Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Uso do preto na decoração para homens e mulheres

Uso do preto na decoração para homens e mulheres

04/08/2012 13:00

Ao ouvir sobre esse tipo de decoração, a maioria das mulheres costuma rejeitá-la de imediato. Tradicionalmente, a decoração com o uso da cor preta no mobiliário, objetos de decoração e em revestimentos está atrelado à masculinidade, referente a uma atmosfera solitária e sóbria. No entanto, com alguns contrastes bem pensados e ideias de bom gosto, o preto pode ser um charme a parte para ambientes que reflitam a personalidade de homens e mulheres.

A arquiteta e consultora de vendas Renata Pádua explica que a cor é geralmente mais procurada por homens, que preferem aplicar papeis de parede em tons escuros com alguns grafismos e detalhes. "No apartamento de um homem busca-se criar uma atmosfera mais masculina e por terem receio de pintar a parede, sugerimos a aplicação de papel preto com alguns detalhes, principalmente na cor branca, uma combinação que nunca erra", explica.

Para as mulheres que querem ousar na decoração, a dica é optar por combinações de cores que imprimam um ar feminino e ao mesmo tempo descontração e sobriedade ao espaço decorado. Alguns exemplos são o uso do amarelo, azul turquesa, rosa, e várias outras que podem variar entre os tons claros aos mais chamativos. Outra opção é criar bases claras com muita presença do branco e com o preto presente apenas de forma pontual nos objetos ou em poltronas.

Sobre o preto no revestimento e no mobiliário de madeira, a empresária do ramo da decoração Lilia Castro conta que existem opções de acabamentos e tonalidades para todos os ambientes. "São inúmeras as tonalidades de preto que existem no mercado com incontáveis tons de cinza. Na madeira, temos diversos acabamentos que conferem características diferentes à tonalidade, que vão do fosco à laca preta mais brilhante", conta.

De uma forma geral, nobreza, distinção e elegância podem ser representadas pela cor preta, criando ambientes cujas atmosferas contemplam ambos os sexos. Para quem tem medo de arriscar, o aconselhado por arquitetos e designers de interiores é que, antes de pintar todas as paredes de preto, apostem em sofás nessa cor, seja em tecido ou de couro, sempre elegantes e versáteis. Além deles uma ótima pedida é usar mesas laterais, de centro, estantes, tapetes e outros objetos de decoração nesse tom.

Mais sobre: