Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Não se administra sem números!

A importância de estatísticas na administração.

21/01/2016 14:33

Simples e direto: Não se administra sem números! É isso mesmo, qualquer coisa sem números e parâmetros se torna incontrolável. Por exemplo, experimente não gerenciar a velocidade do seu carro ao trafegar em vias com radar de velocidade máxima permitida, a empresa administradora de trânsito da sua cidade administra pra você e te encaminha uma multa. Básico né? Mas nosso negócio é focado em postura profissional, em aviação, este último tema então é dependente de números 24 horas, 7 dias por semana.

Vejo empresas, redes de fastfood sobretudo, pecando no atendimento ao cliente por ausência de números controlados. Por exemplo, tive em uma pizzaria e após 20 minutos em fila de espera para ser atendido (já começa errado por aí, número de caixas subdimensionados para pedidos), pedi uma pizza de mussarela (se eu comprei e paguei, automaticamente o fornecedor tem que ter em estoque certo? errado!), ao chegar na fila de recebimento, não havia para pronta entrega (isso não foi combinado no caixa), após mais 20 minutos recebo, pergunto pelo catchup, não há, só há mostarda, pelo amor de Deus, cadê o gestor desse negócio? Brasileiro usa mais catchup (depende do estado) do que mostarda, logo eu devo manter o meu estoque de catchup em volume muito maior que mostarda!

Bancos e Supermercados tem a arte da falta de harmonia com números... instalam 10, 20, 30 caixas, porém na hora de projetar o efetivo diário... vai ter 1/3, quem sabe 1/2 dos caixas instalados operacionais, a única coisa que Banco não erra é nas taxas de juros, aí administram com perfeição.

Então, você, caro leitor que administra ou é responsável por alguma posição dentro do seu trabalho, tenha o número como seu amigo, tenha a planilha como grande parceira, gere estatísticas, sobretudo em comércio, o que sai/vende mais? o que sai/vende menos? qual período existe maior demanda? qual período existe menor demanda? Isso é básico para focar no que possui grande rotação, trazendo assim rentabilidade. Usando como exemplo um fastfood, o que vende mais? Hambúrguer ou cachorro quente? Se é o hambúrguer, meu estoque e foco estará nele, e não no cachorro quente.

Falando em números...

Provando que números mandam, a temperatura média anual de Teresina é 27,1°C sendo que a máxima média é de 33,5°C. A passagem de ônibus foi reajustada para R$2,75, só esqueceram de evoluir a qualidade do transporte urbano da cidade. A empresa Timon City, jura de pés juntos e mostrou planilhas que consegue operar trechos de 25km por linha cobrando R$2,00, oferecendo wi-fi e ar-condicionado gerando um custo de 5% a mais do que se operasse ônibus "pé de boi" (como sabemos o pé de boi nao tem nada...). Isso demandará um novo artigo em breve, mas será que as empresas urbanas de Teresina não se tocam que oferecer qualidade aumenta o fluxo de passageiros e por tabela a rentabilidade?

Mais sobre: