Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Descrédito em alta

Conforme o levantamento, 59% dos brasileiros dizem não saber em quem votar ou que pretendem anular o voto - isso a pouco mais de dois meses do primeiro turno do pleito.

02/08/2018 18:22

A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Eleições 2018, divulgada nesta quinta-feira (2/8) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e feita em parceria com o Ibope, expôs uma situação que já era conhecida por todos: o crescimento do descrédito da classe política perante a população brasileira. Conforme o levantamento, 59% dos brasileiros dizem não saber em quem votar ou que pretendem anular o voto - isso a pouco mais de dois meses do primeiro turno do pleito. O percentual é o maior das últimas cinco eleições, considerando as respostas espontâneas. Já quando os eleitores são apresentados a uma lista de candidatos, 59% apontam uma opção, mas 73% desses admitem que podem mudar de opinião até outubro, e, portanto, apenas 27% afirmam estar convictos. 

Além de ser a maior herdeira de votos do ex-presidente Lula, Marina é a candidata com maior percentual de intenção de votos entre os eleitores do Nordeste - 16% dos eleitores da região optam pela candidata, no cenário sem o ex-presidente. A intenção de voto na candidata também é mais elevada nas regiões Norte/Centro-Oeste - 17%. De cada 100 mulheres, 15 dizem que vão votar na candidata. Dos eleitores com renda familiar de até um salário mínimo, 13% votam em Marina e, dos que possuem até a quarta série do ensino fundamental, 13% escolhem a candidata.

Menor rejeição

entre os quatro candidatos melhor colocados na pesquisa, é a que apresenta menor índice de rejeição, empatada com Ciro Gomes (18%). Quando se apresenta a lista de candidatos aos eleitores que espontaneamente disseram estar indecisos, Marina é a que mais recebe votos - 15% dos indecisos disseram que optariam pela candidata. Em segundo lugar, aparece Bolsonaro, com 12%.

Mais homens com Jair

Os homens, os jovens, a população com mais anos de estudo e com renda mais elevada são os que têm maior preferência por Bolsonaro. Um em cada quatro homens brasileiros (24%) vão votar em Jair, segundo a pesquisa CNI-Ibope, no cenário da pesquisa que não considera o ex-presidente Lula como candidato. O percentual de mulheres eleitoras do candidato do PSL é de 10% da população feminina.

Por falta de opção...

De acordo com a pesquisa CNI-Ibope, o ex-governador cearense Ciro Gomes é o candidato que apresenta o maior percentual de eleitores que afirmam ter a intenção de votar nele apenas por não gostar das demais opções (21%). Entre os outros candidatos melhor colocados, o percentual varia de 15% a 19%. 

"Precisamos de uma rebelião para mudar o Piauí e o Brasil". Com esta frase, o diretório regional do PSTU convida os filiados e a sociedade piauiense em geral para a sua convenção partidária, em que serão homologadas as candidaturas do partido nas eleições deste ano. O evento acontece a partir das 18 horas do sábado, 4, no plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí. A professora Luciane Santos foi a escolhida para concorrer ao Governo do Estado pela sigla. Militante em defesa da classe trabalhadora, das mulheres e do direito a moradia, Luciane foi a candidata do PSTU na disputa pela Prefeitura de Teresina em 2016.

Mais sobre: