Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Matando o Português

O mau uso diário da língua nativa

07/02/2016 13:35

Não sou nenhum gênio da língua portuguesa e se bobear ao longo dos textos aqui No Mirante devo ter errado bastante, mas chega um momento que fico irritado ao ler tanta baboseira na internet e nem venham com o papinho bizarro de "Ah mas na internet vale tudo".

Quando se pensa em profissionalismo, em entrevistas de emprego, escrever corretamente ganha peso e importância! Se mata o português diariamente, vamos a alguns exemplos?

"Me polpe" - Quando alguém quer dizer "me poupe", é no sentido de poupar, ou seja economizar, evitar um desgaste, quando você faz uma poupança, é para que? Criar reservas de dinheiro, evitar a dilapidação de seu patrimônio. Aí vai a pessoa e escreve "POLPE" com L... derivado da POLPA, aquela da fruta sabe? Será que é um desejo oculto da pessoa ser "polpada" em um liquidificador? Gente é POUPE, com U!

"Vento em Polpa" - Qualquer navio tem proa e popa, daí o termo popular "Vento em POPA"... vento em popa é o vento que "empurra" o navio, pois a popa é a parte traseira, o que as pessoas fazem? Está tudo de vento em polpa... certamente um desejo reprimido de suco de polpa!

"A calda do avião" - Essa me mata duplamente, pois envolve algo do meio aéreo também, gente é CAUDA com U! CAUDA do Jacaré, CAUDA do avião, CAUDA (rabo) do cachorro... CAUDA vem de rabo... tanto que ela fica láaaa atrás do avião... a CALDA com L é aquela utilizada no sorvete...

"Estou oculpado/escultando" - Oi? Você ESCUTA e não ESCULTA, você se OCUPA e não se OCULPA... esse erro é uma constante, está se tornando tão comum que já já algum gênio do MEC decide oficializar numa revisão ortográfica...

"R fora do lugar" - Volta e meia rola um "onde você morar", "como você estar"... onde não tem R, entra um R no final, não sei de onde as pessoas o tiram, o correto é onde você mora? Como você está?

"SEJE" - Não seje bobo, use o SEJA de forma correta amiguinho (uma famosa página no facebook que adora escrever errado propositalmente faz sucesso com o seje).

"Encomodar" - Engraçado, onde o som é claramente de IN, as pessoas escrevem EN... Encomodar, Estalar (Instalar)... já cheguei a ver EM COMODAR... ou xingar alguém de Endiota/Indiota.

Pior é quando a própria imprensa escreve errado, se for sobre aviões então é um tal de BOING, FOCKER... as vezes com uma imagem com a escrita perfeitinha ali, mas se reproduz o errado, coitado do William Boeing e Anthony Fokker, homens que criaram seus aviões e tornaram seus sonhos em grandes fábricas.

Poderíamos compilar inúmeros exemplos aqui, mas juntei os mais comuns, fica a dica de então termos zelo na escrita, sou daqueles que muda a frase se tiver em dúvida mas não fasso errado! Pronto tai... fasso com 2 S... no lugar da Ç... é outra situação extremamente comum. Rola trocar o X por S "estremamente"... ter zelo na correta resposta em uma redação, entrevista, etc pode ser o diferencial da sua vitória perante o concorrente, apenas com zelo!

Mais sobre: