar”, também para a Netflix...

·       ...Sobre televisão aberta, no Brasil, o ator ainda aguarda um desafio. 

·       Maurício Machado que está em cartaz com o monólogo "Festa, a comédia", no Teatro dos 4, no Rio, tira uma folga no Carnaval, para ser Julio César, destaque na escola Gaviões da Fiel, em São Paulo, ao lado de Leona Cavalli, que será Cleópatra.

·       Começaram segunda-feira as gravações da nova temporada do “Zorra” na Globo, agora com os reforços de Marisa Orth, Diogo Vilela, Karina Ramil e Victor Lamoglia...

·       ...Porém, Marisa só inicia participação nas gravações de quinta-feira.

·       O chef Dalton Rangel trocou a Record pela Band e estreia semana que vem no “Aqui na Band”.

·       TNT preparou uma grande cobertura digital em suas redes oficiais para a festa do “Oscar”, domingo, já a partir do tapete vermelho, às 20h30, com Didi Effe, Karol Pinheiro, Matheus Mazzafera e Thais Farage.

·       CNN Brasil agora também tem o seu Rodrigo Maia. No caso, o professor e jornalista, que era da Record.

·       Com 30 pontos de média e 44% de participação, “Salve-se quem Puder” atingiu recorde de audiência, segunda-feira em São Paulo.

·       Emanuelle Araújo lança no dia 7, o CD "Quero Viver Sem Grilo - Uma Viagem à Jards Macalé"...

·       ...Um trabalho que traz canções do cantor e compositor, regravadas pela primeira vez por uma artista brasileira...

·       ...Emanuelle gravou o disco no Brooklin, nos Estados Unidos.

Cest fini

A International Sports Press Association (AIPS) concedeu seu prêmio de jornalismo investigativo de 2020 ao colunista do UOL e do Grupo Bandeirantes, Jamil Chade. O evento ocorreu em Budapeste, segunda-feira, na presença de mais de 300 jornalistas de todo o mundo e autoridades como o presidente da Fifa, Gianni Infantino, o presidente da World Athletics, Sebastian Coe, membros do COI, da Uefa e de uma dezena de federações esportivas. Suas coberturas sobre escândalos de corrupção e os contratos secretos da seleção brasileira foram destacados na solenidade.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

04 de fevereiro de 2020

Luciana Gimenez recebe hoje o cantor Daniel, em seu programa na RedeTV!

A apresentadora retorna de férias e retoma o seu programa "By Night"

As Aventuras de Poliana”, em sua nova fase, dentro do SBT está sendo chamada de “Poliana Moça”, apenas para marcar diferença ou servir como linha divisória da atual, ainda em cartaz e com estimativa de exibição até maio ou junho deste ano. Nome de trabalho.

A ideia, para a sua continuidade, é realizar um trabalho mais dirigido aos adolescentes, considerando que os próprios telespectadores da novela estarão dois anos mais velhos.

Já há, inclusive, um trabalho para tornar os dois protagonistas, Sophia Valverde e Igor Jansen, mais mocinhos. 

Assim como haverá a necessidade de realizar algumas mudanças no elenco, trabalho que o diretor Ricardo Mantoanelli já vem desenvolvendo por meio de testes para a escolha de três ou quatro novos personagens.

Esta é a situação de momento. Com a “Poliana Moça”, o objetivo é levar a novela até pelo menos o início de 2022, séria candidata a bater o recorde em número de capítulos.

TV Tudo

Malhação

Em “Malhação”, capítulo de quinta-feira, finalmente, Lara (Rosanne Mulholland) vai ser desmascarada. Após descobrir que a irmã tentou subornar Isaura (Anja Bittencourt) no processo pela guarda de Nina, Lígia (Paloma Duarte) avisa que ela não será mais sua advogada.

Discretamente

A Globo, no último final de semana, anunciou a volta do “Segue o Jogo”, às quartas-feiras, depois do futebol. Mas com Lucas Gutierrez na apresentação e não mais Gustavo Villani, como aconteceu no ano passado. A razão disso? Aí já não sei.

Reformulado

A própria Globo não diz nada sobre as razões desta troca, Villani pelo Lucas. Nem sobre a saída da Ana Thais Matos e entrada do Paulo Nunes. “Vamos abordar os jogos de uma forma leve e dinâmica, com influência da internet, explorando memes, grandes imagens da rodada e até figurinhas das redes sociais”, informou Gutierrez, via CGCom.

E outra

Entre as alterações do “Segue o Jogo”, outra bem significativa é a participação do Tadeu Schmidt, alguém que raramente circula além dos limites do “Fantástico”. Caberá a ele a escolha da trilha sonora que irá embalar os gols do meio de semana.

Pensando na frente

Agora como diretor da Record News, Thiago Feitosa vem trabalhando na implementação de novos produtos e na reformulação da grade de programação. A ideia, inclusive valendo-se de todas as plataformas, é a de colocar a emissora em posição de disputa.

O porém

Mas na paralela das providências que estão sendo tomadas para a Record News aumentar a sua importância, também passa a ser necessário um maior cuidado com a parte técnica. Em Brasília, até agora, nada ainda sobre o sinal digital.

Volta inédito

O 2020 também está começando para a Rede TV! e para Luciana Gimenez. Hoje, no “By Night”, a partir das 23h30, ela vai receber o cantor Daniel.

Susto

No domingo, susto para os funcionários da Record em São Paulo. Muito por causa das chuvas, parte do forro do teto de um restaurante veio abaixo. Nada tão trágico. Sem vítimas. 

E por falar...

Em Ano Novo, a Record, no “Domingo Espetacular”, conforme o prometido, apresentou as suas novidades para 2020. Um institucional com quase 10 minutos de duração, recheado de novidades.

Teoria da conspiração

Em meio a tantas, o vídeo da Record também anunciou a realização do “A Ilha”, reality show, como um conteúdo desenvolvido pela própria emissora. Curioso é que mesmo antes de estrear ou se conhecer mais  detalhes, já há quem afirme que este formato foi copiado ou adaptado de outros, como “Survivor” e “Templation Island”. Melhor esperar.

Cinema

No final de semana, Bárbara Paz esteve na 23ª Mostra de Cinema em Tiradentes, Minas, para apresentar seu longa “Babenco – alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou”. O filme acaba de ser premiado como Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Mumbai, na Índia.

(Crédito: Divulgação)

Reality de casais 

A equipe do “Power Couple”( Record) abriu série de entrevistas com possíveis candidatos para sua próxima edição. O “PC” era um dos programas comandados por Gugu Liberato. A emissora procura um novo apresentador para essa atração.

Bate – Rebate

•     De volta ao Brasil, depois de um período vivendo e trabalhando na África, Eduardo Castro está novamente na bancada da BandNews TV, 16h às 18h.

•     A 105 FM, com novas contratações, tenta aumentar as suas condições de disputa no rádio esportivo de São Paulo.

•     O “Power Couple” e “Canta Comigo”, como era de se esperar, foram inseridos no anúncio da nova programação da Record...

•     ... Mas nada se fala ainda sobre quem irá apresenta-los, em substituição a Gugu Liberato...

•     ... E não foi porque esta escolha não aconteceu até agora...

•     ... Trata-se de algo que exige cuidados.

•     Começaram domingo no SBT as gravações da nova temporada do “Fábrica de Casamentos”.

•     O Canal OFF promove nesta quarta-feira, às 21h30, a estreia de “Jornada Dupla”...

•     ... São dez episódios, com histórias de empresários que dividem os negócios com o amor pelo esporte, sob direção de Alex Miranda...

•     ... Participações de Marcello Serpa, Ana Paula Webha, João Pedro Simonsen, Roberta Borsari, Guto Cappio, Marcio Santoro, Thais Pegoraro, Marcelo Reis, Sylvio de Barros e Xan Lindebojm.

•     Dizem, mas ainda não provam, que Guilherme Stoliar, ao deixar a presidência do Grupo Silvio Santos, não irá se afastar totalmente de tudo...

•     ... Internamente se dá como certeza que ele irá se tornar presidente do conselho.

C´est fini

As gravações das duas novelas da Record, “Amor sem Igual” e “Gênesis”, estão caminhando bem, no Rio de Janeiro, apesar das chuvas. Isso porque as equipes, com tempo instável, já alertam os elencos e concentram os trabalhos em estúdio. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

31 de janeiro de 2020

Rede TV! apresentará nova grade esportiva neste sábado,

A emissora aposta nos campeonatos Turco e Mexicano.

Restrições impostas pela Globo levam Band a desistir da Série B

Tudo caminhou muito bem, desde o início das negociações, no final do ano passado, até agora, indicando como muito boas as possibilidades de um acordo entre Globo e Band para a transmissão da Série B do campeonato brasileiro.

O interesse das partes e todas as tratativas, contando com a intermediação da Media Com, até um determinado ponto apontavam para um desfecho feliz - contrato para os próximos três anos.

Acordo sobre valores, números de jogos, além de outras questões técnicas e operacionais foram rapidamente estabelecidas, inclusive com possibilidade de jogos aos sábados à tarde e nas noites de segunda-feira, 20h ou 20h30, dependendo de ajustes na programação.

Porém, o posicionamento da Globo em não liberar confrontos em que estivessem envolvidos Cruzeiro, Vitória e Náutico acabaram por inviabilizar o negócio. A ausência dessas três equipes, sérias candidatas à disputa do título, acabaria produzindo um enfraquecimento importante no plano comercial.

Uma restrição que acaba sendo decisiva, com mínimas possibilidades de uma reviravolta no caso.

TV Tudo

Fatores

Férias e calor sempre exercem influência muito grande no número de aparelhos ligados. A Globo, já de algum tempo, tem enfrentado este problema especialmente nas novelas das 19h. “Salve-se Quem Puder”, como caso de agora, estreou em pleno verão.

Poder de produção

E o que tem chamado atenção nesses primeiros capítulos de “Salve-se Quem Puder” é o poder de produção da Globo. Entre carro caindo da ribanceira, briga em avião e furacão já foi necessário montar de tudo. E parece que vem mais.

Avião cenográfico

Assim como a igreja, já utilizada em várias novelas, a Globo também continua se servindo do seu avião cenográfico. Vira e mexe, com necessárias remodelações, aparece “voando” em diferentes novelas.

Vale o lembrete

“Live CNN Brasil” será o programa do Phelipe Siani e Mari Palma na CNN Brasil, calçado na movimentação das redes sociais.Lindo, maravilhoso, mas nada tão original. A Band e o BandNews já fazem isso com a Paula Valdez, todas as manhãs, no “Notícias da Redação”. Aliás, os telespectadores é que pedem a música de encerramento do jornal.

Alerta

O jornalismo da Band começou a fazer um "falso ou verdadeiro" com temas do dia a dia para alertar o público, como o recentemente apresentado no “Bora SP” sobre o Coronavírus. A Band pretende levar essa iniciativa para todas as praças.  Em época de fake news, vem bem a calhar.

Incompreensível

Complicado entender como Márcio Gomes ainda não é apresentador titular de nenhum telejornal da TV Globo.  Estranho isso não ter acontecido até agora. Rodagem ele tem e sempre se colocou entre os melhores.

A propósito

Ainda neste domingo, Maria Julia Coutinho, substituindo Poliana Abritta, estará ao lado de Tadeu Schmidt, apresentando o “Fantástico”. O seu retorno ao comando do “Hoje” só acontecerá na próxima terça-feira.

Descanso

“Nada, por enquanto” – é esta a posição da Globo sobre Marina Ruy Barbosa reaparecer em uma das suas próximas novelas. Mais: não existe qualquer previsão sobre a sua volta. Depois de vários trabalhos seguidos, entende-se que há necessidade de um período maior fora do ar.

Chamadão

No próximo “Domingo Espetacular” serão anunciadas as novidades da programação da Record para este ano. Nada muito diferente daquilo que já é do conhecimento da maioria. O suspense continua com relação aos escolhidos para apresentar “Power Couple” e “Canta Comigo”, que eram do Gugu.  Data hoje, como informação oficial, são escolhas que ainda não aconteceram.

Ajustes

Xuxa tem trabalho marcado para a próxima semana, nos estúdios da Vera Cruz, em São Paulo. Gravação de piloto do “The Four” e logo em seguida um “valendo”, adaptado para os novos dia e horário de exibição: domingo, às 18h. No ar a partir de 8 de março. 

UFC

O UFC 247, que o Canal Combate transmite no dia 8 de fevereiro, terá como principal luta da noite o confronto entre os americanos Jon Jones e Dominick Reyes. Na transmissão, o Combate terá um convidado especial que conhece Jones muito bem: o brasileiro Thiago Marreta, que no ano passado fez uma luta histórica contra o americano. Marreta também será o convidado especial da edição número 100 do programa “Giro Combate”, comandado por Ana Hissa, neste sábado, às 12h30.

(Thiago Marreta e Ana Hissa / Crédito Globo/Divulgação)

Pensando diferente

Leo Dias, à frente do Carnaval na Rede TV!, tem dito e repetido que não permitirá baixaria de ordem nenhuma durante a cobertura. Quer mudar a imagem e não deixar repetir casos desagradáveis do passado.

Ombudsman

Pensando desta forma, tendo como desafio a missão de um trabalho de maior nível, a ideia é ter uma ombudsman no estúdio, com total autonomia para criticar a cobertura, as reportagens e o conteúdo apresentado. A Simony, alguém com forte personalidade, será destinada esta função.

Bate – Rebate

·No ar desde a inauguração da TV Aparecida, em setembro de 2005, “Terra da Padroeira” voltará das férias no próximo domingo, às 9h.

·... E vai apresentar mudanças visuais e de conteúdo...

·... O programa, que chega a ficar em 4º lugar no ranking geral das emissoras na Grande São Paulo, além de vinheta e cenário novos, ainda contará com mais quadros.

·As produções dos programas “Altas Horas” e “Conversa com Bial” já estão trabalhando normalmente na Globo...

·... Em se tratando de estúdio, Serginho Groisman terá gravação na próxima semana...

·... Pedro Bial, que voltará ao ar em abril, só gravará a partir de março. 

·A música está em falta na televisão brasileira. São poucos os programas dedicados a ela...

·... O “Música na Band”, levado ao ar às sextas-feiras e na de hoje com show de Durval Lelys, ex-Asa de Águia, minimiza um pouco o problema...

·... Ou vai contra a maré...

·... No entanto, a falta de uma melhor produção salta aos olhos...

·... Qualquer investimento, por menor que fosse, já seria de bom tamanho. Fica o toque.

·Rede TV! apresentará nova grade esportiva neste sábado, apostando nos campeonatos Turco e Mexicano. 

C´est fini

Depois das férias, todos os programas do entretenimento da Rede TV! voltam a obedecer vida normal; alguns, já a partir deste fim de semana com edições ao vivo. O “Encrenca”, por exemplo, será exibido normalmente neste domingo, a partir das 8h da noite.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

23 de janeiro de 2020

“Fora de Hora” foi uma completa decepção

Do “Fora de Hora”, o mínimo que podia se exigir era algo próximo ou na linha e altura do “Tá no Ar”, do Marcelo Adnet.

A expectativa e barulho criados levaram a todos esperar muito mais do “Fora de Hora”. Ou, pelo menos, alguma coisa mais interessante e divertida.

Só que nada. Em sua estreia, terça-feira, na Globo, o programa foi inteiramente ruim. Sem graça do começo ao fim.

Do “Fora de Hora”, o mínimo que podia se exigir era algo próximo ou na linha e altura do “Tá no Ar”, do Marcelo Adnet, exibido até o ano passado.

Mas não. O que se viu foi mais um programa apresentado como humorístico, mas absolutamente sem graça. E sem nada. A TV Camanducaia não chegaria a tanto.

O bom da história é que a sua duração vai pouco além de 20 e poucos minutos.

Um tempo relativamente curto, até para quem se viu obrigado a pagar algum pecado.

TV Tudo

Ponto 1

Pelas redes sociais e até por quem viveu mais intensamente os seus bastidores, percebe-se que “Bom Sucesso” chegar ao fim, tão coberta de glórias, não foi mais uma obra do acaso. Primeiro, destaque-se, a qualidade do texto de Rosane Svartman e Paulo Halm.

Ponto 2

Assim como no futebol, que todo time precisa começar por um bom goleiro; toda novela, com uma boa história. E “Bom Sucesso” contou a dela da melhor maneira possível. Mas como conjunto de trabalho, poucas vezes se viu uma equipe trabalhando tão junta, em completa harmonia e na mesma direção. Deu nisso: um dos maiores sucessos recentes na faixa das 19h.

Data marcada

Vai começar no dia 3 de fevereiro o canal do Fábio Pannunzio, a TV Democracia, montada e organizada para surpreender muita gente. Olha o time: Barbara Gancia, Luciana Liviero, Mona Dorf, Florestan Fernandes, Chico Malfitani, Juliana Fratini e Antonio Roche.

Tem mais

A TV Democracia, como toda TV que se preza, também terá os seus correspondentes internacionais. São eles: Jamil Chade na Suíça, Willian Corrêa e Eleonora Paschoal nos Estados Unidos. Será uma TV com 12 horas de programação diária, a partir das 7h da manhã.

Caso de polícia

A ação dos hackers virou um tormento na vida de muitos. O noticiário está aí. E das emissoras de TV também. Na segunda-feira, grupos da Globo-SP, de WhatsApp, precisaram ser desativados porque o celular de uma editora foi hackeado. Houve a necessidade de excluir a jornalista de todos os grupos. Um pandemônio.

Parceria

Liberada pela TV Gazeta, Regina Volpato, do “Mulheres”, é a entrevistada de Daniela Albuquerque no "Sensacional” nesta quinta, na Rede TV!, a partir das 22h45. As duas, que trabalharam juntas no extinto “Manhã Maior”, em 2011, na Rede TV!, relembraram momentos do programa e da convivência diária no canal.

Gravado

Na virada do sábado para domingo, 0h30, no SporTV, vai ao ar o “Grande Círculo”, recebendo o presidente do Santos, José Carlos Peres, como convidado. Apresentação de Milton Leite, com as participações de Bárbara Coelho, Cleber Machado, Maurício Noriega, Rodrigo Capelo, Xico Sá e Alex Sabino.

Pedra de tropeço

As interferências religiosas na dramaturgia da Record, entre autores, já fizeram três vítimas: Vivian de Oliveira, Gustavo Reiz e agora Emílio Boechat. Os dois últimos em “Gênesis”, que ainda nem estreou. Resta saber quem será o próximo. Essa mistura TV x Igreja, como se vê, é das mais indigestas.

Saudade

Em relação ao atual momento da Teledramaturgia da Record, com a tensão na ordem do dia, um funcionário do Complexo Casablanca resgatou um momento importante. Diz ele que “Os Dez Mandamentos” foi um grande sucesso, entre outros motivos, porque não havia interferência na rotina de trabalhos. Os tempos eram outros.   

Bola rolando

Sobre a questão da Série B, na Band, resta saber como ficará o jogo das segundas-feiras, com a igreja no meio do prime time. Com toda certeza a transmissão não será possível. Só os da tarde de sábado. De qualquer forma, será uma grande conquista.

Estreia do BBB20

A estreia do “Big Brother Brasil 20”, na terça, registrou 25 pontos de audiência e 45% de participação em São Paulo, um aumento de 7 pontos na comparação com a faixa das últimas quatro terças-feiras e 3 pontos a mais que a estreia do BBB 19. No Rio de Janeiro, 28 pontos e 46% de participação, um crescimento de 10 pontos na mesma comparação com a faixa e de 3 pontos quando em relação à estreia da última edição.

(O apresentador Tiago Leifert, do BBB/ Crédito Victor Pollak/TV Globo)

Bate – Rebate

·“Segunda volto com tudo!”. Aviso de Silvia Poppovic, que está afastada do “Aqui na Band” em função de uma cirurgia estética.

·No próximo sábado, completa 1 ano do rompimento da barragem de Brumadinho, que provocou a morte de mais de 250 pessoas...

·... Será celebrada uma missa campal em memória das vítimas, no centro da cidade...

·... E a TV Aparecida vai transmitir.

·Depois da correria no “Encontro” e “É de Casa”, Patrícia Poeta terá um período regulamentar de descanso...

·... Nesta sua folga na Globo, vai para Noronha.

·O apresentador e youtuber Matheus Mazzafera participará como comentarista fixo do Grammy Awards 2020, nas redes sociais da TNT.

·Na terça-feira teve a reunião geral na Rede TV!...

· ... Por tudo que foi falado e colocado o mundo vai virar do avesso nesses próximos tempos...

·... Globo, SBT, Record... que se cuidem...

·... A propósito: seria conveniente também, nem uma  pausa das elucubrações, dar uma olhadinha para os próprios interiores...

·... Há, por parte de algumas pessoas, inclusive diretores, um descontentamento visível e escancarado.

·Paolla Oliveira é a convidada de Tatá Werneck, hoje, na estreia da segunda temporada de “Lady Night” na Globo.

C´est fini

No dia de ontem, a taça da Copa do Nordeste, conhecida como "Orelhuda", e a mascote da competição, batizada de Zeca Brito, visitaram os estúdios do Fox Sports. No próximo sábado, o canal transmite com exclusividade a partida entre Sport e CSA, a partir de 18h, com narração de Téo José e comentários de Leandro Quesada e Carlos Simon. O pré-jogo, às 17h30, ficará a cargo de Abel Neto.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

22 de janeiro de 2020

Autores de Bom Sucesso são cobrados “insistentemente” por spin-off

A coluna foi atrás dos autores para saber o que eles pensam sobre a questão, se a ideia serial viável.

Comunidades de fãs da novela “Bom Sucesso”, grupos também conhecidos como fandoms, têm cobrado insistentemente Rosane Svartman e Paulo Halm por um derivado da trama – o popular spin-off. A coluna foi atrás dos autores para saber o que eles pensam sobre a questão, se a ideia serial viável.         

Rosane: “Uma telenovela precisa ter muitos personagens e núcleos/cenários para que a produção diária seja possível (mais frentes de gravação, atores diferentes etc). Acredito que uma série de “Bom Sucesso” deveria acompanhar menos núcleos e personagens, mas é possível, sim. Na telenovela “Totalmente Demais”, por exemplo, fizemos para a web um spin-off em 2016 do núcleo do Bairro de Fátima que chegou a ter milhões de visualizações”.

Paulo: “Muitos fandoms (comunidades de fãs de um produto em comum) nos pedem séries com seus casais preferidos. Principalmente, insistentemente até, aqueles que shippam o casal dos jovens Gabriela (Giovanna Coimbra) e Vicente (Gabriel Contente).

Uma série sobre as aventuras e desventuras de Gabicente talvez tivesse seu público. Um casal adolescente, que envolve a paixão pelo esporte (basquete) e com elementos que remetem ao clássico Romeu e Julieta (famílias adversárias, que se opõem ao relacionamento), de classes e origens diferentes, rico e pobre, de mundos diferentes (ele, morador de um bairro da elite, ela suburbana, ou da periferia).

Em suma, existem elementos necessários para gerar um produto derivado e autônomo, obviamente destinado à internet ou ao VOD(vídeo sob demanda). Não creio que haja grade na TV aberta para um produto como esse. Se a Globoplay se interessar, quem sabe?”. 

A Globo exibe nesta sexta-feira o último capítulo de “Bom Sucesso”, produção com mais audiência que suas 13 antecessoras.

(Rosane Svartman e Paulo Halm / Crédito Sergio Zalis / TV Globo)

TV Tudo

No rádio

Apresentadora do “Jornal da Cultura”, diariamente, às 21h, na TV Cultura, Karyn Bravo terá um programa sobre saúde na Cultura FM, diário, com uma hora de duração. Ainda sem nome, vai estrear logo depois do Carnaval.

Sem bola

Depois de outros, o carioca entre eles, a bola do campeonato paulista começa a rolar nesta quarta-feira, mas sem transmissão na TV aberta. A Globo entendeu que ainda não compensa fazer jogo nenhum e vai seguir com a sua programação normal.  Ou quase normal, valendo-se de um “Cinema Especial” depois da novela.

Primeira gravação

Está marcada para esta quinta-feira a primeira gravação do “Em Nome da Justiça”, novo programa do Luiz Bacci na Record. Estreia no dia 30. Serão 13 episódios. É apresentado como um reality documental.

Volta às aulas

As gravações da série “Segunda Chamada” foram retomadas no fim de semana, em São Paulo. No detalhe, a diretora artística Joana Jabace e os atores Paulo Gorgulho, o diretor Jaci, e Debora Bloch, a professora Lúcia, nos bastidores do primeiro dia de gravação.

E mais

Sobre a participação de Moacyr Franco em “Segunda Chamada”, que estreia em abril na Globo, confirma-se a informação que o seu personagem terá a doença de Alzheimer. E não de Parkinson. 

Jornalismo

A Record definiu Eduarda Miranda como apresentadora do seu telejornal nos Estados Unidos, “Américas no Ar”, que estreia dia 27, inicialmente com 15 minutos de duração. Miranda tem passagens por SBT, Rede TV!, TV Azteca, Mundo Fox, entre outras.

Em recuperação

Thiago Fragoso, um dos protagonistas de “Salve-se Quem Puder”, se acidentou segunda-feira e rompeu ligamento do pé. O ator deverá ficará 15 dias afastado dos trabalhos na Globo. Mas nada que possa comprometer o expediente da novela. “O roteiro de gravação do ator foi adaptado esta semana sem perdas para a trama", diz a emissora.

Boa frente

Aliás, “Salve-se Quem Puder” vai estrear dia 27, próxima segunda-feira, com mais de 20 capítulos gravados. Agora, na verdade, é até natural que a equipe diminua um pouco o ritmo de trabalho – para observar a resposta no ar.

Time

O elenco de “A Praça é Nossa” não sofrerá alterações nesta temporada, além daquelas já anunciadas, como as saídas de Oscar Pardini, Eliana Marques, Otávio Mendes e José Miziara. Dalila de Nóbrega, neta do apresentador, grávida de um menino, voltará ao programa depois da licença-maternidade.

Lentidão

Desde a metade do ano passado, a Band tem aprovado o projeto do novo “Jornal da Noite”. Só que até agora ainda não saiu do papel. E, do jeito que vai, não vai sair tão cedo.

No radar

Na Globo, Michelle Barros é a mais cotada para dividir com Chico Pinheiro a cobertura do Carnaval  em São Paulo, no lugar de Monalisa Perrone, hoje na CNN Brasil. A assessoria da emissora, consultada na última segunda-feira sobre essa mudança, ainda não se manifestou. 

Bate-Rebate

·Um dos gêmeos Flávio e Gustavo, que vivem nos Estados Unidos, negocia para participar do “Made in Japão”, reality da Sabrina na Record...

·...No programa, os famosos ficarão confinados em uma casa, com tecnologia japonesa. 

·Caroline Nogueira tem apresentado o “Jornal da Noite”, nas férias de Sandro Barboza.

·Faltando poucos dias para a retomada de gravações, o SBT ainda tem dúvidas em relação ao elenco da segunda temporada de “As Aventuras de Poliana”.

·O bom trabalho na série “Dupla Identidade”, estrelada por Bruno Gagliasso, levou a Globo a convidar o diretor Mauro Mendonça Filho para “Mal Secreto”, nova produção da Globoplay...

·...Trata-se de uma série de suspense, escrita por Bráulio Mantovani, ainda sem elenco definido...

·... Na trama, o personagem Ernesto Zucatti é o mais renomado psiquiatra forense do Brasil e tem grande habilidade em desvendar os mais sombrios mistérios, mecanismos e perversões da mente humana...

·...Porém, sua vida particular é um desastre.

· Produção do “Encontro” já sabe que, uma vez mais, perderá Fátima Bernardes para a cobertura do Carnaval do Rio.

· Os carros de reportagem da CNN Brasil já circulam por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. 

C’est fini

O site do Sexy Hot, maior canal adulto do País, fechou 2019 comemorando a conquista de 2,2 milhões de novos usuários. Além disso, o site contabilizou 4,2 milhões de visitas e 7,6 milhões totais de plays em vídeos, séries e cenas de produções nacionais e internacionais. Os dados revelam que 53% dos assinantes são jovens com menos de 35 anos, sendo 66% do sexo masculino e 34% do sexo feminino e que 78%  assistem aos vídeos pelo celular.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

21 de janeiro de 2020

O programa do Sikêra Jr. estreia segunda (27), às 18h, na RedeTV!

É muito provável que a direção da Rede TV! bata o martelo com a DAZN sobre a Copa Sul-Americana.

Sucesso do “BBB” é uma exceção na história dos formatos

Na Globo, na noite desta terça, tem a estreia do “BBB20”, com todos os seus participantes anunciados e como um produto consagrado, que mudou o calendário da televisão brasileira.

Se antes, para todas as emissoras, o ano começava em abril, após férias regulamentares e só depois do mercado comercial voltar às suas atividades, essa história mudou a partir de 29 de janeiro de 2002, quando foi ao ar a primeira edição brasileira.

Independentemente da preferência de cada um, do gostar ou não gostar, o “BBB” atende da melhor maneira possível o que toda televisão espera de qualquer programa, em se tratando de audiência, repercussão e faturamento.

Aliás, pela sua longevidade, aqui em seu 19º ano, como em tantos outros países, o “Big Brother” se coloca como exceção no mundo dos formatos, pelo cuidado e proteção que a Endemol tem pelo seu produto.

Algo nada comum neste universo, onde a maioria dos criadores de formato apenas se preocupa com as suas vendas, em negociar bem, mas pouco se importam com os resultados. Basta verificar os tantos que quebraram a cara no meio do caminho.

Novo desafio

Lá atrás, quando a “baianinha” Mariana Gonzalez chegou ao “Pânico na Band”, a ideia era que ela pudesse substituir Sabrina Sato. Apesar dos esforços da equipe, isso acabou não acontecendo. Agora, a jovem encara um novo desafio, como participante do “BBB20”, formato por onde Sabrina também já passou.

Reality de reforma

Os trabalhos do programa "Extreme Makeover Brasil - Casa dos Sonhos", com Otaviano Costa, estão a todo vapor em São Paulo. Nas gravações da semana passada, a equipe entregou duas residências. Estreia dia 10 de março, uma terça-feira, no GNT.

Vai que vai - 1

É sempre um caso raro, que não acontece todo dia, um ator aparecer como ele mesmo em vários capítulos de uma novela. Normalmente isso não passa de um ou dois. Porém, é o que está previsto para Betty Faria e Ary Fontoura em “Salve-se Quem Puder”, que estreia dia 27, faixa das 19h da Globo.

Vai que vai – 2

Em torno dessas participações, há uma armação interessante: Alexia, personagem da Deborah Secco, uma atriz em ascensão, escalada em uma nova novela da Globo com Betty e Ary, dada como morta, perde o papel. Petra (Bruna Guerin), a sua irmã invejosa, acaba herdando a personagem. Toda essa situação é que irá prolongar a permanência dos dois atores na novela.

Reunião geral

Com a volta de todos ao trabalho, inclusive do dono Amilcare Dallevo, a direção da Rede TV! tem uma reunião marcada para esta terça-feira. São muitos os assuntos pendurados.

Primeiro

A estreia do programa do Sikêra Jr., segunda-feira que vem, às 18h, aparece entre as principais questões da reunião de hoje na Rede TV!. Entre outras razões, por ser um programa transmitido de Manaus e consequentes mudanças de grade que irá provocar. Não há ainda uma definição sobre o futuro do “Tricotando” e “Papo de Bola”

Por outro lado

É muito provável que também nesta reunião de hoje, a direção da Rede TV! bata o martelo com a DAZN sobre a Copa Sul-Americana. Está tudo certo e discutido para a renovação do contrato.

Nova direção

Carlos Bianchini, executivo com anos de casa e passagens por várias empresas do Grupo Bandeirantes, assumiu ontem a Direção Geral da TV. Um cargo que até então não existia.

Ainda de lá

Na Band, estudos bem avançados indicam nova mudança na programação das manhãs. “Bora São Paulo”, em vez das 7h às 9h, deverá ser exibido das 6h às 8h. E, das 8h às 9h, “Bora Brasil”, nacional. As três horas com Joel Datena.

15 de janeiro de 2020

Muito mais que cenário, “Fala Brasil” precisa priorizar conteúdo

Natural a preocupação da Record em fazer as correções na cenografia do “Fala Brasil”.

 A última, como a colocação de berrantes verde e amarelo, não agradou ninguém, muito provavelmente nem mesmo os responsáveis pela sua aprovação. Fala-se também, como aqui foi colocado, em sumir com a bancada e deixar suas apresentadoras livres, andando pelo estúdio. Bom também. Porém mais que tudo, tanto o “Fala Brasil” como qualquer outro jornal ou programa, antes da plasticidade e todo aparato técnico, a preocupação primeira precisa ser com o conteúdo. A propósito disso, sábado, no “É de Casa”, da Globo, Maria Cândida apresentou uma matéria do Zoológico, bem feita, usando grafismo, uma linguagem moderna, direta e que irá predominar daqui para frente. Um trabalho que, naturalmente, prendeu a atenção de quem assistia. E tudo gravado por dois celulares, nada de Ikekami ou qualquer outra parafernália, com ou sem balanceamento, mas com uma qualidade incrível. Edição bem feita e com criatividade. Aliás, por aqui, o exagero do uso do celular já foi criticado, só que no caso, dentro da proposta do quadro, ele é perfeitamente válido. À jornalista Maria Cândida, para ficar ainda melhor, só precisa tirar o dedo da tomada. No mais, é um exemplo a ser seguido.

Roupa nova

O programa “Via Brasil”, da GloboNews, vai apresentar seus novos cenários neste domingo, a partir das 16h05. Acompanhando essa novidade, uma produção especial sobre a Amazônia, mostrando a arte da região, projetos sustentáveis, entre outros. O programa tem à frente a jornalista Renata Capucci.

Intervalo

A Band vem processando mudanças importantes no seu departamento comercial. Não se trata da entrada ou saída de ninguém, mas um ajuste de posições.

Tabelinha

Ratinho convidou Datena para apresentar um programa diário na sua rede de rádio, a partir de São Paulo. Assunto bem encaminhado. Devem definir nesses próximos dias.

Reality da Sabrina

Babi Muniz, Luiza Ambiel, Sérgio Hondjakoff e Richarlyson (ex-jogador do SPFC) estarão no reality show “Made in Japão”, atração do programa “Domingo Show”, com apresentação de Sabrina Sato. Eles se juntam a Dhomini e Silvana Oliveira, mãe de Ludmilla. Um outro nome, ex-“Pânico”, também está bem encaminhado para o elenco. O programa, segundo a Record, ainda não tem uma data de estreia definida.

Cenário

Dados disponibilizados pela Globo revelam que cerca de 75 milhões de telespectadores consumiram humor nas suas terças-feiras em 2019. Ou mais precisamente, durante o período de exibição da última temporada de “Tá no Ar”, entre janeiro e abril. É nesse cenário que a emissora estreia o “Fora de Hora”, dia 21, após o “BBB”.

Dramaturgia sim...

A coluna comentou segunda-feira sobre a interferência de Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo, na teledramaturgia da Record. Na verdade, isso não é de agora, mas incomoda profundamente profissionais do setor. Ela possui uma função executiva na área, é verdade, porém, segundo relatos, mexe em tudo. A equipe de “Amor Sem Igual” já sente os efeitos... A autora Vivian de Oliveira, vale lembrar, deixou a casa por causa disso.

...Jornalismo também

Após a publicação da nota, o pessoal do Jornalismo revelou que lá a vida não é muito diferente. Cardoso também dá as suas tantas “sugestões”, às vezes, relacionando os dois departamentos. Manda quem pode...

Casal 1

Adriana Esteves e Vladimir Brichta quase não se encontram em cena de “Amor de Mãe”, mas uma sequência que vai ao ar dia 17 permitirá maior interação entre seus personagens. Tudo em função do movimento organizado por Camila (Jessica Ellen) para evitar o fechamento da escola.

Casal 2

Thelma (Esteves) irá até o galpão de reciclagem de Davi (Brichta) para falar sobre o assunto. A intenção dela era conversar com Danilo (Chay Suede), mas o filho não se encontra no local, e ela acaba contando tudo que sabe para Davi.

09 de janeiro de 2020

A Rede TV! retoma no sábado as transmissões do Campeonato Italiano

Aa partir das 16h30, com narração de Silvio Luiz e comentários de Paulo Sérgio.

Nem Walcyr Carrasco ou Glória Perez. A Globo optou por continuar buscando entre os autores da casa, principais ou colaboradores, os que têm perfil adequado para desenvolverem novelas às 21h.

Cada um tem a sua característica e cada horário também.

Às vezes, um ótimo autor de uma determinada faixa não se encaixa em outra.

Cassiano Gabus Mendes, um dos maiores em todos os tempos, sempre preferiu colocar seus trabalhos às 19h. Era a praia dele.

Guardadas as preferências e ambições de cada um, é uma tarefa das mais complicadas diagnosticar quem serve para o que.

Pela ordem, dentro do estabelecido, Manuela Dias, hoje em cartaz, será substituída por Lícia Manzo e depois virá João Emanuel Carneiro.

Depois deles, a ideia é lançar um autor novo, que ainda está sendo preparado e cujo nome, por questões óbvias, só será revelado no momento oportuno.

E tudo isso que está sendo feito às 21h também se aplica a outros horários e séries.

TV Tudo

Um sai...

O diretor Ivan Zettel está deixando a Record depois de 14 anos, “de forma superamigável e com portas abertas”, informa. Lá, ele comandou “Cidadão Brasileiro”, “Luz do Sol”, “A Lei e o Crime”... O especial “O Figurante”, exibido em dezembro, foi seu último trabalho.   

... Outro volta

Tino Marcos está de volta ao seu trabalho na TV Globo, depois de uma licença não remunerada de seis meses. Como próximo desafio, uma série olímpica para o “Jornal Nacional”.

Bastidor

Internamente, a Band ainda não embalou o 2020, mas algumas decisões internas já estão tomadas. Por exemplo: José Emílio Ambrósio, além do Esporte, vai assumir a direção de Operações.

Bem que poderia...

Assim como a Globo, também caberia perfeitamente “uma só Record”. Até para evitar o desperdício. Nas andanças do presidente Bolsonaro, como ontem, por exemplo, são sempre duas canoplas. Por quê?

Procura-se

A qualquer momento a CNN Brasil vai bater o martelo e fechar uma nova contratação. Desta vez, um outro âncora para São Paulo. Aquele que ficará encarregado das madrugadas.

Ano rolando

A propósito da CNN Brasil, efetivamente, esta está sendo a sua primeira semana de trabalhos. E um trabalho de integração. As diversas equipes, montadas, estão reunidas em hotel de São Paulo e apresentadas umas às outras.

Entrevista

Laurentino Gomes, jornalista e escritor, é o convidado do “Mariana Godoy Entrevista”, nesta sexta, 23h, na Rede TV!. Autor dos best-sellers “1808”, “1822” e “1889”, Laurentino já trabalhou como repórter e editor de grandes jornais e revistas.

(Crédito Divulgação Rede TV!)

Volta da Renata

Renata Fan voltará ao comando do “Jogo Aberto”, na Band, dia 22, uma quarta-feira. Denílson também. Em férias, em Bali, ela foi questionada no Instagram: “Só explica uma coisa: como é que você tá viajando e trabalha das 12h30 até 13h00 horas durante a semana?”. É que ela deixou a última meia hora, a dos merchandisings, gravada.

Futebol

A Rede TV! retoma neste próximo sábado as transmissões do Campeonato Italiano, com Inter de Milão e Atalanta, a partir das 16h30. Narração de Silvio Luiz e comentários de Paulo Sérgio.

Jogo perigoso

Ainda no campo esportivo, com o futebol profissional parado, os programas esportivos não despertam o mesmo interesse de outros tempos. Mas também não fazem nada para despertar. O “Band Esporte Clube”, domingo, foi um festival de matérias requentadas. Tentativa clara de enganar o telespectador.

Digital

O BandSports começa 2020, ano de Olimpíada, com uma importante conquista: ultrapassou a marca de 100 mil inscritos no seu canal no YouTube. As mídias digitais vêm crescendo em ritmo acelerado desde que foi criado o setor digital dos canais pay TV da Band em julho passado. Em seis meses, o crescimento do BandSports foi de 273%.

Próxima das 7

Igor Cosso é Junior em “Salve-se Quem Puder”, substituta de “Bom Sucesso”, a partir do dia 27 na Globo. Ele será transformado no suporte emocional de sua família, quando a irmã Kyra (Vitória Strada) é dada como morta durante um furacão.

(Crédito: João Miguel Junior/TV Globo)

Bate – Rebate

•     Catia Fonseca só voltará com inéditos no “Melhor da Tarde” da Band em fevereiro.

•     A CNN Brasil continua no ataque: Daniela Flor, jornalista e profissional de estratégia de audiência, é mais um reforço...

•     ... Ela vem de passagens por Grupo Abril e Vortex Media. 

•     Na próxima segunda-feira, o “A Tarde é Sua”, da Sonia Abrão na Rede TV!, retoma edição ao vivo.

•     “Casa Paraíso”, trabalho de Leandro Hassum para o Multishow, retoma sua produção.

•     Sabe aquela do “vou ali, mas já volto”...

•     ... É bem o caso do ator Floriano Peixoto...

•     ... Após 13 anos de trabalhos seguidos na Record, ele gravou a série “Todas as Mulheres do Mundo”, na Globo ainda inédita...

•     ... Mas já acertou sua volta. Está no elenco de “Gênesis”.

•     No começo da próxima semana será definido o futuro dos programas “Tricotando” e “Papo de Bola” na Rede TV!...

•     ... Já há a decisão que não serão mais apresentados no começo de noite...

•     ... Daí, no caso dos dois, trabalha-se com a possibilidade de remanejamento na grade...

•     ... Não sendo possível, a partir da estreia do Sikêra Junior deixarão de ser apresentados.

C´est fini

Ano começou e nenhuma decisão até agora sobre a situação do Fox Sports. Parece que há o claro propósito de alguns em empurrar o caso com a barriga.

Os do quanto pior melhor, claro, querem tirar proveito da situação.

Uma indefinição angustiante para os diretamente envolvidos. 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


08 de janeiro de 2020

Com expectativa em Fagundes, autores de Bom Sucesso preparam cenas finais

A história da mulher batalhadora e apaixonada por livros, Paloma, que cruza o caminho do empresário e autoritário, Alberto, que tem pouco tempo de vida, vai chegando ao fim conquistando público e crítica.

Os autores Rosane Svartman e Paulo Halm entregam nesta semana os últimos capítulos de “Bom Sucesso”, produção das 19h da Globo liderada por Grazi Massafera e Antonio Fagundes e com foco, nem poderia ser diferente, no desfecho do personagem do ator.

A história da mulher batalhadora e apaixonada por livros, Paloma, que cruza o caminho do empresário e autoritário, Alberto, que tem pouco tempo de vida, vai chegando ao fim conquistando público e crítica.

Como receita, uma trama simples e bem cuidada, mais um Fagundes, visivelmente, apaixonado pelo trabalho como há muito tempo não se via.

Aliás, chama atenção como funcionou tão bem a parceria dele com Grazi nessa novela. Profissionais de estilos tão distintos. Fagundes, sempre muito simpático com todos, porém reservado, enquanto a colega, também muito querida no meio, um alguém que não sai dos holofotes – principalmente nos últimos meses, após o namoro com Caio Castro.

Outro acerto de “Bom Sucesso” foi a divisão do texto entre seus atores, destacando assim as participações de nomes como Fabiula Nascimento, Armando Babaioff, Giovanna Coimbra, Davi Junior, Lucio Mauro Filho, Ingrid Guimaraes, Romulo Estrela, entre outros.

A novela chegará ao fim no próximo dia 24 e, não seria exagero afirmar que o momento mais aguardado envolve  cena de despedida do personagem Alberto.

TV Tudo

Donos da bola

O ex-Globo Mauro Naves será uma das atrações do programa “Os Donos da Bola”, nesta quinta-feira, na Band, sob o comando de Fernando Fernandes. Neto continua em férias. 

Mandando ver

Otaviano Costa, em São Paulo, já está inteiramente nas gravações de “Extreme Makeover”, um reality de reforma de casas.E impressionado com o tamanho e cuidados da produção. Ontem foi o segundo dia de trabalhos, mas o canal GNT ainda não anuncia a data de estreia.

Tá dentro

A estreia do Leo Dias, no ar, na Rede TV! se dará durante o Carnaval. Terá uma presença muito importante na cobertura, prevalecendo sempre o projeto de priorizar os bastidores.

Por outro lado

Embora contratado desde dezembro, nesta próxima segunda-feira será efetivamente o primeiro dia de trabalho do Leo Dias dentro da Rede TV!, nessa sua volta à emissora. Fora, ele tem conversado e articulado com outros diretores. 

Trilha sonora

‘A Tal Canção Pra Lua’ (Vitor Kley e Samuel Rosa), ‘Cobarde’ (Ximena Sariñana), ‘Una Flor’ (Juanes) e ‘Thinking Of You’ (Simply Red) são algumas canções confirmadas na trilha sonora de “Salve-se Quem Puder”, a próxima novela das sete. O tema de abertura, como informado, deverá ser cantado por Ludmilla. Uma regravação. Segundo apurado, nada de funk. Pelo menos não na abertura. 

Baixa

Dan Ferreira se prepara para deixar a novela “Amor de Mãe”. Seu personagem, o policial Wesley, melhor amigo de Magno (Juliano Cazarré), será assassinado, em cenas que vão ao ar dia 21.

Teatro

Maurício Machado chega ao Teatro dos 4, no Rio, sexta-feira com o espetáculo “Festa, A Comédia”. Na produção, ele interpreta seis personagens, que foram escritos por Walcyr Carrasco, Alessandro Marson, Vincent Villari, Daniele Valente, Heloísa Périssé e Sill Esteves especialmente para ele.

Alterações na grade

Apesar de o Japão estar 12 horas à frente do horário de Brasília e os jogos da Olimpíada de Tóquio, portanto, se concentrarem na madrugada/manhã, também haverá alterações na grade da Globo na faixa da tarde. Programas especiais entrarão em exibição nesse período e vão mexer com o “Se Joga” e “Sessão da Tarde”.             

Está fora

A exemplo do que aconteceu em 2019 e chamou atenção do público, o radialista e apresentador Betinho também não participará da cobertura do Band Folia – 2020. Vale lembrar que ele atuou em dezenas de transmissões, porém, no ano passado, não apareceu no evento por decisão da emissora e vai continuar fora.

Titular

A cantora Ju Moraes, nova contratada, será a apresentadora oficial do Band Folia em Salvador. Ela dividirá os trabalhos com elenco local durante as transmissões. 

Grade

Conforme anunciado pela Band, estas serão as principais apostas do primeiro semestre: “MasterChef”, “Pesadelo na Cozinha”, “O Aprendiz”, Novos filmes, “Orange Is the New Black”, “Dr. House” e “Law & Order”. Como se observa, os novos programas de Paola Carosella – “Lado C” –, Henrique Fogaça – “Mistérios do Pantanal” – e Ana Paula Padrão (formato a definir) ainda não aparecem no radar.  

---

(Crédito Divulgação) 

Novas participações

“Malhação: Toda Forma de Amar” ganha novos personagens. É o caso de Andressa, vivida por Monique Bourscheid, que mexe com os meninos do colégio Otto Lara Resende. Ela usará seu charme para conquistar eleitores para a chapa no grêmio estudantil que compõe. Por sua vez, Daniel (Hugo Moura) irá reencontrar seus pais, com quem tem uma conturbada relação. Marta Paret vai viver Mareliz, mãe do rapaz, e Gláucio Gomes, Juarez, o pai e surgem no fim do mês.


Bate-Rebate

·       Jairo Nascimento, repórter, deixou a RICTV Paraná, afiliada da Record, e assinou com a CNN Brasil para a base do Rio de Janeiro...

·       ...Juliana Faddul, produtora executiva, disse adeus ao “Bom Dia SP”(Globo) e...fechou com a CNN...

·       ...Daniel Motta, jornalista, que ajudou a Record a conquistar o prêmio Rei da Espanha, se desligou da emissora na segunda-feira e também foi para a CNN.

·       O Canal OFF estreia na quarta-feira, dia 22, às 22h, o programa “Verão de Boa”. A bordo de uma Kombi, um  fotógrafo e cozinheiro vegano Osvaldo e a atriz Diana,  partem em busca de um verão fora do óbvio...

·       Durante cinco episódios o casal pega a estrada rumo às capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Curitiba, atrás de lugares, personagens e histórias inspiradoras de quem leva uma vida mais tranquila.

·       O Fox Sports transmite hoje, a partir das 21h, com exclusividade a semifinal da Copa Super 8 (NBB) entre Flamengo e Pinheiros, jogo que define o último finalista da competição...

·       ...O vencedor, que será conhecido no sábado, garante vaga na Liga das Américas.

·       Aline Borges vai interpretar a doutora Selma, em “Éramos Seis”...

·       Trata-se de um psiquiatra descoberta por Adelaide (Joana de Verona) que irá ajudar Justina (Julia Stockler)...

·       A profissional usa métodos da psicanálise pioneiramente no Brasil em seu tratamento, além de usar a arte para ajudar seus pacientes. Ela fica na novela até o fim.

C’est fini

O reality esportivo “Minha Vida, Um Sonho”, que Glenda  Kozlowski estreia entre maio e junho no SBT, será realizado em duas etapas. Na sexta-feira, acontecerão as gravações dos jogos e, no domingo, a parte ao vivo, com a participação da apresentadora, técnicos, ex-craques e público. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau.