Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Descaso na Sejus

Leia a coluna Roda Viva deste fim de semana.

04/05/2019 08:53

Descaso na Sejus

O registro de dois assassinatos de detentos na Casa de Custódia num intervalo de três dias expõe, mais uma vez, a situação desastrosa em que se encontra o sistema prisional piauiense. 24 horas por dia, sete dias por semana, as vidas de milhares de presos e de agentes penitenciários são colocadas em risco, graças ao famigerado tripé "superlotação - escassez de servidores - precariedade estrutural dos presídios". E nem mesmo o avanço considerável no orçamento da Secretaria de Justiça, observado nos últimos anos, tem refletido em melhorias no sistema prisional, que parece continuar esquecido pelo governo e seus gestores. Quantas mortes mais precisarão ocorrer para que algo seja feito. Nem mesmo o Ministério Público e o Poder Judiciário parecem se importar com a carnificina que, ano após ano, acontece dentro dos presídios do Piauí. A impressão que fica é que as autoridades públicas do estado não sabem que os detentos são seres humanos que precisam ser ressocializados. Por enquanto, eles só têm sido humilhados, aviltados, torturados e exterminados. Aqueles que sobrevivem a todo esse horror, saem da prisão preparados para cometer novamente os mesmos crimes pelos quais foram presos ou até piores. 

Membros dos diretórios municipal e estadual do Partido dos Trabalhadores, bem como pré-candidatos da sigla para o pleito de 2020 reuniram-se nesta sexta-feira, no Plenarinho da Câmara Municipal de Teresina, para tratar sobre as estratégias da sigla para a próxima eleição, a primeira em que não será mais permitida a formação de coligações entre partidos para a disputa por cargos proporcionais. "O PT reafirmou a condição de defender a candidatura própria [à Prefeitura de Teresina], reafirmou a necessidade de a gente fortalecer mais ainda a chapa proporcional. Já temos 29 nomes e nossa meta é chegar, pelo menos, em uns 40. E a gente vai continuar nesse trabalho. A executiva reafirmou meu nome [como pré-candidato a prefeito], e eu reafirmei que aceito o desafio. Estou preparado para ajudar a construir as condições [para a pré-candidatura]", afirmou Dudu.

Tabuleiros litorâneos

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM), desembarcam em Teresina na próxima segunda-feira (6). A convite do senador Elmano Férrer (Podemos), eles vão participar do Congresso das Cidades. Na terça-feira, o senador e o ministro visitam os tabuleiros litorâneos, em Parnaíba. 

Investimentos federais

O projeto "Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos do Piauí" é um grande polo de agricultura orgânica certificada, onde se tem a maior área contínua de plantação de acerola. Com o apoio do ministro, Elmano quer garantir investimentos do Governo Federal em áreas com potencial frutífero no estado, como os tabuleiros e o "Perímetro Irrigado Platô de Guadalupe".

Campanha

A União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) lançou a campanha #TIREAMÃODOMEUIF, fazendo referência ao corte de 30% no orçamento dos institutos federais de educação, anunciado pelo governo. Em um vídeo gravado pelo presidente da entidade, Pedro Gorki, a entidade conclama os estudantes a gravarem e postarem vídeos em suas redes sociais dizendo porque o Instituto Federal onde estuda é importante para a comunidade e para o país.

Será entregue à população de Buriti dos Lopes, no próximo dia 18, a obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) do povoado São Domingos, zona rural do município. O anúncio foi feito pelo prefeito Júnior Percy e pelo deputado estadual Henrique Pires (MDB), quando visitaram a obra no último feriado. A obra visitada é uma das que foram autorizadas a partir da mobilização de Henrique quando ele presidia a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Além do deputado, o prefeito também estava acompanhado dos suplentes de vereador Frank Sousa e Ricardo do Zezito.

Mais sobre: