Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Seplan participa de ação do plano de Ação Territorial da Piscicultura

Seplan participa de ação do plano de Ação Territorial da Piscicultura

19/02/2019 15:55

O Conselho de Desenvolvimento Territorial Sustentável Entre Rios realizou, na última quinta-feira (14), reuniões com Comitê Gestor Municipal (CGM) de José de Freitas, e na sexta (15), CGM de Nazária-PI. As reuniões tiveram como objetivo fazer o acompanhamento e monitoramento de atividades realizadas nos municípios assim como fazer Avaliação do PAT da Piscicultura, além do cumprimento das metas do Plano de Ação Territorial da Piscicultura, PAT da Piscicultura no Território.

A reunião do CGM de José de Freitas, foi realizada na Secretaria Municipal de Agricultura e teve a participação do Agente Territorial da Secretaria de Estado do Planejamento, Avelar Almeida; do técnico do Banco do Nordeste, Laércio Rodrigues; do presidente do CDTS Entre Rios, Evandro Aragão; da dirigente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de José de Freitas, Maria do Livramento, além de representantes da Associação dos Piscicultores e outros parceiros locais.

Em José de Freitas a ação conta com parceria do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e da Secretaria de Agricultura do município e da Associação dos Piscicultores. O IFPI desenvolve atividades de inovações tecnológicas junto as comunidades da Agricultura Familiar.

“Em visita ao campus do Instituto, fomos recebidos pelo diretor, professor José dos Santos Moura, e conhecemos unidades demonstrativas de Agricultura/Criação de pequenos animais integrada com a piscicultura, assim como unidades de fruticultura e hortas com variedades de hortaliças e a unidade demonstrativa com plantas medicinais. O diretor do IFPI garantiu que o instituto está à disposição para contribuir na execução ações em outros municípios do território Entre Rios”, declarou Avelar Almeida.

No município de Nazária, a reunião teve participação de representantes do Banco do Nordeste, da Secretaria de Estado do Planejamento, da Rede de Secretários Municipais da Grande Teresina do STTR, e membros do CGM do município assim como a Associação dos Piscicultores.

Foram debatidos temas relevantes para desenvolver a Piscicultura e a Agricultura Familiar no Entre Rios como Agricultura Integrada com a Piscicultura, a aquisição 80.000 de alevinos junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural, com doação para os Piscicultores do município, dos quais já foram 30.000; comercialização do pescado, compra coletiva de ração e financiamento de energia renovável (Energia Solar) pelo BNB para desenvolver a atividade, assim como a discussão da situação do Serviço de Inspeção Municipal e o Serviço com abrangência Territorial visando a venda de peixe para compras institucionais como o PNAE.

Para José de Freitas, foram solicitados 80.000 alevinos junto à SDR para doação aos piscicultores do município, dos quais já foram distribuídos cerca de 30.000, assim como auxílio na comercialização do pescado e compra coletiva de ração. Os parceiros institucionais vão continuar a programação de reuniões com os CGM do PAT, com o objetivo de fazer o encontro do Comitê Territorial.

Mais sobre: