Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aeroporto de São Raimundo Nonato - Pingos nos iii...

Algumas considerações sobre o novo aeroporto piauiense

28/10/2015 07:13

Não poderia deixar de comentar em um artigo sobre o novo Aeroporto de São Raimundo Nonato, oficialmente batizado de "Aeroporto Serra da Capivara". A tão esperada obra foi inaugurada (!?!?) ontem em voo executivo do governo do estado.

O Brasil possui um órgão da aeronáutica, responsável por criar procedimentos de voo, cartas aeronáuticas e toda documentação oficial utilizada por pilotos, empresas aéreas, Força Aérea Brasileira, etc, este órgão é o DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo, se está escrito ali, é o que vale... querendo ou não os políticos...


tela de informações sobre SWKQ no site do DECEA, informações atualizadas 24 horas

Todo aeroporto possui um código de 4 letras que é o seu registro, vamos dizer o seu "CEP". São Raimundo Nonato está registrado como SWKQ, tal como Teresina é SBTE, Parnaíba é SBPB. Então em 17 de Setembro deste ano, o aeroporto passou oficialmente a contar com iluminação na pista, passou a ser público e um ponto importante: Operacional para VFR diurno e noturno! VFR é a abreviação de Visual Flight Rules, ou seja regras de vôo visual, o piloto terá auxílio visual para efetuar o pouso e finalmente no ROTAER, que é a bíblia dos aviadores quanto a informações oficiais dos aeroportos (lá diz onde o aeroporto fica geograficamente, sua altitude, se tem bombeiro, se tem posto de combustível para aviões, se é internacional ou não, se tem torre de controle, se tem procedimentos por instrumentos e auxílios a navegação... então tudo que for dito abaixo, não sou eu que estou inventando, é um documento oficial:

1. O Aeroporto NÃO É internacional! Quando é internacional, possui instalações e equipes permanentes da Receita Federal e Polícia Federal. Na região Nordeste apenas: Salvador-BA, Recife-PE, João Pessoa-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE e São Luís-MA são homologados permanentemente como INTL, sigla utilizada para classificar como Internacional. Outros aeroportos são "internacionalizados" ou seja quando necessário equipes da PF/RF se deslocam para o horário do voo, caso de Porto Seguro-BA, Maceió-AL, Aracajú-SE. Então, chamar São Raimundo Nonato de aeroporto internacional é incorreto.

2. O nome oficial do Aeroporto é Aeroporto Serra da Capivara.

3. A pista do aeroporto suporta aviões até Airbus A320 e Boeing 737-700, a operação de um 737-800 já oferecia restrições... logo um avião maior para voos internacionais... se fosse viabilizado teria que sair de SWKQ para Petrolina a fins de abastecer e poder ficar "pesado".

4. O aeroporto não possui procedimentos IFR, tampouco cartas! Só para lembrar, uma das exigências da Azul para continuar operando em Parnaíba, é ter o procedimento IFR... empresas internacionais exigem operação IFR e auxílios a navegação, infelizmente São Raimundo não possui.

5. O aeroporto não possui abastecimento de combustível! Isso deixa a operação bem engessada, obrigando sair extremamente pesado de Teresina (o que a depender do avião, causaria restrições na capacidade de passageiros) ou fazer uma indesejável escala em Petrolina.


5 MILHÕES DE TURISTAS VIA AEROPORTO

A declaração de 5 milhões de turistas chegando pelo aeroporto chega a ser cômica, um movimento desse faria por exemplo São Raimundo ficar a frente do movimento acumulado entre Setembro de 2014 até Setembro de 2015 dos aeroportos de Belém, Florianópolis, Vitória, Manaus, Foz do Iguaçu, Maceió, São Luís... para se ter 5 milhões de turistas em um ano, teríamos que ter 13.698 pessoas POR DIA... simplesmente 80 vôos da GOL por exemplo usando Boeing 737-800 de 170 lugares... a PONTE AÉREA RIO-SP, maior rota em movimento do Brasil, não possui 80 voos só de uma empresa, para ilustrar! Vamos ser sensatos, amo meu estado, desejo o desenvolvimento do mesmo, mas 5 milhões de turistas anuais é forçar a barra.. é zombar da esperança das pessoas! A rede hoteleira da cidade não tem sequer capacidade para absorver isso e mais, vamos ser mais uma vez sensatos, o Brasileiro não tem perfil de turismo de "morro", destinos similares a São Raimundo Nonato como a Chapada Diamantina na Bahia e Chapada dos Guimarães no Mato Grosso não giram isso, nem PRAIA gira isso facilmente. Porto Seguro por exemplo, agora em 2015 que chegou a quase 1 milhão de passageiros anuais, incluindo aí voos internacionais. Destinos do Interior do Nordeste, como Petrolina por exemplo, giraram 307 mil passageiros nos 8 primeiros meses de 2015. Juazeiro do Norte chegou próximo aos 280 mil passageiros entre Janeiro e Agosto.

VÔOS EM SÃO RAIMUNDO NONATO

Fontes deste blogueiro indicam que a Piquiatuba Taxi Aéreo, que operaria a rota Teresina - Floriano - São Raimundo Nonato, desistiu de operar no estado, alias sua rede de rotas foi reduzida drasticamente, basta consultar o seu site www.piquiatuba.com.br e ver que destinos anteriormente comercializados como Imperatriz e Araguaína (além de Teresina) não estão mais disponíveis.

As empresas de maior porte do país, estão concentradas em ajustar oferta para enfrentar os tempos bicudos econômicos - que estão aí, só cego não vê - logo a possibilidade de esticarem um vôo até "SWKQ" é remota. O último vestígio de operação regular de linha aérea na cidade foi a Nordeste Linhas Aéreas em 1981! O "top" de vôos no interior do PI foi em 1998 quando Picos, Teresina e Parnaíba possuíam voos da Nordeste e TAF.

Muitos moradores da região estão achando que "amanhã mesmo" vão embarcar para São Paulo, Brasília... infelizmente devo dizer que só se forem até Petrolina ou Teresina.


PROFETA DO APOCALIPSE????

Não... tenho 15 anos de aviação, nos últimos 3 anos me dediquei e sigo me dedicando a um sério projeto com análise econômica de voos regionais no Nordeste e quando digo que 5 milhões de turistas, vôos de grandes aviões em SWKQ são utopia, sei do que estou a falar. Com um trabalho excelente e inédito no Piauí, poderemos chegar a marca de 500 mil turistas anuais um dia em São Raimundo, principalmente divulgando no exterior, o gringo curte conhecer a história, conhecer coisas diferentes, enquanto o Brasileiro em sua grande maioria possui devoção pela combinação sol + areia + água salgada, o gringo vai "enjoy" curtir 1 semana na Serra da Capivara (lembrando a necessidade da estruturação de toda estrutura ao redor de um aeroporto para turistas: hotéis, restaurantes, etc, etc, etc...), ainda assim 500 mil anuais representaria um movimento no aeroporto superior a de algumas capitais (Palmas, Macapá) e diversos pólos do agro negócio... girar quase 1400 passageiros POR DIA, não é para qualquer destino.

As empresas aéreas quando prospectam operar em um aeroporto, imediatamente olham 100 km ao redor deste, pois pessoas de 100km ao redor vão até o aeroporto, claro que na falta de um próximo, vão andar 150, 200km até chegar a este.

A parte mais complicada, que foi fazer o aeroporto sair do papel, foi conquistada, agora vem a segunda parte que é captar o movimento! E não se enganem... passagens não serão baratas! Quem embarcar dia 30 deste mês para o feriado de finados e retornar dia 3 de Novembro em um São Paulo - Petrolina, exemplo mais próximo, desembolsará 1.400 reais pela Avianca Brasil, conforme pesquisa realizada hoje (28/10 as 08:55).

A batalha está só começando, só espero de coração, em respeito ao dinheiro do contribuinte, em respeito a toda dificuldade do interior do meu estado, que vôos regulares não levem mais 15 anos para chegarem em "SRN" como 15 anos se passaram para a inauguração de SWKQ.


FEEDBACK AOS COMENTÁRIOS!

Ao leitor Ailton Paes - A ilustração "morro" e "praia" foi apenas para diferenciar o cenário! Sabemos do potencial do parque e inclusive lamentamos o baixo interesse do Brasileiro neste tipo de passeio, a riqueza que existe da Serra da Capivara é ímpar. O termo "turismo de morro" foi apenas para contraste com o fanatismo nacional por praia.

A leitora Dio Macedo - Uma das razões da GOL não voar em plena lotação para a Ilha de Fernando de Noronha é justamente o número de leitos hospitalares serem inferiores a lotação da aeronave.

Ao leitor Sebastian Nunes - O que seria preço absurdo? Não se engane, aviação custa caro, muito caro! Não espere bilhetes de 99 reais.

Mais sobre: