Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Coringa é bem avaliado e levanta debates sobre "œviolências justificáveis"

O filme conta a história de origem de um dos vilões mais insanos e marcantes da Dc Comics.

17/09/2019 13:35

A estreia comercial do filme “Coringa” (Joker, no original) está prevista 03 de outubro. Contudo, o longa já tem dado o que falar nos festivais onde já foi apresentado. Em Veneza, ganhou o Leão de Ouro. Em Toronto, foi ovacionado pelo público. No termômetro dos críticos, o filme está com nota 9,5 de 10, segundo o IMDb  e 85% de aprovação no Rotten Tomatoes. 

O consenso dos críticos sobre a produção, de acordo com os sites especializados, é de que o Coringa dá ao seu infame personagem central uma história de origem assustadoramente plausível que serve com vitrine para sua estrela, e uma evolução sombria para o cinema inspirado em história em quadrinhos. Mas, qual o diferencial de Coringa?

A produção dirigida por Todd Phillips e protagonizada por Joaquin Phoenix, conta a origem de Coringa, um dos rivais mais marcantes do universo da Dc Comics, inserido no universo do Batman. A aposta tem sido alta. Apesar de ser inspirada na História em Quadrinho, o filme segue uma narrativa própria e é neste ponto em que começam as polêmicas sobre a produção. 


Joaquin Phoenix dá vida ao vilão. Foto: Divulgação/Warner

Até então, nos cinemas, só conhecíamos a “versão final” de Coringa, ou seja, quando ele já era o vilão sanguinários e sem limites, como por exemplo em ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’ (2008), Heath Ledger interpretava o vilão, que inclusive ganhou o Oscar, como melhor ator coadjuvante. No filme de Phillips, a história começa bem antes, quando Arthur Fleck, nome real do personagem, ainda era um “sujeito aparentemente normal”.

O longa mostra todo o processo que transformou Arthur em Coringa, incluindo o contexto político e social da época, precisamente 1981, na fictícia cidade de Gotham. Os problemas mentais, a zombaria, humilhação, as agressões físicas e emocionais que levam o personagem ao colapso, que resulta na insanidade sem limites de Joker. O filme é um alerta gigantesco que aponta, dentre outras coisas, para os cuidados com a saúde mental.

Algo que tem sido bastante recorrente nos cinemas é a reversão do vilão, ou seja, é quando se cria uma empatia da parte do espectador e a justificativa para ele fazer o que faz é “aceitável”, o que de certa forma em alguns casos, pode ser algo um gatilho para quem o assiste, ou não. 


De Arhtur a Joker. Gif: Reprodução/Tumblr

 Um exemplo disto é o caso de Aquaman, também da DC Comics, onde o vilão queria acabar com a população da Terra porque os mesmos estavam poluindo os oceanos. Ou, porque não citar Thanos, da Marvel, que desejava exterminar metade do universo para que houvesse equilíbrio e ninguém passasse por necessidades. Apesar dos exemplos parecerem distantes, se pensarmos bem, não são. 

Cabe aqui explicar que, há uma diferença entre vilão e anti-herói. O primeiro é essencialmente do mal, ele está ali para brigar com o mocinho, seja por qual motivo for, ele só pensa em si. O anti-herói, diferente do vilão e do mocinho, é guiado pelo seu próprio julgamento das coisas, ele tem sua parte boa, mas isso não quer dizer que não vá assassinar alguém se for preciso. Ele faz o que precisa ser feito para resolver a situação. Como exemplos de anti-heróis, temos Logan, Justiceiro, Deadpool, Elektra e outros. 

Por esses e outros pontos, Coringa chega aos cinemas com um desafio gigante. As exepectativas dos fãs estão altíssimas para conferirem de perto a produção sobre o vilão, que anteriormente nas telonas era o coadjuvante. Sua última aparição foi em Esquadrão Suicida, interpretado por Jared Leto e que também foi cercado por polêmicas. Com pouco mais de duas horas de duração, “Joker” estreia nos cinemas brasileiros na primeira semana de outubro com classificação indicativa de 16 anos. 


Mais sobre: