Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ventos que sopram a favor do Piauí

A soma dos valores assegurados nos projetos é de R$ 8,5 bilhões até 2017

05/08/2015 14:55

O Piauí vem se destacando como uma das maiores potências para a geração de energia eólica no país. A força de seus ventos é capaz de produzir energia suficiente tanto para consumo interno, quanto para exportação. Literalmente, uma luz no fim do túnel para os problemas energéticos que vêm acometendo o Brasil nos últimos anos.

"A questão da energia eólica no Piauí é uma realidade. De repente, o Governo se vê numa situação de crise e o estado do Piauí pode muito bem ser o primeiro a sair dessa crise pela produção de energia", disse, em entrevista, o secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luís Coelho.

E os investimentos já começaram na região sudeste do Piauí, onde está sendo instalado o Complexo Eólico da Chapada do Araripe, que abrange os municípios de Caldeirão Grande, Padre Marcos, Simões, Betânia do Piauí, Curral Novo, Dom Inocêncio, Queimada Nova e Marcolândia. A soma dos valores assegurados nos projetos é de R$ 8,5 bilhões até 2017 e a produção esperada pelo Complexo é em torno de 1.300 kW de energia, o que é seis vezes maior que a gerada pela hidrelétrica de Boa Esperança.

A construção e, futuramente, a operação dos parques trazem incrementos na arrecadação dos municípios envolvidos, o que gera mais oportunidade para as prefeituras investirem nas carências de suas regiões.  “Até o momento foram gerados cerca de mil empregos diretos e indiretos aqui em Simões, além da melhoria na renda da população e do aumento do ISS, que está ajudando a manter as obrigações do município”, disse o prefeito Francisco Dogizete Pereira. Em Simões não existem mais casas para serem alugadas, todas foram ocupadas por trabalhadores das empresas responsáveis pelas instalações das torres. 

Entre as vantagens das usinas eólicas, além da produção de energia limpa e renovável, está o não impedimento da ocupação usual e tradicional do solo, não sendo necessário o desalojamento de seus proprietários. “Muitas pessoas estão sendo beneficiadas pelo arrendamento das terras, o que é incremento importante na renda da população”, comemora o prefeito Celso Amorim, de Queimada Nova, onde estão instaladas torres de teste. 

“Estou ansioso pela instalação desse projeto na nossa região de Paulistana e que tenhamos essa receita também. As nossas esperanças são esses grandes investimentos agora”, disse Didiu, prefeito de Paulistana.

Como se obtém a energia eólica?

Para isso, são utilizados sistemas de conversão de energia, denominados aerogeradores, que são grandes turbinas em formato de cataventos. Os aerogeradores, ou turbinas eólicas, extraem a energia cinética do fluxo de ar em movimento, transformando-a em energia mecânica. Posteriormente, essa energia mecânica é convertida em energia elétrica.

Fonte: APPM
Edição: Geysa Silva
Mais sobre: