Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aposta alta

Aposta alta

17/02/2018 08:51

Aposta alta

O discurso oficial aponta que o colapso da gestão da segurança pública e a crescente onda de violência levaram o governo federal a decretar intervenção na Segurança do Rio de Janeiro. A previsão é que o decreto permaneça até dezembro. É uma aposta alta a do governo federal. Na prática, Michel Temer assume bancar a responsabilidade pelas consequências da atuação dos militares no estado carioca. A medida de Temer é uma promessa feita pelo presidenciável Jair Bolsonaro. O problema é que os especialistas apontam até o momento que a decisão de decretar intervenção parece ter sido feita sem planejamento prévio, sem avaliar com precisão os riscos da medida. Alguns entendem a intervenção como retórica, discurso a ser jogado para plateia. Agora, é aguardar os reflexos práticos da medida, que não deixa de servir de exemplo para outros estados.

Diretores e assessores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM) estiveram reunidos com vereadores na Câmara Municipal, durante a manhã desta sexta-feira (16), para tratar da mensagem enviada pela Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) e o projeto que reajusta o vencimento de professores da rede. A entidade alertou ao legislativo que, além do reajuste do piso, o prefeito deve a revisão geral anual de salários para todos os 22 mil servidores, não concedida em 2017, e ainda acumula dívidas de promoções e progressões previstas em lei.

Perdendo o time

O deputado estadual Dr. Pessoa saiu da disputa pela Prefeitura de Teresina em 2016 como uma das principais lideranças políticas do Piauí, tanto devido aos 160 mil votos quanto ao discurso cheio de respaldo popular. Mas ao que tudo indica, ele tem perdido o “time” da luta pelo governo do Estado, principalmente pela indefinição em relação ao cargo que vai disputar, quanto ao partido em que ele vai se filiar. 

Santo de casa...

O ex-prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix, pode não apoiar o irmão, Antônio Félix, para Assembleia Legislativa. Notícias do território dos Carnaubais dão conta de que o ex-prefeito está com conversas adiantadas para apoiar Júlio Arcoverde (PP). 

Concurso

Com a concorrência de 11 candidatos por vaga, prova objetiva do concurso para professor efetivo da UESPI acontece neste domingo (18/02), de 8:30h às 12:30h. Ao todo, 2.188 candidatos estão disputando entre as 197 vagas ofertadas em 26 áreas.  A maior concorrência é para professor auxiliar de Enfermagem onde a única vaga oferecida está sendo disputada por 85 candidatos.

Agenda

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) promoverá, nos dias 9 e 10 de março, em Piracuruca, o XXXVII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante. O evento acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico e no Polo da UAB da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Piracuruca.

“Fake News”

O mais novo viral nas redes sociais dá conta de uma tempestade que deve atingir dezenas de municípios do Piauí. Segundo as informações, a tempestade oferece perido a população com riscos de deslizes e ventania. A informação não passa de “fake News”. Especialistas em climatologia tem ocupado bons espaços na imprensa para acalmar a população e explicar que as chuvas previstas estão dentro da normalidade para o período.

Um dia sai...

O Ministério Público Federal no Piauí expediu a Recomendação ao secretário de Defesa Civil do Estado do Piauí, Hélio Isaías. No documento, o MPF pede que o gestor submeta todas as etapas dos estudos de viabilidade e projeto básico de engenharia do sistema adutor do sertão do Piauí – EVTE, à apreciação pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM e Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco - CODEVASF, tendo em vista a maior capacidade técnica, recursos financeiros, complexidade de estudo, e, sobretudo, as experiências anteriores sobre o tema, dos órgãos federais mencionados.

Mais sobre: