Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O que você acha da ideologia de gênero?

Minha tia perguntou, de supetão, o que eu achava sobre ideologia de gênero. A frase veio acompanhada do vídeo de um pastor

08/11/2017 15:58

Dia desses, uma tia me pegou de supetão. Mandou uma mensagem no whatsapp perguntando o que eu achava da “ideologia de gênero”. A frase veio acompanhada do vídeo de um pastor.

Pensei em simplesmente ignorar, mas ela não é o tipo de pessoa que merece tal resposta. Então, disse apenas que “ideologia de gênero” era um termo criado por gente que estava preocupado com o c... alheio e reproduzido por quem não se dava ao trabalho de entender as coisas antes de sair opinando. Ela riu e a conversa parou aí.

Mas, hoje, aproveitei o trajeto de ônibus da minha casa até o jornal para ler sobre a palestra de Judith Butler no Brasil e sobre a polêmica que isso causou. E foi aí que eu me deparei com a resposta certa para a pergunta da minha tia.

De acordo com a filósofa contemporânea norte-americana, “o ataque ao gênero provavelmente emerge do medo a respeito de mudanças na família, no papel da mulher, na questão do aborto e das tecnologias para reprodução, direitos LGBTs e casamento homoafetivo".

Sempre que alguém fala que a “ideologia de gênero” deve ser proibida nas escolas, eu lembro de um episódio que aconteceu comigo quando eu fazia a quarta série lá na Escola Francisco Filgueira Sampaio Angelim, no Mundo Novo.

Era a primeira vez que chegavam livros e eu peguei um sobre educação sexual. Na hora que Dona Maria, minha professora, me viu com aquilo, arrancou das minhas mãos e escondeu o material embaixo da blusa. Ficou horrorizada! Quando eu contei a história pra mainha, ela riu, me falou sobre o conteúdo que havia ali e explicou que não era nada demais. Simples assim.

O que os conservadores estão fazendo em pleno século XXI, é o mesmo que Dona Maria fez comigo 20 anos atrás. Querem proibir crianças e adolescentes de terem conhecimento. Dessa forma, os jovens não poderão ser protagonistas de uma nova realidade e as coisas continuam como são: boas apenas para quem segue um padrão heteronormativo (homem -> mulher -> casamento -> filhos).

O debate sobre gênero não está relacionado apenas à sexualidade (como os conservadores insistem em ressaltar), mas também envolve a discussão sobre a igualdade entre homens e mulheres, sobre respeito e tolerância. É, de fato, um assunto muito abrangente e perigoso para quem não suporta a ideia de que as pessoas têm direito à liberdade.

No final das contas, a resposta à pergunta da minha tia, sobre o que eu acho da “ideologia de gênero”, se resume àquela que eu dei, mas pelo menos esse texto explica a coisa de forma mais didática.

Vou já mandar esse link pra ela. 

Fonte: Nayara Felizardo
Mais sobre: