Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Empossado o Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Entre Rios

Secretário do Planejamento empossa Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Entre Rios

05/07/2017 09:21

O secretário do Planejamento deu posse ao Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Entre Rios nesta terça (4), no auditório da APPM, durante a I Plenária Ordinária do Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Território Entre Rios de 2017.

O evento, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), contou com a participação de prefeitos, secretários, vereadores e representantes de entidades de 28 dos 31 municípios que formam o Território de Entre Rios, além do secretário de Desenvolvimento Rural Francisco Lima; a presidente da Fetag, Elizangela Moura; o presidente da Associação dos Prefeitos do Médio Parnaíba, Luíz Júnior; e representantes da Emater, Banco do Nordeste e Sebrae.

Na oportunidade, foram empossados os conselheiros e conselheiras do Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável de Entre Rios, na forma da Lei Estadual n° 6.967. De acordo com o presidente eleito do Conselho, Evandro Aragão, o principal papel do Conselho será coordenar as políticas públicas e ouvir as demandas dos produtores da agricultura familiar da base de cada município para que se tire os encaminhamentos para a montagem de planos e projetos.

“O conselho tem mais representação jurídica e passa a ser uma ação de política de Estado. Passam os governos, mas continuará aquilo que foi discutido nos municípios e nos territórios firmado para curto, médio e longo prazo”, reforça ele.

O secretário Antonio Neto deu posse aos membros do Conselho e fez questão de destacar a importância da participação da população para o sucesso das políticas de desenvolvimento territorial.

“A visão de organização territorial vem ganhando corpo cada vez mais no nosso estado com políticas públicas, sendo discutidas mais na base, funcionando como instrumento não só de pressão em relação às demandas, mas também de construção coletiva de programas e projetos, como é o caso do Piauí empreendedor”, destacou Antonio Neto.

Os presentes também ouviram a explanação do representante do Sebrae, João Pinheiro e da Superintendente de Planejamento Estratégico, Rejane Tavares, sobre os Planos de Ação das Cadeias Produtivas do Programa Piauí empreendedor: Piscicultura, Cajucultura e Suinocultura e sobre o Projeto de Turismo Rural, com a Assessora técnica da Seplan, Teresina Ferreira.

A próxima Plenária será a do Território de Cocais, que acontecerá na sexta-feira (7), no município de Campo Maior.

Fonte: Ccom
Mais sobre: