• Campanha da Santa Missa
  • Vencer 03
  • Vencer 02
  • Vencer 01
  • Prerrogativas da advogacia
  • Peregrinos da fé
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Flávio Ricco

31 de janeiro de 2020

Rede TV! apresentará nova grade esportiva neste sábado,

A emissora aposta nos campeonatos Turco e Mexicano.

Restrições impostas pela Globo levam Band a desistir da Série B

Tudo caminhou muito bem, desde o início das negociações, no final do ano passado, até agora, indicando como muito boas as possibilidades de um acordo entre Globo e Band para a transmissão da Série B do campeonato brasileiro.

O interesse das partes e todas as tratativas, contando com a intermediação da Media Com, até um determinado ponto apontavam para um desfecho feliz - contrato para os próximos três anos.

Acordo sobre valores, números de jogos, além de outras questões técnicas e operacionais foram rapidamente estabelecidas, inclusive com possibilidade de jogos aos sábados à tarde e nas noites de segunda-feira, 20h ou 20h30, dependendo de ajustes na programação.

Porém, o posicionamento da Globo em não liberar confrontos em que estivessem envolvidos Cruzeiro, Vitória e Náutico acabaram por inviabilizar o negócio. A ausência dessas três equipes, sérias candidatas à disputa do título, acabaria produzindo um enfraquecimento importante no plano comercial.

Uma restrição que acaba sendo decisiva, com mínimas possibilidades de uma reviravolta no caso.

TV Tudo

Fatores

Férias e calor sempre exercem influência muito grande no número de aparelhos ligados. A Globo, já de algum tempo, tem enfrentado este problema especialmente nas novelas das 19h. “Salve-se Quem Puder”, como caso de agora, estreou em pleno verão.

Poder de produção

E o que tem chamado atenção nesses primeiros capítulos de “Salve-se Quem Puder” é o poder de produção da Globo. Entre carro caindo da ribanceira, briga em avião e furacão já foi necessário montar de tudo. E parece que vem mais.

Avião cenográfico

Assim como a igreja, já utilizada em várias novelas, a Globo também continua se servindo do seu avião cenográfico. Vira e mexe, com necessárias remodelações, aparece “voando” em diferentes novelas.

Vale o lembrete

“Live CNN Brasil” será o programa do Phelipe Siani e Mari Palma na CNN Brasil, calçado na movimentação das redes sociais.Lindo, maravilhoso, mas nada tão original. A Band e o BandNews já fazem isso com a Paula Valdez, todas as manhãs, no “Notícias da Redação”. Aliás, os telespectadores é que pedem a música de encerramento do jornal.

Alerta

O jornalismo da Band começou a fazer um "falso ou verdadeiro" com temas do dia a dia para alertar o público, como o recentemente apresentado no “Bora SP” sobre o Coronavírus. A Band pretende levar essa iniciativa para todas as praças.  Em época de fake news, vem bem a calhar.

Incompreensível

Complicado entender como Márcio Gomes ainda não é apresentador titular de nenhum telejornal da TV Globo.  Estranho isso não ter acontecido até agora. Rodagem ele tem e sempre se colocou entre os melhores.

A propósito

Ainda neste domingo, Maria Julia Coutinho, substituindo Poliana Abritta, estará ao lado de Tadeu Schmidt, apresentando o “Fantástico”. O seu retorno ao comando do “Hoje” só acontecerá na próxima terça-feira.

Descanso

“Nada, por enquanto” – é esta a posição da Globo sobre Marina Ruy Barbosa reaparecer em uma das suas próximas novelas. Mais: não existe qualquer previsão sobre a sua volta. Depois de vários trabalhos seguidos, entende-se que há necessidade de um período maior fora do ar.

Chamadão

No próximo “Domingo Espetacular” serão anunciadas as novidades da programação da Record para este ano. Nada muito diferente daquilo que já é do conhecimento da maioria. O suspense continua com relação aos escolhidos para apresentar “Power Couple” e “Canta Comigo”, que eram do Gugu.  Data hoje, como informação oficial, são escolhas que ainda não aconteceram.

Ajustes

Xuxa tem trabalho marcado para a próxima semana, nos estúdios da Vera Cruz, em São Paulo. Gravação de piloto do “The Four” e logo em seguida um “valendo”, adaptado para os novos dia e horário de exibição: domingo, às 18h. No ar a partir de 8 de março. 

UFC

O UFC 247, que o Canal Combate transmite no dia 8 de fevereiro, terá como principal luta da noite o confronto entre os americanos Jon Jones e Dominick Reyes. Na transmissão, o Combate terá um convidado especial que conhece Jones muito bem: o brasileiro Thiago Marreta, que no ano passado fez uma luta histórica contra o americano. Marreta também será o convidado especial da edição número 100 do programa “Giro Combate”, comandado por Ana Hissa, neste sábado, às 12h30.

(Thiago Marreta e Ana Hissa / Crédito Globo/Divulgação)

Pensando diferente

Leo Dias, à frente do Carnaval na Rede TV!, tem dito e repetido que não permitirá baixaria de ordem nenhuma durante a cobertura. Quer mudar a imagem e não deixar repetir casos desagradáveis do passado.

Ombudsman

Pensando desta forma, tendo como desafio a missão de um trabalho de maior nível, a ideia é ter uma ombudsman no estúdio, com total autonomia para criticar a cobertura, as reportagens e o conteúdo apresentado. A Simony, alguém com forte personalidade, será destinada esta função.

Bate – Rebate

·No ar desde a inauguração da TV Aparecida, em setembro de 2005, “Terra da Padroeira” voltará das férias no próximo domingo, às 9h.

·... E vai apresentar mudanças visuais e de conteúdo...

·... O programa, que chega a ficar em 4º lugar no ranking geral das emissoras na Grande São Paulo, além de vinheta e cenário novos, ainda contará com mais quadros.

·As produções dos programas “Altas Horas” e “Conversa com Bial” já estão trabalhando normalmente na Globo...

·... Em se tratando de estúdio, Serginho Groisman terá gravação na próxima semana...

·... Pedro Bial, que voltará ao ar em abril, só gravará a partir de março. 

·A música está em falta na televisão brasileira. São poucos os programas dedicados a ela...

·... O “Música na Band”, levado ao ar às sextas-feiras e na de hoje com show de Durval Lelys, ex-Asa de Águia, minimiza um pouco o problema...

·... Ou vai contra a maré...

·... No entanto, a falta de uma melhor produção salta aos olhos...

·... Qualquer investimento, por menor que fosse, já seria de bom tamanho. Fica o toque.

·Rede TV! apresentará nova grade esportiva neste sábado, apostando nos campeonatos Turco e Mexicano. 

C´est fini

Depois das férias, todos os programas do entretenimento da Rede TV! voltam a obedecer vida normal; alguns, já a partir deste fim de semana com edições ao vivo. O “Encrenca”, por exemplo, será exibido normalmente neste domingo, a partir das 8h da noite.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

23 de janeiro de 2020

“Fora de Hora” foi uma completa decepção

Do “Fora de Hora”, o mínimo que podia se exigir era algo próximo ou na linha e altura do “Tá no Ar”, do Marcelo Adnet.

A expectativa e barulho criados levaram a todos esperar muito mais do “Fora de Hora”. Ou, pelo menos, alguma coisa mais interessante e divertida.

Só que nada. Em sua estreia, terça-feira, na Globo, o programa foi inteiramente ruim. Sem graça do começo ao fim.

Do “Fora de Hora”, o mínimo que podia se exigir era algo próximo ou na linha e altura do “Tá no Ar”, do Marcelo Adnet, exibido até o ano passado.

Mas não. O que se viu foi mais um programa apresentado como humorístico, mas absolutamente sem graça. E sem nada. A TV Camanducaia não chegaria a tanto.

O bom da história é que a sua duração vai pouco além de 20 e poucos minutos.

Um tempo relativamente curto, até para quem se viu obrigado a pagar algum pecado.

TV Tudo

Ponto 1

Pelas redes sociais e até por quem viveu mais intensamente os seus bastidores, percebe-se que “Bom Sucesso” chegar ao fim, tão coberta de glórias, não foi mais uma obra do acaso. Primeiro, destaque-se, a qualidade do texto de Rosane Svartman e Paulo Halm.

Ponto 2

Assim como no futebol, que todo time precisa começar por um bom goleiro; toda novela, com uma boa história. E “Bom Sucesso” contou a dela da melhor maneira possível. Mas como conjunto de trabalho, poucas vezes se viu uma equipe trabalhando tão junta, em completa harmonia e na mesma direção. Deu nisso: um dos maiores sucessos recentes na faixa das 19h.

Data marcada

Vai começar no dia 3 de fevereiro o canal do Fábio Pannunzio, a TV Democracia, montada e organizada para surpreender muita gente. Olha o time: Barbara Gancia, Luciana Liviero, Mona Dorf, Florestan Fernandes, Chico Malfitani, Juliana Fratini e Antonio Roche.

Tem mais

A TV Democracia, como toda TV que se preza, também terá os seus correspondentes internacionais. São eles: Jamil Chade na Suíça, Willian Corrêa e Eleonora Paschoal nos Estados Unidos. Será uma TV com 12 horas de programação diária, a partir das 7h da manhã.

Caso de polícia

A ação dos hackers virou um tormento na vida de muitos. O noticiário está aí. E das emissoras de TV também. Na segunda-feira, grupos da Globo-SP, de WhatsApp, precisaram ser desativados porque o celular de uma editora foi hackeado. Houve a necessidade de excluir a jornalista de todos os grupos. Um pandemônio.

Parceria

Liberada pela TV Gazeta, Regina Volpato, do “Mulheres”, é a entrevistada de Daniela Albuquerque no "Sensacional” nesta quinta, na Rede TV!, a partir das 22h45. As duas, que trabalharam juntas no extinto “Manhã Maior”, em 2011, na Rede TV!, relembraram momentos do programa e da convivência diária no canal.

Gravado

Na virada do sábado para domingo, 0h30, no SporTV, vai ao ar o “Grande Círculo”, recebendo o presidente do Santos, José Carlos Peres, como convidado. Apresentação de Milton Leite, com as participações de Bárbara Coelho, Cleber Machado, Maurício Noriega, Rodrigo Capelo, Xico Sá e Alex Sabino.

Pedra de tropeço

As interferências religiosas na dramaturgia da Record, entre autores, já fizeram três vítimas: Vivian de Oliveira, Gustavo Reiz e agora Emílio Boechat. Os dois últimos em “Gênesis”, que ainda nem estreou. Resta saber quem será o próximo. Essa mistura TV x Igreja, como se vê, é das mais indigestas.

Saudade

Em relação ao atual momento da Teledramaturgia da Record, com a tensão na ordem do dia, um funcionário do Complexo Casablanca resgatou um momento importante. Diz ele que “Os Dez Mandamentos” foi um grande sucesso, entre outros motivos, porque não havia interferência na rotina de trabalhos. Os tempos eram outros.   

Bola rolando

Sobre a questão da Série B, na Band, resta saber como ficará o jogo das segundas-feiras, com a igreja no meio do prime time. Com toda certeza a transmissão não será possível. Só os da tarde de sábado. De qualquer forma, será uma grande conquista.

Estreia do BBB20

A estreia do “Big Brother Brasil 20”, na terça, registrou 25 pontos de audiência e 45% de participação em São Paulo, um aumento de 7 pontos na comparação com a faixa das últimas quatro terças-feiras e 3 pontos a mais que a estreia do BBB 19. No Rio de Janeiro, 28 pontos e 46% de participação, um crescimento de 10 pontos na mesma comparação com a faixa e de 3 pontos quando em relação à estreia da última edição.

(O apresentador Tiago Leifert, do BBB/ Crédito Victor Pollak/TV Globo)

Bate – Rebate

·“Segunda volto com tudo!”. Aviso de Silvia Poppovic, que está afastada do “Aqui na Band” em função de uma cirurgia estética.

·No próximo sábado, completa 1 ano do rompimento da barragem de Brumadinho, que provocou a morte de mais de 250 pessoas...

·... Será celebrada uma missa campal em memória das vítimas, no centro da cidade...

·... E a TV Aparecida vai transmitir.

·Depois da correria no “Encontro” e “É de Casa”, Patrícia Poeta terá um período regulamentar de descanso...

·... Nesta sua folga na Globo, vai para Noronha.

·O apresentador e youtuber Matheus Mazzafera participará como comentarista fixo do Grammy Awards 2020, nas redes sociais da TNT.

·Na terça-feira teve a reunião geral na Rede TV!...

· ... Por tudo que foi falado e colocado o mundo vai virar do avesso nesses próximos tempos...

·... Globo, SBT, Record... que se cuidem...

·... A propósito: seria conveniente também, nem uma  pausa das elucubrações, dar uma olhadinha para os próprios interiores...

·... Há, por parte de algumas pessoas, inclusive diretores, um descontentamento visível e escancarado.

·Paolla Oliveira é a convidada de Tatá Werneck, hoje, na estreia da segunda temporada de “Lady Night” na Globo.

C´est fini

No dia de ontem, a taça da Copa do Nordeste, conhecida como "Orelhuda", e a mascote da competição, batizada de Zeca Brito, visitaram os estúdios do Fox Sports. No próximo sábado, o canal transmite com exclusividade a partida entre Sport e CSA, a partir de 18h, com narração de Téo José e comentários de Leandro Quesada e Carlos Simon. O pré-jogo, às 17h30, ficará a cargo de Abel Neto.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

22 de janeiro de 2020

Autores de Bom Sucesso são cobrados “insistentemente” por spin-off

A coluna foi atrás dos autores para saber o que eles pensam sobre a questão, se a ideia serial viável.

Comunidades de fãs da novela “Bom Sucesso”, grupos também conhecidos como fandoms, têm cobrado insistentemente Rosane Svartman e Paulo Halm por um derivado da trama – o popular spin-off. A coluna foi atrás dos autores para saber o que eles pensam sobre a questão, se a ideia serial viável.         

Rosane: “Uma telenovela precisa ter muitos personagens e núcleos/cenários para que a produção diária seja possível (mais frentes de gravação, atores diferentes etc). Acredito que uma série de “Bom Sucesso” deveria acompanhar menos núcleos e personagens, mas é possível, sim. Na telenovela “Totalmente Demais”, por exemplo, fizemos para a web um spin-off em 2016 do núcleo do Bairro de Fátima que chegou a ter milhões de visualizações”.

Paulo: “Muitos fandoms (comunidades de fãs de um produto em comum) nos pedem séries com seus casais preferidos. Principalmente, insistentemente até, aqueles que shippam o casal dos jovens Gabriela (Giovanna Coimbra) e Vicente (Gabriel Contente).

Uma série sobre as aventuras e desventuras de Gabicente talvez tivesse seu público. Um casal adolescente, que envolve a paixão pelo esporte (basquete) e com elementos que remetem ao clássico Romeu e Julieta (famílias adversárias, que se opõem ao relacionamento), de classes e origens diferentes, rico e pobre, de mundos diferentes (ele, morador de um bairro da elite, ela suburbana, ou da periferia).

Em suma, existem elementos necessários para gerar um produto derivado e autônomo, obviamente destinado à internet ou ao VOD(vídeo sob demanda). Não creio que haja grade na TV aberta para um produto como esse. Se a Globoplay se interessar, quem sabe?”. 

A Globo exibe nesta sexta-feira o último capítulo de “Bom Sucesso”, produção com mais audiência que suas 13 antecessoras.

(Rosane Svartman e Paulo Halm / Crédito Sergio Zalis / TV Globo)

TV Tudo

No rádio

Apresentadora do “Jornal da Cultura”, diariamente, às 21h, na TV Cultura, Karyn Bravo terá um programa sobre saúde na Cultura FM, diário, com uma hora de duração. Ainda sem nome, vai estrear logo depois do Carnaval.

Sem bola

Depois de outros, o carioca entre eles, a bola do campeonato paulista começa a rolar nesta quarta-feira, mas sem transmissão na TV aberta. A Globo entendeu que ainda não compensa fazer jogo nenhum e vai seguir com a sua programação normal.  Ou quase normal, valendo-se de um “Cinema Especial” depois da novela.

Primeira gravação

Está marcada para esta quinta-feira a primeira gravação do “Em Nome da Justiça”, novo programa do Luiz Bacci na Record. Estreia no dia 30. Serão 13 episódios. É apresentado como um reality documental.

Volta às aulas

As gravações da série “Segunda Chamada” foram retomadas no fim de semana, em São Paulo. No detalhe, a diretora artística Joana Jabace e os atores Paulo Gorgulho, o diretor Jaci, e Debora Bloch, a professora Lúcia, nos bastidores do primeiro dia de gravação.

E mais

Sobre a participação de Moacyr Franco em “Segunda Chamada”, que estreia em abril na Globo, confirma-se a informação que o seu personagem terá a doença de Alzheimer. E não de Parkinson. 

Jornalismo

A Record definiu Eduarda Miranda como apresentadora do seu telejornal nos Estados Unidos, “Américas no Ar”, que estreia dia 27, inicialmente com 15 minutos de duração. Miranda tem passagens por SBT, Rede TV!, TV Azteca, Mundo Fox, entre outras.

Em recuperação

Thiago Fragoso, um dos protagonistas de “Salve-se Quem Puder”, se acidentou segunda-feira e rompeu ligamento do pé. O ator deverá ficará 15 dias afastado dos trabalhos na Globo. Mas nada que possa comprometer o expediente da novela. “O roteiro de gravação do ator foi adaptado esta semana sem perdas para a trama", diz a emissora.

Boa frente

Aliás, “Salve-se Quem Puder” vai estrear dia 27, próxima segunda-feira, com mais de 20 capítulos gravados. Agora, na verdade, é até natural que a equipe diminua um pouco o ritmo de trabalho – para observar a resposta no ar.

Time

O elenco de “A Praça é Nossa” não sofrerá alterações nesta temporada, além daquelas já anunciadas, como as saídas de Oscar Pardini, Eliana Marques, Otávio Mendes e José Miziara. Dalila de Nóbrega, neta do apresentador, grávida de um menino, voltará ao programa depois da licença-maternidade.

Lentidão

Desde a metade do ano passado, a Band tem aprovado o projeto do novo “Jornal da Noite”. Só que até agora ainda não saiu do papel. E, do jeito que vai, não vai sair tão cedo.

No radar

Na Globo, Michelle Barros é a mais cotada para dividir com Chico Pinheiro a cobertura do Carnaval  em São Paulo, no lugar de Monalisa Perrone, hoje na CNN Brasil. A assessoria da emissora, consultada na última segunda-feira sobre essa mudança, ainda não se manifestou. 

Bate-Rebate

·Um dos gêmeos Flávio e Gustavo, que vivem nos Estados Unidos, negocia para participar do “Made in Japão”, reality da Sabrina na Record...

·...No programa, os famosos ficarão confinados em uma casa, com tecnologia japonesa. 

·Caroline Nogueira tem apresentado o “Jornal da Noite”, nas férias de Sandro Barboza.

·Faltando poucos dias para a retomada de gravações, o SBT ainda tem dúvidas em relação ao elenco da segunda temporada de “As Aventuras de Poliana”.

·O bom trabalho na série “Dupla Identidade”, estrelada por Bruno Gagliasso, levou a Globo a convidar o diretor Mauro Mendonça Filho para “Mal Secreto”, nova produção da Globoplay...

·...Trata-se de uma série de suspense, escrita por Bráulio Mantovani, ainda sem elenco definido...

·... Na trama, o personagem Ernesto Zucatti é o mais renomado psiquiatra forense do Brasil e tem grande habilidade em desvendar os mais sombrios mistérios, mecanismos e perversões da mente humana...

·...Porém, sua vida particular é um desastre.

· Produção do “Encontro” já sabe que, uma vez mais, perderá Fátima Bernardes para a cobertura do Carnaval do Rio.

· Os carros de reportagem da CNN Brasil já circulam por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. 

C’est fini

O site do Sexy Hot, maior canal adulto do País, fechou 2019 comemorando a conquista de 2,2 milhões de novos usuários. Além disso, o site contabilizou 4,2 milhões de visitas e 7,6 milhões totais de plays em vídeos, séries e cenas de produções nacionais e internacionais. Os dados revelam que 53% dos assinantes são jovens com menos de 35 anos, sendo 66% do sexo masculino e 34% do sexo feminino e que 78%  assistem aos vídeos pelo celular.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

21 de janeiro de 2020

O programa do Sikêra Jr. estreia segunda (27), às 18h, na RedeTV!

É muito provável que a direção da Rede TV! bata o martelo com a DAZN sobre a Copa Sul-Americana.

Sucesso do “BBB” é uma exceção na história dos formatos

Na Globo, na noite desta terça, tem a estreia do “BBB20”, com todos os seus participantes anunciados e como um produto consagrado, que mudou o calendário da televisão brasileira.

Se antes, para todas as emissoras, o ano começava em abril, após férias regulamentares e só depois do mercado comercial voltar às suas atividades, essa história mudou a partir de 29 de janeiro de 2002, quando foi ao ar a primeira edição brasileira.

Independentemente da preferência de cada um, do gostar ou não gostar, o “BBB” atende da melhor maneira possível o que toda televisão espera de qualquer programa, em se tratando de audiência, repercussão e faturamento.

Aliás, pela sua longevidade, aqui em seu 19º ano, como em tantos outros países, o “Big Brother” se coloca como exceção no mundo dos formatos, pelo cuidado e proteção que a Endemol tem pelo seu produto.

Algo nada comum neste universo, onde a maioria dos criadores de formato apenas se preocupa com as suas vendas, em negociar bem, mas pouco se importam com os resultados. Basta verificar os tantos que quebraram a cara no meio do caminho.

Novo desafio

Lá atrás, quando a “baianinha” Mariana Gonzalez chegou ao “Pânico na Band”, a ideia era que ela pudesse substituir Sabrina Sato. Apesar dos esforços da equipe, isso acabou não acontecendo. Agora, a jovem encara um novo desafio, como participante do “BBB20”, formato por onde Sabrina também já passou.

Reality de reforma

Os trabalhos do programa "Extreme Makeover Brasil - Casa dos Sonhos", com Otaviano Costa, estão a todo vapor em São Paulo. Nas gravações da semana passada, a equipe entregou duas residências. Estreia dia 10 de março, uma terça-feira, no GNT.

Vai que vai - 1

É sempre um caso raro, que não acontece todo dia, um ator aparecer como ele mesmo em vários capítulos de uma novela. Normalmente isso não passa de um ou dois. Porém, é o que está previsto para Betty Faria e Ary Fontoura em “Salve-se Quem Puder”, que estreia dia 27, faixa das 19h da Globo.

Vai que vai – 2

Em torno dessas participações, há uma armação interessante: Alexia, personagem da Deborah Secco, uma atriz em ascensão, escalada em uma nova novela da Globo com Betty e Ary, dada como morta, perde o papel. Petra (Bruna Guerin), a sua irmã invejosa, acaba herdando a personagem. Toda essa situação é que irá prolongar a permanência dos dois atores na novela.

Reunião geral

Com a volta de todos ao trabalho, inclusive do dono Amilcare Dallevo, a direção da Rede TV! tem uma reunião marcada para esta terça-feira. São muitos os assuntos pendurados.

Primeiro

A estreia do programa do Sikêra Jr., segunda-feira que vem, às 18h, aparece entre as principais questões da reunião de hoje na Rede TV!. Entre outras razões, por ser um programa transmitido de Manaus e consequentes mudanças de grade que irá provocar. Não há ainda uma definição sobre o futuro do “Tricotando” e “Papo de Bola”

Por outro lado

É muito provável que também nesta reunião de hoje, a direção da Rede TV! bata o martelo com a DAZN sobre a Copa Sul-Americana. Está tudo certo e discutido para a renovação do contrato.

Nova direção

Carlos Bianchini, executivo com anos de casa e passagens por várias empresas do Grupo Bandeirantes, assumiu ontem a Direção Geral da TV. Um cargo que até então não existia.

Ainda de lá

Na Band, estudos bem avançados indicam nova mudança na programação das manhãs. “Bora São Paulo”, em vez das 7h às 9h, deverá ser exibido das 6h às 8h. E, das 8h às 9h, “Bora Brasil”, nacional. As três horas com Joel Datena.

15 de janeiro de 2020

Muito mais que cenário, “Fala Brasil” precisa priorizar conteúdo

Natural a preocupação da Record em fazer as correções na cenografia do “Fala Brasil”.

 A última, como a colocação de berrantes verde e amarelo, não agradou ninguém, muito provavelmente nem mesmo os responsáveis pela sua aprovação. Fala-se também, como aqui foi colocado, em sumir com a bancada e deixar suas apresentadoras livres, andando pelo estúdio. Bom também. Porém mais que tudo, tanto o “Fala Brasil” como qualquer outro jornal ou programa, antes da plasticidade e todo aparato técnico, a preocupação primeira precisa ser com o conteúdo. A propósito disso, sábado, no “É de Casa”, da Globo, Maria Cândida apresentou uma matéria do Zoológico, bem feita, usando grafismo, uma linguagem moderna, direta e que irá predominar daqui para frente. Um trabalho que, naturalmente, prendeu a atenção de quem assistia. E tudo gravado por dois celulares, nada de Ikekami ou qualquer outra parafernália, com ou sem balanceamento, mas com uma qualidade incrível. Edição bem feita e com criatividade. Aliás, por aqui, o exagero do uso do celular já foi criticado, só que no caso, dentro da proposta do quadro, ele é perfeitamente válido. À jornalista Maria Cândida, para ficar ainda melhor, só precisa tirar o dedo da tomada. No mais, é um exemplo a ser seguido.

Roupa nova

O programa “Via Brasil”, da GloboNews, vai apresentar seus novos cenários neste domingo, a partir das 16h05. Acompanhando essa novidade, uma produção especial sobre a Amazônia, mostrando a arte da região, projetos sustentáveis, entre outros. O programa tem à frente a jornalista Renata Capucci.

Intervalo

A Band vem processando mudanças importantes no seu departamento comercial. Não se trata da entrada ou saída de ninguém, mas um ajuste de posições.

Tabelinha

Ratinho convidou Datena para apresentar um programa diário na sua rede de rádio, a partir de São Paulo. Assunto bem encaminhado. Devem definir nesses próximos dias.

Reality da Sabrina

Babi Muniz, Luiza Ambiel, Sérgio Hondjakoff e Richarlyson (ex-jogador do SPFC) estarão no reality show “Made in Japão”, atração do programa “Domingo Show”, com apresentação de Sabrina Sato. Eles se juntam a Dhomini e Silvana Oliveira, mãe de Ludmilla. Um outro nome, ex-“Pânico”, também está bem encaminhado para o elenco. O programa, segundo a Record, ainda não tem uma data de estreia definida.

Cenário

Dados disponibilizados pela Globo revelam que cerca de 75 milhões de telespectadores consumiram humor nas suas terças-feiras em 2019. Ou mais precisamente, durante o período de exibição da última temporada de “Tá no Ar”, entre janeiro e abril. É nesse cenário que a emissora estreia o “Fora de Hora”, dia 21, após o “BBB”.

Dramaturgia sim...

A coluna comentou segunda-feira sobre a interferência de Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo, na teledramaturgia da Record. Na verdade, isso não é de agora, mas incomoda profundamente profissionais do setor. Ela possui uma função executiva na área, é verdade, porém, segundo relatos, mexe em tudo. A equipe de “Amor Sem Igual” já sente os efeitos... A autora Vivian de Oliveira, vale lembrar, deixou a casa por causa disso.

...Jornalismo também

Após a publicação da nota, o pessoal do Jornalismo revelou que lá a vida não é muito diferente. Cardoso também dá as suas tantas “sugestões”, às vezes, relacionando os dois departamentos. Manda quem pode...

Casal 1

Adriana Esteves e Vladimir Brichta quase não se encontram em cena de “Amor de Mãe”, mas uma sequência que vai ao ar dia 17 permitirá maior interação entre seus personagens. Tudo em função do movimento organizado por Camila (Jessica Ellen) para evitar o fechamento da escola.

Casal 2

Thelma (Esteves) irá até o galpão de reciclagem de Davi (Brichta) para falar sobre o assunto. A intenção dela era conversar com Danilo (Chay Suede), mas o filho não se encontra no local, e ela acaba contando tudo que sabe para Davi.

09 de janeiro de 2020

A Rede TV! retoma no sábado as transmissões do Campeonato Italiano

Aa partir das 16h30, com narração de Silvio Luiz e comentários de Paulo Sérgio.

Nem Walcyr Carrasco ou Glória Perez. A Globo optou por continuar buscando entre os autores da casa, principais ou colaboradores, os que têm perfil adequado para desenvolverem novelas às 21h.

Cada um tem a sua característica e cada horário também.

Às vezes, um ótimo autor de uma determinada faixa não se encaixa em outra.

Cassiano Gabus Mendes, um dos maiores em todos os tempos, sempre preferiu colocar seus trabalhos às 19h. Era a praia dele.

Guardadas as preferências e ambições de cada um, é uma tarefa das mais complicadas diagnosticar quem serve para o que.

Pela ordem, dentro do estabelecido, Manuela Dias, hoje em cartaz, será substituída por Lícia Manzo e depois virá João Emanuel Carneiro.

Depois deles, a ideia é lançar um autor novo, que ainda está sendo preparado e cujo nome, por questões óbvias, só será revelado no momento oportuno.

E tudo isso que está sendo feito às 21h também se aplica a outros horários e séries.

TV Tudo

Um sai...

O diretor Ivan Zettel está deixando a Record depois de 14 anos, “de forma superamigável e com portas abertas”, informa. Lá, ele comandou “Cidadão Brasileiro”, “Luz do Sol”, “A Lei e o Crime”... O especial “O Figurante”, exibido em dezembro, foi seu último trabalho.   

... Outro volta

Tino Marcos está de volta ao seu trabalho na TV Globo, depois de uma licença não remunerada de seis meses. Como próximo desafio, uma série olímpica para o “Jornal Nacional”.

Bastidor

Internamente, a Band ainda não embalou o 2020, mas algumas decisões internas já estão tomadas. Por exemplo: José Emílio Ambrósio, além do Esporte, vai assumir a direção de Operações.

Bem que poderia...

Assim como a Globo, também caberia perfeitamente “uma só Record”. Até para evitar o desperdício. Nas andanças do presidente Bolsonaro, como ontem, por exemplo, são sempre duas canoplas. Por quê?

Procura-se

A qualquer momento a CNN Brasil vai bater o martelo e fechar uma nova contratação. Desta vez, um outro âncora para São Paulo. Aquele que ficará encarregado das madrugadas.

Ano rolando

A propósito da CNN Brasil, efetivamente, esta está sendo a sua primeira semana de trabalhos. E um trabalho de integração. As diversas equipes, montadas, estão reunidas em hotel de São Paulo e apresentadas umas às outras.

Entrevista

Laurentino Gomes, jornalista e escritor, é o convidado do “Mariana Godoy Entrevista”, nesta sexta, 23h, na Rede TV!. Autor dos best-sellers “1808”, “1822” e “1889”, Laurentino já trabalhou como repórter e editor de grandes jornais e revistas.

(Crédito Divulgação Rede TV!)

Volta da Renata

Renata Fan voltará ao comando do “Jogo Aberto”, na Band, dia 22, uma quarta-feira. Denílson também. Em férias, em Bali, ela foi questionada no Instagram: “Só explica uma coisa: como é que você tá viajando e trabalha das 12h30 até 13h00 horas durante a semana?”. É que ela deixou a última meia hora, a dos merchandisings, gravada.

Futebol

A Rede TV! retoma neste próximo sábado as transmissões do Campeonato Italiano, com Inter de Milão e Atalanta, a partir das 16h30. Narração de Silvio Luiz e comentários de Paulo Sérgio.

Jogo perigoso

Ainda no campo esportivo, com o futebol profissional parado, os programas esportivos não despertam o mesmo interesse de outros tempos. Mas também não fazem nada para despertar. O “Band Esporte Clube”, domingo, foi um festival de matérias requentadas. Tentativa clara de enganar o telespectador.

Digital

O BandSports começa 2020, ano de Olimpíada, com uma importante conquista: ultrapassou a marca de 100 mil inscritos no seu canal no YouTube. As mídias digitais vêm crescendo em ritmo acelerado desde que foi criado o setor digital dos canais pay TV da Band em julho passado. Em seis meses, o crescimento do BandSports foi de 273%.

Próxima das 7

Igor Cosso é Junior em “Salve-se Quem Puder”, substituta de “Bom Sucesso”, a partir do dia 27 na Globo. Ele será transformado no suporte emocional de sua família, quando a irmã Kyra (Vitória Strada) é dada como morta durante um furacão.

(Crédito: João Miguel Junior/TV Globo)

Bate – Rebate

•     Catia Fonseca só voltará com inéditos no “Melhor da Tarde” da Band em fevereiro.

•     A CNN Brasil continua no ataque: Daniela Flor, jornalista e profissional de estratégia de audiência, é mais um reforço...

•     ... Ela vem de passagens por Grupo Abril e Vortex Media. 

•     Na próxima segunda-feira, o “A Tarde é Sua”, da Sonia Abrão na Rede TV!, retoma edição ao vivo.

•     “Casa Paraíso”, trabalho de Leandro Hassum para o Multishow, retoma sua produção.

•     Sabe aquela do “vou ali, mas já volto”...

•     ... É bem o caso do ator Floriano Peixoto...

•     ... Após 13 anos de trabalhos seguidos na Record, ele gravou a série “Todas as Mulheres do Mundo”, na Globo ainda inédita...

•     ... Mas já acertou sua volta. Está no elenco de “Gênesis”.

•     No começo da próxima semana será definido o futuro dos programas “Tricotando” e “Papo de Bola” na Rede TV!...

•     ... Já há a decisão que não serão mais apresentados no começo de noite...

•     ... Daí, no caso dos dois, trabalha-se com a possibilidade de remanejamento na grade...

•     ... Não sendo possível, a partir da estreia do Sikêra Junior deixarão de ser apresentados.

C´est fini

Ano começou e nenhuma decisão até agora sobre a situação do Fox Sports. Parece que há o claro propósito de alguns em empurrar o caso com a barriga.

Os do quanto pior melhor, claro, querem tirar proveito da situação.

Uma indefinição angustiante para os diretamente envolvidos. 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


08 de janeiro de 2020

Com expectativa em Fagundes, autores de Bom Sucesso preparam cenas finais

A história da mulher batalhadora e apaixonada por livros, Paloma, que cruza o caminho do empresário e autoritário, Alberto, que tem pouco tempo de vida, vai chegando ao fim conquistando público e crítica.

Os autores Rosane Svartman e Paulo Halm entregam nesta semana os últimos capítulos de “Bom Sucesso”, produção das 19h da Globo liderada por Grazi Massafera e Antonio Fagundes e com foco, nem poderia ser diferente, no desfecho do personagem do ator.

A história da mulher batalhadora e apaixonada por livros, Paloma, que cruza o caminho do empresário e autoritário, Alberto, que tem pouco tempo de vida, vai chegando ao fim conquistando público e crítica.

Como receita, uma trama simples e bem cuidada, mais um Fagundes, visivelmente, apaixonado pelo trabalho como há muito tempo não se via.

Aliás, chama atenção como funcionou tão bem a parceria dele com Grazi nessa novela. Profissionais de estilos tão distintos. Fagundes, sempre muito simpático com todos, porém reservado, enquanto a colega, também muito querida no meio, um alguém que não sai dos holofotes – principalmente nos últimos meses, após o namoro com Caio Castro.

Outro acerto de “Bom Sucesso” foi a divisão do texto entre seus atores, destacando assim as participações de nomes como Fabiula Nascimento, Armando Babaioff, Giovanna Coimbra, Davi Junior, Lucio Mauro Filho, Ingrid Guimaraes, Romulo Estrela, entre outros.

A novela chegará ao fim no próximo dia 24 e, não seria exagero afirmar que o momento mais aguardado envolve  cena de despedida do personagem Alberto.

TV Tudo

Donos da bola

O ex-Globo Mauro Naves será uma das atrações do programa “Os Donos da Bola”, nesta quinta-feira, na Band, sob o comando de Fernando Fernandes. Neto continua em férias. 

Mandando ver

Otaviano Costa, em São Paulo, já está inteiramente nas gravações de “Extreme Makeover”, um reality de reforma de casas.E impressionado com o tamanho e cuidados da produção. Ontem foi o segundo dia de trabalhos, mas o canal GNT ainda não anuncia a data de estreia.

Tá dentro

A estreia do Leo Dias, no ar, na Rede TV! se dará durante o Carnaval. Terá uma presença muito importante na cobertura, prevalecendo sempre o projeto de priorizar os bastidores.

Por outro lado

Embora contratado desde dezembro, nesta próxima segunda-feira será efetivamente o primeiro dia de trabalho do Leo Dias dentro da Rede TV!, nessa sua volta à emissora. Fora, ele tem conversado e articulado com outros diretores. 

Trilha sonora

‘A Tal Canção Pra Lua’ (Vitor Kley e Samuel Rosa), ‘Cobarde’ (Ximena Sariñana), ‘Una Flor’ (Juanes) e ‘Thinking Of You’ (Simply Red) são algumas canções confirmadas na trilha sonora de “Salve-se Quem Puder”, a próxima novela das sete. O tema de abertura, como informado, deverá ser cantado por Ludmilla. Uma regravação. Segundo apurado, nada de funk. Pelo menos não na abertura. 

Baixa

Dan Ferreira se prepara para deixar a novela “Amor de Mãe”. Seu personagem, o policial Wesley, melhor amigo de Magno (Juliano Cazarré), será assassinado, em cenas que vão ao ar dia 21.

Teatro

Maurício Machado chega ao Teatro dos 4, no Rio, sexta-feira com o espetáculo “Festa, A Comédia”. Na produção, ele interpreta seis personagens, que foram escritos por Walcyr Carrasco, Alessandro Marson, Vincent Villari, Daniele Valente, Heloísa Périssé e Sill Esteves especialmente para ele.

Alterações na grade

Apesar de o Japão estar 12 horas à frente do horário de Brasília e os jogos da Olimpíada de Tóquio, portanto, se concentrarem na madrugada/manhã, também haverá alterações na grade da Globo na faixa da tarde. Programas especiais entrarão em exibição nesse período e vão mexer com o “Se Joga” e “Sessão da Tarde”.             

Está fora

A exemplo do que aconteceu em 2019 e chamou atenção do público, o radialista e apresentador Betinho também não participará da cobertura do Band Folia – 2020. Vale lembrar que ele atuou em dezenas de transmissões, porém, no ano passado, não apareceu no evento por decisão da emissora e vai continuar fora.

Titular

A cantora Ju Moraes, nova contratada, será a apresentadora oficial do Band Folia em Salvador. Ela dividirá os trabalhos com elenco local durante as transmissões. 

Grade

Conforme anunciado pela Band, estas serão as principais apostas do primeiro semestre: “MasterChef”, “Pesadelo na Cozinha”, “O Aprendiz”, Novos filmes, “Orange Is the New Black”, “Dr. House” e “Law & Order”. Como se observa, os novos programas de Paola Carosella – “Lado C” –, Henrique Fogaça – “Mistérios do Pantanal” – e Ana Paula Padrão (formato a definir) ainda não aparecem no radar.  

---

(Crédito Divulgação) 

Novas participações

“Malhação: Toda Forma de Amar” ganha novos personagens. É o caso de Andressa, vivida por Monique Bourscheid, que mexe com os meninos do colégio Otto Lara Resende. Ela usará seu charme para conquistar eleitores para a chapa no grêmio estudantil que compõe. Por sua vez, Daniel (Hugo Moura) irá reencontrar seus pais, com quem tem uma conturbada relação. Marta Paret vai viver Mareliz, mãe do rapaz, e Gláucio Gomes, Juarez, o pai e surgem no fim do mês.


Bate-Rebate

·       Jairo Nascimento, repórter, deixou a RICTV Paraná, afiliada da Record, e assinou com a CNN Brasil para a base do Rio de Janeiro...

·       ...Juliana Faddul, produtora executiva, disse adeus ao “Bom Dia SP”(Globo) e...fechou com a CNN...

·       ...Daniel Motta, jornalista, que ajudou a Record a conquistar o prêmio Rei da Espanha, se desligou da emissora na segunda-feira e também foi para a CNN.

·       O Canal OFF estreia na quarta-feira, dia 22, às 22h, o programa “Verão de Boa”. A bordo de uma Kombi, um  fotógrafo e cozinheiro vegano Osvaldo e a atriz Diana,  partem em busca de um verão fora do óbvio...

·       Durante cinco episódios o casal pega a estrada rumo às capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Curitiba, atrás de lugares, personagens e histórias inspiradoras de quem leva uma vida mais tranquila.

·       O Fox Sports transmite hoje, a partir das 21h, com exclusividade a semifinal da Copa Super 8 (NBB) entre Flamengo e Pinheiros, jogo que define o último finalista da competição...

·       ...O vencedor, que será conhecido no sábado, garante vaga na Liga das Américas.

·       Aline Borges vai interpretar a doutora Selma, em “Éramos Seis”...

·       Trata-se de um psiquiatra descoberta por Adelaide (Joana de Verona) que irá ajudar Justina (Julia Stockler)...

·       A profissional usa métodos da psicanálise pioneiramente no Brasil em seu tratamento, além de usar a arte para ajudar seus pacientes. Ela fica na novela até o fim.

C’est fini

O reality esportivo “Minha Vida, Um Sonho”, que Glenda  Kozlowski estreia entre maio e junho no SBT, será realizado em duas etapas. Na sexta-feira, acontecerão as gravações dos jogos e, no domingo, a parte ao vivo, com a participação da apresentadora, técnicos, ex-craques e público. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau.


07 de janeiro de 2020

Xuxa ganha o direto de usar a marca “Xou da Xuxa”, que era da Globo

Desde 2018, ela tem feito shows com revivais dos seus maiores sucessos utilizando a marca "Xuxa Xou".

Depois de uma batalha que se arrasta há tempos, a Xuxa Produções, de propriedade da Xuxa, conseguiu o registro da marca do programa “Xou da Xuxa”, que a consagrou na televisão.

Desde 2018, ela tem feito shows com revivais dos seus maiores sucessos utilizando a marca "Xuxa Xou", já que o nome "Xou da Xuxa", até então, pertencia à TV Globo.

No ano passado, o domínio da Globo se expirou e a pessoa física Jonas Lopes de Souza, além da empresa GR8 Produções e Eventos, sem sucesso, apresentaram-se interessadas em realizar este registro.

Ambas acabaram perdendo a disputa por não terem permissão para utilizar a marca "Xuxa", que já é de propriedade da artista desde o início dos anos 1980.

TV Tudo

Especulação

Em se tratando de Aguinaldo Silva, um nome que tem mercado, são naturais as especulações em torno do seu futuro, após a saída da Globo em 1º de março. Record, claro, sempre foi uma piada, que alguns levaram à sério. Nunca daria liga.

Porém...

Já de alguns anos, os vínculos do Aguinaldo com Portugal são muito fortes, onde tem casa e passa maior parte do ano. Diante disso, não será nenhuma surpresa se o seu próximo passo, em se tratando de novelas, acontecer na televisão de lá.

Mais que isso

Em Lisboa, já há quem aposte em Aguinaldo Silva como autor da novela que substituirá “Na Corda Bamba”, de Rui Vilhena, na metade do ano, na TV I. Marcos Schechtman também é falado como provável diretor.

Encontro

A Record realizou ontem, no Rio, uma reunião com o grupo de “Gênesis”, sua próxima bíblica, já em gravação, promovendo assim uma interação entre os atores de suas diferentes fases. A proposta é de “cinco novelas em uma”, passando por Adão e Eva, Caim e Abel, Dilúvio, Abraão e Sodoma e Gomorra, até chegar ao período de escravidão do povo no Egito. Novela com todo jeitão de série.

A definir

O Allianz Parque, em São Paulo, em 8 de agosto, será o palco de enceramento da turnê “Amigos”, com Chitãozinho e Xororó, Leonardo e Zezé Di Camargo e Luciano. Quanto ao programa na Globo, apesar da boa audiência, ainda não existe certeza de uma próxima edição. 

Vai mexer

A Band está para anunciar mudanças na sua grade. A ideia é antecipar a entrada de toda a programação jornalística, a partir do “Café com Jornal”, às quatro da manhã. Não esquecendo que existe o projeto de estrear outro, às 3h.

Outra possibilidade

Uma reprise dos melhores momentos do “Aqui na Band” aos sábados é uma possibilidade que não deve ser descartada na Band. Existe esse comentário nos bastidores, mas, oficialmente, o assunto ainda não chegou à equipe. O programa volta, ao vivo, com toda equipe no próximo dia 20.

Teatro

Um dos principais nomes de “A Praça é Nossa”, no SBT, Saulo Laranjeira apresenta o espetáculo “A Arte do Humor de Saulo Laranjeira”, na 45ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança de Minas Gerais, com a participação de Suzana Alves. De 18 a 20 de janeiro, e de 1° a 3 de fevereiro no Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube. Haverá ainda uma apresentação no Grande Teatro Sesc Palladium,  em 16 de fevereiro.

Nova série

Nesta terça, 20h55, o canal Futura estreia “Retratos Urbanos”, uma série com personagens que, dia após dia, cuidam dos grandes símbolos e marcos de São Paulo. Trabalho que mostra o cotidiano de quem constrói, opera e vive a cidade.

Reedição da Copa

O Fox Sports vai transmitir nesta quinta-feira, a partir das 21h30, o jogo festivo entre as seleções brasileira e italiana de másters para reeditar a final da Copa do Mundo de 1994. A partida será realizada no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

Escalação das equipes

A CBF confirmou a escalação de alguns dos principais campeões mundiais: Taffarel, Gilmar Rinaldi, Cafu, Jorginho, Márcio Santos, Aldair, Ricardo Rocha, Ronaldão, Branco, Mauro Silva, Dunga, Mazinho, Bebeto, Zinho, Paulo Sérgio e Viola. Técnico: Parreira. Da Itália, são esperados Baresi, Albertini, Zola, Apolloni, Benarrivo, Berti, Costacurta, Casiraghi, Evani, Mussi, Massaro, entre outros.

Ibope

O “The Voice Kids”, que estreou quinta temporada domingo, foi um dos destaques de audiência da Globo em São Paulo. O reality registrou 14 pontos, um aumento de 40% (quatro pontos a mais) sobre a média da faixa nos quatro domingos anteriores. No Rio, 19 pontos, um crescimento de cinco pontos.

(Cláudia Leitte / Crédito João Cotta/ TV  Globo)

Bate – Rebate

·       Walther Negrão está em Madrid, convidado por uma Universidade, discutindo a proposta de um curso de roteiro...

·       ... Basicamente é o mesmo projeto, atualizado naturalmente, que ele ia dar em Cuba, na ocasião convidado por Gabriel Garcia Márquez, já falecido...

·       ... E não realizado, porque acabou coincidindo com o início de uma doença de sua mulher, Orphila, companheira por 56 anos.

·       Band tem planos para, ainda neste primeiro semestre, colocar no ar um segundo programa de Ana Paula Padrão...

·       ... Algo que será melhor conversado a partir de agora.

·       SBT confirma a estreia de “Betty em Nova York” no próximo dia 27...

·       ... E o “Junior Bake Off” em 8 de fevereiro.

·       A nova temporada do “Música Boa Ao Vivo”, com Ivete Sangalo, será apresentada a partir de 24 de março.

·       CNN Brasil continua reforçando seu time de bastidor e desfalcando a concorrência...

·       ...O novo canal de notícias contratou, para coordenadora de conteúdo, a jornalista Elis Franco, que estava há 4 anos na GloboNews. 

C´est fini

A ausência de eventos mexe mesmo com os canais esportivos nesse período.  O SporTV, por exemplo, apresentava no fim de semana os “Gols do Fantástico”, em cima do Brasileirão de 2019 e, pra variar, com toda luz no Flamengo. 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


03 de janeiro de 2020

Na mais completa forma, novelas ainda prometem muitos anos de vida

Em entrevista a Karina Matias, do F5, em outubro passado, Tony Ramos disse não acreditar que as novelas possam estar com seus dias contados.

Ao contrário. Do alto da sua experiência de ter atravessado todo esse tempo à frente de muitas delas, assegurou que hoje nada se dá de maneira diferente do que sempre aconteceu. Ou desde o momento que Tupi, Record ou Excelsior lá atrás, ensaiaram os seus primeiros passos na dramaturgia.

Inicialmente com teleteatros, depois na forma de poucos capítulos, até chegar ao modelo atual, que aí está já há várias décadas.

Desde 1960, como afirmou o Tony, sempre existiram os que preconizassem o seu fim.

Só que os números continuam provando e não indicando nenhuma mudança, pelo menos para daqui 10 ou 20 anos. Além dos sucessos em audiência que as produções atuais continuam conseguindo, as reprises das antigas passaram a chamar ainda mais atenção do telespectador.

Os sucessos de “Por Amor”, antes, e “Avenida Brasil”, agora, no “Vale a Pena Ver de Novo”, atestam este interesse.

E olha só

O que vale e o telespectador sempre irá aceitar em uma novela, como disse o Tony Ramos na mesma matéria, é uma boa história. E, ao que parece, do jeito que os autores estão trabalhando, ainda existem muitas para serem contadas.

Resultado das novelas

Até para efeito de análise sobre o que as novelas representam, basta buscar as audiências que alcançam na Globo, SBT e Record.Com certeza estão entre as maiores de cada uma dessas emissoras.

Vale destacar

No dia 18 de setembro de 1950 foi inaugurada a TV Tupi de São Paulo. Neste 2020, serão 70 anos de vida.

Cinquentona

Para comemorar os seus 50 anos no ar, dia 25, a TV Gazeta está programando a exibição de uma série de especiais a partir deste próximo domingo.

O primeiro deles será “Gazeta Esporte 50 Anos”, reunindo imagens e entrevistas com Galvão Bueno(foto), Mariana Godoy, Cleber Machado, Reinaldo Gottino e Mauro Beting, personalidades que fizeram parte da sua história.

Dá um tempo

Assim como no campo da TV, no futebol tudo para de acontecer nos últimos dias de dezembro. Uma alça geral. Difícil aparecer uma novidade. Daí o SporTV ainda continuar massificando o Flamengo em quase todos os seus programas. É bom avisar que o ano virou.

Ao vivo

O canal Multishow fechou contrato com os organizadores da Florida Cup Fan Fest para transmitir o show de Ivete Sangalo.

Dia 19, direto da Universal, em Orlando.

C´est fini

Setenta e duas crianças, entre 9 e 14 anos, foram classificadas para participar da primeira fase do “The Voice Kids”, neste domingo, 12h45, na Globo.

O programa segue com apresentação André Marques e participação de Thalita Rebouças, mantendo também os mesmos jurados, Carlinhos Brown, Claudia Leitte e Simone e Simaria.

20 de dezembro de 2019

TV Cultura, aos poucos, está voltando ao que já foi

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

TV Cultura, aos poucos, está voltando ao que já foi

Entre as iniciativas tomadas pela nova direção da TV Cultura, liderada por José Roberto Maluf, o Roda Viva” voltou a se colocar como um dos principais programas de entrevistas.

Evidente que a chegada da jornalista Daniela Lima, em sua rápida passagem e agora contratada pela CNN Brasil, foi das mais importantes. Sem dúvida. Mas também porque, ao mesmo tempo, a sua produção passou a chamar pessoas e colocar assuntos que interessam ao telespectador. Simples assim.

Televisão é isso. E não um clubinho fechado, com acesso restrito, como foi na sua fase anterior.

A necessidade de atender ao interesse do público deve existir o tempo todo, mesmo sem ter preocupação com a audiência, mas em trabalhos de boa qualidade.

Aliás, no passado, com limitações que nunca foram diferentes, essa atenção em fazer a diferença aconteceu através de algumas iniciativas pioneiras. Por exemplo: no esporte, a Cultura foi a primeira a transmitir jogos da Copa Davis, quando Edson Mandarino e Thomas Kock eram os nossos grandes campeões no tênis.

Ou através de projetos que sempre saíram da casinha, casos do “Repórter Eco”, toda a premiada linha infantil, “Panorama”, “Quem Sabe, Sabe”, “Provocações”, entre tantos que fizeram história.

É bom verificar que a Cultura, aos poucos, está voltando ao que já foi.

TV Tudo

Silêncio em cima

A Record está na dela, ainda não anunciando nada, mas entre todas as providências tomadas em relação ao programa da Sabrina Sato, também existe a busca de um novo título.

“Domingo Show”, certeza, não vai continuar. Ainda sem esta definição, Sabrina já está gravando as primeiras chamadas.

(Crédito: Antonio Chahestian/RecordTV)

Dobradinha

Eduardo Sterblitch, além dessa sua estreia nas novelas como o farmacêutico Zeca em “Éramos Seis”, também estará no elenco do novo programa de humor da Globo, “Fora de Hora”, com direção de Marcius Melhem.

A apresentação será de Renata Gaspar e Paulo Vieira.

Número certo

Fábio Porchat, Francisco Bosco, João Vicente de Castro e Emícida já gravaram os sete episódios do “Papo de Segunda Verão”.

Exibição em janeiro e fevereiro no GNT.

Nada consta

Não há nada que indique qualquer alteração na ordem ou quantidade de programas da TV Globo realizados em São Paulo.

Por enquanto, no entretenimento, a ideia é seguir com os mesmos: “Altas Horas”, “Domingão”, “Conversa com Bial” e o “Só Toca Top”, se a sua nova temporada vier a ser confirmada.

Mais um

Conhecido no teatro de São Paulo, Maciel Silva também entra em “Salve-se Quem Puder”, próxima das 19h, na Globo. Será a sua estreia em novelas.

Na quarta-feira, no seu primeiro dia de trabalho, ele dividiu cenas importantes com as protagonistas Deborah Secco e Juliana Paiva, gravadas na cidade cenográfica.

Vai indo

A Record está acelerando bem os trabalhos de “Gênesis”, a sua próxima bíblica e uma novela que virá recheada de efeitos especiais. Já tem uma equipe montada, só cuidando disso.

Estreia programada para abril, mas ainda sem data fixada.

A propósito

Sobre a informação que a Record teria montado uma “escolinha”, para tentar transformar pastores da Igreja Universal em autores de novela, a emissora nega.

Existe, sim, a preparação de algumas pessoas, mas “para assessorar os trabalhos religiosos”.

Segunda assegurada

Porque a primeira foi muito bem, a Netflix já tem confirmada a segunda temporada da série “Irmandade”, estrelada por Seu Jorge, Naruna Costa, Hermila Guedes e Lee Taylor.

Produção em curso e início de gravações previsto para o comecinho do ano.

Tá difícil

“Espiã Brigitte” é o primeiro produto de ficção que a Endemol Shine pretende desenvolver no Brasil, em parceria com a Ocean Filme.

Para a sua produção já existem negociações com Espanha e França, além de um interessado no Brasil. Mas ainda não foi possível iniciar seus trabalhos.

Providências

SBT e Dony De Nuccio ainda não falam do acordo que já fecharam para a realização e exibição de um reality show na área financeira.

Mas a Prime Talk, produtora dele, com a contratação de pessoal, está dando início aos trabalhos.

Fox na espera

Há um clima de euforia no Fox Sports, após o sorteio da “Libertadores da América” do ano que vem.

Vindo o Corinthians a se classificar para a fase de grupos, o que tudo indica acabará acontecendo, será do FS a transmissão do jogo contra o Palmeiras, outro brasileiro e rival histórico, no dia 10 de março, uma terça-feira. Exclusiva.

Vai assim

Em se tratando do jornal “Primeiro Impacto”, embora exista dentro do próprio SBT enorme rejeição a ele, à forma como é feito e o tempo que ocupa na grade, também não existem planos de se alterar o atual modelo.

Será exatamente o mesmo em 2020.

Em contrapartida

Já para o começo do ano que vem, a direção da Band deve agilizar estudos para o lançamento do seu novo jornal na faixa das 3h da manhã.

Há um enorme entusiasmo em torno desta inciiativa.

17 de dezembro de 2019

“Segunda Chamada” terá sua nova temporada antecipada na Globo.

Em vez de ser exibida no segundo semestre, como foi agora, a próxima irá ao ar em abril.

Erros nas legendas dos filmes e séries continuam tão graves como antes

Nem uma, nem duas... Várias vezes aqui e em outros tantos lugares o problema nas legendas dos filmes, séries e derivados, que mesmo observando ligeira melhora ao que já foi, continua distante de chegar ao ideal.

Faça você mesmo a experiência. Tente, ao mesmo tempo, acompanhar o som original ou a tradução colocada na legenda.

São enormes, várias vezes incompreensíveis, as diferenças entre o que é falado e o escrito.

“La Casa de Papel”, por ser um enorme sucesso, pode servir como exemplo. Em determinados momentos, as alterações ao original ultrapassam todos os limites do tolerável.

Ou esse trabalho é feito de qualquer jeito ou quem o executa também se dá ao direito de trocar as expressões que bem entende e evitar outras, como palavrões com os quais não concorda.

E ressalve-se aqui, sem que uma coisa nada tenha a ver com a outra, a qualidade da dublagem aqui no Brasil. É sempre justo repetir, uma das melhores do mundo.

TV Tudo

Variar o cardápio

Nas TVs religiosas, em todos os casos, percebe-se, que a programação jornalística sempre deixa muito a desejar. Não há nenhuma atenção com o dever de bem informar. Ao contrário, é pregação o tempo todo.

Já tem um pouco

A Igreja Universal, já de algum tempo, tem aumentado o número de inserções de 30 segundos nos intervalos da programação da Record. Mas ainda sem diminuir o espaço das quase cinco horas nas madrugadas.

E ainda assim

Mesmo com tudo isso, inserções e programas nas madrugadas, a IURD ainda tem entradas de pastores em programas como “Balanço Geral” e “Cidade Alerta”. Interrupções que, na grande maioria dos casos, chegam a ser até bem antipáticas. E isso fora Gazeta, Rede TV!, CNT, 21 e companhia bela.

Mais cedo

Considerado um dos trabalhos mais corretos deste 2019, “Segunda Chamada” terá a exibição da sua nova temporada antecipada na Globo. Em vez do segundo semestre, como foi agora, a próxima irá ao ar em abril.

Ao vivo

O “Oscar”, neste próximo ano um pouco mais cedo, 9 de fevereiro, terá transmissão completa da Globo pela internet. Na TV, como sempre, só depois das 23h, no encerramento do “Fantástico”.

Acelerado

Carlinhos Brown, Claudia Leitte e a dupla Simone e Simaria seguem como técnicos do “The Voice Kids”, já em gravações e com estreia em 5 de janeiro, na Globo. Cada time terá 24 candidatos ao final da primeira fase. Participantes com idade entre 9 e 14 anos. Apresentação de André Marques.

(Crédito: João Cotta/TV Globo)

Resistência

O “Conversa com Bial” não teve em 2019 um ano dos mais auspiciosos. É um programa que, mesmo recebendo convidados muitos bons, ainda não tem merecida repercussão. O Jô, que também lutava contra a questão do horário, sempre causava um pouquinho mais. 

Ainda não

Voltar com as transmissões da série B do campeonato brasileiro é uma das pretensões da Band para este próximo ano. O assunto já chegou a ser discutido, a possibilidade existe, mas nada foi fechado até agora. Aliás, existe até um certo medo em se falar no assunto.

Novo caminho

Para este próximo ano, entre as suas prioridades, a dramaturgia da Globo irá iniciar a realização de séries documentais, valendo-se de parcerias com várias produtoras. Já existem alguns projetos aprovados e outros em desenvolvimento para exibição no Globoplay.

Por exemplo

O último show do projeto “Tardezinha”, do cantor Thiaguinho, realizado domingo, no Maracanã, foi a ocasião escolhida para dar o start nesta nova série de trabalhos.  Parceria com a Som Livre, em quatro episódios.

Bate – Rebate

·       “Fim”, livro de Fernanda Torres, será transformado em série na Globo...

·       ... Os trabalhos de produção devem ter início ainda em janeiro.

·       A sinopse e o primeiro bloco de capítulos de “A Morte Pode Esperar”, do autor Mauro Wilson, foram aprovados pela dramaturgia da Globo...

·       ... Trabalho já incluído na fila das 19 horas. Vai substituir “Salve-se Quem Puder”...

·       ... Mas com a certeza, desde já, que o título será outro...

·       ... Mateus Solano é um dos nomes cotados para este elenco.

·       O autor Gustavo Reiz, depois de muito tempo de Record e agora na Globo, só deverá apresentar o seu primeiro trabalho em 2021...

·       ... Na frente dele, na fila das 19h, além do Daniel Ortiz que agora vai estrear “Salve-se Quem Puder”, ainda estão as novelas da Mauro Wilson e Claudia Souto.

·       Aos 45 do segundo tempo, Flávia Monteiro também entrou para o elenco de “Gênesis”, na Record.

C´est fini

Já há algum tempo no ar, a vinheta de Natal do SBT, que celebra a inclusão, é uma das mais elogiadas. E digna deste reconhecimento.

Historicamente, a sua Criação Visual sempre contou com um pessoal da maior competência.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


13 de dezembro de 2019

Edu Guedes e Você” mostra a viagem da repórter Fabiana Teixeira a Seul.

Além de visitar o Gwangjang Market - um de seus principais mercados, ela detalha curiosidades da culinária local.

“A Praça é Nossa” ainda é de muita alegria, mas tem um probleminha

“A Praça é Nossa” é um dos maiores sucessos do SBT, não por acaso os seus 32 anos de exibição e não raramente também a audiência regularmente alcançada.

Humor simplório, ao luxo de até extrapolar um pouquinho por causa do seu horário de exibição.

Um programa que nasceu como “Praça da Alegria”, na TV Paulista, em 1957. E tudo a partir do que o seu criador, Manuel de Nóbrega, viu de uma janela do hotel em uma viagem a Buenos Aires. As pessoas, na praça em frente, se dirigiam e conversavam com um homem simpático, que ali ia todos os dias ler o seu jornal.

Impossível, entre TV Paulista, TV Rio, Record, Globo, Band rapidinho e SBT, chegar ao número de artistas que passaram pela mesma praça e mesmo banco.

Só no SBT, em novembro passado, foi registrada a marca de 1.600 programas.

E se o Carlos Alberto e sua equipe permitem, apenas uma observação ao que agora é feito. Se tanto ele quanto seu convidado e o auditório reagem ao que é falado e é engraçado, por que os figurantes não? É um quadro que nunca combina. Parecem sempre fora de órbita.

Mas só isso. No mais, que venham outros 1.600.

TV Tudo

Meio lá

O “Domingo Show”, da Sabrina Sato, terá boa parte gravada nos estúdios da GGP, do Gugu Liberato. Principalmente os formatos. Todas as instalações já foram colocadas à disposição da Floresta, produtora responsável.

Por outro lado

A série do Maurício Manfrini, “O Dono do Lar”, exibida no Multishow e que até aqui era gravada na GGP, agora passa a ser feita no Rio. Uma mudança determinada especialmente pela questão do custo. É onde mora a maioria do elenco.

Seul

Na Rede TV!, o programa “Edu Guedes e Você” mostra nesta sexta-feira a viagem da repórter Fabiana Teixeira a Seul. Além de visitar o Gwangjang Market - um de seus principais mercados, ela detalha curiosidades da culinária local. Conferiu ainda um evento de K-Pop, gênero musical sul-coreano que tem conquistado cada vez mais fãs por todo o mundo.

Fechando a roda

A CNN Brasil praticamente encerrou seu ciclo de contratações. A chance de ser anunciado outro grande nome até a inauguração do canal, prevista para março, é próxima de zero.

Preocupação de agora

A contratação da equipe assim como as escolhas e reformas das sedes em São Paulo, Rio e Brasília, são etapas que a direção da CNN Brasil já entende como encerradas. A preocupação agora é ajustar as linhas de trabalho que serão desenvolvidas.

Quase no ponto

Rachel Sheherazade, depois de duas cirurgias nos pés, no intervalo de 15 dias, segue em recuperação, mas ainda com algumas restrições. Não pode, por enquanto, dirigir e nem usar salto alto. Há a expectativa de ser liberada depois do Natal.

Férias da companhia

As gravações de “As Aventuras de Poliana”, no SBT, serão interrompidas no próximo dia 21 e retomadas em 20 de janeiro. Para muitos do seu elenco, no entanto, não existirá essa volta. Por exemplo: Larissa Manuela e Letícia Tomazella.

Por outro lado

Toda a equipe de autores que trabalha sob a supervisão de Iris Abravanel também entrará em recesso nesses próximos dias. O que se sabe é que, em relação à segunda fase, houve o cuidado de se adiantar os trabalhos.

Nada a ver

Têm circulado notícias, até com certa insistência, colocando Sandra Annenberg fora da Globo. Que insatisfeita, ela estaria de saída. Nenhuma verdade. Consultada, a jornalista informou que “não fui procurada por nenhuma emissora ou canal de notícias”. 

Reencontro

Apresentado pela primeira vez por Mariana Weickert e Marcos Mion, o especial “Retrospectiva dos Famosos”, na Record, será exibido no próximo dia 25. “Foi interessante a experiência, porque este programa é um contraponto ao que faço no dia a dia”, diz Mariana, que desde agosto pode ser vista em reportagens do “Domingo Espetacular”. Os dois, Mariana e Mion, trabalharam juntos na antiga MTV.

Bate – Rebate

·       Letícia Spiller também já aparece no radar da Globo...

·       ... Afastada desde “O Sétimo Guardião”, é disputada por autores de duas próximas novelas.

·       “A Fazenda”, que ontem terminou, deixou bem a desejar...

·       ... De acordo com levantamento apresentado por Maurício Stycer no podcast do “Uol Vê TV”, foi a de menor audiência até agora...

·       ... E, segundo Chico Barney, a pior de todas...

·       ... No Twitter, no entanto, entre os realities shows, ficou em segundo lugar na classificação do ano...

·       ... Só perdeu para o “BBB”, mas ganhou do “MasterChef”, “De Férias com o Ex” e outros tantos.

·       A TV Cultura, nesta sexta, vai inaugurar o Núcleo de Acessibilidade, que vai levar o nome de “FLICTS”, em homenagem ao Ziraldo...

·       ... O livro homônimo, de autoria dele, acaba de completar 50 anos.

·       O “Fox Premium” estreia nesta sexta, às 22h30, a quarta temporada de “Me Chama de Bruna”...

·       ... Serão 8 episódios, com Maria Bopp como protagonista.

·       Carlos Cavalcante, repórter, conhecido desde do “Aqui Agora”, será homenageado na Câmera de Vereadores de São Paulo.

·       ... Em Sessão Solene irá receber a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo.

C´est fini

Como sempre acontece no dia do seu aniversário, Silvio Santos solicitou que não fossem marcadas gravações do seu programa. Passou o dia inteiro em casa.

Ficou de gravar hoje, sexta. Também mandou reservar estúdio para sábado e domingo.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


12 de dezembro de 2019

Sem Ricardo de Barros, a Rede TV! ficou sem direção no departamento artístico

Por enquanto, como sempre aconteceu, Kaka Marques é quem está cuidando do expediente e desempenhando as funções.

Por causa da CNN, Painel WW de Waack se tornará “estritamente pessoal”   

O fato de William Waack ter fechado contrato com a CNN Brasil para ser um de seus principais nomes, por tabela, também impôs uma série de normas pela obrigação de trabalhar para várias plataformas.

Agora, tudo tem que passar pelo canal de notícias, “o que é natural e compreensível”, explica Waack. Isso atinge diretamente o canal no YouTube conhecido por "Painel WW", sua grande aposta, depois de deixar o Grupo Globo.

Segundo a Comunicação da CNN, o espaço não será encerrado. Porém, haverá medidas para se evitar conflitos de interesse.

“O ‘Painel WW’ continuará, mas com um caráter estritamente pessoal, isto é, com uma "pegada" quase acadêmica de discussão de livros, aviação nos seus aspectos mais técnicos, por exemplo”, explica a assessoria.

Sobre o que o William fará nas mídias digitais da CNN Brasil, além da apresentação de um telejornal, o canal anunciará em breve.

Há poucos dias, no YouTube, Waack colocou uma mensagem de agradecimento, falando inclusive da indicação da APCA, e seu público entendeu como uma espécie de despedida. E foi mesmo mais ou menos isso.

TV Tudo

Vem aí

Ainda não existe uma data estabelecida, mas possivelmente até o final de janeiro o SBT deve iniciar a exibição de “Betty em Nova York”. Comprada já há algum tempo, agora já houve a decisão de colocar no ar.

A novela

“Betty em Nova York” ou simplesmente “Betty em NY” é o grande sucesso da Telemundo, rede americana em língua espanhola. A atriz Elyfer Torres faz a protagonista.

Despedida

Luciana Gimenez deu literalmente a nota na festa de encerramento do “Superpop” e “Luciana By Night”, no Fuji, um restaurante japonês com karaokê, do bairro da Liberdade, na terça-feira. Ficou do começo ao fim da confraternização e foi escolhida a cantora da noite.

A propósito

As produções do “Superpop” e “By Night” encerraram completamente os trabalhos deste ano e já iniciam período de férias.

Toque de reunir só em 16 de janeiro.

Mais um

Úrsula Corona, ex-TV Globo, iniciou sua participação em “Na Corda Bamba”, novela do Rui Falcão para a TV I.

Letícia é o papel dela, neste seu quarto trabalho para a televisão portuguesa. Gravações entre Lisboa e Ilha da Madeira.

Time escalado

O “Domingão do Faustão”, em março que vem, vai iniciar uma nova edição do “Show dos Famosos”.

As participações de Alexandre Pires, Diogo Vilela, Paulo Miklos, Bárbara Fialho e Cleo Pires já estão acertadas.

Nova etapa

Começa nesta quinta-feira a fase “Na Balança” do reality “Mestre do Sabor” na Globo.

A missão dos oito competidores, os que ainda estão na disputa, é reconquistar os mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão para garantir lugar na semifinal. Esta etapa prevê duas rodadas de provas individuais.

(Crédito Raquel Cunha / TV Globo)

Trabalho olímpico

O BandSports também acompanhou a entrega do prêmio Brasil Olímpico, terça-feira, no Rio, que teve Arthur Nory e Bia Ferreira como grandes vencedores.

Em uma sala alugada, foram gravadas chamadas, vinhetas e entrevistas com atletas que irão aos Jogos no Japão.

Cinemão

O começo de ano da Globo também estará reservado para exibição de filmes, até pelo fato de ter sob o seu guarda-chuva as maiores distribuidoras.

Entre os programados, a partir do dia 1º, “Procurando Dory”; dia 2, “A Bela e a Fera”, na versão de 2017 com Emma Watson, e 3, “Uma Família de Dois”.

Cadeira vazia

Com a saída de Ricardo de Barros, a Rede TV! ficou sem ninguém na direção do seu departamento artístico, embora já existam especulações em torno. Até Franz Vacek, hoje no Jornalismo, é um nome comentado. Por enquanto, como sempre aconteceu, Kaka Marques é quem está cuidando do expediente e desempenhando as funções.

Ducha fria

Em São Paulo, o primeiro capítulo de “Amor Sem Igual” estreou na terceira colocação de audiência, com 9 pontos, atrás de SBT, 9,9, e da Globo, 29,7. Uma ducha fria para a direção da Record. No Rio, deu segundo lugar, com 11 pontos. 

Bate – Rebate

·       CNN Brasil ainda se preocupa em montar a equipe de trabalho do William Waack.

·       Band teve correria na manhã de ontem. Um problema no gerador que ninguém conseguia resolver...

·       ... E que acabou comprometendo a boa ordem dos trabalhos.

·       Amilcare Dallevo, o dono, e Franz Vacek, do Jornalismo e Esporte da Rede TV!, visitaram a TV Inova, afiliada no Amazonas...

·       ... Vai daí que passam a existir boas possibilidades de se realizar trabalhos em conjunto.

·       Roberto Cabrini, do SBT, será o entrevistado de Daniela Albuquerque no “Sensacional”, hoje, a partir das 22h45, na Rede TV!.

·       Claudia Raia será a segunda entrevistada na nova temporada da série documental “Atos”...

·       ... Exibição neste próximo sábado, às 21h30, na TV Brasil.

·       Band já deu o start na produção do próximo Carnaval...

·       ... Todos os trabalhos, novamente, serão centralizados em Salvador.

·       Eliana participa da semifinal do “Famílias Frente a Frente”, nesta sexta, no SBT.

·       Gerald Thomas gravou ontem o “Persona em Foco” da TV Cultura.

C´est fini

Márcio Gomes, da Globo, apresentador e repórter, inclusive com a experiência de ter trabalhado lá fora, foi um nome pensado pela direção da CNN Brasil.

Mas um interesse que não avançou. Ou, pelo menos, até agora não avançou.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


11 de dezembro de 2019

“Os Parças 2”, com Whindersson Nunes, bateu de 1 milhão de espectadores

São apenas quatro semanas em cartaz.

A Record marcou para a próxima quarta-feira, dia 18, às 22h30, a exibição do especial “O Figurante”. Segundo os roteiristas Cacau Hygino e Chico Amorim, o programa fará uma grande sátira às telenovelas.

Eri Johnson vive o protagonista, Péricles, figurante que acaba invadindo a gravação de “O Canavial das Maçãs”, uma espécie de mininovela em forma de “pílula dramatúrgica” exibida nos intervalos da novela principal de uma emissora de televisão de poucos recursos.

O personagem guiará o público pelos “decadentes bastidores” da atração e vai testemunhar as tensões entre elenco, produção e direção.

Também no elenco, Angelina Muniz, interpretará a veterana diva da TV Jacira Brandão; Bemvindo Sequeira será o ator canastrão Otacílio Leão – que já foi casado com Jacira; Inês Galvão dará vida à atrapalhada produtora Janete; Giuseppe Oristânio fará o nervoso diretor Lupício, e Pérola Faria surgirá na pele de Kitty Carão, uma blogueira que virou atriz.

“O Figurante” tem o experiente Ivan Zettel na direção-geral e remete aos antigos programas de humor da TV que utilizavam do nonsense(sem sentido) e do pastelão como matéria-prima. Em tempo: existe a possibilidade desse trabalho se tornar série semanal em 2020. 

(Elenco de ‘O Figurante’ / Crédito Blad Meneghel)


TV Tudo

Empresário

Fábio Lago fará uma participação em “Amor de Mãe”, na Globo. Ele viverá Carlinhos, que vai se apresentar para Ryan (Thiago Martins) como empresário musical, após uma canção do rapaz viralizar. A sequência deve ir ao ar dentro de duas semanas.

Nova personagem

Giselle Prattes, após participações em “Tempo de Amar” e “Verão 90”, começa a gravar essa semana como a major Helen, contracenando com Marco Rodrigo (Julio Machado) e Peixoto (Roger Gobeth), em “Malhação: Toda Forma de Amar”. Cenas para exibição em janeiro.

CNN

A CNN Brasil promoveu uma reunião semana passada em São Paulo para, entre outras coisas, explicar sobre o comportamento de seus apresentadores repórteres nas redes sociais. Segundo apurado, o modelo será praticamente igual ao adotado pelo Grupo Globo para os profissionais do Jornalismo. A direção da CNN deixou bem claro que não poderá haver “marcações de empresas” nas redes e que também fica terminantemente proibido aceitar presentes. Foi solicitado ainda para se evitar exposição. Evaristo Costa não entra nessa conta, porque seu contrato é para o Entretenimento. 

Globo 

Em relação às diretrizes relacionadas ao comportamento de seus jornalistas nas redes sociais, além daquelas envolvendo questões políticas, no Grupo Globo, uma parte é muito específica sobre a relação deles com marcas. É imprescindível que o jornalista evite a percepção de que faz publicidade, mesmo que indiretamente, ao citar ou se associar a nomes de hotéis, empresas, restaurantes, produtos, companhias aéreas... Isso também não deve acontecer em contas de terceiros.

Bilheteria

“Os Parças 2”, com Tom Cavalcante, Whindersson Nunes, Tirulipa e Bruno De Luca, além de um elenco que ainda tem Paloma Bernardi e Oscar Magrini, entre outros, bateu ontem, terça-feira, a marca de um milhão de espectadores. São apenas quatro semanas em cartaz.

Janeiro recheado

Foi-se o tempo em que a Globo tirava o pé em janeiro, deixando todas as novidades da sua programação para fins de março, começo de abril. Já de alguns anos deixou de ser assim.

Programação

Para este próximo janeiro, a Globo tem para o dia 5 a estreia do “The Voice Kids”. E, depois, “Auto da Compadecida” (7), “Madiba” (7), “Chacrinha” (14), “BBB” (21), “Fora de Hora”, humorístico  (21) e “Lady Night” (23).

Entre todos

“Madiba” narra a história de Nelson Mandela, quando foi preso, julgado e condenado no início da década de 1960. São seis episódios. Laurence Fishburne faz o papel principal. Série baseada nos livros autobiográficos “Conversations with Myself” e “Nelson Mandela By Himself”, com direção de Kevin Hoods.

Por baixo

O Brasileirão que terminou, com o Flamengo campeão e disputas sempre interessantes no alto e na parte de baixo da tabela, não mereciam a festa de encerramento realizada na segunda-feira. Mais uma vez, o evento deixou a desejar.

Mesma de sempre

A festa do Brasileirão foi bagunçada e mal realizada. A CBF, com dinheiro sobrando, por que não ao menos tenta produzir algo com um pouquinho mais de categoria? Não sendo assim, melhor não fazer.

Bate-Rebate

·       Pérola Faria, que está no especial “O Figurante”, fez teste para a novela “Gênesis”, também da Record.

·       Lisandra Cortez e Ivan Parente não estarão na próxima temporada de “As Aventuras de Poliana”, no SBT. 

·       Agnaldo Timóteo vai estar hoje no “Boteco do Ratinho”...

·       ...Também no programa Michel Teló, Frank Aguiar, Luiz Ayrão e João Gabriel.

·       Na TV Cultura, há informações na redação dando conta do desejo de se lançar um novo jornal na faixa da manhã.

·       Na segunda-feira, durante a transmissão da festa do Brasileirão, a Turner festejou a permanência do Ceará e o acesso do Coritiba à série A...

·       ...Em 2020, o TNT aumentará o seu número de transmissões dos atuais 42 para 56 jogos...

·       ...Já o Red Bull Bragantino, tudo indica, fechará com o Grupo Globo em todas as plataformas. 

·       Marcos Mion lança nesta quarta-feira, às 18h30, na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista, “Detone Este Livro com Seu Filho”.

C´est fini

No momento em que tem início as comemorações do centenário de Clarice Lispector - ela faria 100 anos em 10 de dezembro de 2020 - a TV Cultura exibirá um especial para lembrar a escritora, sábado, a partir de 22 horas.

Além de uma entrevista exclusiva que a emissora possui com o biógrafo de Clarice, o professor e pesquisador norte-americano Benjamim Moser, o programa vai resgatar uma outra, feita com a escritora pelo repórter Julio Lerner, em 1977.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau! 

10 de dezembro de 2019

“Fofocalizando”, do SBT, sente falta de um representante da classe

No “Fofocalizando”, como o próprio título sugere e até exige, o mínimo que se espera é a presença de um representante da classe.

Consumada a saída do Leo Dias, do programa e do SBT, e se existe o desejo de continuar com o programa, passa também a ser necessária a sua substituição por alguém que realmente atue no setor.

Considerando o quadro atual, com Lívia Andrade fixada na posição de apresentadora e as participações de Leão lobo, Chris Flores, Gabriel Cartolano e Mara, falta alguém para o lugar do Leo, que faça o que ele desempenhava e representava.

Um problema que, com a saída do jornalista, agora existe  e precisa ser enfrentado. Mesmo considerando as dificuldades, isso deve ser encarado como imprescindível, para que o programa se mantenha em condições de competitividade.

TV Tudo

Ding Dong histórico

Especial, hoje, na televisão ficou meio banalizado. Principalmente se considerarmos o que foi produzido no passado.

No entanto, desde já deve-se chamar atenção para o “Ding Dong”, do “Domingão do Faustão”, que vai ao ar no dia 29.

Presenças

O “Ding Dong”, gravado sábado, especial de fim de ano, reuniu Milton Nascimento, Gilberto Gil, Simone, Ivete Sangalo e Lulu Santos, os cinco acompanhados de suas respectivas bandas. E, todos, dividindo o mesmo espaço nos bastidores, o que até daria um outro programa.

Pois bem

O auditório, à capela, acompanhou todas as apresentações, inclusive seguindo ao final de cada uma. Milton Nascimento, emocionado, não aguentou. Chorou. Bom saber que o trabalho musical dele continua na memória e prestigiado por todos.

Quem contra quem

Andréia Sadi e Ana Paula Araújo, pelo lado do jornalismo, contra Renata Ciribelli e Ana Furtado, do entretenimento, foram as duplas competidoras deste especial do “Ding Dong”. Mulheres com representação bem importante neste 2019.

Cinema

A atriz Naruna Costa, protagonista da série “Irmandade”, da Netflix, ao lado de Seu Jorge, acaba de fechar participação no elenco do longa “A Garota da Moto”, produzido pela Mixer Films. Foi escolhida para o papel da investigadora Ribeiro, principal aliada de Joana (Maria Casadevall). 

Séries da Globo

A série “Filhos da Pátria” encerra sua segunda temporada nesta terça-feira, dia 10. Já “Segunda Chamada”, também exibida às terças, conclui primeira temporada na próxima semana. 

Como é a vida

Sábado, na Igreja Perpétuo Socorro, foi realizada a Missa de 7º dia do Gugu Liberato. Presença da família e alguns poucos amigos. Nada comparável ao que vimos e assistimos durante o velório e sepultamento.

MasterChef

A Band exibe na outra terça-feira, dia 17, a final do “MasterChef – A Revanche”. Cerca de 200 convidados irão acompanhar o encerramento do programa no estúdio.

Ordem na casa

André Aguera foi muito criticado no início da sua gestão na Band, muito provavelmente pela sua maneira de trabalhar e enfrentar os seus muitos problemas. Resultado: na vice-presidência executiva desde 2017, ele foi fundamental na reorganização financeira da empresa. A casa foi praticamente colocada em ordem.

(Crédito Divulgação Record TV)

Primeiro capítulo

“Amor Sem Igual” é a estreia da Record na noite desta terça-feira, em substituição a “Topíssima”. Na história, Juan Alba faz o Ramiro, um empresário ligado ao mundo do futebol.











Bate – Rebate

·       Roberto Bonfim fará participação no primeiro capítulo de “Nos Tempos do Imperador”, substituta de “Éramos Seis” na Globo...

·       ... Ele viverá o pai do personagem interpretado por Alexandre Nero.

·       A TV Aparecida exibe dia 31, às 22h30, um especial do cantor Péricles...

·       ... No show, gravado no auditório da emissora, foram cantadas também algumas músicas religiosas, como “Pai Nosso” e “Oração de São Francisco”. 

·       Esse 2019 parece que está longe de terminar na televisão...

·       ... Do jeito que as coisas andam, parece que ainda tem muita coisa para acontecer.

·       Nesta terça, a partir das 19h, na livraria Saraiva do Botafogo Plaza Shopping, a noite de autógrafos do livro “Comunicadores S.A.”, do Fernando Morgado.

·       Gugu Liberato, antes de falecer, já tinha comprado seu presente para o “amigo secreto” do “Família Record”...

·       ... O programa, mesmo sob protestos e desconforto de muitos, foi gravado segunda-feira.

·       Isis Valverde, atualmente em “Amor de Mãe”, já se garantiu na próxima temporada do “Superbonita”, programa da Camila Pitanga no GNT...

·       ... As novas edições vão ao ar em 2020.

C´est fini

Willian Cury pediu demissão da rádio Bandeirantes. Ontem, segunda, foi o seu último dia. A partir de agora ele passa a ser repórter de economia na GloboNews.