Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quadros adornam ambientes e traduzem personalidade dos moradores

Quadros adornam ambientes e traduzem personalidade dos moradores

11/08/2012 11:50

De diversos tamanhos, formas e acabamentos, os quadros adornam as paredes e transformam a atmosfera dos ambientes, tornando-se uma presença marcante na decoração. Tendo conhecimento de suas possibilidades, eles podem ser utilizados de diversas maneiras: na sala, no corredor, no quarto, na cozinha e até no banheiro.

Para a decoradora Beatrice Vieira, que há dois anos trabalha exclusivamente com decoração com quadros, o primeiro passo para escolher as molduras e imagens mais adequadas é observar o gosto de cada um, saber preferências de cores e, principalmente, conhecer as especificações do ambiente. Ela explica que a maior importância desses cuidados prévios está na busca pelo conforto visual.

"Para escolher os quadros, deve-se estudar bem o perfil da pessoa e do ambiente a fim de torná-lo aconchegante, lembrando que os moradores da casa olharão para aquelas imagens emolduradas todos os dias e deve se sentir bem e confortável, causando sempre um impacto positivo a cada percepção", pontua Beatrice.

Onde usar os quadros

Não existem muitas restrições para o uso de quadros na decoração, dependendo do bom gosto dos moradores e da idéia que se pretende transmitir. Na decoração, seja com um quadro enorme ou com vários em uma composição, harmônica ou desordenada, os quadros devem dialogar de forma eficaz com o ambiente.

"Já penduramos quadro até no vidro com uso de adesivo específico para esse fim, que também pode ser utilizado para aplicar em revestimentos tradicionais, como o gesso carbonato, sem a necessidade de furar a parede", relata Beatrice Vieira.

Para decorar a parede de corredores, ela aconselha o uso de quadros menores e de fácil compreensão, uma vez que a distância entre o observador e a imagem sempre será reduzida. O mesmo conselho serve para a decoração de banheiros e lavabos.

Em ambientes sociais, como livings, é aconselhado utilizar imagens abstratas, paisagens ou composições mais ousadas, com uso de várias molduras diferentes que, juntas, imprimem beleza e elegância. Nos quartos, por serem ambientes íntimos, podem estar dispostos quadros com fotos da família. De uma forma geral, o mais importante é traduzir de uma forma harmoniosa a personalidade dos moradores.

Fotos: Arquivo Moldura Minuto

Ambiente clássico adornado com quadros em molduras brancas provençais sobre revestimento de madeira.

Este Buffet ganhou uma harmoniosa combinação de molduras com o tema Egito em tipo vime.

A atmosfera charmosa deste quarto é potencializada com as duas molduras pretas com montagem entre vidros.

Quadros encostados estão em alta e traduzem a personalidade despojada e requintada do dono do quarto.

Mais sobre: