• Marcas Inesquecíveis 2018 09/04
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias Roda Viva

21 de abril de 2018

Vitória no STF ajuda cofre e imagem do governo

Vitória no STF ajuda cofre e imagem do governo

Vitória no STF ajuda cofre e imagem do governo

A decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, para que a Caixa Econômica Federal faça a transferência dos R$ 315 milhões do empréstimo em até 72 horas, além de colocar os recursos a disposição do Estado, também ajuda a melhorar a imagem do governo. A demora no repasse do dinheiro, somado com o discurso oposicionista de que o governo tem cometido irregularidades na aplicação dos R$ 300 milhões do outro empréstimo vinha causando estragos na imagem do Executivo. Agora, com a decisão do STF, Wellington Dias e sua base aliada ficam com mais argumentos para derrotar a tese da oposição.

Na sexta-feira (20), o prefeito Firmino Filho reuniu os vereadores da sua base aliada para vistoriar obras em andamento na zona Leste da cidade. Firmino busca a sintonia com a base e quer os parlamentares bem atentos as obras da Prefeitura para que possam rebater críticas da oposição na Câmara.

E agora?

Em âmbito nacional os partidos políticos começam a se definirem e resta saber as consequências dessas definições na política do Piauí. Wilson Martins era só alegria ao ter certeza que o PSB apoiaria Geraldo Alkmin para presidente, agora, o partido trabalha para indicar Joaquim Barbosa à presidência. Em caso de Barbosa candidato, quem o PSB piauiense apoiará?

Palanque múltiplo

O palanque de Wellington Dias (PT) ao governo do Estado vai ter aliados que apoiarão diversos candidatos a presidente. O PSD de Júlio César caminha para o apoio a Geraldo Alckmin; o PDT de Flávio Nogueira vai lançar Ciro Gomes; o PRTB de Fernando Monteiro vai lançar Levi Fidelix; o Progressistas de Ciro Nogueira promete apoio para Alckmin, Temer, Lula, Maia; o MDB pode lançar Temer ou Meireles; o PRB de Silas Freire e Gessivaldo Isaías deve lançar candidato a presidente.

PHS no palanque de Wellington Dias

A direção estadual do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) no Piauí reuniu na manhã desta quinta-feira (19) os seus pré-candidatos a deputado estadual e federal para repassar as primeiras estratégias do partido para as eleições de 2018. No final foi definido por maioria dos pré-candidatos o nome de Wellington Dias para a candidatura majoritária. Será realizada uma outra reunião no início do próximo mês para definir os candidatos a senador que deverão ser apoiados pela legenda.

Aprovadas

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) julgou a prestação de contas da Câmara Municipal de Teresina referente ao exercício financeiro de 2016, na gestão do vereador Luiz Lobão. As contas foram aprovadas por unanimidade pela corte. “Nosso trabalho na Câmara de Teresina sempre foi realizado com muita responsabilidade e transparência. Então ficamos satisfeitos em saber que o TCE julgou e aprovou as contas referentes à nossa gestão na casa legislativa”, disse Luiz Lobão.

Interditada

Neste sábado (21), o tráfego na Avenida Marechal Castelo Branco, sob a ponte Juscelino Kubistchek, estará interditado. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), a interdição ocorrerá no sentido Norte/Sul, no horário de 8h à meia noite. A interdição ocorrerá em decorrência dos serviços que fazem parte das obras de conclusão da segunda praça cultural do Complexo Ponte JK. O tráfego de veículos será interrompido nas duas faixas de rolamento no sentido Norte-Sul, bem como na alça da ponte JK (sentido Leste-Centro), em direção à avenida Marechal Castelo Branco, ao lado da Agespisa. A interdição debaixo da ponte será parcial; Já na alça da ponte será total.


A cidade de Gilbués realizou na sexta (20) o 3° Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí, que contou com a presença do ministro da Agricultura, Blairo Maggi; do governador Wellington Dias, da vice-governadora Margarete Coelho e do senador Ciro Nogueira, entre outros. O evento trouxe o tema "Planejamento e Desenvolvimento Regional" e na oportunidade foi assinado o Consórcio de Saúde do Extremo Sul do Estado pelos prefeitos da região Sul do Estado com a discussão de políticas públicas implementadas na região do extremo sul na área da saúde e agronegócio. A região é composta de 23 municípios; de Eliseu Martins à Cristalândia.

20 de abril de 2018

Crise financeira pode obrigar governo a cortar gastos em plena campanha

Crise financeira pode obrigar governo a cortar gastos em plena campanha

Crise financeira pode obrigar governo a cortar gastos em plena campanha

Em anos eleitorais é normal a tendência de governadores interessados na reeleição fazerem concessões e flexibilizarem a gestão fiscal com o objetivo de obter divisas eleitorais. Isso é proibido pela legislação, mas é praticado por todos aqueles que exercem cargo público e querem continuar no poder. O problema é que em meio ao cenário eleitoral deste ano há uma crise que se aprofunda e pode aumentar o nível de apatia das gestões. Ao invés de gestores inaugurarem dezenas de obras e entregarem serviços, os gestores que buscam reeleição vão comemorar no máximo o não atraso da folha salarial. Resta saber se a população vai compreender isso, principalmente porque se de um lado governos garantem que o cenário é ruim e é preciso cortar gastos, por outro lado deixa a torneira aberta para privilégios restritos a quem ocupa o poder  interesses eleitorais. 

A parceria entre a Secretaria de Justiça  e a Secretaria de Segurança tem fortalecido o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil. Nos últimos três anos, um convênio entre a Sejus e a Delegacia Geral investiu mais de meio milhão de reais em equipamentos e tecnologia para o núcleo que tem função estratégica na prevenção e no combate ao crime organizado.

Incomum

A crítica direta do governador Wellington Dias (PT) ao deputado Rodrigo Martins (PSB) é um fato incomum na história política do governador. Quando chefe do Poder Executivo, poucas vezes Wellington Dias criticou diretamente seus adversários. Nem mesmo Mão Santa e Heráclito Fortes, no auge de suas críticas oposicionistas eram citados por Wellington.

Vencido pela indecisão

O cenário pré-eleitoral mostra que o deputado estadual Dr. Pessoa parece ter sido vencido pela ansiedade política. O capital eleitoral de 2016, com expressiva votação de 160 mil votos dele em Teresina, aparentemente não consegue mais ser visto na capital, assim como há poucos registros de crescimento político dele no interior. Como saiu das eleições de 2016 bem maior do que entrou, o parlamentar parece que errado nos passos seguintes. Hoje no pequeno Solidariedade, ele não definiu qual cargo disputar e parece não amedrontar mais adversários.

Falta

O PHS prometeu uma ampla reunião no Plenarinho da Câmara de Vereadores, mas nem metade do pessoal esperado apareceu por lá e a reunião acabou acontecendo na sala de comissões do prédio. Como menos da metade dos membros estavam presentes, também não deu para decidir muita coisa. O presidente Thiago Vasconcelos precisa engajar melhor seus liderados.

Caminhada da Fraternidade

O II Passeio Ciclístico da Caminhada da Fraternidade reunirá os apaixonados pelo ciclismo no próximo dia 29 de abril. O evento faz parte da programação de atividades da 23ª edição do evento e a concentração será a partir das 6h30 no estacionamento da Ponte Estaiada. O kit já pode ser adquirido pelos participantes no bazar da paróquia de Fátima, zona leste da cidade, Rádio Pioneira, Centro Pastoral Paulo VI e demais paróquias da Arquidiocese.

Convocação

Seis assistentes sociais e sete psicólogos aprovados no concurso unificado da Prefeitura de Teresina estão sendo convocados para tomar posse. A lista dos nomeados foi publicada no Diário Oficial do Município de quarta-feira (18) e abre o prazo de comparecimento dos aprovados.

O vereador Luiz Lobão apresentou requerimento ontem (19) na Câmara Municipal de Teresina, solicitando a realização de audiência pública para tratar da questão de infraestrutura e condições de trabalho dos profissionais da Maternidade Dona Evangelina Rosa. De acordo com o parlamentar, a situação na maternidade é caótica. "As informações que temos é que a Maternidade Dona Evangelina Rosa não está funcionando a contento. Soubemos que falta material cirúrgico, material de suporte para que os profissionais da obstetrícia possam trabalhar.", disse o vereador.

19 de abril de 2018

Infidelidade vira rotina na política piauiense

Infidelidade vira rotina na política piauiense

Infidelidade vira rotina na política piauiense

A fragilidade ideológica das siglas faz com que a infidelidade partidária seja ato corriqueiro na política piauiense. Em todas as siglas há aqueles que não vão seguir as orientações de cúpula partidária. O Progressistas lidera a fila de infiéis para o processo eleitoral de 2018. Silvio Mendes e Lucy Silveira votarão em Luciano Nunes para o governo, Wilson Brandão em Wilson Martins para o Senado. No MDB, Luiz Menezes e João Henrique Sousa certamente não seguem a orientação para votar em Wellington Dias. No PT, muita gente diz que ao invés de Ciro Nogueira, vai votar em Jesus Rodrigues para o Senado; O PTB também vai dividido para o governo e o Senado. 

O governador Wellington Dias recebeu, nesta quarta-feira (18), no Palácio de Karnak, o representante do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) no Brasill, Hernán Chiriboga; a representante do programa Semear Internacional, Fabiana Dumont, e a secretária de Estado Desenvolvimento Rural, Patrícia Vasconcelos. Na ocasião, trataram sobre o programa Viva o Semiárido, que visa reduzir a pobreza da população rural.


Estratégia

Depois de passado o prazo de filiações, o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) realiza na quinta-feira (19) no Plenarinho da Câmara Municipal de Teresina a partir das 10h da manhã, a primeira reunião com os seus pré-candidatos a deputado estadual e federal. O encontro servirá para definir as primeiras estratégias da sigla para as eleições de 2018.

Semana da Contabilidade

O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) promove, entre os dias 25 e 27 de abril, a 6º edição do Projeto “Declare Certo”, que vai levar esclarecimento sobre as principais mudanças e dúvidas da população na hora do preenchimento correto da declaração do imposto de renda. O mutirão gratuito de orientação acontecerá na Praça Rio Branco, de 9h às 16h, e é voltado para a população em geral.

MPT Itinerante

O projeto MPT Itinerante, do Ministério Público do Trabalho no Piauí, estará na microrregião de Uruçuí de 18 a 20 de abril. Na oportunidade, o Procurador do Trabalho, José Wellington Soares, irá realizar inspeções dos procedimentos já em trâmite no MPT e estará de plantão, na quinta-feira (19) a partir das 14h na Vara do Trabalho de Uruçuí, para o recebimento de novas denúncias.

Fracasso

Publicação no site especializado Congresso em Foco demonstra que a reforma trabalhista tem fracassado no país. As ações trabalhistas caíram 50% devido as dificuldades para o acesso à Justiça. Além disso, o número de desempregados registrou aumento de novembro do ano passado a fevereiro deste ano, sem contar no aumento da informalidade, que atinge em cheio a arrecadação do sistema previdenciário.

Impostos

Os contribuintes que não pagaram o IPTU e a taxa de coleta do lixo, cujos boletos venceram na segunda-feira (16), devem recalcular o débito. Com o fim do prazo, o novo carnê só pode ser impresso no Portal de Serviços da Secretaria Municipal de Finanças (Semf) ou diretamente nas Centrais de Atendimento ao Público (CAPs).

Agenda

Os Centros de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC) realizam hoje (19), o evento de culminância do projeto "Educação Ambiental em Defesa da Vida". A iniciativa tem entre seus objetivos a disseminação de uma cultura de respeito ao meio ambiente e preservação dos recursos naturais, por meio de ações empreendidas no espaço escolar. 

O Tenente Coronel James Sean, comandante do BOPE da Polícia Militar do Piauí, foi convidado para ministrar instrução de Armamento, Munição e Tiro para a Força Nacional de Segurança Pública, no período de 02 a 15 de abril, visando qualificar e nivelar policiais militares dos diversos Estados da Federação, para que possam servir no Departamento da Força Nacional de Segurança Pública.

18 de abril de 2018

Discurso do Progressistas deveria animar MDB

Discurso do Progressistas deveria animar MDB

Discurso do Progressistas deveria animar MDB

Apesar da intensa disputa entre Progressistas e MDB pela vaga de vice-governador na chapa de Wellington Dias (PT), sempre que Ciro Nogueira e Júlio Arcoverde, presidentes nacional e regional da sigla, respectivamente, falam sobre o assunto dão a entender que o partido aceita a indicação de outro partido para o cargo. A afirmação de que o PP não coloca a faca no pescoço do governador e que não vai romper caso não ganhe o cargo, deveria ser vista como motivo de sobra para garantir ao MDB a tranquilidade da vitória na queda de braço. No entanto, não é o que se vê, alguns emedebistas tencionam a relação e isso pode trazer prejuízos políticos à sigla. 

O suplente de deputado Antônio Félix foi recebido ontem (17), em Brasília, pelo ministro da Integração Nacional Antônio de Pádua Andrade. A pauta do encontro foi encaminhamentos para o socorro e auxílio das vítimas de enchentes em municípios piauienses. O ministro esteve visitando as áreas alagadas no Piauí no último domingo (15), firmou o compromisso ainda em solo piauiense de mandar de forma emergencial, kits humanitários para amparar todas as vítimas. 

Promessa de Campanha

Um grupo de advogados piauienses entrou com uma ação na Justiça Federal para ter acesso à prestação de contas da atual gestão da OAB-PI, que deveria estar à disposição do público no site da instituição. A 5ª Vara Federal de Teresina já requereu informações da Ordem sobre o tema. Em tempo: transparência foi uma das principais bandeiras de campanha do atual presidente da Ordem, Chico Lucas.

“Oposição que atrapalha”

O líder do governo na Alepi, Francisco Limma (PT), afirmou que a oposição trabalha para inviabilizar a chegada de recursos ao Piauí e faz denúncias repetitivas contra o governo. Ele lembrou que órgãos como a Codevasf tem presidente ligado a oposição piauiense e não observa nenhuma atuação da oposição no sentido de trazer investimentos ao estado.

Esclarecimentos

A Câmara de Vereadores de Teresina aprovou ontem (17) requerimento do vereador Dudu (PT) que convoca os chefes da Strans, Carlos Daniel, e do Setut, para prestar esclarecimentos sobre os problemas ocasionados pelos consórcios que atuam no sistema de integração. O vereador comentou o episódio da última semana, em que 15 ônibus climatizados foram retirados da frota da zona norte. Os ônibus voltaram a circular na segunda-feira (16).

“A culpa não é minha. Eu votei no...pera”

O senador mineiro Aécio Neves, que andou muito perto de ser eleito presidente da República em 2014, agora é réu por corrupção passiva e obstrução de Justiça no Supremo Tribunal Federal. Em entrevista, um ministro do STF já chegou a dizer que poucos presos no Brasil possuem tantas provas quanto nos processos que envolvem o tucano. 

Pessoal

A Prefeitura de Teresina anunciou que nos últimos cinco anos, nomeou quase 4 mil servidores efetivos oriundos de concursos públicos. Só na Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram 2.721 servidores distribuídos nos cargos de médicos, agentes de saúde, assistentes técnicos administrativos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, dentre outros.

Vários piauienses prestigiaram a solenidade de posse da nova gestão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em que o piauiense Kassio Marques assumiu a vice-presidência do órgão. No registro, Henrique Pires ao lado do desembargador Carlos Eduardo Maul Moreira Alves, o presidente.

17 de abril de 2018

Ciro consolida aliança com Wellington, mas ainda há percalços

Ciro consolida aliança com Wellington, mas ainda há percalços

Ciro consolida aliança com Wellington, mas ainda há percalços

O senador Ciro Nogueira (MDB) tem se tornado a principal liderança política do estado, entre os políticos locais. Muito desse feito se deve a coerência no comportamento do senador, além obviamente, dos recursos que ele tem conseguido viabilizar ao Estado e municípios. O discurso e o comportamento do senador nos últimos anos não dão, atualmente, mais margens para pensar que ele venha a romper politicamente com o governador Wellington Dias e caminhar em direção a oposição. Com Firmino e Silvio Mendes sem condições legais para concorrerem ao governo do Estado, é improvável que ele abandone Wellington Dias e abra mão de andar pelo interior com o índio, que apesar dos percalços do governo demonstra ser muito popular no interior. Já na capital, Ciro tem o compromisso de ser votado por Firmino. Além disso, o próprio senador já disse que luta para manter Margarete como vice, mas caso isso não ocorra, não é motivo para sair do governo. Para consolidar ainda mais a aliança, falta apenas o governador pedir apoio total dos petistas para Ciro. É aí que mora o pequeno perigo do senador romper com Wellington. 

O pré-candidato ao governo do Estado, Luciano Nunes (PSDB), não tem perdido tempo aos finais de semana. Acompanhado de lideranças, ele tem viajado pelo interior e já reuniu forças políticas suficientes para encampanar uma forte candidatura pelo Palácio de Karnak. No último final de semana Luciano Nunes passou por Oeiras, São João da Varjota, Wall Ferraz e Picos. Nesta última cidade o pré-candidato participou de mais uma edição do Picos Fest Berro.

Descaso I

A nova onda de enchentes no Piauí mostra novamente a importância de obras que não saíram do papel. Ontem (16), a região de Esperantina ficou isolada da capital Teresina porque uma ponte que caiu em 2016 nunca foi reconstruída. Uma ponte de aproximadamente 15 metros não ser construída em mais de dois anos é sinal de ineficiência e descaso.

Descaso II

Outra obra que voltou ao imaginário popular por conta das enchentes é a barragem de Castelo, prometida há décadas. Ela já chegou a ser licitada, mas problemas identificados no Tribunal de Contas da União fazem com o projeto não saia do papel. A falta dela causa enchentes Em Teresina e Campo Maior. 

Visita amiga e institucional

A piauiense Regina Sousa (PT) compõe o grupo de oito senadores que conseguiram autorização para visitarem as instalações em que Luís Inácio Lula da Silva encontra-se preso, em Curitiba. Na semana passada, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado aprovou a diligência, com o objetivo de “verificar as condições de encarceramento” do ex-presidente e de outras pessoas presas no local. 

Divisão

O PT anda bem dividido entre apoiar Margarete Coelho ou Themistocles Filho. Enquanto uns demonstram simpatia pelo emedebista, Margarete que já tinha recebido apoio de prefeitos do PT agora recebeu apoio do deputado Fábio Novo.

Arquitetura no interior

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí promove nesta quarta-feira (18), às 16h, audiência pública na Câmara Municipal de São Raimundo Nonato. Na ocasião, o CAU/PI vai apresentar a legislação federal que autoriza arquitetos e urbanistas executarem obras, assim como recomendar que as prefeituras não restrinjam a participação de arquitetos e urbanistas em processos licitatórios de obras públicas. Prefeitos e vereadores de 13 cidades da região, representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário são os convidados.

No último final de semana, a promotora aposentada Leida Diniz demonstrou que já está pronta para ser candidata. Com microfone na mão e dedo em riste, ela proferiu discursos em favor do Partido dos Trabalhadores e Lula na caravana que percorre o interior do estado em defesa do petista. Ela é pré-candidata a deputada federal.

14 de abril de 2018

MPF passa recibo para críticas com viés político

MPF passa recibo para críticas com viés político

MPF passa recibo para críticas com viés político

O vice procurador-geral da República, Luciano Maia, decidiu encaminhar as denúncias da Odebrecht contra Geraldo Alckmin, agora sem foro privilegiado, para a Justiça Eleitoral, ao invés de caminhar para os procuradores da Lava Jato em São Paulo, que até pediram o processo. Tirar Alckmin da Lava Jato, ainda mais o vice procurador-geral sendo primo do senador Agripino Maia, aliado de Alckmin, contribui para que petistas anunciem ainda mais aos quatros cantos que o partido sofre perseguição de setores do Judiciário e do MPF. O PT já tem talento para dizer que é vítima, com uma ajudinha de vez em quando então, vende o discurso rapidinho. Além disso, num pais em que o combate a corrupção deveria ser prioridade, os órgãos deveriam se esforçar em força-tarefa para avançar nas investigações de quem perde foro privilegiado. Sabe-se muito bem que a Justiça Eleitoral é lenta, muito lenta, praticamente incapaz de punir alguém com tanto poder político.

A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Transito (Strans), vai interditar, parcialmente, o tráfego na avenida Marechal Castelo Branco, sob a ponte Juscelino Kubitschek. A interdição, que faz parte das obras de conclusão da segunda praça cultural do Complexo da Ponte JK, afetará faixas nos dois sentidos. A interdição parcial será iniciada no sábado (14), a partir das 14h às 24h, no sentido Sul/Norte. No domingo (15), a interdição parcial será no sentido Norte/Sul, das 0h às 24h. 

Pressão

A prisão de Lula ajuda a incendiar o desejo petista de lançar Regina Sousa ao Senado, causando um maior problema para o governador Wellington Dias. O partido tende a perder muitas cadeiras na Câmara e no Senado e isso faz o diretório nacional da sigla incentivar Regina Sousa a concorrer. Até porque, como são duas vagas em disputa e o cenário é tão indefinido, a senadora tem chances de conseguir a reeleição. 

Crítico ácido

O empresário João Vicente Claudino não abaixa o tom para falar do governo. O discurso oposicionista está afiado e ele garante que o único espaço que interessa seu partido numa majoritária é o de governador. Sendo assim, ele dá sinais claros que não vai apoiar Wellington.

Oposição que não se entende

A oposição ao governador Wellington Dias é pequena, e além disso, desunida. O fato de João Vicente Claudino apoiar a ideia de uma única chapa de oposição, com Elmano e Dr. Pessoa, tem afastado cada vez mais Wilson Martins e Robert Rios, que querem ser candidato ao Senado numa chapa de Luciano Nunes ao governo. 

Condenação...

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a 3ª Vara da Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Coronel José Dias (PI) José Alencar Pereira e a ex-secretária de Assistente Social do município Gizelda Ferreira da Silva Dias, pela prática de improbidade administrativa ocorrida durante mandato. 

Penas...

O ex-prefeito José Alencar Pereira e a ex-secretária de Assistência Social Gizelda Ferreira da Silva Dias terão que ressarcir integralmente os prejuízos causados à União, no valor de R$ 119.500,00, cada um, corrigidos desde a data do evento danoso; perda da função pública caso ainda ocupem; suspensão dos direitos políticos e proibição de contratação com o poder público pelo prazo de 5 anos; multa civil no valor de R$ 100.000,00 e de R$ 70.000,00, respectivamente, corrigidos a partir da sentença, a serem  revertidas à União. 

Ferramenta

O Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN), ferramenta desenvolvida pela Controladoria-Geral do Estado para padronizar as manifestações sobre despesas nos órgãos e entidades do governo tem alcançado resultados bastante positivos para o estado. Por meio dela, a CGE tem conseguido minimizar riscos na gestão dos recursos públicos, garantindo resultados mais efetivos no controle do gasto público. A ferramenta chamou atenção do estado do Amazonas que já procurou a CGE do Piauí para adquirir o sistema. Deve acontecer por meio de assinatura de termo de cooperação entre os estados.

Itinerante

A população da zona Norte de Teresina receberá, na próxima segunda-feira(16), a partir de 08h, serviços judiciais e sociais gratuitos. É que o Parque Lagoas do Norte vai sediar, pela primeira vez, as ações da Justiça Itinerante. A iniciativa será realizada na sede administrativa do Parque e segue até o dia 20 de abril, de 08h às 14h. A ação conta com a parceria da Prefeitura de Teresina, por meio do Programa Lagoas do Norte, da Defensoria Pública do Estado, INSS, Sebrae, dentre outros órgãos e instituições. A Justiça Itinerante é uma realização do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).

13 de abril de 2018

Falha técnica ou política?

Falha técnica ou política?

Falha técnica ou política?

O envio de propostas de reajuste salarial para servidores públicos pelo Executivo para a Assembleia Legislativa ocorreu no prazo impedido pela legislação eleitoral. Consequentemente, isso impossibilitou a aprovação dos projetos de algumas categorias. O que resta entender agora é se ocorreu uma falta de atenção por parte dos técnicos do governo, ou se o envio intempestivo foi decisão política para livrar o Executivo e garantir argumentos plausíveis na hora de explicar a situação aos servidores. Obviamente, a oposição comprou o discurso de decisão política, enquanto o governo diz que ainda há solução para o problema. O certo é o ocorrido deixou servidores chateados e prejudicados, e agora o governo vai ter que investir pesado no diálogo com as categorias para minimizar as consequências políticas do episódio.

A solenidade era em comemoração ao Dia da Arma de Engenharia do Exército, mas foi o clima de paz que reinou entre Themistocles Filho (MDB) e Margarete Coelho (Progressista), presentes no evento. Em meio à agua que caía, os dois dividiram o guarda-chuva. A imagem não simboliza nem de longe as farpas que partidários de ambos tem trocado por conta da disputa pelo cargo de vice na chapa governista. 

Infiéis

Os vereadores de Teresina Joninha e Caio Bucar não tiveram previsão legal para trocarem de partido e por isso correm o risco de perder o mandato. Caso os partidos não tenham interesse em reivindicar o mandato, o Ministério Público Eleitoral tem a obrigação de cobrar o cumprimento da legislação. Como os mandatos dos vereadores só encerram em 2020, há tempo hábil para cassação por infidelidade partidária. Joninha e Bucar trocaram o PSDB e PSD por Avante e PRTB, respectivamente. 

No fim da fila

Em um ranking atualizado, feito pelo Instituto Trata Brasil do Saneamento Básico, a cidade de Teresina é a pior capital do Nordeste em serviços básicos de tratamento de água e esgotamento sanitário. Ocupa a 88º posição entre as 100 maiores cidades do país. Com base nos dados do ano de 2015, o SNIS (Sistema Nacional de Informações de Saneamento) avaliou o crescimento dos processos de água, esgotos, investimentos e perdas de água nas maiores cidades e capitais do país. 50,3% da população tem acesso à coleta dos esgotos e somente 42% dos esgotos são tratados. A partir desta pesquisa o TCE-PI emitiu nota técnica acerca da gestão associada dos serviços públicos de saneamento básico de Teresina e demais municípios do estado.

Sem comando

No Diário Oficial do Estado, há uma publicação exonerando Avelar de Castro Ferreira do cargo de coordenador do Programa de Tecnologia e Inovação. O ex-prefeito de São Raimundo Nonato e seu irmão, deputado Edson Ferreira (PSDB) aderiram a oposição. Na mesma edição do Diário, não há a nomeação de ninguém para o lugar de Avelar.

Limites na EaD

O deputado federal Átila Lira (PSB/PI) participou de reunião no Conselho Nacional de Saúde (CNS) representando a Comissão de Educação em debate sobre ensino à distância na área de saúde. "O ensino à distância nesta área precisa de limites e eles precisam ser discutidos. Precisamos definir isso para termos um ensino de qualidade". Esta é a opinião do deputado Átila Lira, relator de projeto de lei (PL 5414/16) que proíbe o incentivo do governo a cursos da área de saúde na modalidade à distância.

Suspensão

O juiz Breno Borges Brasil, da Comarca de Marcos Parente, atendeu a um pedido de liminar do Ministério Público do Piauí e determinou a suspensão do contrato assinado pelo prefeito de Marcos Parente, Pedro Nunes de Sousa e os advogados Raimundo de Araujo Silva Junior e  Hillana Lopes Mousinho Neiva, sem licitação, no valor de R$ 84.000,00.

O deputado federal Júlio César informou ao O DIA que a aprovação do projeto de lei complementar do Senado, que altera a compensação financeira pela utilização de recursos hídricos entre União, Estados e Municípios, beneficia quatro cidades do Piauí. Guadalupe, Porto Alegre do Piauí, Antônio Almeida e Uruçuí terão incremento de receita. Mas o parlamentar alerta que caso entre em vigor, os valores financeiros não serão tão volumosos.

12 de abril de 2018

Governador deve ter pressa para acalmar aliados

Governador deve ter pressa para acalmar aliados

Governador deve ter pressa para acalmar aliados 

As fissuras na relação entre partidos da base aliada devem levar o governador Wellington Dias (PT) a apressar o desenvolvimento de sua estratégia com vistas ao processo eleitoral de 2018. Além da disputa por espaços na chapa majoritária, principalmente a de vice-governador, a disputa por vagas de deputados estadual e federal também faz siglas entrarem em rota de colisão por causa de formação de chapas puras, chapinhas e outras coligações. O MDB deve pressionar o governador em todos os sentidos, além da vice, também quer chapão. Neste sentido, Wellington Dias precisa colocar em prática sua habilidade política. Ainda pesa o fato de que na eleição, deputados priorizam suas próprias campanhas, deixando a dos outros, mesmo que a de governador, em segundo plano.

O deputado Heráclito Fortes (DEM) usou a tribuna ontem (11) para cobrar um plano de manutenção das barragens. Ele lembrou que fez esse pedido ao governador Wellington Dias em 2009. Ele pediu que as informações referentes a situação da barragem do Bezerro, em José de Freitas, sejam encaminhadas ao Ministério Público para que providências sejam tomadas. 

Errata

Em trecho de reportagem publicada ontem (11) na página 2, informamos que o número de desembargadores do TJ/PI passaria a ser 21, com a criação da nova vaga. Na verdade, o número passa a ser de 20 desembargadores. 

Apoio

Diante das fortes chuvas que vêm atingindo o Piauí nos últimos dias e da situação emergencial nos municípios de José de Freitas, Cabeceiras, Barras e Luzilândia; o deputado federal Fábio Abreu se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua. O ministro garantiu a liberação de cinco mil kits humanitários para a população de José de Freitas, além da ajuda na recuperação da Barragem do Bezerro.

Historiador

Economista e historiador concursado da Universidade Federal do Piauí, o professor Merlong Solano se apresentou novamente ao serviço na instituição, onde ministrará aulas de história neste semestre. Merlong deixou recentemente o cargo de secretário estadual de Governo em atendimento ao calendário da Justiça Eleitoral.

Mudança de nome

O deputado estadual Francisco Limma (PT) anunciou a mudança simbólica do seu nome para “Francisco Limma Lula da Silva” em homenagem ao ex-presidente Lula. De acordo com o parlamentar, o movimento é nacional e visa defender a democracia e o direito de Lula ser candidato.

Semana dos Povos Indígenas

O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes realiza de 12 a 19 de abril a 16ª Semana dos Povos Indígenas. A programação começa na quinta-feira (12), a partir das 8h, com abertura da exposição “Grafismos étnico-urbanos”, que reúne trabalhos de vários artistas, como Aretusa Bispo, Dora Parentes, Jimmy Presley, entre outros. A exposição vai reunir produções artísticas com o olhar urbano sobre a diversidade cultural dos povos indígenas. O governador Wellington Dias participará da solenidade de abertura do evento. 

Mudança relevante

O trabalhador que pedir demissão está mais perto de poder sacar integralmente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Um projeto de lei do Senado com esse objetivo, o PLS 392/2016, foi aprovado nesta quarta-feira (11) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Casa. Como o projeto foi apreciado em caráter terminativo, caso não haja apresentação de recurso para análise do tema no plenário da Casa, o texto seguirá diretamente para apreciação na Câmara dos Deputados.

O deputado federal Júlio César (PSD) e o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themistocles Filho (MDB), se reuniram em Brasília com o ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD). Na pauta, expansão do sinal da TV Assembleia.

11 de abril de 2018

Emergência causada pela falta de planejamento

Emergência causada pela falta de planejamento

Emergência causada pela falta de planejamento 

A correria e a situação de emergência por causa do episódio envolvendo a barragem do Bezerro só ocorrer ao longo de anos, o poder público não foi capaz de planejar bem a manutenção da estrutura. Em um local que a partir dos mês de setembro a escassez de água passa a ser um problema, e lamentável ver que não temos infraestrutura suficiente para manter tamanho tesouro represado com segurança. A água que causa transtornos agora certamente faz falta daqui uns meses. Há temos a segurança da infraestrutura hídrica é pautada nos meios de comunicação, e pelo visto, não foi tempo suficiente para os órgãos responsáveis pelo acompanhamento dos reservatórios garantirem a boa manutenção dos mesmos.

As atividades de residências médicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) que acontecem no Hospital Getúlio Vargas estão comprometidas e com o risco de serem fechadas. A denúncia foi feita pelo deputado estadual Luciano Nunes na sessão de hoje (10) da Assembleia Legislativa do Piauí. Segundo o parlamentar, o comprometimento se deve ao atraso nos pagamentos que devem ser feitos pelo Governo do Estado. De acordo com o deputado, os profissionais que fazem residência e atuam como preceptores podem ser prejudicados com o atraso dos pagamentos. 

Na luta

A vice-governadora Margarete Coelho (Progressistas) tem assumido a frente das ações do governo do Estado no que tange a situação de emergência instalada por conta do vazamento na barragem do Bezerro, em José de Freitas.

Enquanto isso...

O governador Wellington Dias (PT) cumpria no Paraná agenda política pessoal. Em Curitiba, ele tentou visitar o ex-presidente Lula. Após a Justiça impedir, restou os governadores da comitiva elaborarem uma carta e assinarem, desejando sorte ao ex-presidente.

Revoada

A saída do vereador Joninha do PSDB é mais uma que nos bastidores, está na conta do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). Ninguém fala nada abertamente sobre o assunto, mas acreditam que se o vereador saiu do partido certamente ele conversou com o prefeito da capital. E pelo visto, recebeu o aval.

Permuta

Em São Raimundo Nonato, a conversa é a de que o deputado estadual Edson Ferreira (PSDB) e o irmão Avelar Ferreira, prefeito três vezes da cidade, estão planejando uma permuta. A permuta consistiria no fato de Avelar ser o candidato da família a deputado estadual e Edson Ferreira a prefeito da cidade.

Regularização

Termina nesta sexta-feira (13) o prazo para a renovação dos alvarás de táxi. Até o momento 1.516 taxistas fizeram a renovação, entretanto o município de Teresina conta com 2.040 taxistas que precisam procurar a Strans para renovar o alvará. Os 524 que faltam devem comparecer à Strans das 7h30 às 13h30. Além da análise da documentação de renovação, também será feita a vistoria dos veículos, verificando os equipamentos de segurança e a idade do táxi.

Sessão Solene

Atendendo requerimento dos deputados João Mádison (MDB) e Liziê Coelho (MDB), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta terça-feira (10) sessão solene especial para comemorar os 10 anos de fundação da “Escola do Legislativo Deputado Wilson Brandão”. A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (MDB), que falou do desafio para fundar a escola, pois, no início, poucos acreditaram. “A reação foi o mesma de quando fomos criar a TV Assembleia. Mas, graças aos apoios de todos dos acreditaram, elas funcionam muito bem cumprindo suas funções sociais”, disse Themístocles, que destacou ainda as parcerias importantes como UESPI, UFPI, dentre outros.

Denúncia

As atividades de residências médicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) que acontecem no Hospital Getúlio Vargas estão comprometidas e com o risco de serem fechadas. A denúncia foi feita pelo deputado estadual Luciano Nunes na sessão de hoje (10) da Assembleia Legislativa do Piauí. Segundo o parlamentar, o comprometimento se deve ao atraso nos pagamentos que devem ser feitos pelo Governo do Estado. De acordo com o deputado, os profissionais que fazem residência e atuam como preceptores podem ser prejudicados com o atraso dos pagamentos. 

10 de abril de 2018

Sem reconhecimento

Sem reconhecimento

Sem reconhecimento

No Piauí, o controle de despesas realizado pelos auditores governamentais da Controladoria-Geral do Estado mostra que é possível melhorar a eficiência dos gastos públicos. Por exemplo, com a prevenção de falhas formais e materiais nos processos de licitação, contratação e pagamento das despesas. Somente no ano de 2017, por meio da parceria entre auditores e os Núcleos de Controle Interno dos órgãos, foram emitidos mais de 4,8 mil alertas para evitar falhas em procedimentos, as quais poderiam causar prejuízos ao erário. Apesar da importância e do impacto do trabalho de controle dos gastos públicos, que visa melhorar a eficiência da gestão e a correta aplicação dos recursos financeiros, na visão dos auditores falta um verdadeiro reconhecimento da classe por parte do Governo do Estado. 

roda

O ex-deputado federal Elizeu Aguiar, recém-filiado ao PSL, será um dos candidatos ao Senado Federal pelo Piauí que contará com o apoio do presidenciável Jair Bolsonaro nas eleições deste ano. Em 2010, Elizeu teve a 12ª maior votação para a Câmara Federal, com quase 60 mil sufrágios.

Bloqueio irregular

Governadores de todo o país se mobilizam para desbloquear recursos da ordem de R$ 21 bilhões oriundos do Fundo de Participação dos estados e municípios que teriam sido bloqueados indevidamente. O problema foi identificado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Os governadores estiveram reunidos em Brasília nesta segunda-feira (9) para traçar estratégias de recuperação destes recursos.

Censo

O Censo da Educação Superior está com o prazo aberto para o preenchimento do cadastro de professores universitários. O censo é um requisito da instituição e exigência do Ministério de Educação (MEC) para o corpo docente. A Uespi recomenda que o cadastro seja feito até o dia 13 de abril. O censo é exigido anualmente às instituições de ensino superior, públicas e privadas. O cadastro tem o intuito de fornecer à sociedade um panorama sobre a situação da educação de nível superior no Brasil. 

Regulamentação

Na próxima quarta-feira (11), a partir das 11 horas, será realizada na Câmara Municipal de Teresina uma audiência pública que discutirá  a lei que trata sobre a regulamentação do transporte privado de passageiros, por meio de aplicativos como Uber, 99 Pop e Cabify. O texto, aprovado na Câmara dos Deputados em 28 de fevereiro, determina que cabe aos municípios e ao Distrito Federal regulamentar e fiscalizar esses serviços. O vereador Edilberto Borges (PT), que propôs a realização da audiência, afirma que o objetivo é discutir o tema com a sociedade.

Os deputados Fábio Abreu (PR) e Rejane Dias (PT) retomaram seus mandatos na Câmara Federal, dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para desincompatibilização de gestores públicos que desejam que desejam concorrer a reeleição no Legislativo. O governador Wellington Dias (PT) e integrantes do governo petista prestigiaram o retorno da primeira-dama e do capitão ao Congresso. Eleitos em 2014, Rejane e Fábio Abreu tomaram posse nas secretarias de Educação e de Segurança Pública em março de 2015. Desde então, ambos só retomaram seus mandatos por breves períodos (de alguns dias), para apresentar emendas parlamentares e para votar contra a abertura do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ou seja, dos quatro anos de mandato para os quais foram eleitos, os dois só terão permanecido de fato na Câmara durante menos de um ano, ao final desta legislatura.

09 de abril de 2018

Nenhum prefeito será candidato neste ano

Nenhum prefeito será candidato neste ano

Nenhum prefeito será candidato neste ano

Com o fim do prazo para desincompatibilização, nenhum prefeito piauiense renunciou ao cargo para concorrer às eleições deste ano. O caso mais emblemático é o do prefeito Firmino Filho (PSDB), que cogitou disputar o governo do Estado, mas não passou de um ensaio. Gil Carlos e Hélio Rodrigues, de São João do Piauí e Hugo Napoleão, respectivamente, também não encontraram fundamento em candidaturas de deputado estadual. Renunciar quase três anos de mandato para arriscar uma candidatura não é fácil, principalmente no cenário de grande concorrência como o atual. Sem ter “prefeito candidato”, agora com o fim do prazo para troca partidária a movimentação passa a ser em busca de apoios na capital e no interior, onde eles desempenham fundamental nos projetos dos candidatos a deputado, senador e governador. 

A consultora hospitalar e ambiental, Márcia Loiola, tratou sobre o plano de gestão ambiental a ser implantado pela Prefeitura de São Raimundo com os gestores do município, que se prepara para concorrer à habilitação do selo de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS Ecológico. O diagnóstico ambiental e prioridades para o desenvolvimento sustentável da cidade histórica foram pautas das reuniões com o secretariado municipal e a diretora presidente da Fundação Museu do Homem Americano, a arqueóloga Niède Guidon.

Firmino filho preferiu ficar

Agora não há mais dúvidas. O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), não será candidato a governador neste ano. Ele não se desincompatibilizou do cargo de prefeito e portanto, ficará no cargo até o final do mandato. Se ele quer ser candidato a governador algum dia, tem que se preparar para 2022. E até lá, percorrer o interior do estado.

Aliado fiel

O PSB tem sido o partido que mais apoia o projeto de pré-candidatura de Luciano Nunes ao governo do Estado. Até mesmo mais que o PSDB. Wilson Martins é o mais interessado que o projeto de candidatura dê certo, uma vez que ele sabe a importância de um candidato a governador forte, para ajudar o candidato ao Senado. Em 2014 Zé Filho puxou Wilson pra baixo, enquanto Wellington levantava o Véin.

Concessão

O sistema de abastecimento de água de Cajazeiras, localizada a 290 quilômetros de Teresina, passa a ser operado pela Agespisa. O acordo entre as duas instituições foi feito durante audiência do prefeito da cidade, Aldemar da Silva Carmo Neto, com o presidente da Agespisa, Genival Sales. A Agespisa passa a operar o sistema de Cajazeiras, de acordo com o Contrato de Programa assinado com a Prefeitura. Os contratos de programas estão definidos pela Lei 11.445/2007.

Prorrogação

O Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT) prorroga prazo de agendamento para o primeiro Censo Previdenciário do município. Uma média de 3.500 servidores ainda precisam fazer esse agendamento prévio para a fase presencial. O prazo para o agendamento prévio será estendido do dia 09 de abril até o próximo dia 22 de abril. 

Joaquim Barbosa socialista

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, famoso por relatar o mensalão, agora é membro do Partido Socialista Brasileiro e ligado a direção nacional do partido, que milita mais à esquerda do espectro político. É muito bom ver juízes interessados em fazer política só após deixar a função de magistrado.

Disputa nacional regionalizada

Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) devem se enfrentar em nova eleição neste ano. E tende a ser uma briga ferrenha. Ambos podem concorrer ao Senado pelo estado de Minas Gerais. Caso venha realmente a acontecer, será uma disputa nacional regionalizada.

07 de abril de 2018

Troca-troca de partidos mostra fragilidade ideológica

Troca-troca de partidos mostra fragilidade ideológica

Troca-troca de partidos mostra fragilidade ideológica de candidatos e siglas

Encerra neste sábado (7) a janela partidária, prazo em que políticos com mandatos podem mudar de sigla sem terem o risco de serem cassados por infidelidade. No Piauí, um terço dos deputados estaduais não estão mais no partido em que se elegeram em 2014. Esse troca-troca é apenas um sintoma de um grande mal que vivenciamos na política brasileira: a fragilidade ideológica de políticos e partidos. A falta de ideologia nos partidos nos leva a não ter siglas com bandeiras consistentes. Trocar de partido apenas por estratégia para se reeleger, ou em busca de benefícios políticos para campanha é se esforçar para enfraquecer ainda mais a representatividade que temos no parlamento. Apenas com partidos políticos fortes, ideologicamente consistentes e militância com formação política sólida vamos conseguir ver a população sendo realmente bem representada pelos políticos.

Mais um gestor estadual está com o afastamento autorizado para pleitear um mandato, trata-se do Coordenador Estadual de Enfrentamento às Drogas do Piauí (CENDROGAS), Sâmio Falcão. Ele realiza a sua desincompatibilização para colocar o seu nome disponível para a candidatura de Deputado Estadual pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), presidido no Piauí por Tiago Vasconcelos e pela vereadora Cida Santiago, presidente e vice, respectivamente.

Base fica pequena para MDB e Progressistas

A disputa pela vaga de vice do governador Wellington Dias (PT) caminha para causar uma dor de cabeça enorme para o chefe do Executivo estadual. Agora publicamente, MDB e Progressistas começam a trocas farpas e ameaças. Se o ritmo das entrevistas de Ciro Nogueira, Júlio Arcoverde e João Madison continuar o mesmo, não vai haver condições dos dois partidos estarem no mesmo palanque em outubro.

Véin candidato

O senador Elmano Ferrer surpreendeu a todos ao decidir se filiar ao Podemos e mais ainda a virar pré-candidato a governador do Piauí. Sem planejamento, sem tempo para campanha e indeciso como é, sua pré-candidatura praticamente nasce morta.

No entanto...

Não adianta dizer que em 2014 ele virou candidato em cima da hora e derrotou o todo poderoso Wilson Martins. O cenário é totalmente diferente, inclusive, na época, a fama de véin trabalhador era grande. Nos dois últimos anos no Senado, seja pelo atraso que é as ações do parlamento, seja pela falta de uma postura mais incisiva, hoje Elmano Férrer não goza mais da imagem de Véin trabalhador.

Petistas em São Paulo

Dezenas de petistas piauienses correram para São Paulo, com a decretação da prisão do ex-presidente Lula. Assis Carvalho, Regina Sousa, Wellington Dias e outros menos votados fazem vigília em São Bernardo do Campo, acompanhando o desenrolar dos acontecimentos ao lado do ex-presidente.

Joaquim Barbosa socialista

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, famoso por relatar o mensalão, agora é membro do Partido Socialista Brasileiro e ligado a direção nacional do partido, que milita mais à esquerda do espectro político. É muito bom ver juízes interessados em fazer política só após deixar a função de magistrado.

Disputa nacional regionalizada

Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) devem se enfrentar em nova eleição neste ano. E tende a ser uma briga ferrenha. Ambos podem concorrer ao Senado pelo estado de Minas Gerais. Caso venha realmente a acontecer, será uma disputa nacional regionalizada.

Os jornalistas da redação de O DIA foram presenteados na tarde de sexta-feira (6). Em homenagem ao dia do jornalista, comemorado em 7 de abril, crianças do bairro Monte Verde, na zona norte de Teresina, atendidas pelo grupo Música Para Todos realizaram uma belíssima apresentação musical.

06 de abril de 2018

Chuvas apontam a necessidade de melhor gestão das águas pluviais

Chuvas apontam a necessidade de melhor gestão das águas pluviais

Chuva torrencial aponta mais uma vez a necessidade de melhor gestão das águas pluviais de Teresina

A chuva torrencial que caiu em Teresina no final de tarde de quarta-feira (4) causou imensos transtornos na cidade. Trabalhadores demoraram até 2h para chegar em casa, devido a congestionamentos causados pela grande quantidade de água nas ruas da capital. Sem falar nas famílias que perderam móveis e viram suas casas serem invadidas pela água. O episódio mostra que mais uma vez a cidade de Teresina precisa de um sistema de drenagem eficiente, também aponta que a população precisa preservar as galerias que a cidade já possui, pois muitas delas ficaram interrompidas por causa do lixo jogado nas ruas. É neste contexto que urge a Prefeitura avançar nas obras de drenagem e cobrar respeito ao curso natural das águas, no entanto, para isso é necessário um plano diretor ode gestão de águas preciso, com estudo aprofundado capaz de identificar os locais mais críticos. 

Familiarizar a gestante e acompanhante ao ambiente hospitalar da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) antes do nascimento do bebê, diminuindo a ansiedade que antecede esse momento, é um dos objetivos do projeto Acolher, que gera vínculos entra a MDER e a gestante. O projeto é oferecido pela equipe do Serviço Social da maternidade e tem como objetivo realizar rodas de conversas sobre diferentes temas relacionados à gestação além de promover atividades lúdicas.

Errata

Ontem (5), no Em Dia, publicamos a matéria “Comerciantes temem que árvore caia” e informamos que a Eletrobras Distribuição Piauí iria até o local citado, localizado na Rua Félix Pacheco, para verificar a necessidade de poda da planta e possíveis danos à rede elétrica. Contudo, a empresa já foi até o local e constatou que a referida árvore está próxima de cabos de telefonia e não de energia elétrica. Desta forma, a poda deve ser realizada pela Prefeitura de Teresina.

Reflexos

O pedido de prisão do ex-presidente Lula interfere diretamente no processo eleitoral nos estados. É preciso saber como o PT e seus adversários vão capitalizar as consequencias da prisão. Nessa hora, a melhor estratégia conseguirá mais apoio e pode ser essencial no processo eleitoral.

Seja Digital

O Governo do Estado assinou, nesta quinta-feira (5), termo de cooperação com a Seja Digital, entidade responsável pela digitalização de canais TV e RTV que está sendo realizado em quatro municípios do Piauí. A partir do dia 30 de maio de 2018, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital em Teresina, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí e Nazária, e no município de Timon (MA), pertencente à Grande Teresina.

Agenda suspensa

A pré-candidata a presidente da República pelo PC do B, Manuela D’avila, suspendeu agenda de pré-campanha prevista para próxima semana no Piau´. A comunista participaria de eventos dias 8 e 9 no sul do Piauí e em Teresina. A suspensão foi confirmada pelo presidente regional do PC do B, Osmar Júnior, alegando que como o STF negou Habeas Corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abrindo a possibilidade de sua prisão imediata, Manuela vai participar de reuniões e atividades que estão sendo programadas em defesa da democracia e em solidariedade a Lula. 

Investimentos

A Prefeitura de Teresina e a Águas de Teresina lançam hoje (6), a obra para implantar 22,6 quilômetros de rede de água no Parque Vitória, zona Sul da capital. Após o esforço desempenhado pelo município para fazer a regularização fundiária do local, os mais de 3,2 mil imóveis farão parte da área de atendimento da concessionária com água em qualidade e quantidade necessárias. O investimento na obra é de mais de R$ 2,1 milhões. A solenidade de lançamento terá a presença do prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Controle

Diante da crise financeira que assola estados e municípios, cada centavo faz a diferença. No Piauí, o controle da despesa, realizado pelos auditores governamentais da CGE, mostra que é possível ter resultados positivos para a economia do Estado, ajudando o Governo a superar a crise financeira. 

Controle

Somente na Seduc, a atuação dos auditores da CGE conseguiu uma economia de mais de R$ 500 milhões aos cofres públicos, impedindo a devolução de recursos. Apesar da importância e do impacto do trabalho de controle dos gastos públicos do Poder Executivo, não há, na visão dos auditores, um verdadeiro reconhecimento por parte do Governo do Estado.

05 de abril de 2018

Da reserva a alto comando, discurso de militares devem ser repudiados

Da reserva a alto comando, discurso de militares devem ser repudiados

Da reserva a alto comando, discurso de militares devem ser repudiados pela sociedade

Tanto o militar da reserva do exército, general Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, quanto o comandante da instituição, general Eduardo Vilas Bôas, produziram discursos que deveriam ser repudiados pelo contexto em que foram pronunciados. Numa democracia, não cabe a quem tem o monopólio das armas tecer comentários, insinuar, e no caso de Schroeder, ameaçar a Suprema corte do país em prol de algum resultado de julgamento. No país em que a ditadura deixou marcas terríveis na história, cada cidadão deveria ter consciência de que as instituições precisam ser cobradas para alcançar eficiência, mas essa cobrança tem que partir da sociedade civil, formada por cidadãos conscientes de direitos e deveres. A fala do general da Reserva de que caso o “STF permita uma candidatura de Lula” vai causar intervenção militar é uma ameaça clara a autonomia do STF, e um recado que deve ser respondido a altura.

O governador Wellington Dias esteve em audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, nessa terça-feira (03), em Brasília. No encontro, trataram sobre a regulamentação da securitização da Dívida Ativa dos Estados e sobre o Sistema Nacional de Segurança Pública. O Fundo Nacional de Segurança Pública também foi uma das pautas da reunião e governador disse que o presidente da Câmara afirmou que está trabalhando para que a votação aconteça em breve. 

Beneficiado

O deputado federal Silas Freire tem muita sorte. Ele será muito beneficiado com sua ida para o PRB. O partido tem interesse em ser votado para Câmara por conta da clausula de barreira. Assim, Silas vai contar com o apoio do partido que tem vereador em Teresina, um deputado estadual e total influencia na igreja Universal do Reino de Deus.

Fundo partidário suspenso

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí decidiu por unanimidade julgar como não prestadas as contas de 2016 do diretório regional do Partido Comunista Brasileiro, e suspender o repasse do fundo partidário a sigla. O posicionamento do Plenário seguiu parecer do Ministério Público Eleitoral.

Presidente do BNB no Piauí

Resultados do Banco do Nordeste em 2017 e aplicações para 2018. Com estes objetivos, o presidente da instituição, Romildo Rolim, reunirá, nesta sexta (6), às 8h, no Hotel Premium, em Uruçuí, clientes e representantes do agronegócio no Estado. Na ocasião, também estarão presentes diretores do Banco, o superintendente do BNB no Piauí, Francisco das Chagas Lopes, assim como o deputado federal Júlio César (PSD).

Cultura gospel

A edição do Diário Oficial do Estado traz a Lei 7.102 de 03 de abril de 2018, que reconhece a música gospel e os eventos a ela relacionados como manifestação cultural, o que na prática, autoriza o incentivo e destinação de recursos públicos para tal manifestação cultural. A lei é do deputado estadual Franci Lopes (PTC).

Evento

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) vai realizar nos dias 9 e 10 de abril, em Valença, o XXXVIII Seminário de Formação de Controladores Oficiais e Ouvidoria Itinerante. O evento é destinado a prefeitos, vereadores, gestores, conselheiros municipais, contadores, servidores públicos e entidades da sociedade civil. O Seminário será realizado no Campus do IFPI (Instituto Federal de Tecnologia) em Valença. A abertura ocorrerá às 8h00 de segunda-feira.

Apatia

A menos de 90 dias para a copa do mundo de futebol, que neste ano será realizada na Rússia, o clima é muito diferente de anos anteriores. A torcida brasileira ainda não se empolgou. Além do futebol da seleção não empolgar, o clima político instalado no Brasil após a copa de 2014, com prejuízos financeiros bilionários ao país, também contribui com a apatia atual da torcida.

04 de abril de 2018

Prefeitura precisa ampliar fiscalização quanto a drenagem

Prefeitura precisa ampliar fiscalização quanto a drenagem

Prefeitura precisa ampliar fiscalização quanto a drenagem urbana nas construções

O episódio da última semana, em que a força da água rompeu o trecho da BR – 343 na zona urbana de Teresina, causando prejuízos financeiros aos cofres públicos, e transtornos a dezenas de famílias, acende um sinal de alerta. A prefeitura da cidade precisa aumentar a fiscalização nos projetos de obras, púbicas e privadas para identificar os riscos a drenagem urbana. Por muito pouco o episódio não se tornou tragédia ainda maior para inúmeras famílias. Além disso, o custo para recuperar os estragos chegará a casa dos milhões. Num país em que a legislação obriga que todas as construções – públicas e privadas – tenham responsabilidade técnica - de engenheiro ou arquiteto -, é preciso que a fiscalização do poder público seja mais efetiva para evitar transtornos maiores do que a cidade já passa quando chove. 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Chico Lucas, protocolou Representação Disciplinar contra a juíza Eliana Márcia Nunes de Carvalho Couto, presidente da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Piauí e titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Teresina - Centro 1 - UNIDADE I (Cabral). A OAB alega que a magistrada teve conduta desrespeitosa em face do advogado José Arimateia Dantas Lacerda.

Movimentação intensa

Nesta última semana de prazo para filiação e troca partidária, muitas questões ainda devem ser definidas. Entre os deputados estaduais, ainda é mistério o destino partidário de Firmino Paulo. Outros ainda sem mandatos fazem as contas para avaliarem em qual sigla devem se filiar. 

Procon Itinerante

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) do Ministério Público do Piauí (MPPI) realiza, nos dias 04 e 05 de abril, atendimentos aos consumidores nas cidades de Piracuruca e Esperantina, das 8h às 14h. A ação faz do programa "MP em Ação, PROCON Itinerante". 

Investimentos

A Prefeitura de Teresina está investindo em recapeamento asfáltico de 12 importantes vias da cidade. O início das obras foi autorizado pela Caixa Econômica Federal e conta com investimento de cerca de R$7,5 milhões, com recursos do Orçamento Geral da União e também com contrapartida da Prefeitura. Os trabalhos já foram concluídos na Avenida Henry Wall de Carvalho.

Sem viabilidade

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, assinou ficha de filiação ao MDB sem ter a certeza de que vai ser candidato a presidente da República. A verdade é que apesar de leve melhora nos índices econômicos, o cenário está longe de contribuir para viabilizar uma candidatura competitiva do novo emedebista. 

Triste constatação

A eleição presidencial deste ano, inclusive, tem apenas duas pré-candidaturas que conseguem grande apelo popular nas ruas: a do ex-presidente Lula e a do deputado Jair Bolsonaro. O problema está exatamente no fato de que ambos tem apresentado posturas muito radicais, que em nada contribuem para uma pacificação e distensionamento das relações políticas do país. 

O deputado federal Átila Lira (PSB-PI) presidiu ontem (03), sessão na Comissão de Educação da Câmara, que elegeu o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) como presidente do colegiado. Átila Lira comenta que o deputado Danilo Cabral já trabalhou na condição de membro titular do grupo e sempre demonstrou preocupação com o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), além de ter exercido cargo de secretário de Educação de Pernambuco.  Na ocasião também foram eleitas para 1º e 2º vice-presidentes, as deputadas Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) e Alice Portugal (PCdoB-BA).