Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Viajar é preciso!

Mais que simples lazer ou descanso, viajar de forma independente é sinônimo de liberdade.

17/02/2014 17:18

Texto: Cl�bert Clark

Clbert Clark nos Andes peruanos

Viajar � um investimento na alma. Quando viajamos alimentamos continuamente todos os sentidos. Viajar � um processo no qual experimentamos cheiros, provamos paisagens, ouvimos cores, sentimos o vento. � desbravar horizontes, por vezes verticais, � sair do lugar comum. Viajar � viver o outro, � quando de fato nos tornamos mais ricos, � quando adquirimos aquilo que n�o pode nos ser tomado. No exato momento em que voc� l� este texto h� algu�m fazendo um mochil�o, viajando de bike, descendo algum rio de caiaque, pedindo carona por ai.

Quando abrimos o nosso cora��o e nos despimos da nossa “zona de conforto”, acessamos o DNA primitivo do ‘ser’ humano, que desde os prim�rdios sente a necessidade de conhecer o novo, de buscar o insondado, de ver o ainda n�o visto. Temos uma grande �nsia de fazer o ainda n�o feito. Grandes avan�os do homem tiveram inicio ap�s os grandes movimentos migrat�rios dos povos, que viviam na �frica.

Expedio de caiaque Amarante x Teresina


Como diria o famoso escritor Aldous Huxley: “Viajar � descobrir que todo mundo est� errado sobre os outros pa�ses”. N�o podemos descobrir se a agua est� boa para o mergulho sem que n�s mesmos nos lancemos. N�o h� modelo ideal de viagem, ou ainda a �poca certa. V�! E se por ventura voc� se deparar com um rio no meio do caminho... Siga em frente! N�o interessa se a nado, a barco ou ponte. Viajar � uma viagem. 

Samuel Brando na Ilha do Sol, Bolvia

Abaixo postei um texto publicado no site UOL Viagens, que julguei pertinente compartilhar. Trata-se de dicas a respeito de uma maneira de viajar muito antiga e que se tornou popular nos anos 60, viagem de carona.

Al�m de enriquecedor, viajar de carona pode ser uma experi�ncia inesquec�vel; veja dicas

O argentino Juan Villarino pede carona

Viajar, conhecer outras culturas, cruzar fronteiras e ampliar a vis�o de mundo � uma experi�ncia recompensadora como poucas. Mas quem quiser dar um toque ainda mais aventureiro a esse momento pode experimentar fazer sua viagem s� pedindo carona.

Algumas pessoas dizem que n�o trocam por nada a emo��o e a riqueza de viajar assim. "Conheci gente de todos os lugares viajando de carona. � algo que n�o tem pre�o", conta o m�sico e jornalista Bernardo Tonasse.

Esse brasileiro fez uma intr�pida viagem, �nica e exclusivamente por meio de carona, por alguns pa�ses europeus. Durante um m�s, Bernardo conheceu diversos locais como Eslov�nia, Cro�cia, �ustria e Hungria.

Ele conta que viajar com a camisa do Brasil literalmente abre as portas dos carros. "Pode at� parecer engra�ado, mas as pessoas s�o muito receptivas com os brasileiros", conta.

Foram as experi�ncias positivas que fizeram o argentino Juan Villarino, n�made (como ele mesmo se descreve), adotar esse "estilo de turismo". Ele come�ou a viajar de carona em 2005 e, desde ent�o, visitou nada menos do que 46 pa�ses, percorreu de carona mais de 130 mil quil�metros em cerca de mil ve�culos diferentes. "Fui hospedado por fam�lias humildes de todas as partes do mundo, todas me ajudaram. Vi pessoas, que no in�cio eram desconhecidos, que se emocionaram quando se despediram. Isso significa muito pra mim", conta.

Dicas

O primeiro passo para quem pede carona � escolher bem o lugar. Os mais experientes aconselham abordar as pessoas nos postos de gasolina, fora da cidade. Esse � um ponto onde o viajante pode trocar algumas palavras com o motorista e perguntar em que dire��o ele est� indo. Al�m disso, outros lugares para tentar a sorte podem ser nos �ltimos cruzamentos nas sa�das das cidades, nos ped�gios ou em postos policiais.

Sites especializados indicam que geralmente quem d� carona s�o pessoas que um dia j� pediram e agora querem retribuir o ato de alguma forma. Caminhoneiros e entregadores tamb�m s�o simpatizantes dos mochileiros e muitos aceitam lev�-los em troca de um pouco de companhia e bate-papo.

Bernardo Tonasse posa para foto antes de partir para mais uma aventura pela Europa

Outra dica importante � levar um mapa com as principais rodovias e estradas da regi�o e, se poss�vel, algum que marque tamb�m os postos de gasolina. "Isso � muito �til na hora de tra�ar o destino e tamb�m quando � necess�rio ir a p� de uma cidade a outra", explica Tonasse.

Para ter sucesso nem sempre o gesto do polegar aberto, mundialmente conhecido, funciona. Eficiente mesmo � ter um peda�o de papel ou papel�o com letras grandes dizendo o nome da cidade onde se quer chegar ou a dire��o desejada. "Nos postos de gasolina tamb�m ajuda ficar de olho nas placas dos carros e no idioma que as pessoas falam. Assim a abordagem � mais eficiente", ensina o brasileiro.

Pequenos detalhes - como usar roupas coloridas - podem ajudar a chamar a aten��o na estrada. Evite usar �culos escuros quando estiver pedindo carona, o motorista sentir� mais confian�a se puder ver o rosto do viajante. Mochileiros experientes tamb�m aconselham um visual modesto e limpo.

Internet

O viajante que n�o quiser perder tanto tempo na estrada � espera de uma carona pode agilizar o processo com a ajuda da tecnologia, embora essa op��o deixe a aventura um pouco de lado. Na internet existem v�rios sites especializados que colocam caroneiros e motoristas em contato. Alguns s�o gratuitos, j� em outros � necess�rio pagar uma taxa anual para encontrar parceiros de viagem. H� quem ofere�a lugar de gra�a nos carros e quem d� carona em troca de dividir as despesas da gasolina.

Existem diversos sites especializados e comunidades que fazem encontros peri�dicos para que as pessoas contem suas aventuras. Um deles � a rede social www.coletivu.com.br, que organiza caronas no Brasil. H� tamb�m o www.eco-carroagem.com.br. J� no site europeu www.hitchhikers.org, os motoristas escrevem para onde est�o indo e o n�mero de lugares dispon�veis no carro, deixando o contato por conta dos pr�prios usu�rios. No hitchwiki.org � poss�vel encontrar uma s�rie de dicas e bons lugares onde pedir carona pelo mundo afora. Outras op��es s�o o www.digihitch.com e o www.autostopargentina.com.ar.

Seguran�a

Mas mesmo no mundo virtual vale a pena tomar alguns cuidados. Antes de embarcar, � aconselh�vel pedir os dados do motorista (nome, n�mero de identidade e placa do carro), passar essas informa��es para algum amigo ou familiar e, quando encontrar com o motorista, pedir para ver o documento dele.

Antes de entrar em qualquer ve�culo siga o seu instinto e, se por algum motivo, voc� sentir que h� algo de errado ou falta de empatia com o motorista, n�o entre. � melhor perder a carona do que passar por alguma situa��o desnecess�ria.

"Viajando de carona, a intui��o � a melhor defesa contra uma situa��o desagrad�vel", alerta Villarino, que j� escreveu um livro sobre as suas andan�as pelo Oriente M�dio e tem um blog (acrobatadelcamino.blogspot.com) em que conta suas aventuras.

Geralmente as mulheres conseguem carona mais facilmente do que os homens, mas � melhor evitar ficar sozinha na estrada. Uma boa op��o para as meninas sozinhas � aceitar carona s� de uma motorista ou de um casal.

Outra dica que vale a pena levar em considera��o � ter sempre a mochila ao seu alcance. Evite coloc�-la no porta-malas ao entrar no carro. Assim, se alguma coisa der errado � poss�vel sair do ve�culo com todos os seus pertences rapidamente.

A viajante Regina Candell relembra que os companheiros nesse tipo de viagem s�o sempre o imprevisto e o inusitado. "A gente acorda e n�o sabe como vai ser o dia, nunca sabemos onde vamos chegar nas pr�ximas 24 horas. Essa sensa��o de n�o saber o que vai vir depois � maravilhosa. Viajando de carona aprendi a ser muito mais paciente no caminho e na vida", conta.

Fonte: UOL
Editado por Cl�bert Clark

PENSANDO EM SAIR DE CARONA POR AI?

O site www.mochileiros.com disp�e de uma central de caronas, onde viajantes de todas as partes do Brasil compartilham roteiros e se habilitam a dar e receber caronas. 

Fonte: UOL
Edi��o: Cl�bert Clark
Fonte: UOL
Edição: Clébert Clark
Mais sobre: