Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Não, gentes boas, não irei falar sobre as senhoras da cidade de Miolinho

Quero me reportar a uma competição aberta na terra de Warton Santos e que deixou o futebol para trás.

20/03/2019 05:53

As Damas de Picos

Não, gentes boas, não irei falar sobre as senhoras  da cidade de Miolinho. Prendadas madames picoenses. Quero me reportar a uma competição aberta na terra de Warton Santos e que deixou o futebol para trás. O jogo  com os pés  está perdendo pro prélio com as mãos e com a cabeça porque os dedos fazem o  que a cuca manda e no futebol só quem pode pegar com as mãos é o goleiro.E para fiscalizar e punir com uma pena tem o árbitro de  campo, o chamado juiz de  futebol. É uma profissão assaz, muito ingrata porque o cidadão investido nesta função, o menor nome que  leva é o de ladrão. Mas deixa  isto para lá e vamos falar num negócio que é esporte da cabeça, não é  de bola, com o pé ou a   mão, nem de campo nem de salão. É um mexe dedos. E os dedos fazem o que a cabeça manda. Trata-se do conhecido” Jogo de Damas”. Por sinal que é praticado mais pelos  cavalheiros. As damas ficam só  na beiradas torcendo pelos seus maridos ou “ficantes”. Mas nos Picos de Miolinho foi realizado o primeiro campeonato de Damas   que recebeu o nome do ex edil picoense Dagoberto Rocha ,um apaixonado  por este jogo dedálico. Veio gente de todo canto, até do Ceará e tinha muito idoso e no meio deles, um  coroa de 89 anos, o seu   Ismar, dos Picos, que disse que desde os dez anos que mexe  com a pedras da dama  e agora não mas antigamente mexia  também  com as mulheres damas. E assim  num  clima de saudosismo e alegria, transcorreu esta bela competição de  jogo de  damas entre cavalheiros de mais de setenta anos, os chamados decanos. Era gente de  vários estados deste Brasil  varonil descoberto  no dia  21 de abril. E assim foi o primeiro ”OPenpi” e espero que venha a se repetir e que surjam outros por aí. O campeão foi o Allan Iggor que recebeu troféu e quinhentos “paus”. Chico  Marcelo ficou em segundo lugar e levou  um troféu e  350 reais. Robério  , o terceiro, um troféu e duzentim. Mauro Pereira  ficou nos “quartos” e  mordeu cento e vinte uma medalha e Franco Alexander, uma medalha e  mais  cinquentinha. O evento cultural aconteceu no Boteco Da Chicosa lá no Canto da Várzea e ela lavou a burra  e vendeu foi muita cerveja.

Mestre  Salim

Uma das  figuras do meu próximo livro (Os Cearenses em Therezina). Sargento Salim. Na vida civil era  um líder religioso e tinha numerosos adeptos como se vê nesta foto num dia de Iemanjá. Líder da torcida do Flamengo de Teresina. Saravá !

Vamos caminhar ?

A Caixa Econômica está chamando  o povo para se mexer.  No dia 19 de março vai acontecer uma corrida e uma caminhada para andantes para cadeirantes. É a  “onzima”. Para participar tem que se inscrever, não é assim na tora, chegar na hora, meter os peitos e sair correndo. É organizado. Quem  está organizando é o pessoal da APCEF,ali na praça do Liceu e também na sede a presidente Kennedy. Eu vou me inscrever porque estou beleza dos  joelhos e até correndo atrás do prejuízo. Aconselho  aos da minha  época para   não esmorecer e está sempre alerta como escoteiro. A idade é a gente que faz. E eu não nego minha idade. Sempre que me perguntam eu  respondo, na hora: Sim. Faço sessenta e nove.

Por um “Bom Preço"?

Os  desportistas  piauienses  mais veteranos  sempre falam sobre o que se tinha e o que não se tem mais como  aquela vontade  dos tempos de rapaz.  Fala-se  do River   Atlético Clube, o mais famoso de todos , o  conhecido Galo  Carijó que era dono daquela  gleba ali perto do colégio de tia Aldinha. Uma coisa curiosa é que  nos locais  onde  eram  localizados nossos  clubes tradicionais, River, Flamengo e Piauí hoje  estão os supermercados mais abastados, os mais  endinheirados. Ironia do destino porque os times estão   todos os três  lascados e mal pagos.Os nossos  River, Flamengo e Piauí  entraram numa taca  grande. Uma tacadão !

Cadê nosso futsal?

O futebol de salão  de Teresina  que já teve seu tempo áureo com Banespa, CipaL, Benfica, AABB, Rio Negro, Flamengo, River, Piauí e outros  menos lembrados, agora mesmo é que está abafado. Não se ouve mais falar   em  competições desta modalidade, um esporte que era  a moda  da cidade e as quadras  da PM  do Verão ou do SESC ou AABB eram lotadas com a mocidade  sadia. Tempo em que não  havia este “engordurante” chamado  telefone celular. Necessário se faz que órgãos do governo ou município  promovam ações  para o incentivo e  desenvolvimento do esporte de bola em Teresina. Porque esporte é vida,  luz ,energia, é vontade de viver.

Mais sobre: