Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Apartamentos pequenos ganham mais espaço com decoração adequada

Apartamentos pequenos ganham mais espaço com decoração adequada

16/07/2012 17:13

Inversamente proporcional ao aumento no número de construções civis, principalmente em Teresina, tem se tornado cada vez mais comum a concepção de apartamentos com áreas menores e espaços super-reduzidos, mas, felizmente, pouca metragem não é sinônimo de aperto. É o que defende a designer de interiores Ana Lídia Melo, que evidencia a necessidade de driblar a falta de espaço com algumas soluções práticas, que envolvem uso de objetos de decoração específicos e uma organização adequada de toda mobília.

De acordo com Ana Lídia, é preciso atentar-se a todos os aspectos possíveis para que o espaço do apartamento seja totalmente aproveitado; o uso de móveis modulados é um dos pontos principais. "Cada vez mais tem sido um desafio planejar espaços menores, mas quando os móveis são feitos sob medida dá para organizar tudo do ponto de vista prático e ainda sobra espaço para trabalhar a estética", explica a designer.

Utilizar as cores certas é primordial para a decoração de espaços menores. Deve-se utilizar bases em cores neutras que aumentam o ambiente, como o branco, o bege, tonalidades terrosas e demais cores em tons claros. É preciso tomar cuidado com o uso de cores em tons chamativos, que tornam o cômodo mais pesado. Essas tonalidades podem ser usadas em cores pontuais na decoração, como vasos, almofadas, ou quadros.

Nas fotos acima, o espaço é o mesmo: um living integrado à sala de jantar. Entretanto, percebe-se na foto da direita um ambiente mais limpo e agradável. Isso se deve à escolha dos móveis, da decoração e a organização dos móveis, que fizeram toda a diferença para proporcionar um ambiente mais espaçoso e aconchegante.

Neste outro ambiente, Ana Lídia Melo destaca que a sala integra estar, jantar e cozinha gourmet. A base clara e as tonalidades terrosas conferem beleza e requinte ao reduzido espaço. "A sofisticação é visível na escolha de cores neutras, a mesa redonda facilita a circulação e a utilização do espelho é outro recurso utilizado por nós para imprimir uma sensação de amplitude", pontua.

Mais importante que os móveis, o fator principal no momento de escolher como organizar um espaço reduzido é a criatividade. Contanto que haja o máximo de aproveitamento dos ambientes, a integração e a funcionalidade dos espaços, pode-se esperar como resultado um apartamento charmoso e aconchegante.

Mais sobre: