Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí recebe Seminário de Contabilidade Eleitoral nesta quarta-feira (08)

A prestação de contas eleitorais garante transparência e legitimidade

08/08/2018 09:45

Nesta quarta-feira (08), os profissionais da contabilidade e áreas afins participarão do Seminário “Contabilidade Eleitoral: da teoria à prática”. O evento é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), através da Comissão Eleitoral, que tem como missão promover capacitações sobre as prestações de contas eleitorais para as eleições de 2018.

O Seminário de Contabilidade Eleitoral, acontecerá no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), a partir das 8h, com uma programação de debates que seguem até às 18h. A realização do evento também conta com apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI) e APPM.

“Temos a certeza que o profissional contábil vai contribuir bastante para garantir mais integridade, credibilidade e transparência às informações nas Eleições 2018. Por isso, é importante a participação de profissionais da área, assim como dos partidos políticos. A prestação de contas eleitorais garante transparência e legitimidade sobre os recursos e gastos que foram realizados pelos candidatos durante a campanha”, diz o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim.

O presidente Josafam lembra também que agora é obrigatório a assinatura do contador na prestação de contas eleitorais. “Pois, com as mudanças na legislação eleitoral, ocorridas para este ano, os profissionais de Contabilidade têm papel fundamental no processo de prestação de contas”, ressalta.

O investimento para ingressar no Seminário de Contabilidade Eleitoral será apenas por meio de doação de duas latas de leite de 400g, cada uma, que serão entregues para instituições sociais, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil do CRC-PI.

Durante a programação, serão debatidos, entre outros temas, a atuação da Justiça Eleitoral nas Eleições 2018, o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE 2018), bem como a atuação do profissional da contabilidade no processo.

Confira a programação completa do Seminário de Contabilidade Eleitoral:

8h: Credenciamento

8h30: Abertura (CRC /TRE/OAB/APPM)

9h: TRE – Prestação de Contas de Campanha: documentação, contas bancárias e considerações sobre o SPCE

- Leonardo Moraes Júnior - Coordenador de Controle Interno

- Maria do Amparo Araújo - Técnico Judiciário

10h30: OAB - Financiamento de Campanha

- Tiago José Feitosa de Sá – Advogado e presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – IBRADE

12h: Intervalo para almoço

14h: Prestação de Contas Eleitorais – Atuação do Profissional da Contabilidade

- Guilherme Valderedo Barbosa Guimarães – Conselheiro do CRC-PI, multiplicador do Sistema CFC/CRCs; e presidente da Associação dos Peritos Contadores do Estado do Piauí (APCEPI) - (2017/2018).

Fonte: Ascom
Mais sobre: