Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Idosa completa 100 anos e comemora tomando cerveja

Uma das moradoras mais velhas de Oeiras completa 100 anos e comemora tomando cerveja

24/10/2018 11:19

Completou 100 anos no último, 20, Luzia Josefa da Conceição, a moradora mais idosa do bairro Rosário em Oeiras. O bairro sempre muito peculiar pelo seu acervo histórico, agora também se destaca por ter uma moradora centenária.

Dona Luzia como é conhecida em Oeiras, nasceu no dia 20 de outubro de 1918 na localidade Jenipapo, hoje município de Itainópolis. Filha órfã de pai e mãe veio para Oeiras ainda muito mocinha trabalhar na casa dos brancos como ela conta.

Sem ter tido oportunidade nos estudos, trabalhou como cozinheira em restaurantes movimentados como o Café Oeiras e Oeiras Clube. Também foi funcionária pública da prefeitura municipal como varredeira de rua.

Dona Luzia contou ao folhadeoeiras que mesmo com as dificuldades sempre soube viver e aproveitar bem a vida e, foi nessa de curtir a vida que foi mãe duas vezes. Diz ter sido apaixonada pelo carnaval nos áureos tempos dessa festa em Oeiras. Era a baiana mais animada do bloco de carnaval Foliões no Samba.

Além da alegria natural que lhe acompanha neste centenário, uma coisa chama atenção em Dona Luzia Josefa. Mesmo com tamanha idade, ela não relaxa um gole de cerveja. Para muitos, o costume poderia ser um obstáculo para sua longevidade e, um entrave à saúde, mas, no caso dela, este parece ser um dos ingredientes por traz de tanta vitalidade.

A idosa não apresenta os problemas de saúde comuns a muitos na sua idade. Apresenta um quadro de hipertensão arterial controlado por medicamento e uma cifose (curvatura da coluna vertebral), além desses, ela não sofre com problemas cardíacos, não é diabética, não tem colesterol alto ou baixo e não sente dores de cabeça. Seu quadro de saúde, portanto, segundo os médicos é considerado bom.

A comemoração do seu centenário foi celebrada primeiro com uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Em seguida ela recepcionou  familiares e amigos com um maravilhoso jantar.

Dona Luzia Josefa da Conceição completou 100 anos de vida exatamente no dia do poeta. E, poetizar a vida é mesmo a inspiração da matriarca que é mãe dois filhos, avó de, 12 netos, 21 bisnetos e 9 tataranetos. O portal folhadeoeiras registrou alguns momentos dessa alegria, confira!

Fonte: Folha de Oeiras
Mais sobre: