• Banner Cultura Governo do PI
  • Obras no Litoral Cultura
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Flávio Ricco

26 de agosto de 2019

Cautelosa, Globo só vai iniciar em 2020 gravações da série Anjo de Hamburgo

Minissérie será protagonizada por Sophie Charlotte, dirigida por Jayme Monjardim e inteiramente falada em inglês.

A TV Globo está pisando em ovos, ou seja, sendo muito cuidadosa em relação ao primeiro trabalho da parceria firmada em maio com a Sony Pictures Television, a minissérie de época “Anjo de Hamburgo”, que será protagonizada por Sophie Charlotte, dirigida por Jayme Monjardim e inteiramente falada em inglês.

Em função de uma série de fatores, como escolha e preparação de elenco, figurinos, detalhes de cenas, locações no Brasil e na Argentina, entre outros, já se pode assegurar que as gravações só terão início em 2020.

Portanto, não se sustentaram as informações de que começariam entre setembro e outubro. Para este 2019, imagina-se que aconteça apenas a pré-produção.

A formação do cast, com artistas brasileiros e internacionais e todos apresentando inglês fluente, aparece entre as principais dificuldades. Só os melhores serão selecionados, e as inscrições de atores e atrizes, entre 20 e 70 anos, terminam no próximo dia 30.

TV Tudo

O Anjo

Como já destacado neste espaço, a série, escrita por Mário Teixeira e Rachel Anthony, acompanha a história real de Aracy de Carvalho, funcionária do consulado brasileiro em Hamburgo, casada com o escritor João Guimarães Rosa. Aracy que ajudou centenas de judeus a escaparem para o Brasil durante o regime nazista.

Organização

Caberá à Sony os direitos de distribuição de “Anjo de Hamburgo” em outros países e, à Globo, a exibição em TV aberta e em outras plataformas do Grupo no Brasil. A parceria também inclui “Rio Connection”, uma série que irá contar a história real de uma quadrilha do crime organizado europeu que escolheu o Brasil para o escoamento de heroína para os Estados Unidos na década de 1970.

Jornalismo

André Basbaum, alguém com passagens bem importantes em outras emissora e, hoje, diretor de redação da Band, será o editor-chefe do novo jornal das 22 horas. A partir de hoje começam as gravações dos pilotos. Estreia na segunda que vem.

Falando nisso

Sem que ninguém fosse avisado, muito menos o telespectador da Band, os boletins noticiosos “Informei”, dos 10 minutos iniciais de duração, agora ficaram com apenas cinco. Cortaram pela metade. E isso há menos de um mês da sua estreia.

Caiu de bico

Ao contrário do passado, os filmes exibidos na Record deixam muito a desejar. Todos de qualidade bem duvidosa. Fora que alguns deles são levados ao ar à exaustão. A série “Velozes e Furiosos”, que ninguém aguenta mais, por exemplo.

A propósito

A Band tem uma negociação com a Califórnia, empresa que atua na área de distribuição de filmes independentes, para reforçar as suas sessões de cinema. E parece que, além dela, também existem conversas com uma outra.

Não acabou em pizza

Um grupo de amigos marca confraternização em uma pizzaria da Praça Roosevelt, em São Paulo, e lá pelas tantas uma repórter chega acompanhada do namorado de outra jornalista. Começa o bate-boca e copos acabam ganhando “asas”, voando baixo em todo local. Saldo da confusão: uma das moças se machucou feio, ganhou 8 pontos na mão e fez um BO. A outra, uma conhecida repórter do SBT, saiu ilesa.

Último dia

Após a saída de Tiago Maranhão, André Hernan tocou a bola do “Troca de Passes”, do SporTV, até a noite deste domingo. Agora vai voltar para os gramados. Rodrigo Rodrigues vai assumir os trabalhos a partir desta semana.

Baixa a bola

A Band está exibindo o programa “Os Donos da Bola”, com Neto e convidados, simultaneamente na televisão, como sempre foi, e agora no YouTube. Acontece que no intervalo da TV, ele segue na internet, com todos os palavrões possíveis e impossíveis. Alguém tem que se tocar.

Longe disso

As novelas da Record, em especial “Topíssima”, até conseguem atingir bons índices de audiência, mas ainda estão longe de ameaçar o domínio da Globo no disputado mercado de São Paulo. Depois de “Os Dez Mandamentos”, as demais produções passaram a brigar apenas com o SBT pelo segundo lugar.

Nome de guerra

Porém, a Record parece disposta a mudar esse quadro e por isso irá ambientar sua próxima novela das 20h, “Amor Sem Igual”, em São Paulo para chamar atenção do telespectador. A decisão já está tomada. E mais: será uma trama passada nos dias de hoje e protagonizada por uma prostituta! Que terá como nome de guerra, Poderosa.

A história

Em “Amor Sem Igual”, o mocinho vai se apaixonar pela Poderosa e toda história irá se desenvolver a partir disso. Escrita por Cristianne Fridman, já reúne no elenco Angelina Muniz, Castrinho, Ernani Moraes, Miguel Coelho, Victoria Pozzan, Giuseppe Oristânio, Brenda Sabryna(foto), Guilherme Dellorto, Cesar Cardadeiro e Kika Kalache. A Record se prepara para anunciar o casal de protagonistas.

(Brenda Sabryna emenda ‘Topíssima’ em ‘Amor Sem Igual’/crédito reprodução Instagram)


Bate – Rebate

·       Foi especulada a presença do Carioca no elenco de  “A Fazenda”, mas nada disso. Ele está fora.

·       A propósito de “A Fazenda”, estão muito bem feitas as chamadas do programa. Criativas...

·       ... A Record é muito boa nisso.

·       Amanda Klein entra em licença-maternidade na Rede TV! em outubro...

·       ... Claudia Barthel e Salete Lemos já foram definidas como suas substitutas no “Rede TV News”...

·       ... Mas ainda falta escolher quem ficará no seu lugar no “É Notícia”, programa semanal de entrevistas.

·       Terminaram, na quinta-feira, as gravações de “Segunda Chamada”, série da Globo...

·       ... Foram quatro meses de trabalho direto. É uma coprodução com a O2 Filmes.

·          ... Escrita por Jô Bilac, Julia Spadaccini e Carla Faour, tem Paulo Gorgulho, Deborah Bloch, Hermínia Guedes, Silvio Guindane e Thalita Carauta nos principais papéis. Estreia em outubro.

·       Multishow planeja um novo programa para a cantora Iza, do “The Voice”...

·       ... Mas existem olhares da Globo muito voltados para ela.

·       A TV Aparecida completa 14 anos no dia 8 de setembro e algumas novidades estão sendo preparadas na programação. Uma delas, o Cine Família Interativo, com participação do público, a partir desta segunda-feira.

C´est fini

Após participar do júri do Festival de Gramado, Thaila Ayala volta as atenções para seus novos trabalhos no cinema. Ela integra o elenco de “Lamento”, ao lado de Marco Ricca, que será lançado ainda este ano. “The Pretenders” e “Zeroville” são outras produções prestes a ganhar as salas de cinema.

E, no Rio, a atriz acaba de filmar “O Garoto”, dirigida por Bruno Saglia, na qual interpreta Tamara, uma editora de livros que se envolve com um escritor em crise de criatividade, papel de Vitor Fonsek.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

23 de agosto de 2019

"Terra Nostra” é uma novela que vai ficar para sempre

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

"Terra Nostra” é uma novela que vai ficar para sempre 

O Viva encerrou a reexibição de “Terra Nostra” na quarta-feira. Novela com texto de Benedito Ruy Barbosa, direção de Jayme Monjardim e interpretações que ficaram marcadas para sempre. Um elenco que reuniu Ana Paula Arosio, Thiago Lacerda, Carolina Kasting, Claudia Raia, Lolita Rodrigues, Paloma Duarte, Maria Fernanda Cândido, Antonio Calloni, Marcelo Anthony e tantos outros nomes consagrados. Mas que teve outros três, em especial, e ainda não citados, merecedores de um reconhecimento em particular. O saudoso Raul Cortez, em um dos seus melhores desempenhos na televisão; Antonio Fagundes na criação de um personagem único e marcante, e Débora Duarte tão emocionante que, em alguns momentos, lembrou a histórica sequência final de “Beto Rockfeller”, da TV Tupi. Mesmo sendo reprise “Terra Nostra” vai deixar saudades. Que ela volte de tempos em tempos. Sempre será muito bem recebida. 

Perfil 

No remake de “Éramos Seis”, que estreia dia 30 de setembro na Globo, Eduardo Sterblitch será José Carlos, Zeca. Namorado de Olga (Maria Eduarda de Carvalho) em Itapetininga, é farmacêutico, doce e divertido, mas também meio bronco. Faz todas as vontades da namorada, incluindo conhecer e tentar conquistar sua tia Emília (Susana Vieira) para ter, quem sabe um dia, a oportunidade de ficar rico. É o primeiro trabalho dele nas novelas.

Reconhecimento 

A Globo fez uma renovação premium de contrato por mais três anos com Benedito Ruy Barbosa, em agradecimento aos seus serviços prestados e por ainda ter as novelas que ele escreveu entre as mais vendidas do mundo. Não significa uma parada completa. No alto dos seus 88 anos, o Benedito está pensando numa série.

Queimação 

 com passagens por Globo e Record, gente boa e tempo na estrada, têm encontrado dificuldades para se submeter a testes para a novela “Patinho Feio” no SBT. Falam de uma resistência, que só uns poucos conseguem romper.

Estava lá 

Juju Salimeni queria muito, mas será obrigada a dizer não para a Record, que pretendia contar com ela na próxima “Fazenda”. O reality “Juju BootCam” que estrearia em julho no canal E! foi transferido para outubro e ela, confinada, não poderia trabalhar na divulgação do programa. Daí a desistência.

Terá um próximo 

Ainda sem estrear o primeiro, “Juju BootCam” já tem a sua segunda temporada acertada. A proposta do programa é reunir um grupo de marombadas, em desafios de força, equilíbrio e agilidade.

Vamos acalmar

 SBT e Record, todas as manhãs, têm travado uma briga muito forte pela audiência, mas que não deve levar ninguém ao desespero. Muito menos perder a cabeça e desrespeitar os outros. No “Primeiro Impacto”, horário do Marcão do Povo, são muitas as reclamações do pessoal que trabalha lá. Ambiente sempre tenso demais quando os índices não jogam a favor.

22 de agosto de 2019

Hassum enfrenta vetos de Globo e Record em estreia de talk show na TNT

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta quarta-feira (22) no Jornal O Dia.

Hassum enfrenta vetos de Globo e Record em estreia de talk show na TNT

A TNT promoveu na noite de terça-feira, em um bar da região de Santo Amaro, em São Paulo, o evento de lançamento do programa “Tá Pago”, com estreia na próxima terça, às 22h30, sob o comando de Leandro Hassum. Também será a estreia dele como apresentador de talk show, em uma nova casa, após mais de 20 anos como contratado da TV Globo.

Em conversa com a coluna, Hassum se mostrou bastante motivado a encarar essa próxima etapa da sua carreira. Serão muitos os desafios, em especial, um que já foi enfrentado recentemente por Fábio Porchat durante sua passagem pela Record: o veto de outras emissoras a convidados. “É muito chato não receber autorização, liberação dos meus colegas da Globo”, revela Hassum. “Eles não podem vir no meu programa. Já estamos passando por esse problema, mas faz parte também, só espero que um dia isso mude”.

“Quando eu estava na Globo, via a felicidade de colegas de outras emissoras em participar dos seus programas. Por que não o contrário?! Fica aqui um pedido para que a Globo possa rever essa decisão. Reavalie. É tão bacana esse intercâmbio de talentos para que a gente possa circular por todas as áreas. O mundo está cada vez mais caminhando pra isso, pra gente ter essa liberdade. Acho que tá na hora de ter uma cabeça mais aberta. Rede Globo, tenha mais tolerância com a gente!”, declara o artista.

(Crédito: Photo Agência/Fabrício Junior)

Outro bloqueio

Hassum faz ainda um apelo à Record: “Também não tá liberando, então, por favor, tenha tolerância para que a gente também possa ser generoso como sempre fomos”.

Enquanto se prepara para a estreia na TNT, Hassum revelou que ontem iria realizar um dos seus sonhos de vida: “conhecer o Silvio Santos”.

Arremate 

“O Danilo ia no programa do Porchat, o Porchat ia no dele. Isso é ser extremamente moderno, é importantíssimo pra nossa arte”, avalia Hassum.

A primeira temporada de “Tá Pago” reúne 15 programas e tudo caminha para que a próxima seja confirmada muito em breve. Segundo a Turner, o projeto foi muito bem recebido pelo mercado publicitário.

Paixão nacional

Ainda durante o evento de lançamento do “Tá Pago”, executivos da Turner contaram à coluna que o canal está muito satisfeito com a “resposta” do Campeonato Brasileiro, “uma paixão nacional”.

E que esforços e estudos serão realizados a fim de aumentar o número de clubes. Na atual Série A, são sete fechados: Athletico-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos.

Novas temporadas 

Elenco e equipe da série “Escola de Gênios”, produzida pela Mixer para o canal Gloob, se reuniram domingo para definir detalhes da quinta temporada – a quarta, já gravada, ainda não foi lançada.

Vale destacar que o programa conquistou este ano o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, como Melhor Série Brasileira de Ficção e acaba de ser selecionado como finalista de prêmio em Cannes, categoria “Best Live Action Kids Programme”.

Se deu bem

O trabalho de Isabella Scherer, intérprete da fase jovem de Paloma (Grazi Massafera), em “Bom Sucesso”, agradou.

Tanto assim que ela irá estender o vínculo com a Globo e continuar aparecendo na novela. Ou melhor, nas lembranças de Paloma. Filha do ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa, Isabella já tem no currículo produções como “Que Talento!”, “Malhação” e “Psi”. 

Melhor dia

O “Jornal Nacional” completa 50 anos em 1º de setembro, no caso, um domingo. Para as suas equipes “não poderia ser um dia melhor”.

Como vai rolar “festão” no Rio, em uma área próxima ao Jockey, pessoal está bem animado.

Jornalismo da Band

O que até agora foi chamado provisoriamente de “Jornal das 10”, irá receber o título de “Band Notícias”.

Com apresentação de Rafael Colombo e Cynthia Martins, hoje no BandNews, vai entrar logo depois da igreja, a partir do dia 2 de setembro.

Trabalho bem feito

O Fox Sports transmitiu Grêmio e Palmeiras, na noite de terça, jogo da Libertadores.

Importante destacar que, mesmo sendo uma transmissão exclusiva, foi feito todo um trabalho de preparação, que começou no final de semana passada, inclusive envolvendo as redes sociais.

Taxiando

O avião cenográfico que a Globo tem em seus estúdios voltará a ser utilizado ou vai “decolar” novamente em “Amor de Mãe”, da Manuela Dias, substituta de “A Dona do Pedaço”.

E que, segundo as previsões, deverá estrear em novembro.

Atitude 

O SBT, além de pedir autorização para uso, junto à TV Aparecida, ainda faz um agradecimento na abertura da série Milagres de Nossa Senhora “pela cessão da marca”.

Como informado por aqui, a emissora católica possui o registro de “Milagres de Nossa Senhora”. 

Bate – Rebate

•     Na terça-feira que vem, 22h10, o canal Curta! vai exibir um documentário sobre os 90 anos de Mario Lago...

•     ... Mostrando momentos importantes da sua vida no teatro, televisão e na música...

•     ... E com depoimentos de Ana Paula Arósio, Lima Duarte e Tony Ramos, do sambista Nelson Sargento e do filho do biografado, Mariozinho Lago.

•     A diretora Denise Saraceni já está completamente envolvida com os preparativos de “O Selvagem da Ópera”, próxima supersérie da Globo...

•     ... Um trabalho que poderia ser bem mais tranquilo, não fossem os problemas para fechar seu elenco.

•     Problema semelhante também acontece com a série “Anjo de Hamburgo”, coprodução com a Sony...

•     ... Mas aí em função da dificuldade em se encontrar atores certos para atender as características dos seus personagens.

•     Globo está construindo uma mansão na sua cidade cenográfica para servir as gravações de “Éramos Seis”...

•     ... Além da fachada, existe a ideia de usar alguns dos seus interiores...

•     ... Esta será a casa de Lola (Glória Pires) e Júlio (Antonio Calloni), na avenida Angélica, em São Paulo.

C´est fini

A busca por uma vaga no “BBB20” continua muito acirrada. Só para se ter uma ideia, já foram encerradas as inscrições em Fortaleza, Recife, Curitiba, Campo Grande, Goiânia, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Segundo o site do programa, os interessados ainda podem tentar a sorte em Belo Horizonte e Belém, além de São Paulo, onde “as inscrições vão reabrir em breve”.   

15 de agosto de 2019

Força e consumo da televisão continuam incontestáveis

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta quinta-feira (15) no Jornal O Dia.

Força e consumo da televisão continuam incontestáveis

A TV aberta está sempre no centro das discussões. Hoje, como a política, futebol e religião, é sempre um dos assuntos mais comentados. Mas há ainda os que questionam a sua força. Pois bem. O site da CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão, sob o título “TV permanece como meio mais consumido e de maior força comercial”, destacou artigo do professor Mark Ritson na “Marketing Week” sobre o consumo da televisão no Reino Unido, muito à frente dos demais, e um outro da VAB - Video Advertising Bureau com análise da audiência total da TV nos Estados Unidos. Dados de junho passado, “na população acima de 18 anos a audiência média dos canais de TV por minuto (incluindo sua "transmissão" online) é de 31,4 milhões de pessoas, contra 15,8 milhões da soma dos 10 digitais de maior audiência que vêm em seguida (entre eles, YouTube, Facebook, Google, Spotify e Instagram). Destaca ainda que na faixa de “18 e 34 anos a TV continua liderando, com 3,4 milhões de audiência por minuto, contra 2,6 do YouTube, 1,4 do Spotify, 0,76 do Facebook e 0,72 milhão do Google”. E, a dos 35 a 64 anos, “que concentra a maior parte do poder de consumo americano, os canais de TV falam com 16,7 milhões de pessoas por minuto, contra 7,4 milhões da soma dos 10 canais digitais que aparecem na sequência”. Nada a acrescentar. Os dados são incontestáveis.

Ponto a favor 

A parceria com a Globo na produção da “Escolinha do Professor Raimundo” se tornou um bom negócio para o Viva. A exibição da nova temporada impactou, desde sua estreia, mais de 4,3 milhões de telespectadores diferentes. O canal alcançou ainda o segundo lugar como mais assistido da TV por assinatura pelo público masculino na exibição das edições inéditas.

 Free 

Mariana Ferrão, ex- Globo, vai abrir o ciclo de palestras do Congresso Estetika, dia 31, no SP Expo, falando sobre “A Ciência da Felicidade”. Ela estará ao lado de João Paulo Pacífico, que apresenta o programa “Felicidade iLTDA” na Rádio Globo. 

Capa e recheio 

Antonela Avellaneda, participante do BBB 4, passou rapidamente pelo Brasil, antes de fotografar para a Playboy de Portugal. Trabalho marcado para esta sexta-feira. Aqui, ela foi capa e páginas em duas edições da revista. E, como próximo passo, negocia com alguma televisão, o seu programa de viagens.

Paquera forte 

A coluna tem informações do interesse da CNN Brasil na contratação de Monalisa Perrone. Fonte segura. Monalisa, hoje, é a titular do “Hora 1” na Globo. O problema, informase, é que existe uma multa contratual muito alta no meio. (Monalisa Perroni)

Crédito: Zé Paulo Cardeal/TV Globo

Dobradinha 

Mais que um simples contato, já existe, sim, uma conversa bem encaminhada entre CNN Brasil e Dony De Nuccio. Nada assinado ainda, mas em vias de. Por aí se entenda após o retorno dele ao Brasil. E junto, anote também, o comentarista de economia Samy Dana.

Futebol 

A Rede TV! está em negociações bem aceleradas para fechar, além do italiano, a transmissão de um outro campeonato importante. Ao todo, quatro no radar, sendo dois europeus. 

Pa-pum

Erick Jacquin conclui na outra sexta-feira, 23, as gravações da segunda temporada do “Pesadelo na Cozinha”. A estreia, na Band, será no dia 27. 

Gravando 

Leandro Hassum já iniciou as gravações do “Tá Pago”, ao ritmo de dois programas por semana. Entre os convidados até agora, Daniela Mercury, Adriane Galisteu, Henrique Fogaça e Tiago Abravanel. Ainda não há uma definição de quem irá ao ar no primeiro, dia 27. 

Programa do Eri 

A Record marcou para os dias 26 e 27, no Rio, as gravações do especial de fim de ano “O Figurante”. O elenco reúne Eri Johnson, Angelina Muniz, Giuseppe Oristanio, Pérola Faria, Inês Galvão e Bemvindo Sequeira. Dependendo da sua aceitação, perigas de virar série semanal.

14 de agosto de 2019

Tom Cavalcante dá show com novo programa no Multishow

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta quarta-feira (14) no Jornal O Dia.

Tom Cavalcante dá show com novo programa no Multishow 

Aqui sempre se bate na tecla da falta de graça dos poucos humorísticos em cartaz. Pois bem, no Multishow, o programa do Tom Cavalcante é uma opção das mais interessantes, com as suas diversas imitações, especialmente a do personagem Tomsonaro. Trata-se de uma das mais contundentes críticas, tanto política quanto social, na mesma altura que Chico Anysio, lá atrás, fez com a Salomé (que falava ao telefone com João Figueiredo), Jô Soares com o Dr. Sardinha (Delfim Neto) e Agildo Ribeiro, dr. Babaluf (Paulo Maluf). Tudo com a maior classe e categoria. Tom se mostra como presidente, vestindo uma camisa do Palmeiras debaixo do paletó, ao lado dos filhos, da sua mulher, amigos e ministros. Não tem nada mais divertido. Corre o risco do próprio presidente, se assistir, numa dessas, rir muito dele também. O estranho é a TV aberta dos dias atuais, ao priorizar outros ou as turminhas formadas, abrir de um talento como Tom Cavalcante.

Novos ares - 1 

As mudanças no jornalismo da TV Globo não param. Depois do anúncio envolvendo os programas “Globo Repórter” e “Jornal Hoje”, consta agora a informação que a repórter Malu Mazza, da afiliada RPC e destaque na cobertura da Lava Jato, vai trocar Curitiba por São Paulo. 

Novos ares – 2 

A transferência da repórter de rede se tornou um dos principais assuntos da Redação de SP. A coluna consultou a assessoria da Globo na manhã de ontem sobre essa mudança envolvendo Mazza, mas ainda não recebeu resposta.  

Mãe escolhida 

Definida, nessa terça-feira, a substituição de Bianca Bin por Vitória Strada no time de protagonistas de  “Salve-se quem puder”, de Daniel Ortiz, foi acertada também a escalação de Carolina Kasting. É a volta dela ao Brasil e à Globo, depois de fazer a novela “Valor da Vida” em Portugal. Carolina fará a mãe da personagem de Strada na trama.

Estreia 

O Multishow estreia na próxima segunda-feira, 19, às 22h30, a nova temporada de “Tô de Graça”, série do Rodrigo Sant’Anna. Serão mais 30 episódios exibidos de segunda a sexta. A modelo Gracyanne Barbosa faz participação especial. 

Créditos: Gabriel Nunes/Divulgação Multishow

Utilidade pública 

Após a publicação de uma nota, informando da necessidade de se reunir atores com inglês fluente no elenco de “Anjo de Hamburgo”, esta coluna passou a ser procurada por vários interessados. Os interessados, vale deixar claro, devem procurar a Globo ou a Sony. 

Mercado 

Marcus Vinícius Chisco, VP comercial da CNN Brasil, tem visitado as principais agências de propaganda, apresentando o projeto de implantação do novo canal de notícias e as possibilidades de participação dos anunciantes interessados. Os talentos de vídeo até agora contratados e o desenho inicial da futura grade têm alcançado receptividade das mais positivas. 

No Ratinho 

Paula Fernandes será uma das atrações do “Boteco” do Ratinho nesta quarta-feira, pelo SBT. Além dela, o Trio Nordestino, Gilberto e Gilmar, o grupo de pagode Exalta e o cantor de músicas francesas, Gilbert Stein. 

Especial 

O “Mais Você”, da Ana Maria Braga, prestes a completar 20 anos na Globo, nesta sexta-feira chegará a sua exibição de número 5.000. Um especial irá relembrar momentos marcantes da sua história, inclusive com a participação de Zezé di Camargo e Luciano, dupla com maior número de participações no programa. Até agora, 18 vezes.

 Operação de guerra 

A diretora Amora Mautner se cercou de todos os cuidados para evitar que cenas do flagra que marcará a virada em “A Dona do Pedaço” vazassem. Durante a gravação em estúdio, apenas o pessoal necessário. Exibição em duas partes, sábado e segunda-feira.

13 de agosto de 2019

Globo não pode limitar a graça e espontaneidade de Maju Coutinho

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta terça-feira (13) no Jornal O Dia.

Globo não pode limitar a graça e espontaneidade de Maju Coutinho 

O sucesso e o reconhecimento ao trabalho da Maju Coutinho são dos mais merecidos. Alguém que, com o tempo, soube aproveitar as oportunidades oferecidas e, graças à maneira de se colocar, quebrar um pouco a cintura do nem sempre flexível jornalismo da TV Globo. A Maju que todo mundo aprendeu a gostar é exatamente aquela do “Jornal Nacional”, que fala fácil, estilosa, convincente e segura nas suas informações. Mas a Maju que ninguém quer é a apresentadora amarrada do “Fantástico”, ou de alguns momentos do programa, como foi no último domingo, por exemplo, na cabeça da reportagem sobre o aquecimento da terra. O diálogo com Sonia Bridi passou ao público a impressão de um teatrinho ensaiado de véspera, sem qualquer espontaneidade e falso demais para uma matéria tão bem feita e de tamanha importância.  Toda vez que jornalista, independentemente da função, é colocado na condição de interpretar, o desastre é inevitável. Que a Maju, quando assumir o “Hoje”, volte a ser aquela que todos aprendemos a admirar.

De um lado... 

Pessoas próximas ao Tino Marcos dão como certeza o desejo dele em trabalhar sob o regime de contrato por obra, a partir de janeiro, no final da sua licença. Faria apenas grandes eventos, como Olimpíada, por exemplo. É o que irá propor à Globo. 

... Mas do outro 

Consultada, a Comunicação da Globo informa que nada mudou em relação ao estabelecido com Tino Marcos. O combinado é que ele seguirá normalmente “como funcionário do Esporte da Globo”.

Futebol 

Terça-feira de futebol na Rede TV!, Copa Sul-Americana, Independiente Del Valle, do Equador, contra Independiente da Argentina, jogo de volta. Narração de Silvio Luiz e comentários de Paulo Sérgio.

Vice-líder 1 

Roberto Cabrini segue como um dos destaques da programação do SBT. Em julho, o “Conexão Repórter” impactou 28 milhões de pessoas em todo o Brasil, segundo os dados do Kantar/Ibope. No PNT, audiência nacional, fechou julho na segunda colocação com 5,4 pontos de média; Record, 3,3 pontos, e Globo, 12. 

Vice-líder 2 

Em São Paulo, o “Conexão Repórter” também assegurou a viceliderança nas cinco vezes em que foi ao ar em julho, totalizando 100% de aproveitamento. Marcou 7,2 pontos; Record, 3,8, e Globo, 13,4.

Pelo menos 

A informação de agora é que o “Jornal da Gazeta”, da TV Gazeta – SP, vai continuar sem cortes, mantendo os seus 60 minutos de duração. E não estão previstas mais demissões na sua redação.

Está andando

Na Band ninguém fala em lançamento, mas o projeto do “Jornal das 10” está em andamento. E a ideia é torná-lo bem informativo e transformar o “Jornal da Noite”, que será mantido, mais opinativo, com chances de receber convidados e até promover debates.

Disputa de papéis 

Miguel Coelho, que foi Jorge Benício em “Espelho da Vida”, na Globo, fez testes na Record para protagonista de “Amor Sem Igual”, de Cristianne Fridman, substituta de “Topíssima”. Bárbara França briga pelo principal papel feminino. A ideia é definir essas escolhas até sexta-feira. 

Ponte aérea 

O próximo “Altas Horas”, do Serginho Groisman, que normalmente é gravado e exibido de São Paulo, será ao vivo, direto do Rio de Janeiro. O programa, também com um número de convidados maior que o habitual, se integrará à campanha do “Criança Esperança”. 

Aí sim 

A nova direção da TV Cultura começa a realizar as mudanças que a grade de programação necessita, entre elas algumas correções. Por exemplo: não existe mais sessão de desenhos animados antecedendo a entrada dos telejornais.

09 de agosto de 2019

Programa de Sandra Annenberg completa cinco anos na Globo

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta sexta-feira (9) no Jornal O Dia.

Programa de Sandra Annenberg completa cinco anos na Globo

O “Como Será?”, apresentado por Sandra Annenberg, completa cinco anos de Globo na manhã deste sábado, com direito a uma edição especial. Dentre outras surpresas, uma arquibancada no estúdio para receber os seus cinco repórteres - Alexandre Henderson, Júlia Bandeira, Mariane Salerno, Renato Cunha e Rogério Coutinho - e também cinco telespectadores fiéis. A ideia é que todos conversem sobre o que o programa ensinou no período. Haverá ainda um quinteto musical, integrantes da Banda Anelo, que foi criada com o objetivo de ensinar música gratuitamente na periferia da cidade de Campinas (SP). Como se sabe, Sandra também é titular do “Jornal Hoje” e partiu dela, em março, o pedido para deixar de apresentar o "Jornal Nacional". Para priorizar esses dois programas, ela abriu mão de integrar o time de plantonistas do principal telejornal da casa. A atração dos sábados passou a ocupar em agosto de 2014 a faixa do “Globo Cidadania”, que reunia “Globo Educação”, “Globo Ciência”, “Globo Ecologia”, “Globo Universidade” e “Ação”. “Como será dar à luz um programa inovador, questionador e que só traz boas notícias? Depois de cinco anos no ar, vimos que é possível melhorar o mundo, que dá trabalho sim, é desafiador, mas em equipe tudo fica mais fácil”, diz Sandra.

Cantor na novela 

O cantor Lucas Lucco acaba de acertar sua volta às novelas da Globo. Após “Malhação”, “Rock Story” e “Sol Nascente”, ele vai aparecer em participação especial em “A Dona do Pedaço”. Os detalhes ainda serão informados pelo autor Walcyr Carrasco.

Jogos históricos

O canal SporTV irá exibir, entre este mês e outubro, uma série de dez jogos históricos da NBA. Serão dez partidas marcantes, uma por semana, com narração e comentários de profissionais dos canais. Dentre os confrontos escolhidos, o jogo 6 das Finais de 1998 - último título de Michael Jordan pelo Chicago Bulls (contra o Utah Jazz); a partida entre Los Angeles Lakers e Toronto Raptors em 2006, quando Kobe Bryant marcou 81 pontos, e o jogo 5 entre Cleveland Cavaliers e Detroit Pistons pelas finais da Conferência Leste (LeBron James anotou 48 pontos). 

Tudo certo 

A Globo já tem definida uma segunda temporada de “Cine Holliúdy” e a proposta de manter o mesmo elenco da primeira. Só não existe ainda uma data para as gravações, em função dos compromissos dos seus atores, dentro e fora da televisão. Letícia Colin, por exemplo, está no início da sua gravidez.

Pela ordem

Maisa vai receber o trio do “Bake Off”, neste sábado, no seu programa do SBT: Nadja Haddad, Beca Milano e Olivier Anquier. E no outro, dia 17, as irmãs Abravanel, Patrícia e Rebeca. 

08 de agosto de 2019

Esporte da TV Globo sofre baixas, mas não muda seu modo de trabalhar

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta quinta-feira (8) no Jornal O Dia.

Esporte da TV Globo sofre baixas, mas não muda seu modo de trabalhar 

nesses últimos meses, o esporte da TV Globo observou desfalques bem importantes. Mauro Naves, o único “condenado” no caso Neymar – Najila, deixou a casa depois de 31 anos de serviços prestados. Ainda em julho, imediatamente após a final da Copa América, Tino Marcos entrou com pedido de licença não remunerada por um período de seis meses, só devendo retornar às suas atividades em janeiro de 2020. Mesmo diante de baixas tão importantes, o esporte da TV Globo não pretende alterar em nada o seu esquema de cobertura em relação aos jogos da seleção brasileira de futebol. Serão sempre dois repórteres acompanhando de perto as suas atividades nos períodos de treinamentos e amistosos. Eric Faria, com certeza, será um deles e Guilherme Pereira, possivelmente, o outro. E isto a partir dos próximos compromissos, dias 6 (contra a Colômbia) e 10 (contra o Peru) de setembro, nos Estados Unidos. 

Lá atrás... 

Há uns 20 anos, o Canal 21 colocou no ar o que era chamado de TV Fish, com peixes “nadando” no vídeo, teoricamente para distrair o telespectador. Uma videoarte criada pelo Rogério Brandão, nos seus tempos de diretor daquela emissora. ... 

Agora 

O GloboNews tem no ar um trabalho com o mesmo conceito. A imagem de peixe, informando que “com tanta coisa acontecendo é bom desligar”. A frase não é bem essa, mas é este o espírito. Registro, apenas.

Negócios em expansão 

Glória Pires, que já tem um no Maranhão, agora está construindo um resort em Maceió. Isso do lado de fora da TV. Dentro, ela, em breve, vem por aí como Lola em “Éramos Seis”, substituta de “Órfãos da Terra” na Globo.

 Estava escrito

Um dia isso ia acontecer... No “The Voice”, jogo de cena ou não, os jurados sempre rasgam elogios aos participantes, mesmo não tendo apertado o botão e virado a cadeira para eles. Na terça-feira, o então “por que não virou?” recebido pela Ivete Sangalo vai ficar de lição. 

Troca de bastão 

Em cenas de “A Dona do Pedaço” que vão ao ar a partir do próximo dia 20, Jô (Agatha Moreira) se torna a nova “dona do pedaço”. Ela expulsa a mãe, Maria da Paz (Juliana Paes) de casa e assume o controle da fábrica de bolos.

Música 

A MTV marcou para 19 de setembro, às 22h, a exibição do “Acústico” com Tiago Iorc. O programa terá uma hora de duração. 

Particularidade 

Este trabalho irá anteceder uma turnê do Tiago Iorc por 14 cidades brasileiras. Até lá, ao que parece, a sua intenção é não aparecer em lugar nenhum. Todos os convites que recebeu até agora, inclusive de TVs interessadas, não foram aceitos.

A definir 

As principais emissoras de TV não abrem mão do uso de helicópteros no dia a dia de suas reportagens. Só que em se tratando de CNN Brasil, ainda não existe uma definição quanto a este assunto. As prioridades são outras. 

Estreias da Record 

A Record trabalha com 11 de setembro para a estreia da 11ª edição de “A Fazenda”. E também já se confirma para o mesmo mês a nova temporada do “Canta Comigo”. 

Não tem nada 

Continuam pipocando notícias de um acerto da Rede TV! com Ronnie Von. Algumas até com detalhes do programa e data de estreia. Só um probleminha: de oficial não tem nada. Nem conversa existiu, pelo menos, até agora. 

Baile da Favorita

O Multishow vai transmitir no próximo dia 10, a partir das 22h, os shows do Baile da Favorita. Apresentações de MC Marcinho, Lexa, Nego do Borel e Bloco da Favorita.

07 de agosto de 2019

TVs começam a vulgarizar o uso do celular

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta quarta-feira (7) no Jornal O Dia.

TVs começam a vulgarizar o uso do celular

O celular veio a se transformar num facilitador importante para o jornalismo da TV, desde que utilizado moderadamente e em ocasiões essenciais. Antes, para toda e qualquer reportagem, as emissoras deslocavam o repórter, cinegrafista, um assistente e o motorista da viatura. Com o correr dos tempos, deixando a melhor qualidade um pouco de lado, algumas dessas funções foram extintas ou acumuladas. Hoje, uma equipe completa (ENG), ao contrário do que sempre foi, em alguns casos se resume a duas pessoas. E olhe lá. Mas como nada está tão ruim que não possa piorar, observa-se casos de repórteres trabalharem só com o celular. Na Band, dia desses, foi ao ar uma matéria inteira desse jeito, com o repórter em “selfie”. Há, como se vê, e também porque sai mais barato, a vulgarização no seu uso e a qualidade em segundo plano. É a televisão cada vez mais próxima da internet, quando deveria ser ao contrário.

Quer um exemplo? 

Ontem, na Band, durante a apresentação de um boletim de notícias, 10h50, o repórter fez um stand up de celular dentro do estúdio em Brasília. Nada mais maluco: gravando com celular dentro do estúdio. 

Outra coisa 

As emissoras de rádio, do lado delas, também passaram a transmitir as suas programações em vídeo. Algumas, mais jeitosas, preparando seus estúdios convenientemente para isso. CBN entre elas. Outras, no entanto, sem o mesmo cuidado, passando a impressão do completo improviso. Rádio Bandeirantes, por exemplo. Tem um puxadinho lá, que não dá. 

Especial 

A parceria Record-Casablanca inicia ainda este mês as gravações do especial de fim de ano “O Figurante”. Gênero comédia, o programa terá à frente Eri Johnson e Pérola Faria. As leituras de texto começaram na segunda-feira.

Não tem hora 

Em “A Dona do Pedaço”, capítulo desta quinta-feira, Régis (Reynaldo Gianecchini) começa a trabalhar em uma importadora de vinhos após convencer Maria da Paz (Juliana Paes) a investir no negócio para ele. Josiane (Agatha Moreira) passa a encontrar o amante durante o expediente, mas, de repente, ele muda o comportamento com a jovem.

Novo projeto 

A Band deu início aos trabalhos de um mais um reality show, em parceria com a Estilingue Filmes. Trata-se de uma competição entre startups. Está na fase de aprovação do orçamento.

Possíveis baixas 

Na Record as atenções se voltam para a remontagem do júri do “Canta Comigo”, segunda temporada, com 100 personalidades do mundo musical. Em relação ao primeiro, Sula Miranda, Felipe Dylon, D´Black e Pepê e Neném são dadas como possíveis baixas. Sula, inclusive, está cotada para o elenco de “Gênesis”.

Novela bíblica 

“Gênesis”, nova novela bíblica da Record, tem estreia marcada para abril de 2020. No formato idealizado pelo autor Emílio Boechat, será contada uma história por mês, começando pela de “Adão e Eva”, com Zécarlos Machado e Adriana Garambone.

Cinema e TV 

“Bem-Vindo ao Inferno”, livro do Cláudio Tognolli e Malú Magalhães, da Matrix Editora, que narra os crimes do médico Roger Abdelmassih, inicialmente será transformado em filme. Produção da Panorâmica. Mas permanece no radar do SBT, para exibição em formato de série. 

Primeira gravação 

Domingo, 25 de agosto, é a data escolhida por SBT e Endemol Shine para o início de gravações do reality de competição gastronômica “Famílias Frente a Frente”. Trata-se do programa de Tiago Abravanel que vai entrar nas noites de sexta-feira, a partir de outubro. 

Nota musical 

Ana Clara é a intérprete de “Coração Feliz”, regravação de um dos sucessos de Beth Carvalho, inserida na trilha sonora de “Bom Sucesso”. É um dos temas de Paloma, personagem da Grazi Massafera.

06 de agosto de 2019

Programas de domingo erram no conteúdo, na luz e nas cores

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta terça-feira (6) no Jornal O Dia.

Programas de domingo erram no conteúdo, na luz e nas cores

Assim como na vida da maioria das pessoas, também na televisão o domingo nunca será igual a todos os outros. Os seus programas, nesse dia, exigem um tratamento diferente, mais especial. É preciso trabalhar com maior suavidade e luminosidade. Embora visto como cafonice por quem nada entende, não há nada mais didático ou funcional que o cenário do mestre Silvio Santos. Fundo em tintas suaves, transmitindo luminosidade, e sem luzes coloridas piscando, que possam desviar a atenção do telespectador. Não se faz um cenário todo rebuscado, com fundo preto e piso de palco preto, como se fosse uma boate dos anos 1980, num programa de variedades em plena hora do almoço, caso do “Domingo Show”. Não combina. E vamos combinar que para tantos dramas e tristezas, já nos bastam os outros dias da semana, daí o bom Ibope do Celso Portiolli no SBT, frente ao concorrente Geraldo Luís, na Record. Um alegre, tentando levar na brincadeira, e o outro, carregando na tinta e arrastando o mesmo triste assunto por duas ou três horas. Quem aguenta?

Programação 

A partir da próxima sexta-feira, dia 9, o "Repórter Eco" (inédito) será exibido às 23h15, pela TV Cultura. A reprise continuará ocupando os finais de tarde de domingo, às 17h30.

Trabalho encerrado 

Chegaram ao fim as gravações do novo “Superbonita”, comandado por Camila Pitanga, que estreia nessa quarta-feira no GNT. Âncora do “Jornal Nacional”, Renata Vasconcellos também marcou presença na série de entrevistas. 

Mudou, mas não mudou 

A novidade é que a Net já virou Claro TV. O atendimento arrastado e os problemas, Televisão e Internet, é que também poderiam mudar. Pelo menos até agora continuam sendo os mesmos de sempre.

Estreia 

Ingrid Guimarães estreia nesta terça-feira, às 23h30 no GNT, a série “Além da Conta – Tem Wi-Fi”. Em oito episódios, ela vai investigar como os brasileiros lidam com as redes sociais, a tecnologia e os aplicativos mais comuns em seus vários círculos sociais. Fernanda Souza, Sabrina Sato e Bella Falconi participam do primeiro programa com o tema “Invejinha”.   

Sem surpresa 

Perfeitamente natural o interesse de outras emissoras nos trabalhos de Dony De Nuccio e Mauro Naves, que acabam de deixar a TV Globo. Nenhum dos dois cometeu crime nenhum. Podem, no máximo, ter violado uma norma da empresa. 

Conversas 

O fato é que até a próxima sexta-feira Dony De Nuccio já deverá definir seu próximo compromisso na televisão. Serão muitas as conversas. Depois disso, o jornalista vai viajar e ficar 15 dias fora, uma vez que já estava com 30 dias de férias para tirar na Globo. Importante: além do jornalismo, De Nuccio não descarta uma investida na área de entretenimento.       

Mais do mesmo 

Esse era o meu medo... Ontem, na estreia do “Bora São Paulo”, o jornalismo da Band se encarregou de prender os apresentadores Joel Datena e Laura Ferreira atrás de uma bancada. Os dois amarrados, impedidos de uma melhor comunicação com o público. Resultado: deu um de média, entre 7h e 9h da manhã, atrás de Globo, SBT e Record. 

De volta 

Fátima Bernardes reassume o comando do “Encontro”, na Globo, nesta terça-feira. Patrícia Poeta volta a ser exclusiva do “É de Casa”.   

Aprovada 

A teledramaturgia da Globo deu sinal verde para o início de produção de “Filhas de Eva”, série de Adriana Falcão. Leonardo Nogueira vai dirigir. Vanessa Giácomo e Giovanna Antonelli estão confirmadas no elenco.

02 de agosto de 2019

Questão dos direitos esportivos toma caminhos bem complicados

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta sexta-feira (2) no Jornal O Dia.

Questão dos direitos esportivos toma caminhos bem complicados 

Band e Rede TV! ainda mantêm alguma esperança, mas as chances de qualquer uma transmitir o campeonato alemão na televisão aberta são bastante remotas. A negociação é muito complicada. Garantidos, só os canais fechados, Fox e ESPN, por acaso, TVs da mesma Disney. A situação em relação ao campeonato francês é semelhante. A Rede TV! já desistiu e só a Band ainda tem alguma esperança, mas sabe que as suas chances também são muito remotas. A DAZN, a dona no caso, só aceita conversar a partir de R$ 30 milhões por temporada. Não é por nada, mas do jeito que vai, com esses grandes grupos entrando com tudo, alguns de origem não tão conhecidas, é difícil saber como vai caminhar a questão dos direitos esportivos. As preocupações no meio já são muito sérias. O mercado, percebe-se, está bem assustado.

Nova série 

Terminaram, em São Paulo, as gravações de “Colônia”, do diretor e roteirista André Ristum, série do Canal Brasil, ainda sem data de exibição. Andréia Horta faz uma prostituta, Valeska, que vai parar em um hospício, mesmo destino da personagem de Fernanda Marques, Elisa, confinada porque engravidou antes do casamento. Ainda no elenco, Stephanie de Jongh, Rafaela Mandelli, Eduardo Moscovis, Marat Descartes, Nicola Siri, entre outros.

(Foto: Divulgação)

Complicou muito 

A venda do canal Fox Sports está enfrentando sérias dificuldades. Segundo fontes da própria Fox, os resultados negativos da empresa acabaram por surpreender, até assustar potenciais interessados. Torna-se difícil entender, isto sendo verdade, a posição do Cade ao autorizar a negociação.

Cenário nebuloso

 Vale sempre destacar que o Fox Sports acabou se constituindo em uma opção das mais importantes para o público. Vindo a se confirmar essa situação complicada, é quase impossível para alguém ou qualquer grupo se interessar pela sua compra. O canal correrá o risco de ser descontinuado, acabando com muitos empregos. Preocupa.

Por via das dúvidas 

Todo aquele que vai à TV Globo, no Rio, antigo Projac, ainda encontra os estúdios do “Vídeo Show” do mesmo jeitinho. O programa, vale lembrar, deixou de ser apresentado em 11 de janeiro passado. Ninguém sabe o dia de amanhã.

Está na edição 

As gravações do segundo especial de Natal do Porta dos Fundos terminaram na segunda-feira. Já entrou em edição e estará totalmente finalizado em dois meses. No ar, na Netflix, em dezembro.

A propósito

O Porta está comemorando os bons resultados alcançados no primeiro trimestre deste ano. Foi o melhor de toda a história, com seis bilhões de views. E recentemente chegaram à marca de mil esquetes postadas no próprio canal

01 de agosto de 2019

Mudança no futebol de domingo é promessa de fortes emoções na TV

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta quinta-feira (1º) no Jornal O Dia.

Mudança no futebol de domingo é promessa de fortes emoções na TV 

No meio TV já existe uma expectativa muito grande em torno dessa mudança na programação da Globo, domingo, com o futebol começando às 19 horas. Entre as certezas, o “Fantástico” deve sair como principal beneficiado, porque a troca de público, se vier a acontecer, não será em níveis tão elevados. Por outro lado, “Domingão do Faustão”, “Eliana” e  “Hora do Faro”, colocados lado a lado e como outro aspecto a ser considerado, estarão disputando o mesmo telespectador. Isto, claro, em se tratando das três principais redes. Mas há também a dúvida em torno do comportamento das demais. Caso da Band, por exemplo. Será que desta vez a sua direção irá repetir a mesma besteira do final da Copa América, Brasil e Peru? Colocar o esportivo “Terceiro Tempo” no ar, encarando Corinthians e Palmeiras em campo e os torcedores de São Paulo e Santos secando os dois? É um domingo que promete fortes emoções.

Na cama com Jô 

Um outro momento muito aguardado de “A Dona do Pedaço”, aquele em que Juliana Paes, a Maria da Paz, flagra Reynaldo Gianecchini, o Régis, na cama com Agatha Moreira, Jô, já tem dia certo para ir ao ar. A sequência será exibida em duas partes, nos dias 17(sábado) e 19(segunda) de agosto. Mesmo com tudo jogando contra, a vilã, uma vez mais, se fará de vítima.

Oscar do pornô

Maurício Meirelles também confirmou presença para a entrega de prêmios da 6ª edição do Prêmio Sexy Hot, dia 6, em São Paulo. Vai se juntar a Valesca Popozuda, MC Carol, Antônia Fontenelle, Marcos Chiesa e as drags queens, Aretuza Lovi e Tchaka. 

Esquece 

Circularam informações sobre um suposto desejo da Globo em fazer um remake de “A Sucessora” (1978), adaptação de Manoel Carlos do romance homônimo de Carolina Nabuco. Pode até existir a vontade de alguém. Só que oficialmente nada consta na Teledramaturgia.   

Subiu 

Em São Paulo, o segundo capítulo de “Bom Sucesso” superou a audiência do primeiro. Marcou 32 pontos de média. 

Atriz Fabíula Nascimento. (Foto:  Globo / Victor Pollak)

Bobagem 

Em se tratando de programação, a mexida da Record, trocando a exibição do “Dancing Brasil” para a noite de terça-feira, não poderia ser mais desastrosa. Média de 3,6 pontos, das 22h50 à 0h34, frente 9,9 do SBT e 18,6 da Globo. Dados da Grande São Paulo. 

Título escolhido 

“Família Frente a Frente” é o nome escolhido para o programa do Tiago Abravanel no SBT. Estreia em outubro, ainda sem data definida, com exibição nas noites de sexta, depois do Ratinho.

Tudo a ver 

Está na internet, a propósito da culinária espalhada: - Se arruma filho, vamos à Missa. - Vou assistir à Missa pela TV, mãe. - Então tá bom... Quando tiver fome, assiste ao “MasterChef”. 

Segura na cadeira 

Ordem de cima, por aí se entenda de quem: até o final deste agosto, o SBT irá repetir a exibição de “Rosa de Guadalupe”, que recentemente foi tirada do ar em função dos maus resultados. E, mais uma vez, será no horário da segunda novela da tarde. 

Trilha 

O SBT, ainda meio que devagarinho, vai disparando os trabalhos de “Patinho Feio”, a substituta de “As Aventuras de Poliana”. E isso inclui uma de suas áreas mais exigidas, a de clipes musicais e trilha sonora. Um trabalho sempre bem executado pelo produtor Arnaldo Saccomani, que passou a contar também com a participação de Thomas Roth. 

Depois da Globo

 Anna Rita Cerqueira, que fez “Espelho da Vida”, é a novidade em “Jezabel”, novela da Record, desde a última terça-feira. Milena, a sua personagem, é uma israelita, serva do palácio.

31 de julho de 2019

Porchat tem a TV Globo por trás no seu novo programa do GNT

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta quarta-feira (31) no Jornal O Dia.

Porchat tem a TV Globo por trás no seu novo programa do GNT

Diferentemente dos tempos de Record, Fábio Porchat não terá maiores dificuldades em levar bons convidados no seu novo programa do GNT. Demonstrando um pouco disso, nas duas gravações desta quarta-feira, com jornalistas na plateia, ele irá receber Claudia Raia, Ney Latorraca e Marcos Veras primeiro, e Regina Casé, Ingrid Guimarães e Alex Escobar depois. Um deles será escolhido para a estreia. E já existem mais dois prontos, com as participações de Lúcio Mauro Filho, Zeca Camargo e Katiuscia Canoro em um, e Dani Calabresa, Fátima Bernardes e Chay Sued no outro. Tudo saindo conforme o planejado, criando em todos uma expectativa das mais interessantes e uma alegria muito grande em contar com atrações de peso. A possibilidade de ter o elenco da Globo à disposição será um facilitador importante para este novo lançamento do canal GNT. “Que História é Essa, Porchat?” estreia na próxima terça, dia 6.

CNBB 

A TV Aparecida exibe nesta quarta-feira, a partir das 20h, a cerimônia de entrega do 52º Prêmio de Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A premiação é dada a produções de diferentes mídias que destacam valores humanos e cristãos em suas obras. 

Desfalque

Deborah Secco não vai mais integrar o elenco da comédia “Deus Não Erra”, com filmagens agora em agosto. Luciana Paes, atualmente no “Zorra”, entra em seu lugar. A coincidência com o início dos trabalhos da novela “Salve-se Quem Puder”, na Globo, determinou a substituição.   

Vale acrescentar 

Convém salientar que, independentemente da estreia de um novo jornal às 22 horas, o “Jornal da Noite” será mantido em seu horário habitual na Band. Apresentação seguindo com Fábio Pannunzio.

Laços de família 

Em cena prevista para ir ao ar a partir de hoje em “A Dona do Pedaço”, Maria da Paz (Juliana Paes) e Fabiana (Nathalia Dill) se encontram no apartamento da boleira. A ex-noviça vai para conhecer o local já que pensa em adquirir o imóvel e nem imagina que está diante de sua tia. Maria também não desconfia do parentesco.

(Crédito Raquel Cunha/TV Globo)
Próxima das seis 

Antonio Calloni segue a rotina de bons papéis em produções da Globo, após “O Sétimo Guardião” e “Assédio”. Na próxima novela das seis, “Éramos Seis”, ele viverá um dos protagonistas, Júlio, marido de Lola (Gloria Pires). 

Jornalismo

Boris Casoy, após período de férias, reassume nesta quarta-feira seus trabalhos no “Rede TV News”, na Rede TV!. Durante sua ausência, Augusto Xavier marcou presença na bancada. 

Aberração 

A Band, tapando buraco da sua programação na segunda-feira, está reprisando “Uma Escolinha Muito Louca”, classificado como programa de humor. Só que longe disco. Caso até de lançar um desafio a quem encontrar algo mais tosco. 

E com agravantes 

Ao se decidir por um produto tão ruim, gravado em 2010, não foram considerados aspectos dos mais importantes. O pior deles é que, para efeito de comparação, a “Escolinha” original, do Chico Anysio no Viva, e do Bruno Mazzeo, em nova temporada na Globo, seguem com suas exibições normais. Está difícil. A Band, antes, ainda errava no atacado, mas acertava no varejo. Hoje, nem isso. 

Dupla afinada 

Entre as mudanças realizadas no “Jornal da Cultura”, a escolha das suas apresentadoras Karyn Bravo e Ana Paula Couto foi das mais acertadas. Experiência conta. As duas têm fichas extensas de bons serviços prestados. 

Jogando contra

O cenário do novo “Jornal da Cultura” impressiona, mesmo parecendo um puxadinho do antigo. O que não funciona, e não se deve insistir com isso, é rechear a tela com tantas informações. Além da apresentadora colocar um assunto, existem dois outros em enormes caracteres, um sem nada a ver com o outro. É o caso de perguntar em qual o telespectador deve prestar atenção.

30 de julho de 2019

Globo estuda produzir novelas das 18h com apenas 100 capítulos

Essa novidade em análise já recebe aplausos por parte dos autores, que só observam vantagens.

Globo estuda produzir novelas das 18h com apenas 100 capítulos 

A Teledramaturgia da Globo possui um projeto em estudo, que visa a produção de novelas para as 18 horas com a duração de no máximo 100 capítulos. Importante informar que está tudo muito no início e não se sabe ao certo quando, se aprovado, será colocado em prática. Tanto assim que as próximas da fila – “Éramos Seis” e “Nos Tempos do Imperador” – terão um total de 155 capítulos. Porém, essa novidade em análise já recebe aplausos por parte dos autores, que só observam vantagens e enumeram algumas: 1ª - Uma duração menor fatalmente permitirá equilibrar melhor os seus custos. 2ª - Aumentará o rodízio de roteiristas titulares no horário. 3ª - Reduzirá o risco de “barrigas”, obrigando seus autores a trabalhar com maior agilidade. 4ª - Atenderá uma antiga reinvindicação de atores da casa. Há o entendimento, de outra parte, que a cobrança por  qualidade também será maior. Por enquanto, isso está sendo pensado somente para o horário das seis. As faixas de “Malhação”, “19h” e “21h” não estão incluídas. 

Candidata 

Liminha, já veterano diretor de palco de Silvio Santos, fez a festa de 10 anos do seu casamento com a dentista Fernanda Fiuza, em Belo Horizonte, onde moram. Em meio aos festejos, também foi bastante especulada a presença dela entre os participantes da próxima “Fazenda”. 

Popstar 

Após “Verão 90”, vilã da novela, Totia Meireles se prepara para um novo trabalho na Globo, mas agora num campo bem diferente. Nome dela está na lista de participantes do próximo “Popstar”, que estreia em outubro. Totia e Nany People estão entre os confirmados. 

Mudança na grade

O futebol na Globo, domingo que vem, em vez horário de sempre, 4h da tarde, será jogado a partir das 7h da noite, com as transmissões de Corinthians x Palmeiras, Vasco x CSA e AtléticoMG e Cruzeiro. O site Máquina do Esporte antecipou a informação. Tal mudança se impõe, intervalo das 72 horas, porque o Corinthians jogará pela Sul-Americana, em Montevideo, às 21h30. Diante de tudo, o “Domingão do Faustão” irá ao ar a partir das 16h.

Fim de ano 

Estão acontecendo em São Paulo as filmagens de "10 Horas Para o Natal", longa produzido pela Paris Entretenimento. Giulia Benite, de "Turma da Monica - Laços", Pedro Miranda, do “The Voice Kids”; e Lorena Queiroz, de "Carinha de Anjo", fazem Julia, Miguel e Bia, filhos de Marcos Henrique (Luís Lobianco). Dirigida por Cris D'Amato, essa comédia tem estreia marcada dezembro.

Foto: Fábio Braga

Esclarecimento – 1 

A TV Cultura, contrariando nota publicada no dia 25, esclarece que deu total cobertura à Retrospectiva de Tarsila do Amaral no Masp. Informa, usando palavras como “retratação” ou “correção”, que desde abril vem dispensando merecida atenção ao acontecimento e que o programa “Metrópolis”, naquele mesmo mês, em duas oportunidades abordou o assunto. 

Esclarecimento – 2 

Que a TV Cultura tenha nas ocasiões citadas destacado a exposição, nada mais lógico e natural. Porém a nota para a qual é solicitado o pedido de “retratação” ou “correção”, limitou-se aos acontecimentos da última terça-feira, 23, entrada gratuita, com filas de mais de quatro horas. Dia, aliás, que a TV Cultura não esteve lá e limitou-se a apresentar em seu telejornal uma nota coberta por imagens de um celular. Isso e só isso. Quem leu direitinho, entendeu.

Data marcada 

O TNT vai exibir às terças-feiras o talk show comandado por Leandro Hassum, o “Tá Pago”. No ambiente de um bar, o agora ex-Globo receberá os seus convidados. A estreia está marcada para dia 27 de agosto, às 22h30. 

Cantinho diferente 

A marca da Igreja Universal do Reino de Deus, em seus programas de TV, agora está colocada na parte inferior da tela, lado direito. Só na CNT ainda existe a particularidade de aparecer também o logo da emissora. 

Piloto valendo 

Domingo foi um dia de trabalho normal para Joel Datena e Laura Ferreira, gravação de um piloto do “Bora São Paulo”, já no cenário do jornal. Está no ponto. Band confirma a estreia para a próxima segunda, 7h da manhã.

25 de julho de 2019

TV Cultura subestima um dos maiores acontecimentos culturais de SP

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta quinta-feira (25) no Jornal O Dia.

TV Cultura subestima um dos maiores acontecimentos culturais de São Paulo 

A retrospectiva de Tarsila do Amaral, no Masp, com mais de 120 obras, já se tornou a exposição de um artista brasileiro mais vista na história do museu. Entre elas está Abaporu, considerada a mais emblemática da carreira de Tarsila, pintada em 1928. De acordo com a Folha, até o final da noite de terça-feira, dia em que a entrada é gratuita, tinha atraído cerca de 300 mil pessoas. Fila com mais de quatro horas para entrar. Não por acaso, foi capa e páginas dos jornais, assunto de toda imprensa e matéria nos diversos telejornais. “Diversos”, menos um, por acaso a TV Cultura. De todas as grandes TVs, ela teve o capricho de não destacar uma equipe de reportagem para acompanhar tão importante acontecimento da cidade e da sua vida cultural. Limitou-se a uma nota coberta, com imagem de celular. Será que existe alguma explicação para tamanho pouco caso? Como se vê tem muito trabalho à espera de Leão Serva, que a partir do próximo dia 1º assumirá a sua direção de jornalismo.

Radar

Ivan Moré participou de uma reunião com diretores da Band na última segunda-feira. Ninguém, muito menos ele, entra nos maiores detalhes. Tudo indica que tem a ver com a ideia de um novo reality show. 

Rádio do Ratinho 

Em setembro, quando tomar posse da sua emissora em São Paulo, Ratinho também assumirá o controle de uma rádio em Santos, 102,1 MHz, como nova afiliada da Rede Massa de Rádio. Cobertura de toda Grande São Paulo, Litoral Norte e agora Baixada Santista. 

Malhação

A partir de segunda-feira, 29, começa a participação de Sophia Abrahão, como apresentadora de um reality show, em “Malhação: Toda Forma de Amar”. Mesmo dia da entrada de Nelson Freitas, vivendo um executivo de TV. 

Estreia 

A partir deste domingo, às 18h30, Mário Frias comanda o programa “A Melhor Viagem” na Rede TV!. Participações dos youtubers Lucas Maciel e Bibi Tatto.

Parque de diversão 

Silvio Santos também gosta: na gravação de terça-feira, ele insistia com as colegas de trabalho, querendo saber por que Leo Dias e Lívia Andrade tinham brigado. Com toda certeza deve estar se divertindo com a confusão estabelecida nos bastidores do “Fofocalizando”. 

Não tem essa 

Ao contrário dos muitos mentários, não existe nenhuma intenção no SBT, muito menos por parte do seu dono, em acabar com o “Fofocalizando”. O programa segue faturando bem e com audiência das mais razoáveis. 

Mais do mesmo 

Um dos planos da TV Gazeta para a hora do almoço é um novo programa reunindo vários jornalistas para falar de celebridades. Apresentação de Pâmela Domingues. Prova provada que não existe mesmo capacidade de criar nada diferente.

Audiência 

"A Dona do Pedaço”, novela das 21h na Globo, anotou mais um recorde semanal, entre 15 e 20 de julho, no PNT – nacional. Foram 32 pontos de audiência e 49% de participação.

Fim de papo 

A propósito de “A Dona do pedaço”, Gretchen encerrou participação especial nas gravações da novela. Mas ela ainda vai ficar um bom tempinho no ar, possivelmente até a primeira semana de agosto.

Terminou também

 Com Gretchen encerrando gravações em “A Dona do Pedaço”, o mesmo vale para Oscar Magrini, que começa a aparecer na próxima terça-feira. Ele entra como Honorato, marido da Gina.