Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Goleada é uma coisa que deprime a gente, como gripe

E sendo dentro de casa, no poleiro, é que é mais humilhante

08/02/2019 06:28

Altos e Baixos

Meus amigos, depois de uma goleada daquela, Santos sete x Altos um, o nosso futebol pede para acamar e sai. Saimos “de sete ...cionados “com o papelão do nosso representante. Não que isto seja a vez primeira que isto acontece e que a agremiação altense tenha sido primeira a pegar taca tão extensa. Não, amigos, temos um histórico de perdas e danos que só o Carlos sabe Said. Mas goleada é uma coisa que deprime a gente, como gripe. E sendo dentro de casa, no poleiro, é que é mais humilhante. Você pode até dizer que era o Santos de Pelé, um grande esquadrão e coisa e tal mas não se justifica porque a bola é redonda e corre para os dois lados. E  tem o seguinte: Altos é o Piauí  e este estado merece melhores “dias” e uma goleada destas repercute nacionalmente e nós ficamos com cara de tacho perante gregos e baianos. E isto não fica bonito para o nosso gabarito, como dizia o Chico Fundo de Foquito. E agora, o time da prefeita é “atropelado pelo Santos” e não anotaram nem a placa do veículo atropelador. Pegou de sete, a conta do mentiroso e é porque o time  visitante era dos” Santos”. Faça ideia se fosse dos Diabos. Do Capeta. Ah, gentes boas, futebol é coisa séria e um dia é da caça e outro do Ibama. E nós, Piauí no futebol, apanhamos de sete mas metemos um. O gol de honra. Sim temos a honra de  ter apanhado do time de Pelé de sete a um. Foi bonito? Não. Foi “horRiver” numa terra que era uma vez o Flamengo, foi-se o Flamengo. E como quem não tem cão caça com gato ou “enxuga-rato, quem não tem time na capital joga com o do interior e está sujeito a Altos e baixos. Eles sejam ou não do João de Paiva. Mas a bola rola e este escriba não enrola e refresco bom é de graviola. E como quem manda no futebol é Cartola,o nosso jogo de bola está carente desta especialidade porque o Cartola tem grana ,tem prestigio, tem mandato politico e os nossos cartolas são lisos e como dizem lá no Aracati: “Não tem no sul o que o periquito roa.” E assim sendo, reverendo, o placar de sete a um, do time santista nos Altos de João de Paiva foi até condizente com a situação socio-econômica do nosso futebol. Um retrato econômico-financeiro. E nesta comparação só temos que louvar a atuação de Warton Lacerda, o dono do time de Altos, cabra macho que consegue representar o futebol deste Piauí “difícil” mesmo entre “Altos” e baixos. E fazer o quê. .. Maculelê ?

Um  trio de  ouro

Esta foto dos meus arquivos do fundo do baú mostra o Batista que era o diretor do SESC, o Viceleno que era diretor de arbitragem do futsal e o Mauro Paixão, que era árbitro e trabalhava também aqui neste jornal. Era o Troféu Bola de Ouro Piazza-1998. A gente era feliz e não sabia...

Cuspir na cara

Um jogador profissional do Palmeiras de São Paulo, o Deyverson, cuspiu na cara do colega adversário corintiano, o Richard. Jogavam Palmeiras e Corintians. Casa  cheia. Ele pode até não ser mas isto coisa de bicha. Uma cusparada é mais humilhante do que uma dedada. Eu, graças a Deus, não recebi nenhuma das duas. Mas como ainda estou vivo, não se pode dizer desta pastel de Maria Divina não comerei nem deste caldo de cana tomarei. Pelo ato nojento, o cusparento deverá pegar uma boa suspensão das suas atividades pebolísticas. Foi penalizado com suspensão de nove jogos. Não é a primeira vez que o referido atleta faz vergonha a quem o criou. Como diz o Odílio Teixeira “ele é réu incidente”.

Neymar

Rapaz, o nosso  menino de ouro, o Neymar está em papos de aranha com a Justiça espanhola. Futebol é coisa séria,mas sonegação de impostos, a tal de fraude fiscal, é coisa séria, e lá fora os caras botam é prá moer. E aqui no Brasil a Receita já está cobrando nove milhões em impostos não pagos e escamoteados pelos guarda-livros dele. Desde  quando saiu daqui para lá que a mutreta começou, porque é da sua profissão dar dribles nos adversários, e o maior adversário de quem ganha muito dinheiro é a Receita Federal. Marcação cerrada e marcação por zona. E lá na Espanha não é aqui, onde ele tem fãs na magistratura. Ele está tentando recurso para não ficar sem recursos.

Mais sobre: