• Campanha da Santa Missa
  • Vencer 03
  • Vencer 02
  • Vencer 01
  • Prerrogativas da advogacia
  • Peregrinos da fé
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Flávio Ricco

06 de dezembro de 2019

Séries da Globo apontam alguns dos nossos principais problemas

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia nesta sexta-feira.

Dedo na ferida: séries da Globo apontam alguns dos nossos principais problemas Entre os grandes acertos da Globo na sua dramaturgia, em 2019, “Sob Pressão” e “Segunda Chamada”, com certeza, aparecem entre os principais. 

A primeira, velha conhecida, três temporadas já exibidas, colocando com extrema realidade o drama da saúde no Brasil e o cotidiano da maioria dos hospitais, as suas situações de emergência e precariedade de recursos. 

“Segunda Chamada” veio como novidade, quase no encerramento do ano, escancarando as deficiências do ensino público ou de uma escola com os seus professores e alunos vivendo ou apresentando os problemas e dificuldades que são de tantos. 

No instante em que as novelas preferem seguir o modelo tradicional, valendo-se sempre dos mesmos ingredientes ou de fórmulas que se repetem, verifica-se que nas séries – em especial nessas duas-, há o desejar de avançar ou arriscar muito mais. Ambas conversando diretamente com milhões de pessoas e jogando na cara das autoridades, problemas que elas não querem enxergar ou não têm capacidade de resolver. 

Testemunhas acidentais 

Em “Salve-se Quem Puder”, próxima das 19h na Globo, Kyra (Vitória Strada), Alexia (Deborah Secco) e Luna (Juliana Paiva) tornam-se testemunhas acidentais de um assassinato logo no início da novela e o fato muda definitivamente suas vidas. Condenadas a viver sob a custódia do Programa de Proteção à Testemunha e à sombra de outras identidades, iniciam uma nova vida na fictícia Judas do Norte, no interior de São Paulo, depois de serem dadas como mortas. 

Chamadas no ar 

O SBT, usando todo o seu elenco, está gravando chamadas do próximo Troféu Imprensa. A escolha dos vencedores, em um programa especial, se dará no final de abril ou começo de maio. 

Parada obrigatória 

Na Rede TV!, o jornalismo vai seguir com a sua vidinha de sempre e escalas no Natal e Ano Novo. É o que se deseja, mesmo com seu pessoal bem reduzido e muitas posições de trabalho a menos, em consequência dos cortes realizados. 

Por outro lado Programas como “Superpop”, “Sensacional” e outros da linha de shows já estão adiantando as suas gravações. A ordem é deixar três semanas de inéditos. Nada de reprises. 

Melhor não mexer 

Nesses últimos dois meses, se especulou a possibilidade de Luciana Gimenez, a partir do ano que vem, em vez dos atuais três, passar a apresentar o seu programas duas vezes por semana na Rede TV!. Mas parece que ficou nisso. Porque o seu faturamento e audiência são muito bons ninguém mais tocou no assunto. 

Acelerada 

Sabrina Sato tem trabalhado quase todos os dias, gravando para o novo “Domingo Show”. A Record ainda não informa nada de forma oficial, mas internamente se dá como certa a sua estreia no final de janeiro. Possivelmente no dia 26. Chamada de embarque Viagem de férias de Silvio Santos está confirmada para o próximo dia 20. Destino: Estados Unidos. Sem gravar regularmente já há algum tempo, ele só tem mais um programa inédito em estoque. A não ser que alguma coisa se modifique nos próximos dias, as reprises serão iniciadas quase que imediatamente.

05 de dezembro de 2019

Formato do “Big Brother Brasil 20” ainda é um grande mistério na Globo

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Formato do “Big Brother Brasil 20” ainda é um grande mistério na Globo

A respeito do próximo “BBB” na Globo, o sentimento é de que tudo pode acontecer. Isso porque o projeto ou parte dele acabou sendo exposto por alguns youtubers que foram convidados e não aceitaram o convite.

Carlinhos Maia confirmou para Leo Dias que não pode atender o chamado para integrar o elenco e sugeriu então a contratação do seu marido, Lucas Guimaraes. Felipe Castanhari, por sua vez, alegou que não poderia abandonar um trabalho em desenvolvimento para a Netflix. Quanto a Felipe Neto, não houve convite para ele.

O fato é que a Globo consultou diversos profissionais com grande engajamento nas redes sociais e muitos certamente se colocaram à disposição do reality de confinamento. Mas, até o momento não se sabe como seria a atuação desses youtubers. Se eles entrariam de fato na casa do “BBB” ou fariam algo paralelo. Uma fonte diz que “Não”.

Porém, como tudo, em torno dos preparativos, fica na cabeça do Boninho, recomenda-se aguardar os próximos capítulos. O “Big Brother Brasil 20”, comemorativo, ficará no ar de 21 de janeiro a 23 de abril. Se a ideia não caiu, a chamada “Casa 50/50” será uma de suas principais atrações.   

TV Tudo

Programação

A Record montou um dois tempos para o “Cidade Alerta”, em suas edições de sábado, e já a partir deste próximo.

O programa irá ao ar das 17h às 19h45 e voltará depois do “Jornal da Record”, das 20h30 até 22h15.

Muito claro

Hoje, percebe-se, além do que sempre representou, o “Cidade Alerta” transformou-se em um produto indispensável na programação da Record. Alavanca de audiência.

Expectativa

E com a mudança do “Jornal da Record”, SBT, Band, Rede TV! e Record passaram a concorrer diretamente. Só o “JN” vai continuar voando sozinho.

Todas, com telejornais, ao mesmo tempo no ar. Resta acompanhar qual terá mais a perder.

2019

O SBT já tem programado, para o próximo dia 30, a exibição de uma retrospectiva do “Conexão Repórter”.

É já uma tradição. Momentos e imagens que marcaram o ano.

Bancada

A propósito do “Jornal da Band”, Carol Nogueira está e continuará até o final do mês dividindo a bancada com Eduardo Oinegue.

A titular, Lana Canepa, só retornará no plantão do Ano novo.

Fala baixo

Parece, mas por enquanto só parece, que desta vez Silvio Santos decidiu esquecer o “Alarma TV” definitivamente.

Pelo menos nas últimas 48h, ninguém, no SBT, recebeu qualquer orientação para colocar o programa no ar.

Crossover

Nesta sexta-feira, a Record vai promover uma ação de crossover para divulgar a estreia da novela “Amor Sem Igual”.

Crossover é uma técnica que permite misturar personagens de núcleos diversos interagindo entre eles

Pois bem

Dois atores do elenco de “Amor Sem Igual”, Dani Moreno e Thiago Rodrigues, entrarão no reality “A Fazenda” para ajudar os peões no trato dos animais.

Logo em seguida, irão tomar café com os participantes e conferir um promo da novela. A ação também vai ao ar no dia de hoje.

Estrelas

No capítulo desta quinta-feira, em “Amor de Mãe”, vai acontecer o primeiro encontro das três protagonistas, Lurdes (Regina Casé), Thelma (Adriana Esteves) e Vitória (Taís Araujo). 

Thelma vai atrás de Vitória para tirar satisfações sobre a sabotagem sofrida no restaurante. É só nesse momento que ela descobre que Lurdes trabalha para a advogada e tem início um “barraco”.

CCXP 19

O autor Emanuel Jacobina, titular da atual “Malhação”, participa da CCXP (evento de cultura pop) nesta quinta-feira em São Paulo.

Ele fará parte de um painel chamado “Retrospectiva Malhação 25 Anos” ao lado de atores que já trabalharam no programa, como André Marques, Fernanda Rodrigues e Sophia Abrahão.

04 de dezembro de 2019

Rodadas finais do Brasileirão ganham destaque na televisão

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Rodadas finais do Brasileirão ganham destaque na televisão  

Última semana do campeonato brasileiro, com duas e decisivas rodadas em jogo, a primeira começando na noite desta quarta-feira. Na parte de cima da tabela, oito equipes estarão classificadas para disputar a Libertadores do ano que vem, aumentando ainda mais o interesse pela competição – Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo e Athletico PR já estão garantidos. Mais dois serão definidos. Globo e Fox Sports, também em 2020, terão os direitos de transmissão. Para a Série B do ano que vem, há uma expectativa muito grande em torno de quais equipes irão se juntar às já rebaixadas Chapecoense e Avaí. Aliás, nos bastidores prosseguem os entendimentos para que em 2020, além do que já acontece no SporTV e Premiere, TV paga e pay-per-viwe respectivamente, também se efetive o seu retorno à TV aberta. Entendimentos para isso estão existindo e caminhando satisfatoriamente, aliás, contando agora com forte participação dos clubes, também interessados em aumentar a exposição dos seus patrocinadores. Surpresas muito em breve deverão ser anunciadas por aí.

Plano primeiro 

Leo Dias, em 15 de janeiro, quando assumir o comando do “TV Fama”, pretende promover várias mudanças no programa. Uma delas é colocar Gracyanne Barbosa como apresentadora, ao lado do Nelson Rubens. 

O que se sabe

O convite do Leo a Gracyanne já foi feito e ela aceitou. Falta agora a concordância da Rede TV!. E também uma definição sobre Flávia Noronha, atualmente no posto. 

Sustentabilidade 

Na semana em que representantes de todo o mundo discutem durante a COP25, em Madri, o futuro do planeta, a Globo anuncia que se tornou uma empresa carbono zero. A conquista foi certificada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e reflete a sustentabilidade como um dos valores da marca, que foi pioneira na discussão de temas como Ecologia, abordada na novela “O Espigão”, ainda em 1974. 

Procedimentos 

Na Globo, diversas medidas vêm sendo adotadas, como reuso de água de chuva, tratamento de efluentes, reciclagem de figurinos e cenários e extinção do uso de copos plásticos. Os novos estúdios do MG4, inaugurados em agosto, foram concebidos com um projeto sustentável. Além dessas iniciativas, quase 100% da energia consumida na empresa já advém de fontes sustentáveis.

Especial 

Zezé Polessa gravou participação no especial “Juntos a Magia Acontece”, que a Globo exibe no dia 25 de dezembro. Ela interpreta uma vizinha que chega para contribuir com distribuição de presentes para as crianças do bairro de Madureira, subúrbio do Rio, onde se passa a trama. A festa é organizada pela família de Vera (Camila Pitanga) e seu irmão André (Fabrício Boliveira).

Acelerado 

Estão bem adiantados os processos do programa que será apresentado pelo casal Mari Palma e Phelipe Siani na CNN Brasil. A equipe foi fechada há poucos dias e, agora, aguarda-se apenas a liberação dos estúdios para gravação de pilotos. Isso deverá acontecer na segunda quinzena de janeiro. Pra variar, no time, um pessoal que também era da Globo. 

Sítio no palco

O autor e roteirista Marcos Ferraz, atualmente na equipe de “Gênesis”, novela da Record, também é responsável pela adaptação para o teatro de “Sítio do Picapau Amarelo”, que abrirá testes no começo de 2020. Ferraz foi um dos roteiristas da série de animação, com os lendários personagens de Monteiro Lobato, exibida nos canais Cartoon e Globo. 

Aguarde instruções 

Chegou ao fim ontem a primeira temporada do “Tá Pago”, programa do Leandro Hassum na TNT. A Turner ainda não se manifesta sobre uma nova temporada

29 de novembro de 2019

Gugu Liberato recebeu atenção e respeito de todas as TVs

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Band, aos poucos, vai botando ordem na casa e na sua programação

Depois de anos se aventurando e torrando muito dinheiro com diretores que pouco sabiam do negócio, a Bandeirantes resolveu colocar os pés no chão e trouxe um alguém que entende do riscado e de como uma televisão deve funcionar.

Antonio Zimmerle, após uma vida na Globo, foi chamado para assumir a programação da TV, depois a direção-geral, e o resultado é que, aos poucos, está colocando ordem na casa.

Alguns meses de trabalho, de abril até agora, só na simplicidade e os resultados já começam a aparecer.

Um exemplo disso vem sendo a dobradinha “Jornal da Noite” e NBA às quintas-feiras.

Nas últimas duas semanas, considerando a espera e por entrar mais cedo, o jornal observou crescimento na audiência e o basquete conseguiu empatar com a Record no terceiro lugar.

Simples consequência, a procura comercial, antes inexistente naquela faixa de horário, cresceu de maneira bem importante. Mesma atenção e trabalho que já se estendem a outros horários

Como se observa, na TV a receita infalível é sempre a simplicidade ou só um “arrozinho com feijão bem temperado”.

TV Tudo

Cinema

Fernanda Montenegro e Felipe Camargo vivem Marta Amarantes e Augusto no filme “O Juízo”, coprodução Globo Filmes e Conspiração.

O suspense sobrenatural dirigido por Andrucha Waddington e escrito por Fernanda Torres narra um acerto de contas que leva mais de 200 anos para acontecer. Estreia dia 5 de dezembro nos cinemas.

Globo também

SBT e Record já anunciaram seus esquemas de férias, com reprises ou programas com antecedência para o período.

A Globo, em se tratando do “Caldeirão”, “Domingão” e “Altas Horas”, por exemplo, não será diferente.

Última do ano

Domingo, em Abu Dhabi, 11h, a Fórmula 1 realiza a última corrida desta temporada. A Globo transmite.

Mas o canal SporTV começa a cobertura a partir desta sexta-feira, com a transmissão dos treinos. Narração de Sérgio Maurício.

Torloni

Na Cultura, nesta sexta, o “Persona em Foco” presta merecida homenagem a Christiane Torloni nos seus 50 anos de carreira.

Tadeu Aguiar e Victor Fasano são os atores convidados. Apresentação de Atílio Bari.

Ponto de apoio

Está confirmada para a manhã desta sexta-feira a reunião de Amilcare Dallevo com Leo Dias. Amilcare que sempre chama Leo de Renato Russo.

Daniela Albuquerque, mulher do dono da Rede TV!, é a articuladora e a mais animada com a volta do jornalista.

Mensagem

A partir do “Fantástico”, no próximo domingo, a Globo começa a exibir a sua campanha de fim de ano de forma completa.

Neste ano, a mensagem convida os brasileiros a se importarem e observaram mais as coisas simples da vida. No detalhe, momento da participação de Taís Araújo, estrela da novela “Amor de Mãe”.

(Crédito Fábio Rocha / TV Globo)

Destino

Na última gravação do “Canta Comigo”, Walter Wanderley, o Goiabinha, “irmão” que o Gugu Liberato teve neste meio e um alguém com mais de 30 anos de televisão, acabou se descuidando e caiu do palco. Altura de 1,5 metro aproximadamente.

Felizmente nada de mais grave aconteceu. Gugu, preocupado, foi o primeiro a se preocupar com ele.

Diário de bordo

A pauta da repórter Sonia Blota, da Band, e do cinegrafista Dario Costenaro, nos Estados Unidos, há pouco mais de uma semana, começou com um convite da CNI para falar de parcerias tecnológicas entre empresas do Vale do Silício e o Governo de São Paulo.

Mas um telefone mudou tudo. Da Califórnia, onde estavam, seguiram para Orlando, levados pela tragédia de Gugu Liberato.

Vida de repórter

Para Sonia Blota e Dario Costenaro, no momento desta troca, também se iniciou a difícil tarefa de equilibrar o emocional do profissional.

“A vida de repórter é assim. Você nunca sabe onde vai acordar, nunca sabe onde vai dormir. Mas sabe que tem uma missão a cumprir”, define Sonia.

Acima de tudo

Impressionante Gugu Liberato. Nunca vi uma pessoa da televisão receber tanta atenção e respeito de todas as TVs. Só alguém muito especial.

E pelo que ele foi e continuará representando, não merecia outra coisa.

Segura aí

O SBT apresenta na tarde deste sábado mais uma edição do “Programa da Maisa”, com as presenças de Tom Cavalcante, Bruno De Luca e Preta Gil.

Momento inusitado: durante a entrevista, Maisa interrompeu a gravação e saiu numa disparada só: 

- Vou fazer xixi – e foi mesmo, para surpresa dos convidados.

Espontaneidade é uma marca da menina, desde os tempos de “Bom Dia & Cia”.


28 de novembro de 2019

Novo “Fala Brasil” de sábado atrasa e apresentadora continua fora do ar

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Novo “Fala Brasil” de sábado atrasa e apresentadora continua fora do ar 

Carla Cecato ainda não tem uma data fechada para voltar à programação da Record. Em setembro, ela se afastou da bancada do “Fala Brasil”, exibido das 8h45 às 10h, para cuidar da saúde, prejudicada pelo excesso de trabalho na madrugada. A profissional revelou problema de insônia e baixa imunidade. Entendeu que não dava mais para continuar e a casa entendeu. A partir daí, ficou combinado que, após seu restabelecimento, passaria a apresentar um novo “Fala Brasil” aos sábados. E que a edição do fim de semana sofreria uma reformulação especialmente para sua chegada. Mas, desde então, o processo não avançou. Por enquanto vai sendo tocado pelas plantonistas, especialmente Bianca Saraiva e Lidiane Shayuri. E este ano, certeza, vai seguir assim.

Não tem nada

A ausência de Carla Cecato na redação levou alguns imaginarem que ela tinha deixado a Record e acertado com a CNN Brasil. Mas não. Ela também continua na espera da prometida reformulação. 

E não é só 

Aliás, além dessa questão envolvendo o “Fala Brasil” dos sábado, a Record tem na sua lista de atenções o “Domingo Espetacular” e a prometida versão jovem da Record News. Tudo no papel ou na intenção ainda. 

Escalada 

Renata Fan, sem surpresas, fará a transmissão do “Miss Universo”, dia 8 de dezembro. A Band ainda está fechando os comentaristas. Na TV paga, a exclusividade da 68ª edição do evento pertence ao canal TNT, que terá a youtuber Karol Pinheiro, com tradução simultânea de Regina McCarthy e comentários de Carol Ribeiro. 

Próximo passo

A Rede TV!, tudo indica, será o novo destino de Leo Dias, após se demitir do SBT. Nesta sexta-feira, a propósito, o jornalista terá um encontro com Amilcare Dallevo, presidente da emissora. 

Conversa 

O “Conversa com Bial” desta quinta-feira na Globo recebe as atrizes Denise Fraga e Luisa Arraes. Na pauta, seus novos espetáculos teatrais e a experiência de assinarem os respectivos textos. Denise está em cartaz com a peça solo “Eu de você” e Luisa estreia como autora na obra infantil “Suelen Nara Ian”.

Nova fase 

Começa hoje a fase de “Duelos” no “Mestre do Sabor” na Globo. Etapa na qual Claude Troisgros realiza um sorteio com os participantes. Eles poderão escolher com quem quer duelar: um adversário ou alguém do próprio time. José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão são os responsáveis pela avaliação às cegas. (Claude e o escudeiro João Batista)

Corredor 

Na Band, nesses últimos dias, o nome do João Kleber foi muito falado, a ponto de alguns entenderem como praticamente definida a sua contratação. Data hoje, certeza, não há nada. 

Histórico

 Acontece que o agora consultor da Band, José Eduardo Mouniz, foi o responsável, anos atrás, por levar João Kleber a trabalhar na TVI de Portugal. Lá, ele fez muito sucesso com o “Teste de Fidelidade”. A boa relação dos dois, provavelmente, acabou originando toda essa onda. Em todo caso...

Próximo 

Neste sábado, 23h, o técnico da seleção masculina de vôlei, Renan Dal Zotto será o convidado do “Grande Círculo” no SporTV. Apresentação de Milton Leite, com as participações de Carlão, Marcos Uchôa, Luiz Carlos Jr, Marco Freitas, Cida Santos e a cantora Tereza Cristina.

27 de novembro de 2019

São indiscutíveis as necessidades do Fox Sports continuar existindo

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

São indiscutíveis as necessidades do Fox Sports continuar existindo

A decisão da Libertadores, Flamengo e River, mostrou a importância do Fox Sports, a sua capacidade de trabalho, que não pode ter fim ou simplesmente ser obrigado a se juntar com a ESPN.

Todos perderão com isso. O telespectador em primeiro lugar, mas também o mercado, que ficará nas mãos de duas programadoras – Globo e Disney, e os empregos qualificados.

A fusão Fox/ESPN, considerada a questão dos direitos, também jogará contra os interesses dos clubes. Uma terceira opção sempre será fundamental para evitar a concentração.

O problema todo está em como resolver o impasse criado.

Ou enfim se esclarecer como pode valer 200 milhões de dólares um canal que dá prejuízo anual de 34 milhões de dólares? A conta não fecha, porque o valor pago por assinante nunca conseguirá cobrir esta enorme diferença.

Todas as cartas estão na mesa. Agora resta esperar os próximos passos, até para saber como esse jogo será jogado. 

TV Tudo

Um...

Jorge Jesus, o “Mister”, ganhou a torcida até de quem não é Flamengo, pela sua competência e simpatia.

Jogou junto, o tempo todo, com o time em campo. Campeão Brasileiro e da Libertadores.

... E outro

Já de alguns dias, a Band tem um consultor, José Eduardo Muniz, nascido em Portugal como o “Mister”, mas um e outro com métodos de trabalho e tratamento bem diferentes.

Parecidos, só no branco dos olhos, segundo contam. Não por acaso, em tão pouco tempo de casa, o seu já avantajado índice de rejeição.

Cinema 1

O diretor Osnei de Lima inicia no primeiro trimestre de 2020 as filmagens do longa “Barão Hirsch – O Judeu  de Quatro Irmãos”, na cidade de Quatro Irmãos, no Rio Grande do Sul. A produção vai contar a história do Barão Hirsch (1831-1896), que salvou milhares de judeus oriundos do Leste Europeu no século 20.

Cinema 2

O banqueiro e filantropo alemão Moritz Von Hirsch, decidiu patrocinar o envio de judeus para vários lugares do mundo, incluindo Rio Grande do Sul, a fim de que fugissem da opressão e discriminação. No elenco Narjara Turetta, Daniela Albuquerque (foto) – como a judia Hadassah, Camilo Bevilacqua, Giuseppe Oristanio, Anselmo Vasconcelos, Alcione Mazzeo, Patrícia Vilela, Reinaldo Gonzaga e Cássio Pandolph. Haverá a participação especial do único brasileiro sobrevivente de Auschwitz, Andor Stern, 93 anos.

Superpop

Luciana Gimenez recebe em seu “Superpop” desta quarta-feira, às 22h30, na Rede TV!, a atriz e apresentadora Karina Bacchi.

Durante participação no programa, Karina conta que está em meio ao processo da quarta tentativa de uma inseminação artificial para engravidar de seu segundo filho.

Inscrições abertas

A TV Cultura, devido à boa repercussão, abriu as inscrições para a edição 2020 do “Prelúdio”, seu reality show de música clássica.

A final deste ano, transmitida ao vivo, domingo passado, teve como vencedor o pianista Felipe Naim, de 23 anos, de Niterói (RJ). Ele ganhou uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria.

Férias

A última edição ao vivo do “Encrenca”(Rede TV!), nesta temporada, vai ao ar no dia 15 de dezembro. O programa, já há um bom tempo, é responsável pela maior audiência da emissora, e aguarda-se uma novidade em seu formato da Endemol Shine.

Nova série

A TV Aparecida vai exibir, a partir do dia 3 de janeiro, às 20h15, uma série em 24 episódios produzida pelo canal italiano RAI. “Don Matteo”(2009) entrará semanalmente às sextas-feiras, protagonizada por Terence Hill, famoso por filmes de faroeste “spaghetti”, e pela dupla com Bud Spencer em diversos trabalhos cinematográficos.

Na história, o personagem Don Matteo é um padre com habilidade extraordinária para solucionar crimes. Ainda no elenco Nino Frassica, Nathalie Guettà, Simone Montedoro e  Pamela Saino.

Destaque 

Santa Catarina conseguiu emplacar dois representantes no rodízio do “Jornal Nacional” comemorativo aos 50 anos. Em 12 de outubro, Fabian Londero, da NSC TV, dividiu a bancada com Aline Ferreira, do Amapá, Rede Amazônica.

E neste sábado, fechando a série, teremos Mário Motta (SC) e Lídia Pace(RN). 

A NSC TV, antiga RBS, hoje, é uma das afiliadas da Globo com melhor desempenho no PNT(Painel Nacional de Televisão).

Pressão

A propósito de PNT, um assunto recorrente entre executivos da Globo no Rio é a complicada situação da afiliada Rede Bahia.

A disparada da Record nessa praça, principalmente, incomoda. 

Teatro

Mariana Xavier vai interpretar nove personagens no espetáculo "Antes do ano que vem", que conta com a direção de Ana Paula Bouza e Lázaro Ramos.

Ela estará em ação na “Central de Apoio aos Desesperados”.

Ensaios a todo vapor e estreia prevista para o dia 10 de janeiro, no Teatro Bangu, no Rio.

(Crédito Rodrigo Lopes)

22 de novembro de 2019

Globo e Fox esperam recordes de audiência com a final da Libertadores

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Globo e Fox esperam recordes de audiência com a final da Libertadores

Flamengo e River Plate, final da Libertadores da América, neste sábado, jogo único em Lima, no Peru, sem dúvida, será a grande atração do final de semana esportivo na televisão.

Transmissões da Globo, na aberta, e Fox Sports, na TV paga, a partir das 15h.

O esporte de maneira geral, mas o futebol em especial, nunca se colocou como um produto tão importante e indispensável para a televisão como nos tempos atuais.

No domingo passado, o jogo Brasil e México, final do Mundial Sub 17, levou Globo e Bandeirantes a alterarem as suas grades de programação. Até aqui, fato único na história em se tratando de uma categoria de base.

Assim como uma final da Libertadores, mesmo tendo clube brasileiro envolvido, poucas vezes chegou a despertar tanto interesse como a de agora.

Se a torcida do Flamengo, lá atrás, por causa do rádio, já se espalhava por todo o país, com a força da televisão ela se tornou ainda maior. E assim como é sempre numerosa a sua presença em todo e qualquer estádio, na TV, em todas as transmissões, os registros de audiência também são bem elevados. Diante de tudo e com tantos ingredientes envolvidos, é de se esperar que, neste sábado, as próprias expectativas de Globo e Fox Sports se superem com alguma facilidade.

Grande ausente

O SporTV, que assim como a TV Globo e o Fox Sports transmitiu toda esta edição da Libertadores, ficará de fora da grande final.

A parte que lhe cabe na questão dos direitos, segundo divisão estabelecida pela Conmebol, não permite a sua presença.

Iniciativa

Assim como a ESPN, que tem o repórter Rafael Valente acompanhando os torcedores do Flamengo e sempre apresentando passagens interessantes, o BandSports fez o mesmo, mas através de um acordo bem alinhavado com o Buser, aplicativo de viagens rodoviárias.

O repórter João Sales embarcou junto e tem fornecido material também para a BandNews e Band aberta na passagem pelo Chile.

Vai indo

Mauro Naves tem utilizado as redes sociais para as suas últimas informações.

E agora, sobre novidades, já admite que “elas virão, sim. Aos poucos vou contando”.

Nova direção

Fepa Soares acaba de ser designado pela Record para ser o novo diretor geral do “Domingo Show”, em substituição a Rafael Boucinha, que deixou a emissora após 17 anos.

Por aí se entenda, o “DS” da Sabrina Sato. Já assumiu.

A propósito

Sobre a estreia do novo “Domingo Show”, a Record continua assegurando que será no final de janeiro.

Que até por compromissos já assumidos, especialmente de ordem comercial, não poderá passar disso.

Modelo único

A CNN Brasil vai seguir com absoluta fidelidade tudo o que estabelece o “manual de marcas”, comum para as CNN do mundo inteiro.

O padrão, em se tratando de cenários e cores, será o mesmo de todos. 

A propósito

Depois do acordo fechado com a Claro/Net, a CNN Brasil também vem negociando e em estágio bem avançado com outras operadoras.

Sky, naturalmente, e Vivo, entre elas.

Detalhe

O programa do Leandro Hassum, “Tá Pago”, é muito bom. E divertido. Sempre recebe pessoas interessantes.

O problema é a falta de cuidado do canal TNT. O tempo todo tem um slide no ar, geralmente anunciando a exibição da série “Irmãos Freitas”, cobrindo o rosto do convidado.

Deu no que deu (1)

A saia-justa não foi apenas nos bastidores do Especial de Natal da Band gravado quarta-feira. Chamou atenção com certo constrangimento a participação de Milton Neves. O apresentador não entrou no clima da confraternização e quase estragou a brincadeira. Muitos colegas do casting ficaram boquiabertos com as suas palavras no momento que ele foi receber o presente.

Até indireta para a Renata Fan teve no discurso.

Deu no que deu (2)

A bagunça provocada na gravação foi tão grande, que o presente do Milton Neves foi parar nas mãos de um estupefato Roberto Justus.

Vale lembrar que os dois travaram uma longa briga judicial por causa de um antigo projeto televisivo.

Fim de papo

A Globo exibe na noite de hoje o último capítulo de “A Dona do Pedaço”.

Natural que as atenções estejam voltadas para o desfecho da personagem Josiane, vivida por Agatha Moreira. Como expectativa, que ela termine como começou. Vilã. 

(Crédito Globo/João Miguel Júnior)

21 de novembro de 2019

Especial da Globo tem sábios conselhos do experiente Milton Gonçalves

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Especial da Globo tem sábios conselhos do experiente Milton Gonçalves

Gabriely Mota é a novidade do especial “Juntos a Magia Acontece”, que a Globo levará ao ar no dia 25 de dezembro, de autoria de Cleissa Regina Martins e direção de Maria de Médicis.

Toda a história gira em torno de um avô, Orlando (Milton Gonçalves), e de sua neta Letícia (Gabriely).

Os dois envolvem a família num plano mirabolante que fará dele o Papai Noel do bairro onde moram.

No primeiro dia de gravação de “Juntos a Magia Acontece”, o experiente Milton, do alto dos seus 85 anos, conversou com Gabriely, de 9, que fazia sua estreia num set, sobre como manter a concentração em cena. 

“Eu falei para ela: ‘Presta muita atenção, se dedica, fica calma e faz tudo com amor e carinho que vai dar tudo certo’’’.

E a informação é que ela fez tudo como ele recomendou. 


(Divulgação TV Globo)

Linha dura

Na Rede TV!, a ordem é seguir à risca a questão do horário.

Na semana passada, um pequeno atraso, levou Luciana Gimenez a não concluir as gravações de um “Superpop”. Às 22h, conforme o determinado, os operadores desligaram as câmeras e foram embora. O programa ficou pela metade.

Baixas

No jornalismo da Rede TV!, os repórteres Carolina Rosito e Igor Duarte pediram demissão.

Já são várias baixas no quadro. Inúmeras posições de trabalho, diante de algumas saídas e demissões, não foram preenchidas.

Por outro lado

Tudo indica que o plano de passar a gravar o jornal “Leitura Dinâmica”, além dos programas “TV Fama” e ”Encrenca”, não será levado à frente agora. Talvez só no começo do ano.

Tempo para o bom senso vir a prevalecer e essa ideia, para o bem da própria emissora, deixar de existir.

Até tentou

O esporte da Band cogitou mandou um repórter para a cobertura jornalística da final da Libertadores, sábado, Flamengo e River, no Peru.

Porém, acabou desistindo, diante das tantas dificuldades criadas. Até para ter acesso ao estádio seria bem complicado.

Agora é assim

Além da Conmebol, em se tratando agora da final da Libertadores, mas também a FIFA e o COI passaram a impor limitações extremas em todos os eventos patrocinados por elas.

O acesso e o direito de trabalhar são liberados somente aos donos dos direitos.

Canuto

Márcio Canuto, ex-Globo, será o convidado do programa “Mariana Godoy Entrevista' desta sexta-feira, às 23h, na Rede TV!.

No encontro, ele fala da sua despedida da Globo após 21 anos na casa, relembra reportagens divertidas e memoráveis que fez ao longo da carreira e explica que agora, aposentado, pretende somente descansar.

Temporário

Após ser dispensado pela Rede TV!, Luciano Junior realizou a cobertura da visita de governadores do Nordeste para os telejornais da Band.

Porém, faz questão de esclarecer que foi um trabalho “temporário”. Agora, na sua volta ao Brasil, irá definir seus futuros passos.

Saia justa

Ontem, por aqui, falou-se da gravação de um especial do “Aqui na Band”.

Silvia Poppovic e Luiz Ernesto Lacombe recebendo representantes de diversos setores da casa para uma confraternização de fim de ano. Até aí...

O problema...

Em situações do tipo, sempre existe um mal-estar com os que ficam de fora.

Apenas alguns, os mais próximos, são convidados, ignorando outros, tão importantes quanto. Para o ambiente, não há nada pior. 

Primeiro dia

Marisa Orth inicia participação em “Bom Sucesso”, da Globo, a partir do capítulo desta sexta-feira.

Entra como Isadora, atriz contratada pelos personagens de Sheron Menezzes e Armando Babaioff para ser uma terapeuta de casais.

19 de novembro de 2019

Globo dá por encerrados os trabalhos de “A Dona do Pedaço”

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Globo dá por encerrados os trabalhos de “A Dona do Pedaço”

A diretora Amora Mautner pretende encerrar nesta terça-feira as gravações de “A Dona do Pedaço” e já dar férias para o elenco.

No fim, descartou-se a necessidade de levar os trabalhos até quinta, véspera da exibição do último capítulo. Também não se fala mais em gravar “finais alternativos”.

Mas, afinal, pra quê?   

Como sempre aconteceu, dos interiores da própria Globo, inclusive por fontes consideradas oficiais, são divulgados os finais de todas as novelas.

“A Dona do Pedaço” será só mais uma. Assim como virão outras pela frente. Há todo um comércio envolvido.

É de se estranhar o porquê da Globo, tão cuidadosa nas suas realizações, não dispensar ao comum vazamento de todas as novelas uma atenção especial. Dar um basta nisso.

Não fosse por outras razões, o respeito que o telespectador deve merecer já seria o suficiente. Ninguém gosta de ir ao cinema sabendo o final do filme. Novela, com certeza, não deve ser diferente.

TV Tudo

Perdeu, Juliana

E com a novela em seus momentos finais, fica a certeza que houve um “erro” na escolha do título. Deveria ter sido “As Donas do Pedaço”. No plural.

Agatha Moreira, Nathalia Dill e Paolla Oliveira simplesmente tomaram conta da história e serão destaque no encerramento.

   

(Atriz Nathalia Dill / Crédito Cesar Alves/TVGlobo)

Fechado

Alok, DJ e produtor de música eletrônica, fechou com a Netflix, depois de sete meses de negociação.

O plano para ele é a realização de um documentário, não de série, como foi o da Anitta.

Mudança

Bem discretamente, o “Zorra”, exibido aos sábados na Globo, começa a sofrer um novo processo de reformulação de elenco.

Depois de Dani Calabresa, Rodrigo Sant’anna também deixará o programa.   

Por que não?

A Band deu total cobertura do Mundial Sub 17, inclusive com transmissões ao vivo e a final de domingo contra o México.

Mas com equipe, narrador e comentarista, no estúdio e sem nenhum repórter no campo de jogo. Jogo, aliás, disputado em Brasília. Não foi na China ou Tailândia.

Por outra

A Globo fez a final Sub 17, e só a final, intensamente chamada durante todo o final de semana.

A ponto de, no gol da vitória brasileira, o seu narrador, o animado Gustavo Villani, carimbar como um “desafogo de milhões de brasileiros”. É de se imaginar o Villani numa final de Copa do Mundo.

Em alta

Marca global do jornalismo da ESPN, o “SportsCenter” completou 19 anos na América Latina.

Por aqui, o programa ampliou sua presença na grade desde setembro, registrando as maiores audiências da história nos últimos três meses, com destaque para a edição de fim de noite, apresentada pelos craques Paulo Soares e Antero Greco.

Banho de loja

Para 2020, a ESPN já trabalha na produção de um novo cenário para o “SportsCenter”.

Que ele venha o mais depressa possível. Se existe algo que joga contra o programa é o seu cenário. Não tem nada mais feio e tão por fora.

Jornalismo hoje

O jornalista Rodrigo Viana, alguém com tempo de estrada, foi o primeiro a informar sobre o acerto da MS Sports, braço esportivo de Saul Klein, herdeiro das Casas Bahia, com a Ferroviária de Araraquara.

Deu a notícia na frente de todos. Bom que isto fique claro, para justificar o mérito e estabelecer a verdade. 

Despedida

Sábado, Daniel Adjuto apresentou o “SBT Brasil” pela última vez e já está cumprindo aviso prévio. Como se adiantou por aqui, a sua contratação pela CNN Brasil já está definida.

Adjuto será um dos apresentadores de Brasília.

Por sua vez

A direção de jornalismo do SBT, em se tratando da saída do Daniel Adjuto, trabalha com a possibilidade de valorizar a prata da casa.

Há o reconhecimento que alguns dos seus produtores, os que apuram a notícia e dão sustentação aos seus noticiários, podem ser promovidos a repórteres de vídeo.

Dia de apresentação

Os jornalistas Cassius Zeilmann e Daniel Adjuto, agora ex-SBT, vão se apresentar nesta terça-feira na sede da CNN Brasil, em São Paulo.

Momento para fotos e disparada de comunicado oficial. 

Despedida

Ontem, na Globo, via comunicado, foi informada a saída de Alberto Pecegueiro da direção dos canais Globosat.

Após 25 anos, ele decidiu encerrar suas atividades executivas na empresa. Vai ficar até janeiro passando o bastão.

Bastidor

A diretora artística Joana Jabace, ao centro, orienta os atores Paulo Gorgulho e Hermila Guedes em gravação de “Segunda Chamada”.

Na cena, que irá ao ar nesta terça-feira, o diretor Jaci (Gorgulho) descobre que a professora Sônia (Guedes) é uma das clientes de Giraia (Zé Trassi), aluno que vende ilegalmente remédios dentro da Escola Estadual Carolina Maria de Jesus.


14 de novembro de 2019

CNN Brasil completa quadro de correspondentes internacionais

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

CNN Brasil completa quadro de correspondentes internacionais

Depois de definir Luíza Duarte e Diego Rezende em Nova York e Buenos Aires, respectivamente, a CNN Brasil acaba de acertar as contratações de Denise Odorissi e Núria Saldanha, também para correspondentes internacionais. Denise tem quase 20 anos de televisão, com passagens pela Record, Record News e Band, além de ter feito trabalhos para a Editora Abril, Warner e A&E.  Na CNN brasileira, ela ficará responsável pela cobertura na Europa, como a sua base de operações em Londres. Núria, por sua vez, começou na rádio Gaúcha, passou ainda pela Touareg, agência da Ana Paula Padrão, além dos canais BandNews e Terra Viva, do Grupo Bandeirantes, e Globo Internacional. Há seis meses nos Estados Unidos, fará a cobertura da Casa Branca, em Washington.  Por aí, com a distribuição desses valores, a CNN Brasil praticamente completa o seu quadro de cobertura internacional, embora se cogite ainda contar com alguém na Ásia, Japão ou China.

Acerto

Entre as mudanças que a BandNews TV está passando, Rosângela Lara foi mesmo confirmada como editora-chefe. Silvia Rebello, por sua vez, assume a chefia de produção. Várias posições na redação, depois das perdas sofridas para a CNN Brasil, começam a ser ocupadas.

Os Parças 2 

Beatriz Oblasser, de 19 anos, faz sua estreia em “Os Parças 2”, que chega aos cinemas nesta quinta-feira. Ela vive a Carol, aventureira e estilosa, par romântico de Pedro (Leo Cidade). Já no primeiro semestre de 2020, a atriz poderá ser vista ainda no filme “Depois a louca sou eu” e na série “Cidade Invisível”, da Netflix, ao lado de Marco Pigossi.

Não andou

Ninguém comenta onde pegou, mas a possibilidade da Band ainda vir a transmitir o campeonato francês, data hoje, está próxima de zero. Os entendimentos, tão animados do começo, indicavam para um final feliz. Mas não.

Assunto do evento

No lançamento do livro “No Rastro da Notícia”, do Roberto Cabrini, terça-feira no Shopping Eldorado, em São Paulo, foram muitos os comentários de contratados do SBT sobre o retorno de Silvio Santos aos trabalhos.

Nem poderia ser diferente. Papo das rodinhas e das entrevistas.

Tá corado

À coluna, Carlinhos Aguiar contou que Silvio Santos voltou muito bem às gravações [na terça], após se recuperar de uma forte gripe. “Gravou um programa inteiro, tá corado, bonitinho e zerado”, comemorou o participante do “Jogo dos Pontinhos”.

“Estávamos muito preocupados com ele, sobre quando voltaria...Não parou porque quis, parou por necessidade”, concluiu Aguiar.  Nesta quinta-feira, Silvio grava mais um programa “inteiro”.   

Jogando pressão 

A partir do capítulo desta quinta-feira, em “Malhação”, o romance de Carla (Mariana Santos) e Marco Rodrigo (Julio Machado) corre o risco de subir no telhado. Pedida em casamento, Carla vai impor como condição que ele deixe a polícia.

Não quer correr o risco de ficar viúva novamente por conta da violência urbana.

Mestre do Sabor

O elenco de “Mestre do Sabor” recebe no programa desta quinta-feira na Globo o pesquisador Timóteo Domingos.

Idealizador do projeto “Gastrotinga”, ele é um grande conhecedor de receitas com cactáceas como mandacaru, xique-xique e palma, e vai dividir um pouco do que sabe sobre a biodiversidade das especiarias da caatinga.

Só segunda

Como já tinha uma viagem marcada, Analice Nicolau só passará a apresentar o “SBT Brasil”, ao lado de Carlos Nascimento, a partir da próxima segunda-feira.

Fora do SBT desde junho, ela foi chamada para substituir Rachel Sheherazade, que vai passar por uma cirurgia. 

Enfermaria

Marcão do Povo, também por causa de uma cirurgia no joelho, se afastou do “Primeiro Impacto” do SBT.

Desde ontem, até a próxima segunda, Márcia Dantas ficará no seu lugar.

Participação do Rei

Pelé gravou na terça-feira o ultimo depoimento para a série “Trapalhadas Sem Fim”, sobre “Os Trapalhões”.

O Rei da bola recebeu carinhosamente toda a equipe em Santos e se divertiu ao lembrar algumas passagens dele com o quarteto. Dentre entre coisas, disse: "Foi mais difícil eu ensinar o Renato Aragão a jogar futebol do que ele me ensinar a atuar".

13 de novembro de 2019

“Lady Night” já tem período definido para novas gravações

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

“Lady Night” de Tatá Werneck já tem período definido para novas gravações 

A manchete acima não deve ser encarada por Tatá Werneck como motivo de preocupação – afinal, a atriz e apresentadora apenas começou a curtir a chegada de Clara Maria, sua primeira filha com Rafael Vitti. Porém já é possível antecipar o período de gravações da próxima temporada do programa “Lady Night”(Multishow). Os trabalhos irão acontecer entre abril e maio de 2020 nos Estúdios Globo. Enquanto Tatá Werneck dedica-se exclusivamente à pequena, a equipe do talk show estuda novidades para o formato da quinta temporada e, consequentemente, nomes interessantes para entrevista, incluindo profissionais de outras emissoras. Exceção ao cast da Record, o “Lady Night” tem acesso a artistas de praticamente todas as emissoras. Mas o fato de a Record não facilitar o jogo é porque o Grupo Globo também não libera seus contratados para atrações da  concorrente – Fábio Porchat, que apresentou o extinto “Programa do Porchat”, sabe disso como ninguém e hoje comemora o fato de ter todo o elenco da líder à sua disposição no GNT.

Assim...

No último domingo, o “Fantástico” exibiu duas matérias da dupla Sonia Bridi e Paulo Zero. Belas reportagens. Uma mostrando os novos submarinos brasileiros e outra, sobre o rio Ganges na Índia. Uma aula de jornalismo, como sempre. A direção do programa, por se tratar da mesma repórter, claro, teve o cuidado de exibir uma matéria distante da outra como manda o bom manual de televisão. 

... E assim 

O mesmo zelo não pôde ser visto no “Band Esporte Clube”. A repórter Luiza Oliveira entrou com duas matérias consecutivas. Uma falando sobre a homenagem ao piloto Ayrton Senna em São Paulo e outra com o surfista Ítalo Ferreira. O programa possui duas horas de duração. Será que ninguém pensou em colocar em blocos diferentes?

Fantasia 

Em “Bom Sucesso”, Paloma, personagem de Grazi Massafera vai se transportar para dentro da obra “O Corcunda de Notre Dame”, livro que está lendo com Alberto (Antonio Fagundes). Ela irá se tornar Esmeralda. As cenas serão exibidas na próxima semana. 

Rotina 

Os apresentadores e repórteres da CNN Brasil seguem a rotina de reuniões na sede de São Paulo para acompanhar a concepção de seus programas. Esse expediente vai se estender até dezembro. A partir de janeiro, a ordem é trabalhar como se o canal de notícias estivesse no ar.

Aquela ajeitada 

Quem tem curtido muito esse período fora do ar é a jornalista Monalisa Perrone. Ela deixou a Globo no início de setembro e assinou com a CNN Brasil porque não aguentava mais a faixa do “Hora 1”. Conseguiu assim colocar a casa em ordem.   

Garota da moto

A produtora Mixer agendou para fevereiro o início de filmagens do longa-metragem “A Garota da Moto”, que, vale avisar, será totalmente diferente da versão exibida na TV. Além da protagonista Maria Casadevall, estão confirmados Kevin Vechiatto, Felipe Montanari, Martha Nowill, Murilo Grossi e Roberto Birindelli.

Marca histórica 

Hoje, no SBT, “A Praça” vai gravar o programa de número 1600. No ar desde 1987, é o humorístico mais antigo em cartaz na televisão brasileira.

Ondas do Medina 

O canal OFF confirma a apresentação da oitava temporada do programa “Mundo Medina”, em 2020, mostrando os bastidores do possível tricampeonato mundial de Gabriel Medina. A sétima está em exibição e o próximo episódio vai ao ar na próxima segunda-feira, dia 18, às 21h.

08 de novembro de 2019

Em tom de despedida, A Dona do Pedaço desperdiçou inúmeros talentos

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Em tom de despedida, A Dona do Pedaço também desperdiçou inúmeros talentos

Em se tratando de “A Dona do Pedaço”, boa parte do elenco já encerrou a sua participação. Apenas alguns deles, os que formam o núcleo principal, continuam à disposição para gravar cenas dos últimos capítulos. “A Dona do Pedaço” atendeu o que dela a Globo esperava e Walcyr Carrasco, uma vez mais, cumpriu a missão que lhe foi destinada, especialmente a de resgatar a tranquilidade na faixa das 21h. Mas ficam algumas questões para melhor reflexão. E, uma em especial, vício antigo, que nos leva a bater na mesma tecla. Ainda que em novelas com 160, 180 capítulos, comprovadamente não há necessidade de escalar um elenco tão numeroso, porque fatalmente as necessárias manobras da história sempre irão relegar a um segundo plano ou tornar desaparecidos a maioria desses atores. Foi o que aconteceu ou se repetiu agora com talentos na altura de Marco Nanini, Rosamaria Murtinho, Betty Faria, Tonico Pereira e inúmeros outros. Com toda a trama centralizada em 8 ou 10 personagens, foi uma judiação o mau aproveitamento de valores tão importantes.

Movimentação 

Kléber Toledo gravou participação no “Zorra” e aproveitou para fazer um registro com a atriz Renata Castro Barbosa e  a diretora Alice Demier. Detalhe: atores em férias das novelas e séries passarão a aparecer com frequência nesse programa dos sábados. 

Na contramão

Mas se teve tanta gente em “A Dona do Pedaço” que não teve oportunidade de aparecer melhor, Monique Alfradique se inclui entre aqueles que não podem se queixar. Mesmo entrando depois, a sua personagem, Yohana, ganhou forte destaque nesta reta final. 

Consultoria 

Em julho passado, esta santa coluna falou da possibilidade do executivo português, José Eduardo Mouniz, conhecido pelas funções que ocupou na TVI, prestar serviços como consultor na Band. Na ocasião, houve o desmentido. Mas, questão de tempo, agora a nota se confirma. Mouniz sempre foi uma pessoa muito próxima ao dono, Johnny Saad.

Curioso observar 

Jornalista, torcedor, sempre existiu. Alguns vestindo mais fervorosamente e outros menos as camisas dos seus clubes do coração. A novidade agora, na reta final do campeonato brasileiro, com Flamengo e Palmeiras ainda na disputa do título, é torcedor no papel de jornalista, com alguns até saindo do sério. Está divertido. E não foi só o caso do Mauro Cezar versus Gian Oddi. Teve outros espalhados e tão acalorados nas redes sociais. Tudo bem, também. Quem não?

Faltou acrescentar

Em meio a toda programação especial da Globo em dezembro, foi estabelecido também que a “Retrospectiva” do jornalismo será levada ao ar no dia 27. Como sempre, uma sexta-feira, no lugar do “Globo Repórter”.

07 de novembro de 2019

Com sertanejos, Roberto e esporte, Globo define grade de fim de ano

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Com sertanejos, Roberto e esporte, Globo define grade de fim de ano 

Bem antes das concorrentes, a Globo já definiu grande parte da sua programação especial de fim de ano, tendo como destaque uma linha com shows, filmes e também esporte. A abertura dos trabalhos será no dia 11 de dezembro, com a exibição do “Festeja”, reunindo Zé Netto e Cristiano, Maiara e Maraisa, Michel Teló, Marília Mendonça, Felipe Araújo e Yasmin Santos; dia 15, “Sessão Especial Filmes”; 18, “Amigos”; 20, Roberto Carlos; 23, “A Gente Riu Assim”; 24, “Cinema Especial – Divertida Mente”; 25, “Bola Mágica”, e 31, “Show da Virada”. No “Amigos”, programa por conta de Chitãozinho e Xororó, Leonardo, e Zezé Di Camargo e Luciano. Quanto ao especial do Rei, serão incluídos os melhores momentos das suas apresentações em Nova York, Lisboa e Curitiba. Em “A Gente Riu Assim”, Marcelo Adnet irá relembrar os momentos mais marcantes do Brasil em 2019 ao lado de um time de humoristas especialistas. O programa foi muito bem no ano passado, com Adnet e Dani Calabresa. Já em “Bola Mágica”, a proposta é mostrar histórias de crianças que são fãs de atletas de sucesso no país. Esses ídolos irão até essas crianças presenteá-las, na certeza que vão inspirálas no futuro. (Adnet e Calabresa durante o ‘A Gente Riu Assim’, em 2018)

Em cima disso

Ainda há uma surpresa reservada durante a exibição do “Bola Mágica” no fim de ano da Globo. Mas por se tratar de surpresa, e sem querer estragar a festa de ninguém, a coluna reserva-se ao direito de não revelar.

 Nova temporada 

Estão abertas as audições do próximo “The Four Brasil”, apresentação da Xuxa. Semelhante ao “The Voice”, o programa tem como objetivo revelar talentos musicais e dar um prêmio de R$ 300 mil. Ainda não foi definido se o time de jurados permanecerá o mesmo, mas a estreia será no primeiro trimestre do próximo ano.

 Chamada de embarque

 Equipe da Eliana, amanhã, sexta-feira, decola de São Paulo com destino a Istambul. Lá, com uma programação das mais extensas por toda a Turquia, será gravado o seu especial de fim de ano.

Plantão

O canal Fox Sports agiu rapidamente, após a Conmebol decidir, na terça-feira, a mudança de local da final da “Libertadores”. O repórter Ricardo Lay, que já estava em Santiago, foi transferido para Lima.

Plano avançado

Ainda sobre a final, Flamengo e River, dia 23, o canal Fox Sports já tem a decisão de mandar outros 50 profissionais para o Peru. O jogo será transmitido em dois canais, um por Nivaldo Prieto e João Guilherme no outro. 

Importante 

Diversos artistas e outros valores importantes da mídia têm prestado apoio à campanha Novembro Azul, criada com o intuito de informar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. São os casos de Arnaldo Cezar Coelho, Edu Guedes, Milton Neves, entre outros.

Tendência

Independentemente do seu afastamento de agora, no SBT já se trabalha com a forte possibilidade de Silvio Santos diminuir a sua carga de trabalho a partir do ano que vem. Ou, no mínimo dividir parte do seu programa com as filhas Rebeca e Patrícia Abravanel.

Na surpresa 

Domingo passado o telespectador foi surpreendido com a entrada do “Hora do Faro”, do Rodrigo Faro, quase meia hora antes do anunciado. Em vez das 15h45, foi ao ar a partir das 15h18. Aumentaram seu tempo de arte.

Consequentemente 

A espichada no Faro implicou na diminuída do “Domingo Show”. Também na surpresa. A explicação é que o programa deixou de atender o que dele se esperava em  repercussão e audiência. Ainda não há uma informação se será sempre assim ou foi um caso excepcional

05 de novembro de 2019

“A Dona do Pedaço” trouxe paz para o horário das 21h da Globo

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

“A Dona do Pedaço” trouxe paz para o horário das 21h da Globo  

A Globo ainda não tem uma data fechada para as últimas gravações de “A Dona do Pedaço”, principalmente por causa da inclusão de cenas secretas no roteiro envolvendo alguns personagens. Os trabalhos serão concluídos bem próximos ao dia de exibição do último capítulo. Porém, se resta esta pequena dúvida, uma coisa é certa: “A Dona do Pedaço” resgatou a tranquilidade para o horário das 21h. Críticas à parte, uma boa maioria bem procedentes, é assim que internamente ela é avaliada, após superar os problemas causados pela antecessora, “O Sétimo Guardião”. Como se não bastassem os satisfatórios índices de audiência, muito distantes das principais concorrentes, a trama de Walcyr Carrasco ainda se destacou como um produto de grande apelo comercial, dentro e fora da sua apresentação. Super Walcyr! Não será surpresa se este modelo, a partir de agora, passar a influenciar as próximas atrações do horário.

C´est fini 

Titi Müller (foto) começa a gravar este mês mais uma temporada do programa “Anota Aí” para o Multishow, que estreia em 2020. Ela vai pela primeira vez à África do Sul. Entre as cidades que serão visitadas, Cape Town e Joanesburgo. “É um dos lugares que eu mais quero conhecer”, revela a  apresentadora.

Primeiras cenas

Ana Furtado começou a gravar ontem participação especial em “A Dona do Pedaço”. Vivendo a presidiária Gerusa, companheira de cela de Josiane (Agatha Moreira), ela vai aparecer a partir do dia 15.

Próprio quintal 

Numa queda de braço bem descarada com o Governo Federal, a Globo tem procurado, com os seus próprios meios e novos movimentos, compensar a diferença em seu caixa. Por exemplo: a colocação de jogos importantes no Premiere foi uma maneira de buscar novo dinheiro para o futebol. As iniciativas comerciais em “A Dona do Pedaço”, idem, na mesma data. Além de outras. 

Mão forte 

Em meio a tantos desfalques que a BandNews vem sofrendo, todos em direção à CNN Brasil, deve ser destacada a atuação de Rosângela Lara. Experiente e dedicada, lutando ainda contra movimentos que tentam apagá-la, é quem mais se mantém presente e se empenhando em contornar as inúmeras perdas. 

Quanta loucura 

“Mataram” o Gugu Liberato na noite de domingo. Espalharam essa doidera nas redes sociais, a partir de uma publicação no Instagram do Power Couple, preocupando todos os seus familiares. Quase “enfartou” alguns. Felizmente, o próprio Gugu, em férias fora do Brasil, se encarregou de desmentir. 

Sobrenatural 

Em “Desalma”, drama sobrenatural na fila de estreias da Globoplay, Cláudia Abreu faz a Ignes. A personagem vai precisar lidar com os diversos momentos de transe do filho Anatoli (João Pedro Azevedo).   

Iniciativas

Na GloboNews, a terceira temporada do “Em Movimento”, vai falar sobre a inovação social através da arte. Estreia dia 12, às 21h30. Os repórteres Victor Ferreira, Gabriel Prado, Naraynna Borges, Vinícius Leal, Renata Ribeiro e Alan Severiano irão percorrer várias cidades do país para mostrar projetos que transformam a vida das pessoas. Ao todo serão visitadas 32 iniciativas que vão falar de cidadania, educação, saúde, esporte, meio ambiente, trabalho e mobilidade. 

A propósito 

O “Que Mundo é Esse?”, da GloboNews, é um programa excelente. Só que o excesso de trilhas e o alto volume de todas, sempre superando o “off” dos jornalistas e convidados,  dificulta o entendimento. Alguém pode dar um jeito?

Audiência 

Na sexta-feira, 25, na estreia de “Toda Forma de Amor”, série de Bruno Barreto, o Canal Brasil viu sua audiência aumentar em 311% no horário em relação ao mesmo dia da semana anterior. A exibição do primeiro episódio da série levou o canal a subir 19 posições no ranking.

01 de novembro de 2019

A lamentável acomodação de Band e Rede TV! à condição de perdedoras

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

A lamentável acomodação de Band e Rede TV! à condição de perdedoras 

Foram muitas as mudanças observadas na televisão nesta última década ou, mais intensamente, de uns três ou quatro anos para cá. No entanto, nada chama mais atenção do que a forma como Band e Rede TV! se acostumaram a sobreviver com resultados tão ruins. São raras as produções de uma e de outra - talvez em ambos os casos caibam nos dedos de uma mão só - capazes de superar a marca dos dois pontos de audiência. A maioria nem a um chega e na televisão sempre se teve estabelecido que programa, com média inferior a dois, não se paga de jeito nenhum. Mas o que mais se observa no caso das duas é que nada é feito para alterar este até preguiçoso estado de coisas. Não existe nenhum trabalho ou ao menos qualquer iniciativa apontando para uma perspectiva diferente. Ao contrário, tudo indica para um futuro ainda pior, ao encontro do que alguns repetidamente afirmam: o Brasil não suporta ou não tem capacidade para mais do que três grandes redes de televisão. 

Sob encomenda

 Sempre se destacando pela alta qualidade dos seus trabalhos, Sonia Bridi (foto) promove ainda este mês o lançamento de uma nova temporada de “A Jornada da Vida”. Série para o “Fantástico”.

Precisa dizer 

André Azevedo foi tirado da apresentação do “São Paulo no Ar”, substituído pelo Bruno Peruka, que agora acumula com o “Balanço Geral”. Vale ressalvar, no entanto, as condições de trabalho oferecidas aos jornais matinais também não são lá essas coisas.

Característica

Já de algum tempo, não de agora, o “São Paulo no Ar” tem uma equipe bem reduzida. A maioria das matérias apresentadas são repetidas ou versões diferentes de outros jornais da casa.

Lá dentro 

Dentro do jornalismo da Record, André Azeredo é considerado um tremendo gente boa, mas que “não vestiu a persona de apresentador”. Que ainda não confiou no próprio taco. Há o entendimento que ele precisa de mais rodagem. E mais dedicação.

Pode ser 

Ainda que remota, ainda existe a possibilidade do SBT encerrar a exibição de “Poliana” no ano que vem e providenciar a produção de uma outra novela para substituí-la. Fala-se até na possibilidade de ser “Patinho Feio”, que já tem seus trabalhos bem adiantados.

Na ponta do lápis 

Apesar das tentativas de se provar o contrário, dentro do próprio SBT foi feita a conta que esticar “Poliana” em mais um ano vai custar a mesma coisa que produzir uma nova novela. Além de se livrar de um desgaste que será inevitável.