Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cláusula de barreira

Luta para alcançar cláusula de barreira vai protagonizar baixo clero da disputa pela Câmara Federal

16/02/2018 08:27

Luta para alcançar cláusula de barreira vai protagonizar baixo clero da disputa pela Câmara Federal

A aprovação da cláusula de barreira para os partidos políticos terem acesso ao tempo de propaganda no rádio e na TV, e principalmente ao fundo partidário, vai tornar as disputas para Câmara Federal, no baixo clero, bem acirradas. Os pequenos e médios partidos não pensam em outra coisa no momento, a não ser em estratégias para alcançar 1,5% dos votos válidos para deputado federal em pelo menos nove estados. Quem não alcançar, provavelmente estará fadado ao encerramento das atividades, uma vez que o fundo partidário é o que hoje garante condições para manutenção de sedes e organização partidária. Já o tempo de propaganda na TV e Rádio garantem bom poder de barganha na hora de fechar alianças para candidaturas majoritárias. 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) renovou a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Foram sete novas ambulâncias adquiridas para o serviço somente em 2017. E hoje, 15 de fevereiro, foram recebidas mais três ambulâncias. Agora são 10 carros novos para substituir todos os veículos antigos. O SAMU Teresina tem 13 anos e somente no último foram realizados 719.951 atendimentos. O serviço é gratuito, funciona 24 horas e pode ser solicitado através do telefone 192. Hoje o SAMU Teresina trabalha com 10 ambulâncias e duas motolâncias.

Em quartos separados

A relação do deputado estadual Dr. Pessoa com seu atual partido, o PSD, é a mesma de um casal que dorme em quartos separados. Após uma reunião ontem (15), Dr. Pessoa diz que segue no partido, mas paquerando com vários outros. Ou seja, a perspectiva para uma traição é grande, principalmente com este assédio todo que Dr. Pessoa recebe. 

Dias contados

O governo federal tem pela frente os últimos dias para tentar aprovar a Reforma da Previdência. E provavelmente, não vai conseguir. Parlamentares temem a repercussão negativa junto ao eleitorado. Embora seja claro a necessidade de uma reforma, é preciso que o governo entenda que não deve cobrar dos menos favorecidos uma divida que é causada exatamente por quem mais tem privilégios. 

Varredura

Nos dias atuais, decidir ser candidato a cargo público exige conhecimento prévio de que toda a vida pregressa será minuciosamente investigadas por adversários. Pensando também nisso, o apresentador Luciano Huck decidiu desistir de vez de uma pré-candidatura presidencial. Nos últimos dias, a imprensa divulgou que ele comprou uma aeronave de luxo com dinheiro subsidiado oriundo de empréstimo do BNDES.

Oportunidade

A Secretaria Estadual de Cultura – Secult realiza na próxima segunda-feira, 19 de fevereiro, a partir das 17 horas, no Teatro Sulica, uma audição com atores e cantores interessados em participar da encenação da Batalha do Jenipapo. Assim como nos anos anteriores, a montagem será apresentada no Monumento da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, no dia 13 de março, durante a solenidade que marca a luta do Piauí pela independência do Brasil. O teatro Sulica fica na sede da Secretaria Estadual de Cultura – Secult, em frente à Praça da Bandeira.

Resolutividade

Os dados da Sesapi mostram que durante o carnaval, menos de 1,5% de pacientes foram transferidos de hospitais, sendo que a maioria foi para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, que recebeu mais de 40% dos pacientes, e o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, que não realizou nenhuma transferência para Teresina.

Oportunidade

A Procuradoria Geral do Município torna público o edital do Teste Seletivo para estagiários do Curso de Direito. As inscrições serão feitas através do site pgm.teresina.pi.gov.brno período de 22 de fevereiro a 14 de março. A seleção busca o preenchimento de três vagas, com a possibilidade da abertura de outras durante o prazo de validade do teste. O teste será compreendido por uma prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha, cada qual contendo quatro alternativas, sendo apenas uma correta, e uma prova discursiva contendo duas questões.

Mais sobre: