• SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Roda Viva

12 de dezembro de 2019

Aprovação de Previdência demonstra força política do Executivo

Na semana passada o projeto foi protocolado na Assembleia Legislativa, logo em seguida foi aprovado o regime de urgência.

Os deputados estaduais da base governista consolidaram a aprovação da Reforma da Previdência estadual em tempo recorde no Piauí. Na semana passada o projeto foi protocolado na Assembleia Legislativa, logo em seguida foi aprovado o regime de urgência. Quando a mobilização dos servidores começou a preocupar deputados e governo, a estratégia utilizada foi a de acelerar ainda mais a tramitação como forma de garantir a aprovação do projeto sem muitos transtornos. A estratégia comprova que o Poder Executivo continua dando as cartas no jogo político piauiense. Certamente os deputados governistas queriam uma discussão mais ampla, talvez retirarem alguns pontos para flexibilizar as medidas mais duras, mas o governo teve o mérito da articulação e agora pode pedir para virar a página. É difícil que uma greve geral aconteça em meio as festividades de Natal e Ano Novo, quando naturalmente já é recesso. Provavelmente, as queixas vão ocorrer apenas quando o projeto ser colocado em prática, o que ainda vai demorar muito tempo e atingir os servidores aos poucos.


O governador Wellington Dias cumpriu agenda nesta quarta-feira (11), em São Paulo, onde participou de encontro com o presidente da Air British Petroleum América do Sul, Ricardo Paganini, e com o presidente Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis da Bahia (Sindicom), Luiz Gonzaga.

Segundo Ricardo Paganini, presidente da Air BP, foi discutida a possibilidade de desenvolver projetos de aviação em alguns aeroportos do Piauí, principalmente o de São Raimundo Nonato.

Música na Assembleia

Enquanto o povo era impedido de acompanhar a reunião da Comissão de Constituição e Justiça que analisava a reforma da Previdência estadual, a TV Assembleia exibia programação musical para seus telespectadores. A transmissão ao vivo pela emissora deveria ter sido viabilizada para que a população acompanhasse as discussões. Ou estão querendo esconder como deputado se pronunciava?

Popularidade oposicionista

Com a tramitação da reforma da Previdência na Assembleia Legislativa, projeto de caráter impopular, deputados de oposição aproveitam para surfar na onda de popularidade entre os servidores. Lucy Soares, Gustavo Neiva, Teresa Britto e Marden Menezes não perdiam uma oportunidade de agradarem o funcionalismo em seu discurso. 

Tubulação antiga

Mesmo banhada pelo rio Longá, a cidade de Esperantina sofre com a recorrente falta de água. A tubulação antiga favorece vazamentos e causa transtornos para os moradores da cidade. A Agespisa precisa agir urgentemente para garantir investimentos na rede que abastece o município. A falta de água atinge em cheio a qualidade de vida das famílias, principalmente onde tem crianças e idosos.

Regina pelo interior

A vice-governadora Regina Sousa tem implementado uma agenda intensa de viagens ao interior, principalmente levando ações sociais. Amanhã (13), ela vai a São Raimundo Nonato acompanhar o Dia de Cidadania, com a participação de diferentes órgãos e a oferta de vários serviços.  Em seguida, ela vai a São João do Piauí visitar obras de infraestrutura no Assentamento Marrecas.

Voluntariado

Foi lançado ontem (11) a plataforma online Teresina Transforma, uma ponte que vai fazer ligação entre quem pode ajudar e quem precisa de ajuda. O projeto está em consonância com o Transforma Brasil, movimento nacional pela solidariedade, que está revolucionando o engajamento voluntário. Quem quer desenvolver algum trabalho voluntário basta acessar o sistema e se cadastrar que com base nas informações, serão apresentadas propostas.

11 de dezembro de 2019

Cenário para proliferação de fake News é fértil no Brasil

Estima-se que 130 milhões de brasileiros façam uso do Whatsapp.

Uma pesquisa encomendada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado mostrou que 79% das pessoas tem acesso a notícias pelo Whatsapp. Num país em que as pessoas tem demonstrado não saberem diferenciar o que é notícia falsa, há terreno fértil para proliferação de fake news. Estima-se que 130 milhões de brasileiros façam uso do Whatsapp e é em meio a este cenário que a Justiça Eleitoral precisa encontrar meios para inviabilizar a utilização de fake News para promoção de campanhas eleitorais. 


A Comissão de Segurança Pública da Alepi aprovou mensagem do governo que dispõe sobre a criação do fundo específico para a área. A mensagem prevê que o fundo será instituído para financiar treinamento e qualificação para policiais e investimentos no aperfeiçoamento em sistema de informações. 

Alô Ministério Público

Uma emissora de TV pública localizada no sul do estado utilizou uma reportagem para promover a imagem de um empresário local, pré-candidato a prefeito da cidade. A reportagem que falava sobre a chegada de um supermercado no município, apresentou o empresário como um dos entusiastas da chegada do supermercado a cidade e sobre geração de emprego. É por essas e outras que a comunicação pública não é valorizada.

Risco iminente

Quem trafega pela BR-343 de Teresina até Parnaíba fica espantado com a quantidade de animais mortos às margens da pista. A maioria dos animais é composta por jumentos vítimas de atropelamentos. Obviamente, isso demonstra o risco pelo qual condutores e passageiros passam ao trafegar numa região cheia de animais. É preciso ter muita atenção e o poder público deveria cobrar mais responsabilidade dos criadores.

Segurança alimentar

Em 2020, o Piauí terá um escritório social da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Os termos do convênio foram discutidos pela vice-governadora Regina Sousa e representante da entidade no Brasil, Rafael Zavala Gomez del Campo. O governo do Estado oferecerá a estrutura e a entidade vai captar recursos para trabalhar em ações de segurança alimentar nos municípios piauienses.

Alerta

A cidade de Teresina registrou 448 novos casos de HIV/AIDS de janeiro até novembro deste ano. Para dar assistência às pessoas acometidas por esse agravo, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que oferta consultas, exames e medicamentos gratuitamente. A doença compromete a imunidade da pessoa e o ideal é que o diagnóstico ocorra antes do surgimento de doenças oportunistas.

A Câmara de Vereadores de Teresina promoveu uma Sessão Solene em homenagem aos arquitetos e urbanistas, pela passagem do dia da categoria profissional, comemorado dia 15 de dezembro. Em discurso durante a sessão, o presidente do CAU/PI, Wellington Camarço, ressaltou a importância dos arquitetos e urbanistas na elaboração de políticas públicas voltadas para as áreas de planejamento urbano, mobilidade urbana, sustentabilidade, entre outros. 

10 de dezembro de 2019

2019 parece que ainda está longe de chegar ao final

São tantas questões polêmicas despertando debates que parece que ainda temos meses antes de encerrar o ano.

Um ano sem fim...

Apesar dos idos do mês de dezembro, 2019 parece que ainda está longe de chegar ao final. São tantas questões polêmicas despertando debates que parece que ainda temos meses antes de encerrar o ano. No Piauí, por exemplo, a bola da vez é a Reforma da Previdência, que mobilizou servidores públicos, a classe política e até mesmo o Poder Judiciário. A discussão sobre este, entre outros temas, tem feito os piauienses esquecerem da proximidade do Natal e do Ano Novo, momento, pelo menos em tese, de alegria e confraternização. As perspectivas não são nada animadoras. Pelo visto, 2020 vai chegar e o ano de 2019 ainda não vai ter acabado...

O prefeito Firmino Filho (PSDB) surpreendeu nessa segunda-feira (09) ao visitar a garagem de um dos consórcios que operam o sistema de transporte coletivo da capital. Acompanhado do superintendente da Strans, Weldon Bandeira, o chefe do executivo fiscalizou os horários de saída dos primeiros ônibus, por volta de 5h. 

Na oposição

Não há como negar! A deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) aderiu de vez ao bloco de oposição ao governo Wellington Dias (PT) na Assembleia Legislativa, mesmo fazendo parte de uma das principais siglas de sustentação da base aliada. Ela demonstra cada vez mais entrosamento com o grupo, até então composto apenas por Gustavo Neiva (PSB), Marden Menezes (PSDB) e Teresa Britto (PV). 

Previdência 

Servidores públicos estaduais prometem voltar a marcar presença nesta terça-feira (10) nos arredores da Assembleia Legislativa do Piauí. Eles querem barrar  a tramitação do projeto que trata da Reforma da Previdência do governo do Estado.

Homenagem

A Câmara Municipal de Teresina promove nesta terça-feira (10) uma Sessão Solene para homenagear Arquitetos e Urbanistas pela passagem do dia da categoria profissional. A solenidade ocorre a partir das 10h, com a presença de Arquitetos e Urbanistas, familiares e amigos, além de autoridades e o presidente e vice-presidente do CAU/PI. A proposição é do vereador Aluísio Sampaio.

Resposta

Visando aprimorar o plano de mobilidade na região, a SDU Leste, por meio da Gerência de Obras, tem investido, constantemente, em pavimentações de paralelepípedo a exemplo das ruas dos bairros Santa Isabel e Santa Lia. Nos últimos anos, a SDU investiu R$ 2.907.997,14 em mais de 60 trechos, na região. Sobre a Rua Ângelo Martins, no bairro Santa Isabel, a SDU informou que enviará a demanda dos moradores para a zonal, com a finalidade de executar os reparos necessários para a sua recuperação. A Prefeitura agradece o empenho dos moradores por trazer demandas e estabelecer um amplo diálogo entre a comunidade e o Poder Público Municipal.

O estado do Piauí acaba de ganhar sua primeira unidade do Escritório Social, que busca qualificar o retorno de egressos do sistema prisional à sociedade, oferecendo atendimento às demandas individuais para readaptação desse público à vida em sociedade. Nesta segunda-feira (9), o equipamento foi inaugurado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, e pelo governador Wellington Dias, durante solenidade que contou com a presença de autoridades dos Poderes Judiciário e Executivo, como o conselheiro Mário Guerreiro, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o magistrado Luís Geraldo Lanfredi, coordenador Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Execução de  Medidas Socioeducativas do CNJ.

09 de dezembro de 2019

Firmino e Ciro não se desgrudam nas andanças pelo interior

Nesse final de semana os dois políticos, acompanhado de assessores e lideranças, suaram juntos na caminhada religiosa rumo a Pau D'Arco

Justiça presente

A inauguração do Escritório Social no Fórum Cível e Criminal da Comarca de Teresina nesta segunda-feira, às 11h, como parte do programa Justiça Presente, é uma iniciativa que vai ajudar, e muito, a dar celeridade nos atendimentos e serviços em diversas áreas de suporte a apenados que estão em monitoramento e a egressos do sistema pressional piauiense. Além disso, faz parte dos programas desenvolvidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Nações Unidades para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com os tribunais brasileiros e o Poder Executivo. Vale ressaltar que as primeiras tratativas para a implementação deste equipamento no Piauí se deram em junho, em reunião no Palácio de Karnak, entre representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), do CNJ e do Poder Executivo estadual. Os Escritórios Sociais são voltados ao fomento de ações socioeducativas e de cidadania no âmbito do sistema penal brasileiro. 

A exemplo dos anos anteriores, a Casa da Mamãe Noel em Teresina, no bairro Marquês, zona Norte, segue sua tradição de 24 anos consecutivos encantando os teresinenses com os enfeites natalinos. Apesar da anfitriã, Maria Luzineide Veras Gomes Jales de Carvalho, de 84 anos, está com problemas respiratórios e não poder acompanhar os visitantes pelos corredores, manteve a tradição que encanta a todos que visa o local. 

Sempre juntos

O prefeito tucano Firmino Filho e o presidente nacional dos Progressistas, senador Ciro Nogueira, não desgrudam um do outro nas andanças pelo interior do Piauí e nas inaugurações que participam. Nesse final de semana os dois políticos, acompanhado de assessores e lideranças, suaram juntos na caminhada religiosa rumo a Pau D'Arco sob o pretexto de que esse esforço ficam mais próximos de Deus. 

Protestos

Desde a semana passada que representantes de entidades dos servidores públicos estaduais se mobilizam em torno da proposta encaminhada pelo governador Wellington Dias ao presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (MDB), que trata da adequação do Estado às novas regras da Previdência, promulgadas recentemente pelo Congresso Nacional. A expectativa é que os sindicalistas ocupem hoje os espaços da Alepi para protestarem e cobrarem de seus representantes da Casa que discutam a proposta ouvindo seus apelos.

40 anos do DCE

O clima tenso que vive a Alepi após a tramitação da reforma da previdência estadual, com sindicalistas prometendo protestos na Casa, levou até a suspensão da sessão que ocorreria hoje em homenagem aos 40 anos do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí (DCE-UFPI). O comunicado foi enviado pelo líder do governo na Alepi, Francisco Limma (PT).

Religiosidade

Sem apoio de políticos nem a presença de nenhum deles, a comunidade de Ezequiel, na zona rural de Miguel Alves, realiza todos os anos os festejos de Santa Luzia na igrejinha construída por dona Doralice Rodrigues, 90 anos de idade, na fazenda da família. A comunidade está em festa desde 1º de dezembro e o encerramento acontecerá dia 13, Dia de Santa Luzia. 

Apelos

Moradores do bairro Santa Isabel, na zona Leste de Teresina, reclamam das péssimas condições dos calçamentos das ruas da área, a maioria cabeça de jacaré. Além disso, há trechos com pedras soltando, dificultando a circulação de veículos, a exemplo da rua Ângelo Martins. 

04 de dezembro de 2019

O governo que não se fala...

O conteúdo deste blog também está disponível na coluna Roda Viva do Jornal O DIA. Colabora nesta edição, Breno Cavalcante.


Altos integrantes do governo Wellington Dias parecem não manter diálogo. Ontem (3) pela manhã, Marcos Steiner, superintendente de Gestão de Previdência Complementar, afirmou na própria Alepi que o governo ainda não tinha decidido se mandaria para o parlamento a Proposta de Emenda Constitucional sobre a transição na Previdência dos Servidores. No entanto, cerca de 2 horas depois, o secretário de Governo, Osmar Júnior, chegou à Casa com as mensagens do governador sobre o assunto. A impressão que fica é que o principal nome do governo para tratar sobre Previdência não anda tendo informações sobre o andamento dos projetos. Isso sem citar o líder do Governo na Alepi, deputado Francisco Limma, que quando questionado sobre o envio do texto à Casa respondeu que não havia prazo para isso. "Pode não ser esse ano", disse.


O jogador de quatro times

O deputado estadual Evaldo Gomes pode ser chamado de “o jogador de quatro times”. Ele gosta tanto de poder que compõe os times de Wellington Dias, Firmino Filho, Themístocles Filho e Ciro Nogueira. Ninguém pode negar a capacidade de articulação do deputado, no entanto, é aquela história: quem joga no time de todo mundo, na verdade pode não jogar em nenhum.


A criação do que já existe...

O deputado estadual Flávio Júnior (PDT) ainda não voltou a ocupar a Secretaria de Turismo, mas é quem responde às críticas feitas ao órgão. Após Bessah apresentar um projeto para criar algo que já existe, ele rebateu o progressista lembrando que o projeto de seu colega já “perdeu o objeto”.


Sem saída

Uma reportagem do jornal Folha de São Paulo com base nos dados do Pisa, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, demonstra que em se tratando de educação brasileira, o buraco é bem mais embaixo do que se pensa. Estudantes brasileiros de famílias ricas – que estudam em escolas particulares e caras –, tem um nível de leitura pior que estudantes pobres – e de escola pública – de muitos outros países.


Deficientes sem inclusão

A terça-feira (3) foi o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Física e de presente, eles receberam do governo federal a proposta de acabar com a cota que obriga empresas com 100 funcionários ou mais a contratarem uma pessoa com deficiência.



Emenda parlamentar

O vereador Joaquim do Arroz anunciou a destinação de 200 mil reais em emenda para o Hospital da Polícia Militar do Piauí. A verba, que será encaminhada via Fundação Municipal de Saúde, ampliará em 30% o número de cirurgias no hospital, hoje o HPM realiza uma média de 600 cirurgias por mês. Com as obras de reestruturação o hospital passará a realizar 780 cirurgias mensais.

17 de outubro de 2019

Segunda instância: Toffoli diz que julgamento não termina nesta quinta

Os votos serão proferidos na sessão da próxima quarta-feira (23).

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, disse ontem (16) que o julgamento sobre a validade da prisão em segunda instância deve se estender até a semana que vem. Segundo Toffoli, na sessão desta quinta-feira (17), quando o caso começará a ser analisado, somente as manifestações das partes envolvidas no processo serão ouvidas. Os votos serão proferidos na sessão da próxima quarta-feira (23). A partir de amanhã, a Corte vai julgar definitivamente três ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs), relatadas pelo ministro Marco Aurélio e protocoladas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PCdoB e pelo antigo PEN, atual Patriota.


Nas redes sociais, o deputado Fábio Novo publicou que endossou com muito gosto a iniciativa da deputada Lucy Silveira que cria a Frente Parlamentar em Defesa da Infância. Pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, Fábio Novo possui um histórico de alianças e bom relacionamento com o grupo que comanda a Prefeitura de Teresina, que petistas questionam se ele é capaz de representar uma candidatura de oposição. 

Parque de Exposições 

O governador Wellington Dias confirmou a liberação do Parque de Exposições Dirceu Arcoverde para exposições de animais. Foram feitos todos os exames necessários e o parque está livre de doenças. A Expoapi será realizada de 30 de novembro a 8 de dezembro e na programação tem julgamentos de animais, provas equestres, leilões, além de apresentação de atrações artísticas. 

Aporte a pequenos negócios

O governador Wellington Dias anunciou, na terça-feira (15), aporte de R$ 30 milhões para apoio a pequenos negócios no Piauí. Em reunião com a diretoria da Agência Piauí Fomento, o chefe do Executivo piauiense conheceu o balanço das atividades do órgão, indicando condições propícias para apostar nesse segmento da economia. Em 2019, agência alcançou a marca de R$ 5 milhões em financiamentos diversos, com inadimplência abaixo de 1%.

Assistência Social

Teresina deve receber mais de R$ 4 milhões para serem destinados à Assistência Social no município. O recurso é oriundo de repasses do Governo Federal, que estão em atraso, mas que devem ser liberados em breve. O assunto foi discutido nesta quarta-feira (16) em reunião que aconteceu em Brasília, entre o prefeito Firmino Filho e o secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra. Durante a reunião, o secretário Lelo Coimbra reafirmou o compromisso do Governo Federal em regularizar os repasses. “Esses recursos vão fazer muita diferença no nosso trabalho na área da Assistência Social em Teresina. Esta é uma área, como tantas outras, que merece todo o nosso cuidado e atenção”, disse o prefeito Firmino Filho.

Infraestrutura

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), executa obras de pavimentação poliédrica no município de Joaquim Pires. Os trabalhos contemplam os bairros Ferreirão e Bela Vista. As obras são do programa Mobilidade Urbana. São 4.368 m² de pavimentação em paralelepípedo.

O senador Elmano Férrer participou nesta quarta-feira, 16, da reunião de líderes e representantes de estados com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para garantir a concessão do seguro-defeso para os pescadores nordestinos, que estão com suas atividades prejudicadas devido a presença de manchas de óleo no litoral. O governo vai antecipar o pagamento do seguro para as colônias de pesquisadores de áreas atingidas. "Infelizmente esse problema afeta o turismo e a economia da nossa região Nordeste, além da saúde da nossa população. Não podemos admitir esse prejuízo ao nosso Nordeste", afirmou Elmano Férrer.

14 de outubro de 2019

Número de bons pagadores no Cadastro Positivo pode atingir 90 milhões

A estimativa é do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, que não forneceu um prazo para que esse número seja atingido

O aval para que as primeiras empresas gestoras dos dados de bons pagadores comecem a operar, concedido na sexta-feira (11) pelo Banco Central (BC), deverá fazer o número de brasileiros incluídos no Cadastro Positivo saltar dos atuais 10 milhões para até 90 milhões. A estimativa é do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, que não forneceu um prazo para que esse número seja atingido. A autorização para as empresas gestoras funcionarem era o último passo para regulamentar a nova lei do Cadastro Positivo, sancionada em abril pelo presidente Jair Bolsonaro. Em julho, o Conselho Monetário Nacional (CMN) havia estabelecido uma série de requisitos para os diretores e controladores dessas empresas. No mesmo mês, um decreto presidencial listava uma série de procedimentos para garantir a segurança dos dados e impedir o vazamento de informações.

O governador Wellington Dias participou do 3º Fórum de Investimentos Brasil (BIF 2019), realizado em São Paulo, nos dias 10 e 11 de outubro. Considerado o maior evento para atração de investimentos da América Latina, o fórum reuniu mais de dois mil participantes, entre investidores, executivos de empresas nacionais e estrangeiras, formadores de opinião, ministros e autoridades do alto escalão do governo federal.

Urgência Psiquiátrica

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) criou protocolo que define o papel de cada instituição nos atendimentos de pessoas em situação de urgências psiquiátricas antes da chegada ao hospital e, na sexta-feira (11), órgãos da Prefeitura de Teresina e do Governo do Estado do Piauí que são responsáveis pelo atendimento desse público assinaram acordo no qual se comprometem a executá-lo. Em audiência no Ministério Público, o acordo foi assinado por representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e prevê também a execução do fluxo de atendimento à pessoa com transtorno mental em crise para melhorar o acesso aos serviços de saúde mental. Esse documento foi lançado nesta sexta-feira e será implementado para reorganização da rede.

Agenda de Aniversário do Piauí

Em alusão ao 197º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, o Dia do Piauí, celebrado em 19 de outubro, o Governo do Estado programou uma série de comemorações. São atos cívico-militares e celebrações religiosas que serão realizados a partir de terça-feira (15), nos municípios de Teresina e Parnaíba. No dia 15 de outubro, as festividades terão início em Teresina, com um Culto em Ação de Graças, às 19h30, na Igreja Batista Morada do Sol, localizada na Av. Dom Severino, 1199, bairro Morada do Sol.

Projeto Ação

O dia das crianças chegou ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), recheado de amor e muita alegria. O grupo de voluntários do Projeto Ação passou pela Clínica Pediátrica e distribuiu presentes, doces e muita diversão. Acompanhados pelas mães, pais ou responsáveis, as crianças participaram de várias atividades lúdicas na brinquedoteca do HUT, que foi toda decorada com balões coloridos especialmente para o dia das crianças.

Agenda de Aprendizagem

Membros da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) participaram do I Encontro Frente de Trabalho, que debateu sobre Avaliação, em Brasília, nos dias 8 e 9 de outubro.  O Grupo foi instituído pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), no âmbito da Agenda de Aprendizagem, projeto que se refere à agenda de elaboração das orientações e ações prioridades para a Educação Pública. A secretária municipal da Educação de Água Branca, Cleidimar Tavares, que é presidente da Undime no Piauí, contribuiu com os debates e discussões do grupo e falou sobre a implantação do projeto piloto do Sistema Undime de Avaliação do Piauí. 

30 de setembro de 2019

"Meio mundo de gente" sem internet no Brasil

Em 2019, o acesso à internet passou a estar disponível a 51% da população mundial.

Foi o primeiro ano em que a conectividade ultrapassou a casa dos 50%. Contudo, o índice mostra que, a despeito da Rede Mundial de Computadores ter ganhado importância nas mais diversas esferas sociais nos últimos 20 anos, quase metade da população ainda não dispõe desse recurso. A informação é apresentada e discutida no relatório "Estado da Banda Larga 2019", da Comissão de Banda Larga, grupo que reúne representantes de empresas e das Nações Unidas. Quando considerados os domicílios, o índice aumenta, chegando a 57,8%. Em 2005, 19% das casas conseguiam navegar na web. Contudo, quando considerada a banda larga fixa, o percentual cai para 14%. Já o ritmo de crescimento de conectividade em lares desacelerou, tendo saído de 53% para 54,8% entre 2017 e 2018. Em países mais pobres, a taxa de crescimento caiu de 19% em 2017 para 17,5% em 2018.

A população do município de Aroazes recebeu, na última sexta-feira (27), novas ruas com calçamento. O governador Wellington Dias esteve na cidade e entregou as obras de pavimentação poliédrica, além das chaves das casas do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e participou da recepção da imagem de Nossa Senhora Sant`Ana, dentro da programação da 3ª edição da Cavalgada da Missão e ainda anunciou novas obras a serem realizadas no município.

Luto

É com muito pesar que lamentamos o falecimento do colunista social Nelito Marques, um dos pioneiros da área no Piauí e com mais de 50 anos de atuação. O DIA se solidariza com familiares, amigos e expressa as mais sinceras condolências.

Mutirão

Mais de 350 pessoas foram atendidas neste sábado (28) por médicos neurologistas, durante o mutirão de consultas especializadas, no Centro de Saúde Lineu Araújo. A ação faz parte do programa “Teresina The Atende”, iniciativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, com o objetivo de agilizar atendimento em especialidades que possuem demanda grande e crescente.

Seis e Meia

Conhecido pelas belas composições cantadas tanto por ele como por outros artistas, Geraldo Azevedo vem ao Piauí para se apresentar em quatro cidades pelo Projeto Seis e Meia. Os shows acontecem no mês de outubro, em Floriano (14), Teresina (15), Piripiri (16) e Parnaíba (17) e têm o repertório do seu novo DVD “Solo Contigo”, que mistura novas composições e sucessos da carreira do cantor.

Isenção

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) anuncia novas medidas para melhorar o ambiente de negócios estado, dando continuidade ao projeto de simplificação e desburocratização. A partir de agora, o empreendedor não paga mais a taxa do Cadastro Nacional de Empresas (CNE), que era arrecadada por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais. 

Revisão

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima e, com isso, as ações preparatórias dos estudantes, por parte do Governo do Piauí, se intensificam. Garra, vontade e determinação são algumas das características de centenas de alunos que participaram, na manhã deste sábado, 28, na cidade de União, de mais uma edição da revisão Pré-Enem Seduc. O evento reuniu cerca de 400 estudantes do ensino médio das escolas jurisdicionadas à 18ª Gerência Regional de Educação, tornando-se, na região, um dos maiores evento de pré-vestibular gratuito realizado pela Seduc. 

Prazo para DITR encerra hoje

Os proprietários rurais de todo o país têm até esta segunda-feira (30) para entregarem a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR). O prazo acaba às 23h59min59s. A Receita está recebendo o documento desde 12 de agosto. Neste ano, o Fisco espera receber 5,7 milhões de declarações, contra 5.661.803 entregues no ano passado.

25 de setembro de 2019

Discurso de Bolsonaro na ONU elimina boas expectativas

O presidente Jair Bolsonaro fez o tradicional discurso de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Certamente não seguiu o que embaixadores prezam: o tom de cordialidade perante o mundo na busca de estreitar laços com os demais povos. Pelo contrário, Bolsonaro utilizou o microfone para falar apenas para seu público. Não reconheceu erros na política ambiental brasileira, criticou seus antecessores, acusou outros países de praticarem acordos espúrios com o Brasil no passado e atacou o socialismo. Falou inclusive do chamado “Foro de São Paulo”. Infelizmente, com o mundo todo disposto a ouvir o presidente do Brasil, ele não apresentou as medidas que pretende tomar para gerar empregos, atrair investimentos estrangeiros, gerar riquezas, entre outras questões tão necessárias para o país.

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta terça-feira (24), em Brasília, com a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann; com o líder do partido no Senado, Humberto Costa; e a bancada do PT no Senado. Em discussão, pautas federativas relacionadas ao equilíbrio da Previdência. Um dos temas foi a aprovação da proposta de emenda à constituição (PEC), a qual permite que a União compartilhe com estados e municípios os recursos arrecadados nos leilões do pré-sal. 

Piauí bom de quadra

A delegação do Piauí que disputou os Jogos Escolares da Juventude em Natal volta para casa cheia de alegria. Todos os times de handebol que disputavam pelo Piauí foram medalha de ouro. O time infantil feminino (12 a 14), da Escola Municipal Barjas Negri venceu a final contra o Colégio SEB de Maceió (AL), por 21 x 16, e além de garantir o primeiro lugar, conquistou a classificação para a etapa final dos Jogos Escolares da Juventude, em novembro, em Blumenau (SC). 

Progressões

Mais de 1.800 servidores municipais, que adquiriram o direito à progressão de carreira até dezembro de 2016, receberão a concessão do benefício na folha de pagamento deste mês. Os valores começam a cair na conta dos servidores a partir desta sexta-feira (27), seguindo a tabela de pagamentos da Prefeitura de Teresina de 2019. O secretário municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema), Nonato Moura, destaca que as Secretarias de Administração e Finanças vêm reunindo esforços para colocar em dia todas as progressões.

Infraestrutura

As obras de reforma da estrutura da Ponte Simplício Dias, que liga o Centro de Parnaíba ao bairro Santa Izabel, no município de Ilha Grande, foram retomadas e devem seguir um cronograma para que seja finalizada o mais rápido possível.

A Assembleia Legislativa do Piauí celebrou o aniversário de 44 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI), em Sessão Solene, nesta terça-feira (24). A iniciativa foi do deputado estadual Francisco Limma (PT), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade piauiense por parte do Conselho. O Conselho congrega, atualmente, aproximadamente 12 mil registros. 

16 de setembro de 2019

Firmino demonstra plano de fortalecer PSDB

A intenção de Firmino em fortalecer o PSDB pode ser compreendida olhando para 2022.

O prefeito Firmino Filho declarou pela primeira vez que o natural é que o seu candidato a prefeito de Teresina seja do PSDB. Assim, ele confirma a tese de que se algum dia teve interesse em trocar seu partido pelo Progressistas, hoje essa possibilidade já não existe mais. É bom lembrar que ele enviou a esposa, Lucy Soares, o assessor Washington Bonfim e o aliado Silvio Mendes para o Progressistas nos últimos anos. Dos três, Silvio já saiu do partido; Washington se desligou da política (aparentemente nem tanto); e apenas Lucy continua ativa na sigla comandada por Ciro Nogueira. A intenção de Firmino em fortalecer o PSDB pode ser compreendida olhando para 2022. É que Ciro Nogueira está tão forte no Progressistas, com serviço prestado, percorrendo todo o Piauí, com o apoio de dezenas de prefeitos, deputados e lideranças, que dificilmente vai ceder esse apoio a um outro nome. No Progressistas, é o próprio Ciro que deve ser candidato ao governo em 2022. É aí que ele entra em confronto com o que Firmino Filho planeja. Firmino também já percorre o interior e articula sua sucessão, e para concorrer ao governo com o apoio do prefeito da capital, é mais garantido ter um tucano, correligionário, sentado na cadeira que ele ocupa hoje.


O superintendente do Incra, Tiago Vasconcelos, participou no domingo da Feira da Agricultura Familiar promovida pelos moradores do assentamento Marajá, no município de União. Na oportunidade, o gestor conheceu de perto a produção e ouviu as demandas dos assentados.

Mestrado em Química 

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) lança edital para processo seletivo para ingresso no programa de mestrado de Química da Uespi, para o período letivo de 2020.1–2022.1, na cidade de Teresina. Serão oferecidas 12 vagas para o curso de mestrado e as inscrições serão realizadas no período de 30/09/2019 a 01/11/2019.

Combinou com o chefe?

O novo superintendente do Ibama no Piauí, San Martins, afirmou que vai trabalhar para defender o meio ambiente, reestruturar o órgão, buscar recursos do governo federal e parcerias com o ICMBio e Ministério Público. A questão é: o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sabe disso? Até agora o ministro tem atuado para esvaziar a atuação da pasta.

Trabalho e emprego para presos

A deputada federal Margarete Coelho (PP/PI), apresentou Projeto de Lei que tem como proposta a  alteração da Lei de Execuções Penais para gerar estímulos à criação de vagas de trabalho para os detentos. O PL 5054/2019 prevê que as empresas privadas possam criar unidades de trabalho dentro dos estabelecimentos prisionais para os presos dos regimes fechado e semiaberto, mediante parceria com a administração penitenciária e com dispensa de licitação.

Força política

A chegada de Átila Lira no Progressistas faz o partido ter 30% das cadeiras piauienses na Câmara federal. E este número pode chegar a 40% caso Flávio Nogueira, hoje em clima ruim com o PDT, opte pela mudança ao time de Ciro Nogueira. Na prática, caso a mudança seja concretizada, o Progressitas terá quase a metade dos deputados federais piauienses.


O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, visitou no início da manhã desta segunda (16) a obra da Nova Maternidade, acompanhado pelo senador Ciro Nogueira e pela deputada federal Iracema Portella. A obra, orçada em aproximadamente R$ 84 milhões, é executada com recursos de emenda dos deputados federais Assis Carvalho e Iracema Portella e ainda do Tesouro Estadual. Ao ser finalizada, a Nova Maternidade terá impacto significativo na melhoria da assistência à mulher e ao récem-nascido..

13 de setembro de 2019

MBL faz movimento em direção ao centro

O movimento elogia ministros com perfis técnicos, mas critica a articulação política do governo e os filhos do presidente.

O Movimento Brasil Livre, constituído por jovens que se autoproclamam liberais, participou efetivamente do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e alcançou lugares no parlamento. Após uma agenda nos últimos anos bem ligada ao bolsonarismo, o movimento agora faz uma direção no sentido do centro e como a dizer que Bolsonaro é o principal sabotador de seu governo. O movimento elogia ministros com perfis técnicos, mas critica a articulação política do governo e os filhos do presidente. A movimentação é muito parecida com a do governador João Dória (PSDB), de São Paulo, do próprio Wilson Witzel (PSC), do Rio de Janeiro, dentre outros, que cresceram no movimento bolsonarista, começam a perceber o radicalismo das ideias do presidente e procuram se salvar fazendo uma performance mais de centro.

O deputado Federal Átila Lira, após um período de conversas, decidiu que irá se filiar ao Progressistas (PP). O deputado diz que o partido o recepcionou de forma acolhedora e compatível com suas convicções. “Estou feliz de sair desse momento de turbulência e poder trabalhar em um partido com mais liberdade”. A solenidade de oficialização da filiação irá ocorrer no dia 23 de setembro. Com a entrada de Átila, o PP Piauí passa a ter a maior bancada na Câmara Federal.

Valores repartidos

Deputados estaduais já sonham com a “sua parte” do empréstimo. Eles apostam em pelo menos R$ 10 milhões para cada parlamentar da base governista. O dinheiro, obviamente, será indicado para obras nos municípios em que possuem votação. 

Acesso garantido

A deputada federal do Partido dos Trabalhadores e primeira-dama do Piauí, Rejane Dias, reúne nesta sexta-feira, 13, às 9h, onze prefeitos para uma audiência conjunta com o governador do estado do Piauí, Wellington Dias. O encontro proposto pela parlamentar tem como objetivo discutir obras e ações estaduais daqueles municípios.

Tecnologia 

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) lançou o Sistema Integrado de Gestão Agropecuária (Sigadapi). Com esta ferramenta, será possível o acesso via web a serviços da agência como a defesa animal. O desenvolvimento da ferramenta de modernização e inovação tecnológica para a defesa agropecuária piauiense foi possível graças a um contrato celebrado, ainda em 2018, com a empresa Intelit Processos Inteligentes LTDA.

Larga produção

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na terça-feira (10), a previsão para a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no Brasil para 2019, com base nos resultados obtidos até o mês de agosto.  Segundo os dados do IBGE, o Piauí produziu em 2018, 4,23 milhões de toneladas de grãos, consolidando o estado como o 3º maior produtor da região Nordeste. Os dados foram divulgados através da pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM). O número corresponde a 1,90% do total que é produzido no país.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí assinou nesta quinta-feira (12), o convênio que autoriza o repasse de R$ 10 mil para o Instituto Fogopagô.  A instituição é sem fins lucrativos e foi vencedora da chamada pública realizada pelo CAU/PI para fomentar projetos de desenvolvimento da cultura, história e planejamento urbano de Teresina. Os recursos serão utilizados pela Fogopagô para produção do documentário “As camadas das águas invisíveis. Capítulo 1: Fogos, pescadores, vapores e vagões”. O convênio foi assinado pelo presidente Wellington Camarço, pelo vice-presidente Edmo Campos e pelo representante do instituto, Antonio Augusto Teixeira.

11 de setembro de 2019

Teor de denúncias já demanda uma força-tarefa

A credibilidade das instituições piauienses é necessária para garantir estabilidade institucional.

As investigações sobre grilagem de terras em Luís Correia avançam e em meio ao processo já apareceram denúncias contra delegados, policiais, empresários, advogados e até contra um desembargador. Também sobram acusações de excesso contra o promotor do caso, Galeno Aristóteles. Pelo contexto em que as denúncias têm ocorrido, a Procuradoria-Geral de Justiça deveria garantir apoio às investigações de forma mais substancial, com uma força-tarefa destinada especificamente ao caso. Afinal de contas, a quantidade de denúncias contribui para que paire pelo ar uma desconfiança até nas instituições, como a Polícia Civil, o Poder Judiciário e o próprio Ministério Público. Se as denúncias são infundadas, que isso seja logo comprovado. A credibilidade das instituições piauienses é necessária para garantir estabilidade institucional e o que se tem visto até agora, no caso das denúncias de grilagem de terras em Luís Correia, pode levar a um caminho de desconfiança e descredibilidade.

O governador Wellington Dias recebeu nesta terça, 10, o presidente da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), Clemilton Luiz Queiroz Granja, e o ex-senador João Vicente Claudino. “Tratamos com equipe técnica da Fundespi e foi feita uma adequação de programas de incentivo ao esporte. Estamos melhorando a lei para que tenhamos uma fonte garantida de receita, tendo como base a arrecadação do ICMS, num modelo semelhante ao funde de investimento para cultura, onde anualmente, o Estado estabelece uma meta que permite investimento e neste caso será voltado para o esporte”, explica.

Sem sentido

O governador Wellington Dias (PT) visitou ontem (10) as obras de duplicação da BR-316 em Teresina. Até aí tudo bem. O que não faz muito sentido é a presença no local de gestores de pastas que nada tem a ver com a obra. O secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, por exemplo, andou por lá posando para fotos. Deveria investir mais seu tempo na gestão da segurança do estado.

Estrada Sete Cidades 

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) reiniciou a construção da rodovia que liga o município de Brasileira até o entroncamento da PI-111, criando um novo acesso ao Parque Nacional de Sete Cidades. A obra foi retomada graças a liberação dos recursos da segunda parcela do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Atuação artesanal

O deputado Georgiano Neto (PSD) mostrou-se preocupado com o rigor da fiscalização dos técnicos do Ministério do Trabalho nas fábricas de farinha na região de Fronteiras, no Sul do Piauí, que resultou no fechamento de algumas delas, sob a alegação de trabalho escravo e falta de documentação para funcionamento. O deputado argumentou que a maioria dessas "casas de farinha" são artesanais e que é preciso que haja um bom senso em relação a essas atividades.

Dando continuidade ao plano de mobilidade urbana na zona Leste da cidade, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste) está executando serviços de pavimentação em paralelepípedo nas ruas Travessa São Luís e José Bonifácio, no bairro Planalto Ininga. De acordo com informações da Gerência de Obras da SDU, as obras de pavimentação têm investimentos provenientes do Orçamento Popular e somam mais de R$ 100 mil. O superintendente executivo e engenheiro Ângelo Cavalcante ressaltou que a ação visa proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas que moram na região e que anseiam pelos serviços, assim como em outros pontos da zona Leste.

06 de setembro de 2019

Dinheiro público poderá pagar multa de candidatos

Na prática, é dinheiro público a serviço de fins particulares e o que é pior: sem interesse público.

A Câmara Federal aprovou e agora segue para o Senado, o Projeto de Lei 11021/18, que altera e amplia as formas de uso do dinheiro do fundo partidário. Caso entre em vigor, políticos poderão usar dinheiro público (do Fundo Partidário) para pagar multas aplicadas por descumprimento da legislação eleitoral.  Na prática, é dinheiro público a serviço de fins particulares e o que é pior: sem interesse público. Também será um incentivo para abusar da legislação, tendo em vista que uma multa paga com dinheiro dos outros, não chega a ser uma pena. A expectativa é que no Senado, o texto seja analisado com menos paixão e alguns pontos extremos sejam retirados do projeto.

A Agespisa está ampliando os sistemas de abastecimento de água das cidades de Marcos Parente e Água Branca. Com as obras, a empresa vai garantir distribuição de água regular para os moradores desses municípios. Em Marcos Parente, a Agespisa está implantando 1.500 metros de rede de abastecimento para atender cerca de 750 famílias no bairro Frei José. Em Água Branca, a Agespisa está investindo R$ 98 mil na perfuração de um poço que vai abastecer o bairro São Luís e adjacências, numa das regiões mais altas da cidade.

Nada fechado

O deputado Marcelo Castro deixou claro que o MDB ainda não tem nome definido para concorrer à Prefeitura de Teresina em 2020. Dr. Pessoa é, até o momento, apenas um dos nomes. Essa história certamente anima o deputado estadual Henrique Pires, emedebista de carteirinha que quer ser o nome do partido para disputar o Palácio da Cidade.

Cessão onerosa

O governador Wellington Dias acompanhou e comemorou a aprovação feita pelo Senado Federal sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite que a União compartilhe com estados e municípios os recursos arrecadados nos leilões do pré-sal. De acordo com os termos da proposta, R$ 10,5 bilhões (15% da arrecadação com a cessão onerosa) serão destinados aos municípios, e outros R$ 10,5 bilhões, aos estados e ao Distrito Federal. Os valores serão distribuídos entre os entes federativos a partir de critérios que regem os fundos de participação (FPM e FPE), os estados e municípios com menores rendas per capita terão mais benefícios.

Oportunidades

Encerram, nesta sexta-feira (6), as inscrições para os interessados em participar do IX Teste Seletivo para Estagiário Voluntário dos Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Defensoria Pública. Estão sendo oferecidas 15 vagas mais cadastro de reserva para Teresina e 50 vagas mais cadastro de reserva em 31 comarcas  do interior, totalizando 65 vagas em todo o estado.

Convocação

Estão sendo convocados 88 professores substitutos para atuar na rede municipal de ensino de Teresina. Eles foram aprovados no teste seletivo realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) em julho deste ano. Conforme o edital de convocação, publicado no Diário Oficial do Município de Teresina de quarta-feira (4), os professores têm 30 dias para se apresentarem à Coordenação de Registro da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema).

04 de setembro de 2019

Governo lança campanha para estimular consumo na Semana da Pátria

Batizada de Semana do Brasil, a campanha teve peças publicitárias elaboradas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

O governo federal lançou nesta terça-feira (3), em cerimônia no Palácio do Planalto, uma campanha para estimular o consumo durante a semana do dia 7 de setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil. Batizada de Semana do Brasil, a campanha, que teve peças publicitárias elaboradas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), envolve a participação de 4.680 empresas de todo o país, que vão oferecer descontos e promoções em produtos e serviços.

O pré-candidato a vereador Ananias Júnior (PSD), filho do ex-vereador Ananias Carvalho, começa a ganhar terreno entre o eleitorado evangélico de Teresina. Ele realizou em sua residência um jantar com pastores da Assembleia de Deus, maior denominação evangélica da capital. O evento também contou com a presença do deputado estadual Georgiano Neto, pré-candidato do PSD a Prefeitura.

Articulação

O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas,  já colocou sua tropa em campo para tentar viabilizar a filiação dos deputados federais Atila Lira, recém-expulso do PSB, e Flávio Nogueira, que enfrenta processo disciplinar no PDT. Caso a articulação se concretize, o Progressistas passará a ter a maior porcentagem na bancada federal do Piauí, ocupando quatro cadeiras. O partido já conta com as deputadas Iracema Portela e Margarete Coelho.

Recomendação 

O promotor Fernando Santos expediu recomendação ao presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar (PSDB), para que realize concurso público para servidores efetivos no “intuito de corrigir as distorções constitucionais dos cargos comissionados”. A quantidade de vagas deve ser proporcional ao número de comissionados na CMT. De acordo com o Ministério Público do Piauí (MP-PI), 79% de todos os cargos existentes na Câmara são ocupados por servidores comissionados e que, em muitos destes, as atribuições são administrativas, operacionais e técnicas.

#Chateado

Apesar de não demonstrar publicamente, o secretário de Governo, Osmar Júnior, é um dos aliados mais incomodados com o retorno dos deputados que ocupavam secretárias à Assembleia Legislativa. A insatisfação tem um motivo claro. O regresso dos parlamentares prejudica de forma direta à suplente Elisangela Moura, do PC do B de Osmar,  que deixa a casa pouco mais de dois meses após assumir uma cadeira no legislativo

Progere 

O Piauí vai ganhar mais 12 Projetos de Investimentos Produtivos (PIP) que serão divididos em três territórios. Os projetos serão implantados ainda em José de Freitas, Miguel Alves, Pau D’arco, Altos, Capitão de Campos, Barras, Milton Brandão, Piracuruca, Lagoa do São Francisco e Piripiri.

Duplicação das BRs 

Obras de duplicação das BRs 316 e 343 foram retomadas e a previsão é que sejam concluídas em 540 dias. Executada pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER), as ações compreendem a adequação, duplicação, melhoramento e restauração das duas rodovias. Os recursos, de R$ 66 milhões para 316 e R$ 39 milhões para 343, já estão garantidos. O financiamento é do BNDES, com contrapartida do Governo do Estado.


03 de setembro de 2019

Seis deputados estadual retornaram aos mandatos na Alepi

Eles continuam utilizando verbas de gabinete para contratação de assessoria, grande parte destinada a aliados políticos, distribuindo emendas, entre outras questões.

A volta dos que não foram

Seis deputados estaduais retornaram aos mandatos na Assembleia Legislativa do Piauí. Eles ocupavam cargos no governo do Estado e retomam mandatos, segundo versão oficial, para indicar emendas e votar a favor dos pedidos de empréstimos solicitados pelo governo. Mesmo que a versão oficial esconda outros interesses, o fato é que os deputados estaduais que vão ocupar secretarias, nunca abandonam os mandatos. Eles continuam utilizando verbas de gabinete para contratação de assessoria, grande parte destinada a aliados políticos, distribuindo emendas, entre outras questões. Como tanto o deputado afastado quanto o suplente são da base governista, o voto é sempre igual. Ao suplente que fica no exercício do mandato, muitas vezes resta apenas o salário. 

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta segunda-feira (02), no Palácio de Karnak, com representantes do Grande Moinho Cearense, empresa de produção de farinha de trigo. Em pauta, a implantação de uma base da indústria no estado do Piauí. Um moinho de trigo será construído no Polo Empresarial Sul de Teresina. O serviço de terraplanagem já teve início e a previsão é de que a obra seja concluída até maio de 2020. 

Dor de cabeça

A volta repentina dos deputados estaduais cria um problema, mesmo que pontual, para o governador Wellington Dias. É que enquanto os titulares ficam nos cargos, os suplentes, todos lideranças políticas de grande expressão, que tiveram acima de 20 mil votos nas eleições do ano passado, ficam a ver navios e certamente procuram no governo uma salvação. 

Disputa entre carreiras

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) reforça que é veementemente contrária à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 412/2009. Ela tramita há dez anos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e segundo a Fenapef, é defendida apenas por delegados da Polícia Federal, com objetivos claramente corporativistas. A Federação chama a proposta de “PEC da falsa autonomia da PF” e diz que ela pode levar à extinção da Polícia Federal, que já tem autonomia investigativa.

Ouvidoria

O deputado republicano Gessivaldo Isaías é o ouvidor geral da Assembleia Legislativa do Piauí. A Ouvidoria terá suas instalações inauguradas hoje (3), a partir das 10h, após sessão solene no plenário com a presença do presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, deputado Kennedy Nunes, de Santa Catarina. Para Gessivaldo, o início dos trabalhos da ouvidoria é mais uma prova do lema da Alepi, que é levar o legislativo mais próximo do cidadão.

Transporte em ação

Acontece de 7 a 11 de outubro a 1ª edição do Transporte em Ação. O evento, realizado pelo Sest Senat, acontecerá na Praça do Liceu com a oferta de diversos serviços de saúde, esporte, divulgação de cursos, lazer, além da presença da Justiça Itinerante. O SETUT (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina) estará presente no evento realizando serviços no local. No período, o Sindicato realiza a XII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho Unificada as Empresas de Transporte Urbano (SIPATRANS) e o XII Encontro das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), para os colaboradores das empresas do transporte urbano da capital. A SIPATRANS e o encontro das CIPAS ocorrem na sede do SEST SENAT.

A Secretaria de Justiça e a Defensoria Pública do Estado farão, a partir deste mês de setembro, uma série de atendimentos nas unidades penais do Piauí. Em reunião realizada nesta segunda-feira (2), o Secretário Carlos Edilson recebeu o defensor geral Erisvaldo Borges, além das defensoras Carla Yascar e Sheila Andrade. Os atendimentos terão seu início pela Penitenciária Feminina onde iniciará a execução do projeto Construindo Pontes, que visa resolver questões judiciais dos detentos, na área cível. O trabalho resultará na assistência jurídica em casos como reconhecimento de paternidade, divórcio, instauração de ações de pensões alimentícias e outros.