Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo e Fida já investiram R$ 46 milhões em projetos no semiárido

Governo e Fida já investiram R$ 46 milhões em projetos no semiárido

12/02/2019 09:13

A secretária de Desenvolvimento Rural, Patrícia Vasconcelos; o diretor de Inclusão produtiva e coordenador do Programa Viva o Semiárido (PVSA) no Piauí, Francisco das Chagas Ribeiro e o deputado estadual Francisco Limma receberam, na manhã desta segunda-feira (11), o oficial de Projetos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola no Brasil, Hardi Vieira e equipe. Na oportunidade foi apresentado o relatório das atividades do projeto e também foi realizada a entrega de sete veículos que serão utilizados para apoiar as ações no estado.

Segundo Francisco das Chagas Ribeiro que, na ocasião, apresentou relatório com ações do Projeto Viva o Semiárido, a missão de apoio têm objetivo inicial de avaliar os trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Viva o Semiárido e encaminhar os procedimentos de acordo com empréstimo que encerra em julho de 2020, fase final de implementação dos Projetos de Investimentos Produtivos (PIPs). Nesta etapa, a missão também irá manter diálogo com a Seplan, Sefaz e Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) para viabilizar o aditivo que vai dar continuidade às ações do Viva o Semiárido no Piauí. "Pela manhã, fizemos um balanço geral dos avanços - principalmente desde a última missão do FIDA, em setembro. Foi uma avaliação dos resultados destes seis anos de acordo de empréstimo e três anos de operacionalização, quando mostramos ações iniciais de 206 projetos aprovados para associações e comunidades com aproximadamente 46 milhões de reais investidos, onde predomina a ovinocaprinocultura no Vale do Itaim (Coovita)", declarou o diretor.

Ribeiro acrescenta que outras ações exitosas podem ser destacadas, como a apicultura, que está presente em quase todos os territórios, e tem destaque estratégico na região de Picos (Comapi) e Simplício Mendes (Casa Apis). "Também foi possível distribuir 25 mil novas colméias, das quais, 20 mil já estão no campo, 5 mil os recursos estão garantidos, já nas contas das associações, que em parceria com 12 novas casas de mel, também resultado da parceria com o Fundo, darão mais incremento na apicultura”, afirmou. Ele diz ainda que vinte e cinco mil matrizes de reprodutores de ovelhas e caprinos reforçaram os rebanhos dos produtores com melhor qualidade genética e também foram distribuídas mais de 180 mil mudas de cajueiro.

O oficial de Projetos Fida no Brasil, Hardi Vieira, afirmou que a equipe ficou satisfeita com os avanços e que o projeto entrou no sexto ano num ritmo forte de produção. "Estamos em campo com mais de 200 PIPs, mas nos resta um desafio muito grande, pois temos que transformar os projetos sustentáveis para estas comunidades, afim de que o PVSA possa gerar renda para as famílias e para as associações onde está sendo feito o investimento”, pontuou. 

Hardi destacou a importância da garantia da qualidade técnica de execução no campo e acrescentou que, após as reuniões com os devidos órgãos durante esta semana, será decida a possibilidade do aditivo, e que o governo do estado também demonstra satisfação na parceria com o FIDA. “Estamos construindo este projeto, que vai gerar um aditivo por volta de 100 milhões de reais, para continuar o trabalho muito bem sucedido do PVSA nos 89 municípios do Piauí”, concluiu.

O deputado estadual Francisco Limma ressaltou a parceria entre os órgãos do governo e o Fida e o trabalho dos técnicos na capital e no interior do estado ao longo dos anos, com as oficinas e avaliações realizadas nas comunidades e associações. O parlamentar destacou a importância do acompanhamento mais intenso de todo o trabalho para que o alcance dos projetos seja ainda maior e continue contribuindo para o desenvolvimento do estado.

Durante a entrega dos veículos que serão utilizados pelo PVSA, a secretária Patrícia Vasconcelos agradeceu o empenho das equipes envolvidas em todas as etapas do projeto e na aquisição dos novos veículos, frisou o trabalho voltado para as mulheres e jovens rurais e questões de gênero e destacou que ao investimento também somam as ações de capacitação direcionadas a Educação Contextualizada para professores de 120 escolas da e ações de cursos de empreendedorismo, que inclui treinamento para 120 jovens da zona rural, graças a co-execução da Setre e Seduc.

A missão cumpre agenda no Piauí até o dia 14 de fevereiro.

Fonte: Ascom
Mais sobre: