Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Profissionais da Aviação

Qual carreira você pode seguir em aviação?

28/11/2013 17:20

O leitor deve talvez se perguntar: E quem trabalha mesmo lá no aeroporto? Pois vou te contar superficialmente quem é quem na aviação! Focado na estrutura operacional das empresas aéreas, pois a gama de profissionais na aviação é bem diversificada.


mecânicos, agentes de aeroporto, comissários e pilotos com uniformes da Azul Linhas Aéreas

PESSOAL DE AEROPORTO  

Por pessoal de aeroporto entenda-se aquela mocinha simpática que te recebeu no check-in (ok pode ser mocinho também). Existe um curso chamado AGENTE DE AEROPORTO, porém não é obrigatório para exercer. Mas vale dizer que uma boa aparência, um ou mais idiomas e uma formação em turismo ou hotelaria ajudam bastante. O profissional que trabalha como Agente de Aeroporto cuida do check-in, embarque, desembarque, documentação de voo, etc, trabalha geralmente 6 horas por dia em escala de 5x1 ou 6x1, remuneração ao redor de 1.100 reais + benefícios (vale transporte, vale refeição, cesta básica, plano de saúde). Trabalhei nesta função por 3 anos e gostei bastante.

MEC�‚NICO DE AVI�ƒO  

�‰ o veterinário de pássaro de ferro, médico de avião. Faço essa analogia para dar a exata dimensão da responsabilidade deste profissional. Para exercer, deve fazer um curso composto de 3 ou 4 módulos: B�SICO, GMP (motores), CEL (célula ou seja todos sistemas do avião) e AVI (Avionicos, a parte eletrônica do avião). Este curso pode durar até 2 anos, deve ser feito em escola homologada pela ANAC (infelizmente Teresina não tem) e após isso uma prova na ANAC, que vai conferir ao candidato uma CCT, que é o documento que permitirá o mesmo se candidatar a vagas nas empresas. Maiores dicas sobre isso, leia um site feito por um mecânico de avião, chamado www.avioesemusicas.com 

COMISS�RIO DE BORDO (AEROMO�‡A)   

O comissário de bordo, função onde existe uma predominância feminina, daí ser chamado de Aeromoça também, é o agente de segurança a bordo! Sim senhor, aeromoças não estão ali para servir o refrigerante e comida não, é o profissional preparado para evacuar um avião em 90 segundos em caso de pouso forçado, transmitir as instruções de segurança em caso de emergência, auxiliar na sua estadia a bordo. O curso dura até 6 meses, prevê primeiros socorros, etiqueta, sobrevivência na água e selva, regulamentação profissional, etc. A remuneração gira ao redor de 2.500 a 4.000 reais por mês a depender de escala de voo, empresa que se trabalha, horas voadas, etc...

PILOTO DE AVI�ƒO  

O piloto de avião é o profissional que conduz o voo. Para ser piloto, no entanto, o caminho é longo, começa com um curso de Piloto Privado, que envolverá fase teórica e prática (40 horas) cujo custo inicial pode chegar a 15 mil reais. Após isso terá que obter a licença de piloto comercial e após piloto de linha aérea. A formação total pode chegar a 90 mil reais e 200 horas acumuladas em média neste período, para começar a candidatar-se em taxi aéreos, aviões particulares. Empresas de linha aérea costumam admitir profissionais com 500 a 1.500 horas, depende da fase. A posição inicial é de Copiloto com salários que variam de 3.000 a 5.000 reais.

Em Teresina, infelizmente não há escola de aviação, portanto o caminho acaba sendo Belém, Fortaleza, Recife, cidades vizinhas onde o interessado em alguma das funções acima poderá se candidatar. Aviação é um mundo ímpar, onde já estou a quase 13 anos e friso bastante um ponto: N�ƒO ENTRE POR REMUNERA�‡�ƒO, pois neste mundo só sobrevive quem tem PAIX�ƒO! As particularidades do setor são completamente diferentes à quem trabalha em um escritório de segunda à sexta por exemplo! Aviação não para, é simples notar, quando você viaja de férias ou naquele feriado prolongado e vai de avião, note que todos estão ali trabalhando e você passeando! 

Mais sobre: