• SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia
Polivox

Canal aberto da galeria da zona Leste deve ficar pronto antes do Natal

Após esta etapa, começam as obras de construção do canal coberto. As intervenções devem gerar interdições de ruas para execução dos serviços.

11/12/2014 07:54h

Os alagamentos existentes nas principais vias da zona Leste de Teresina são problemas antigos que atrapalham o deslocamento de pedestres e motoristas, esse intensificam na época das chuvas. Desde o início de setembro, equipes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Leste (SDU/Leste) estão trabalhando na construção de uma galeria, que deve resolver a questão.

A obra teve início com a construção do canal aberto que começa na Avenida Cajuína e se estenderá até a Rua Francisco Falcão Costa, no bairro dos Noivos. A obra do canal aberto da galeria está em andamento e deverá ser concluída ainda no dia 23 de dezembro. Segundo o superintendente executivo da SDU/Leste, Márcio Sampaio, duas equipes estão trabalhando na construção do canal aberto. “Atualmente, estamos concentrando os esforços no canal aberto, pois o mesmo ainda é interligado à rede de drenagem existente na zona Leste. Boa parte da chuva que cai, acaba indo para o canal aberto”, esclarece.

Foto: Jailson Soares/O Dia


As construções fazem parte da galeria da zona Leste, que deve ser concluída em 2016

Após a construção do canal aberto, equipes da SDU/Leste darão início à construção do canal coberto, que seguirá da Rua Francisco Falcão Costa até o bairro Morada do Sol, passando pelos bairros São Cristóvão, Santa Isabel, Morada do Sol e parte dos bairros Piçarreira e Horto. A partir do dia 6 de janeiro, começarão as intervenções na Avenida João XXIII, que devem passar também pelas avenidas Presidente Kennedy e Dom Severino. Márcio Sampaio ressalta que esta fase da obra também é crítica. “A construção do canal fechado envolve escavações e, consequentemente, a interdição de vias”, pontua.

A obra, orçada em R$ 46 milhões, deve permitir o escoamento da água acumulada nas principais avenidas e ruas da zona Leste. “Quando aliarmos as obras da bacia que está em execução com as outras duas que estamos recebendo, vamos abranger e solucionar grande parte dos problemas existentes na zona Leste”, acredita o superintendente executivo.

Segundo Márcio Sampaio, dois consórcios foram contratados para elaborar projetos executivos para a construção de oito grandes bacias em Teresina, sendo duas na zona Leste. “Além da galeria, a Prefeitura vem se preocupando em desenvolver ações conjuntas para o controle do risco de inundações e alagamentos em toda a capital, através da elaboração do plano de drenagem de Teresina”, frisa.

A conclusão total da galeria está prevista para março de 2016. Os recursos são provenientes do Tesouro Nacional e da Prefeitura de Teresina. A obra tem extensão de aproximadamente 7 km.

Por: Priscila Florêncio - Jornal O Dia

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas