Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com derrota na Capital, a sorte da oposição foi o esforço de Ciro em vencer no interior

A vitória de Dr. Pessoa neutraliza o crescimento de Ciro para 2022 e o obriga a investir pesado em Teresina para obter apoio político na Capital.

30/11/2020 16:28

Não há como negar. Todas as análises agora se voltam para 2022. Até lá, obviamente, muita coisa pode (e vai) acontecer. Mas há alguns fatos que embasam o cenário de 2022 que já podem ser elencados a partir de agora. Entre eles está, por exemplo, a gestão de Dr. Pessoa na Prefeitura de Teresina, será satisfatória? Desastrosa? Mediana? Sem dúvida, que este é um dos fatores que vão contextualizar o próximo processo eleitoral.

Mas neste momento, vamos nos ater aqui neste espaço a analisar o tamanho da oposição ao governo do Estado. Para o que se desenha em 2022, este bloco tem como principais líderes o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, o atual prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), além de outros nomes regionais, como o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, o prefeito de Picos, Gil Paraibano, entre outras lideranças como Luciano Nunes, Silvio Mendes, Marden Menezes, e talvez a turma de Wilson Martins!? – hoje aberto ao diálogo com o Karnak.

Em tese, no Piauí, a verdade é que a oposição depende das articulações de Ciro Nogueira. E no interior, ele fez sua parte. Participou da campanha nos 224 municípios, seu partido conquistou 83 prefeituras, deu apoio substancial em outras, além de representar a oposição em outras dezenas de cidades.

Caso seu grupo político tivesse vencido as eleições em Teresina, com Kleber Montezuma (PSDB), sem dúvidas que a oposição poderia dizer que estava mais forte no quadro geral, uma vez que estaria no comando na Capital, e muito forte no interior. Mas faltou combinar com os teresinenses. Os tucanos, que sempre esqueceram do interior, agora não contam mais nem com a Capital.

A vitória de Dr. Pessoa neutraliza o crescimento de Ciro para 2022 e o obriga a investir pesado em Teresina para obter apoio político. Registre-se que nem de perto, Wellington e Dr. Pessoa são aliados, no entanto, só em tirar o comando da PMT de tucanos e Ciro, já é motivo de sobra para o governador comemorar.

O senador Ciro Nogueira tem cumprido agenda no Piauí, recebendo aliados que disputaram as eleições municipais (Foto: Ascom do parlamentar)

Mais sobre: