Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Corrida pela impunidade

Leia a coluna Roda Viva também na edição impressa do jornal O DIA.

11/07/2018 19:19

A presidenciável Marina Silva (Rede) saiu em defesa do juiz Sergio Moro nesta quarta-feira, durante entrevista à imprensa em Belo Horizonte, onde lançou a pré-candidatura do missionário Kaká Menezes (Rede) ao Senado. Referindo-se ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso em Curitiba após ser condenado na Operação Lava Jato, a ex-senadora afirmou que os grandes partidos querem atacar Moro para garantir impunidade a todos. "Os que criaram o problema querem uma chance de aprofundar o problema, por isso que estão fazendo de tudo para desmoralizar o juiz Sergio Moro. Se tiver vitória pra um, será vitória para todos. Se um que cometeu erro ficar impune, será impunidade para todos", avaliou a presidenciável. De fato, o que se tem visto nas últimas semanas no Judiciário brasileiro, inclusive no Supremo Tribunal Federal, é uma corrida frenética de advogados com honorários milionários para tentar livrar, a qualquer custo, a pele dos seus clientes milionários. Para isso, essas figuras enquadradas na operação Lava Jato estão tendo uma importante ajuda de três ministros da Segunda Turma do STF - Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Nesse cenário, é imprescindível que os presidenciáveis apresentem posições firmes contra quaisquer medidas destinadas a perpetuar a impunidade de corruptos no país.

O vereador Dr. Lázaro usou a tribuna da Câmara para denunciar a situação de uma rua do bairro São Pedro, na zona sul da capital, que ele classificou como "calamitosa". De acordo com o parlamentar, basta ter uma pequena chuva na cidade para que a Rua Buriti fique alagada. "A água, que transborda de uma pseudo-galeria, é pútrida, assim como o ar que fica impraticável na região. Pude flagrar crianças caminhando sobre essa água que, inclusive, adentra nas residências”, denunciou Dr. Lázaro. E se o vereador andar um pouco mais por Teresina vai constatar que, assim como a Rua Buriti, diversas outras vias da cidade passam pelo mesmo problema.

Todo apoio é bem-vindo

O deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) saiu animado da Câmara Municipal de Teresina nesta quarta-feira, depois de ter conversado com vários vereadores. O tucano foi à sede do Poder Legislativo da capital para pedir o apoio dos parlamentares, e dialogou até mesmo com alguns dos que são filiados a partidos que fazem parte da base do governador Wellington Dias (PT) na Assembleia. Luciano lembrou que Teresina possui quase um quarto do eleitorado piauiense, e ressaltou que a Câmara é "uma caixa de ressonância importante" dos sentimentos da população. 

Até petistas?!

"Eu tenho recebido muitas manifestações de apoio, inclusive de membros do próprio Partido dos Trabalhadores. Então, não existe aqui uma homogeneidade. Dificilmente um partido tomará uma posição unânime. Sempre vai ter dissidências. E nós vamos buscar todos aqueles que se contrapõem, que discordam, que se indignam com o atual governo e que querem uma mudança", afirmou o pré-candidato ao Palácio de Karnak.

Modernização urbana

O Senado aprovou a contratação de crédito externo de até US$ 45 milhões pela cidade de Teresina. A matéria entrou na pauta do plenário da Casa após o senador Ciro Nogueira (PP) apresentar requerimento solicitando urgência na tramitação do processo. Com a aprovação, fica autorizada a operação entre a prefeitura da capital piauiense e a Corporação Andina de Fomento – CAF, com a garantia da União, para financiamento parcial do Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado - Teresina Sustentável.

“Esse reajuste é um benefício que abrange outras categorias do Estado, não apenas a Saúde. Outras pautas estão sendo negociadas e o Sindespi, com a união e apoio dos servidores da capital e dos municípios, tem alcançado vitórias em prol da categoria” - Edna Martins, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Piauí, celebrando o reajuste no valor do vale-transporte, que estava congelado desde 2012, de acordo com a entidade de classe.

Mais sobre: