Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Crise? Que crise?

Crise? Que crise?

07/02/2018 07:40

Crise? Que crise?

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que sete em cada dez brasileiros (70%) deixaram de pagar ou pagaram com atraso pelo menos uma conta em 2017. As contas mais comprometidas no ano passado foram: cartão de crédito (39%), plano de internet (28%) e plano de celular e/ou telefone fixo (26%). De acordo com o levantamento, quase metade dos brasileiros (47%) teve, nos últimos 12 meses, o nome incluído em algum serviço de proteção ao crédito, sobretudo entre as classes C, D e E (50%). Cerca de 39% da população brasileira adulta está registrada em listas de inadimplência. Mesmo com esses números alarmantes, o Governo Temer insiste no discurso de que a economia do país está num céu de brigadeiro. Os governantes precisam compreender que a economia não deve servir apenas às grandes empresas, mas sim a todos os brasileiros, sobretudo aos mais pobres. E é bem provável que eles compreendam, mas simplesmente não se importem.

A Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí (OAB-PI) está propondo, em parceria com a Academia Piauiense de Letras e a Editora Universidade Federal do Piauí, o lançamento de um selo para a publicação de obras literárias de teor jurídico. O primeiro livro deverá ser "A lesão do contrato", de Wilson de Andrade Brandão, percussor jurídico do Código de Defesa do Consumidor. O presidente da APL, Nelson Nery Costa, que também é advogado, destaca que no meio jurídico há grandes escritores piauienses, que contribuem para a disseminação do conhecimento da área.

A líder rebate

Em pronunciamento nesta terça-feira, na Câmara Municipal, a vereadora Graça Amorim, líder do prefeito, defendeu Firmino das críticas da oposição, relacionadas ao corte de investimentos com recursos próprios da prefeitura em 2017. De acordo com a parlamentar, o tucano buscou recursos externos para impedir que as obras e serviços fossem comprometidos. "Realmente, houve uma redução nos investimentos com recursos próprios da prefeitura, mas isso não aconteceu somente em Teresina. Todos os municípios do Brasil estão sendo atingidos por uma crise financeira que assola o país. Isso não é novidade para ninguém", ponderou Graça.

Pedofilia I

O deputado estadual Dr. Hélio (PR) apresentou, durante a sessão dessa terça-feira (6), na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que dispõe sobre o Cadastro Estadual de Pedófilos no Piauí. A proposta tem como objetivo combater a pedofilia no Estado através de uma política criminal com medidas preventivas para possibilitar um maior controle de identificação dessa prática criminosa.

Pedofilia II

O cadastro dos criminosos deverá ficar sob a responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública do Estado e qualquer cidadão poderá ter acesso ao cadastro, desde que a condenação esteja transitada em julgado e até a reabilitação penal. Antes de ser apreciado em plenário, o projeto de lei passará pelas comissões parlamentares da Casa Legislativa.

Transposição

O secretário nacional de Saneamento Básico do Ministério das Cidades, Henrique Pires, que é membro do Grupo de Estudos da Viabilidade Técnica da Transposição do Rio Tocantins, defendeu que as lideranças do Piauí fiquem atentas ao projeto, que está ganhando impulso com a autorização do presidente Michel Temer para que os recursos do estudo de viabilidade sejam liberados. Segundo Pires, no momento oportuno o Piauí pode ganhar com o projeto, que pretende levar água do rio Tocantins para o rio São Francisco. Segundo Henrique Pires, a mesma água poderá ser levada para o rio Piauí, beneficiando várias cidades do semiárido piauiense, mais precisamente na região que faz fronteira com a Bahia.

Corso

O vereador R Silva (PP) parabenizou a atuação dos policiais e bombeiros militares na segurança do Corso de Teresina 2018. O parlamentar ressaltou que não foram registradas ocorrências graves e que a categoria continua prestando um bom serviço à população, "mesmo com os salários defasados".

Mais sobre: